ComunicaFEC 94

Page 1

Abril/23 Edição 94
COMUNICA FEC - 2023
04 . Nota da Redação COMUNICAFEC 03 06 . FEC Entrevista 08 . Série Diálogos 10 . Se Meu Projeto Falasse 12 . Cultura FEC 15 . Aniversariantes de Abril ÍNDICE 16 . Informe CIPA 17 . Informe NUCON 18 . Informe RH 19 . Alô, Comunica

NOTA DA REDAÇÃO

Olá, Equipe!

O mês de páscoa está chegando ao fim e nos despedimos no melhor estilo: com o gás que recebemos em nosso último encontro, a Reunião de Alinhamento. Planejamento e inovação são as palavras-chave em 2023, certo?

Pensando nisso, a edição em suas mãos encerra abril com conteúdos relevantes da área da saúde, informes importantes sobre a Fundação e as colunas que são velhas conhecidas.

Maio chega em breve e, com ele, a data daquelas que amamos: o Dia das Mães! Não perca a oportunidade de homenagear a figura materna em sua vida ou, para as mamães da equipe, de compartilhar o próprio aprendizado. Acesse https://shre.ink/DiadasMaesFEC-2023 e celebre com a gente! =)

Abraços

COMUNICAFEC 04
virtuais, Manuela Teteo e Viviane Maia

FEC Entrevista

Nome: João ou Jão.

Setor: GAPRO.

O que toca na sua playlist?

R: Pop, funk, pagode, samba…

Qual profissão você não levaria o menor jeito para exercer?

R: Professor do Ensino Fundamental/Médio.

COMUNICAFEC 06

Sabemos que o mundo mudou bastante. Se você acordasse e descobrisse que está em 1990, do que sentiria mais falta?

R: Da minha liberdade.

Um filme, documentário ou série preferido:

Harry Potter “always”! Sei todas as falas.

Algum talento oculto?

Que lugar no mundo gostaria de conhecer?

O Ártico, pois acho um lugar fascinante.

R: Amo cozinhar, é onde eu me acalmo.

Frase preferida:

R: “Deixem-o dormir, porque nos sonhos entramos num mundo inteiramente nosso, deixem que flutue na mais alta nuvem ou que mergulhe no mais profundo oceano.”

(Alvo Dumbledore - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)

COMUNICAFEC 07

SÉRIE DIÁLOGOS: HÁBITOS SAUDÁVE

Desenvolver hábitos saudáveis pode ser uma tarefa desafiadora no início. No entanto, quando implementados consistentemente ao longo do tempo, eles podem trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, incluindo a redução do risco de doenças crônicas, melhora na qualidade de sono, aumento da energia e disposição, melhoria da função cognitiva, bem-estar emocional e até mesmo prolongamento da expectativa de vida.

Alimentação equilibrada e saudável

Sabe-se que aquilo que comemos pode influenciar no nosso humor e no nosso bem-estar. Por isso, é interessante evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e processados, priorizando frutas, legumes, verduras e alimentos de preparo em casa.

Uma rotina com alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental para um bom funcionamento do corpo e uma saúde física e mental em dia. Em uma notícia do Saúde Debate, um nutricionista menciona a importância de criar uma rotina alimentar adequada:

COMUNICAFEC 08

IS NO TRABALHO #3

“Com a falta de rotina na alimentação, comemos o que é mais conveniente e/ou fácil, que normalmente são as opções menos saudáveis. Procure estabelecer horários para as suas refeições. Ademais, faça uma lista de compras com alimentos saudáveis para que você possa consumir ao longo do dia e da semana.” – Felipe Shang

Ingestão de água

Se manter bem hidratado ao longo do dia é fundamental para uma maior sensação de bem-estar, evitando dores de cabeça e cansaço ao longo do dia e contribuindo para a saúde intestinal e física. É possível calcular a quantidade de água através da fórmula de 35ml por quilo corporal.

Adotar hábitos saudáveis é uma escolha inteligente que beneficia tanto o corpo quanto a mente!

COMUNICAFEC 09

SE MEU PROJETO FALASSE

Mônica Senna

Escola de Serviço Social

Nome do projeto: Niterói Inclusiva e Sustentável: Construindo políticas intersetoriais para população em situação de rua

Qual o impacto social gerado pelo projeto?

O projeto possibilitou traçar, de forma inédita no município, o perfil social, as trajetórias e experiências das pessoas adultas em situação de rua e suas necessidades e demandas sociais. O projeto também possibilitou mapear as ações desenvolvidas por instituições públicas e grupos sociais voltadas a essa população.

Os resultados desses levantamentos foram apresentados e debatidos pela própria população em situação de rua, profissionais de diferentes setores, gestores municipais, representantes do Legislativo Municipal e do Ministério

Público Estadual e da Defensoria Pública, além de pesquisadores, professores e estudantes, por meio de oficinas e Seminário.

Como resultado, foram apresentados subsídios e recomendações ao governo municipal para a construção de uma política municipal para a população em situação de rua,

10
Entrevistas realizadas com coordenadores(as) des projetos administrados pela FEC.
COMUNICAFEC

COMUNICAFEC

SE MEU PROJETO FALASSE

por meio de um processo de construção coletiva. Além disso, o projeto provocou a adoção de estratégias para engajamento dos envolvidos na temática, tais como reuniões intersetoriais, Fórum Municipal da População em Situação de rua e aprovação de decreto que institui o Comitê Intersetorial de Avaliação e Monitoramento da Política para a população em situação de rua (CIAMP-Rua).

De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto?

O apoio técnico da FEC na mediação com as instituições coordenadoras do PDPA foi fundamental.

