ComunicaFEC 121

Page 1


NOTA DA REDAÇÃO

Olá, Equipe,

Junho está chegando ao fim e deixa no ar muitas coisas gostosas: o clima ameno do qual sentimos falta, o cheiro maravilhoso de todas as comidas caipiras da época e bastante gás para encararmos, juntos e juntas, a segunda metade do ano.

Nesta edição do ComunicaFEC, nos comprometemos a entregar tantas delícias quanto o sexto mês! Por isso, ao folhear as próximas páginas, você confere curiosidades a respeito daqueles que fazem a FEC acontecer diariamente e conteúdos relevantes sobre o mundo.

Ah, e para fechar com chave de ouro, relembramos um convite especial: a nossa 6ª Roda de Conversa vem aí.

Para saber mais, basta dar um pulinho na coluna Agenda FEC do jornal interno em suas mãos. Nos vemos lá!

Abraços virtuais, Laisa Xavier, Manuela Teteo e Viviane Maia

FEC ENTREVISTA

COMO TE CHAMAMOS?

Maria Rueb.

Cargo/Setor: Assistente Administrativo | NUCEV.

Cor favorita?

Rosa e roxo.

Se você fosse um personagem de desenho animado, quem seria e por quê?

Eu me identifico com a Bela de “A Bela e a Fera”. Assim como ela, sou uma pessoa apaixonada pela busca de conhecimento. Bela está sempre em busca de novas aventuras e é curiosa sobre o mundo ao seu redor, o que reflete meu próprio desejo de explorar e aprender. Além disso, admiro a maneira como ela vê além das aparências e valoriza o caráter das pessoas, algo que define muito a minha personalidade. Bela é corajosa, gentil e tem um forte senso de justiça, características que considero valiosas em qualquer ser humano. Assim como ela, acredito no poder do amor e da bondade para transformar o mundo.

A realização de um desejo que só durasse 24 horas?

Existe algum conselho recebido dos seus familiares que você carrega consigo?

Eu pediria um momento em que todas as pessoas pudessem estar com seus entes queridos. Durante essas 24 horas, cada pessoa teria a oportunidade de se reunir com suas famílias e amigos mais queridos, independentemente das distâncias, circunstâncias ou limitações que normalmente os separam. “Espalhe amor por onde for”. Esse conselho me guia diariamente e me lembra da importância de tratar todos com bondade, compaixão e respeito.

favorito

A casa da minha

Lugar

favorito no mundo?

minha mãe! <3

Fora do contexto do trabalho, quais são as suas paixões e motivações?

Tenho um enorme amor pela vida, pela minha família e pela natureza. Essas paixões são fundamentais para o meu bem-estar e felicidade, e elas me ajudam a manter um equilíbrio saudável entre minhas responsabilidades e o prazer de viver.

Sua frase favorita de um filme?

“Nunca deixe que alguém lhe diga que não pode fazer algo. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.” do filme À Procura da Felicidade.

Doce ◀

Verão

Inverno ◀

Presencial

Remoto ◀

Séries ou filmes ou livros ◀

Podcast ou Spotify ou rádio

Jogo rápido
Salgado

NOME: GABRIEL ZANUTO

SETOR: ATI

CARGO: Desenvolvedor Full Stack Jr. I

TEMPO DE FEC: 01 ano e 10 meses

Fala, galera!

Eu sou o João Gabriel Zanuto e faço parte da equipe de Desenvolvimento da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI). Comecei a minha jornada na FEC em agosto de 2022. Desde então, pude aprender bastante com meus líderes internos, que possuem muita experiência na área e estão sempre dispostos a compartilhar conhecimento. O meu trabalho, no dia a dia, consiste em desenvolver sistemas, com o propósito de automatizar processos e facilitar a acessibilidade dos colaboradores às informações que precisam ser consultadas rotineiramente. Além disso, auxilio na manutenção e no aprimoramento da infraestrutura, que, resumidamente, é responsável por gerenciar e suportar a interação de todo o ambiente.

Ao olharmos para a tela de um site, não pensamos ser algo tão complexo. Mas, por trás do que vemos, existem inúmeras linhas de código designadas a tratar os dados e retornar a informação da maneira como ela é exibida, seja uma imagem, um botão, uma tabela ou qualquer outra coisa. Os códigos são delicados e um caractere fora do lugar pode interromper todo o funcionamento do sistema. Por isso, é necessário trabalhar em etapas, passando por revisões, validações e testes específicos, para que o resultado final seja o esperado.

Gostaria de agradecer especialmente à Thays, que é a líder da equipe de Desenvolvimento e a referência técnica em que me espelho. É um privilégio ter a oportunidade de aprender todos os dias com uma profissional tão capacitada e determinada a proporcionar as melhores soluções, conforme o necessário. Também agradeço ao Renato, líder do setor de ATI, que faz questão de providenciar o ambiente mais confortável possível para trabalharmos, assim como aos demais membros do meu setor, por dividirem essa rotina intensa comigo.

Por fim, agradeço a todos da FEC, por tornarem o ambiente de trabalho mais leve.

SE MEU PROJETO FALASSE

Entrevistas realizadas com coordenadores(as) dos projetos administrados pela FEC.

Nome do projeto: Conjunto de Projetos de Análise de Especificações Técnicas para Comunicações Móveis LTE/NR (4G e 5G): 4631, 4742, 4785, 4990, 5011 e 5049.

Qual é o impacto social gerado pelo projeto?

Estes projetos realizam a análise de especificações técnicas e a geração de pareceres sobre a validade de patentes para comunicações móveis 4G e 5G. Os projetos também avaliam se os métodos protegidos pelas patentes estão incorporados às especificações técnicas que compõe os padrões 4G e 5G e analisam a documentação técnica disponível para os equipamentos celulares e tablets comercializados no Brasil, de forma a verificar se há infrações às patentes.

De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto?

A FEC auxilia na contratação dos projetos, além de realizar a gerência administrativa e financeira destes.

SE MEU PROJETO FALASSE

COLUNA DA ATI: NOTEBOOKS CORPORATIVOS E SEGURANÇA DO AMBIENTE

Olá, Pessoal!

Na coluna de hoje iremos abordar a segurança do nosso ambiente e como os nossos notebooks corporativos contribuem para isso. Contamos em nosso dia a dia com diversas camadas de proteção contra ataques. Todas elas são importantes para garantirmos a proteção do nosso tráfego. Todavia, existe uma barreira de entrada extremamente importante para tratarmos, que é, inclusive, muito pouco mencionada: vocês, usuários. Pode não parecer alarmante, mas saibam que, o que vocês acessam e de onde acessam, impacta diretamente na segurança do nosso ambiente.

Sendo assim, quais medidas podem ser tomadas, para que você

garanta a sua segurança e a da empresa?

01. Sempre que estiver em locais públicos, ou seja, onde você saiba que a rede não é confiável, utilize a VPN. Ela não serve apenas para acessar as pastas de rede! Quando conectamos a VPN, criamos uma conexão segura – criptografada – entre o seu computador e a FEC. Isso garante a segurança de todo o seu tráfego.

02. O uso da VPN é indispensável para o acesso aos bancos, pois, neste momento, sabemos que toda a informação que está