11

CULTURA FEC: ABRIL AZUL

O fim de abril se aproxima e gostaríamos de perguntar: quantas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) você conhece? Capaz de apresentar diferentes graus de suporte - isto é, de intensidade -, variáveis de acordo com o indivíduo, o TEA pode ter o diagnóstico demorado e não se manifesta de maneira uniforme. Quer saber mais sobre o TEA? Então, vem com a FEC!

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno de desenvolvimento neurológico de causa desconhecida, que afeta os comportamentos, a linguagem, a comunicação e as interações sociais. Iniciado na infância, o TEA exibe sinais distintos entre as crianças e adultos que convivem com ele e consegue ser sinônimo de atrasos no ritmo de aprendizagem ou de alto rendimento nos estudos. É comum, entretanto, que existam, em parcela considerável dos casos, dificuldades para discutir as próprias emoções

COMUNICAFEC 12

ou identificar os sentimentos do outro, a presença de falas ou movimentos repetitivos e o apego extremo à rotina. A fixação por temas de interesse e a sensibilidade a cheiros, toques e sons é igualmente frequente.

A certeza da condição se dá a partir da observação dos padrões e gestos do paciente, da aplicação de testes e de entrevistas com seus cuidadores por psicólogos, psiquiatras e neurologistas. Embora não exista perspectiva de reversão para o TEA, é possível trabalhar as habilidades sociais através de terapias, proporcionando, assim, maior qualidade de vida à pessoa.

Reconhecido como neurodiversidade, o Transtorno do Espectro Autista não é uma doença e, como todas as diversidades, demanda respeito, inclusão e acessibilidade.

Faça a sua parte!

COMUNICAFEC 13 Cultura FEC: ABRIL AZUL
COMUNICAFEC 14
06 – Flavio (GAPRO) 07 – Natan (GFIN) 16 – Andrea (SAD) 20 – Yasmin (NUCEV) 21 – Erika (GSUP) 27 – Ana Carolina (GAPRO) COMUNICAFEC 15 Aniversariantes de Abril

INFORME CIPA

Posicionamento dos extintores de incêndio: Reforçamos aos colaboradores e colaboradoras a importância da desobstrução dos caminhos até os extintores de incêndio da sede administrativa. Para a segurança de todos(as), os aparelhos, sinalizados para eventuais riscos, devem ser removidos de seus locais exclusivamente em casos de incêndio e permanecer com os acessos livres.

Faltam poucos dias para a nossa Semana SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho)! Conforme o calendário, nossos encontros serão realizados entre os dias 15 e 19 de maio. Relembramos à equipe que as sugestões de temas para discussão são bem-vindas e podem ser realizadas através do e-mail ou a partir do

COMUNICAFEC 16

INFORME NUCON

Comunicação - Solicitações de Caixas: Gostaríamos de comunicar a toda equipe FEC que o NUCON complementará as mensagens de solicitação de caixas com o valor total do pedido a ser realizado. Essa iniciativa visa garantir a transparência deste processo de trabalho e facilitar a tomada de decisão das equipes na seleção de caixas a serem requisitadas.

Esta ação é resultado do acompanhamento do processo durante os anos. Percebemos que, para melhorar a eficiência das solicitações, dos aspectos administrativos e financeiros, precisávamos olhar para a quantidade das solicitações realizadas por demanda. Com isso, a orientação é considerarmos aumentar a amostra de caixas por solicitação, esgotando, assim, as possibilidades de encontrar o documento.

Por exemplo: caso haja a demanda por uma documentação, sendo essa mais provável de estar em duas caixas (identificadas pelo NUCON), mas ainda existindo a chance de que encontremos tal documentação em cinco outras caixas, a orientação para o pedido a ser realizado será para a busca nas sete caixas. Desse modo, o procedimento nos pouparia da necessidade de duas solicitações.

Buscamos evitar múltiplas solicitações para uma única demanda, por conta de diretrizes específicas de transporte destas caixas para a FEC.

COMUNICAFEC 17

INFORME RH

Movimentação de pessoal: Informamos que Raquel Santos, ex-prestadora de serviços do NUCEV, foi efetivada no dia 03/04/2023 e Vitória Matos, ex-estagiária da GSUP, foi efetivada no dia 10/04/2023. As colaboradoras passam a desempenhar as funções de Assistente Administrativo Jr. e Auxiliar de Suprimentos Jr., respectivamente. Desejamos boa sorte ao longo de suas trajetórias na FEC!

Política de reembolso: Reforçamos a existência da Política de reembolso para o time FEC em trabalho remoto. Para receber o auxílio parcial em gastos como materiais de escritório e outras despesas/itens contemplados em nossa política, basta apresentar à GRH a Nota Fiscal Eletrônica em nome do colaborador(a). Os itens inclusos na Política e os detalhes de sua aplicação podem ser conferidos em https://bit.ly/politicadereembolsofec. Em caso de dúvidas sobre seu funcionamento ou solicitações de reembolso, entre em contato através do e-mail: beneficios@somosfec.org.br.

COMUNICAFEC 18

ALÔ, COMUNICA

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?

Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Dúvidas sobre RH? Encaminhe para o e-mail oficial do setor: recursos.humanos@somosfec.org.br.

Caixinha de sugestão! Deixe sua sugestão, crítica ou elogio à FEC de forma anônima: https://bit.ly/CaixadeSugestaoFEC.

LinkedIn: /company/fec-fundacao.

Instagram: @somos.fec.

COMUNICAFEC
19
#SOMOSFEC Nos encontramos em: Rua Miguel de Frias, 123, parte – Icaraí FEC FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA 1997 • 2022 ANOS www.somosfec.org.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.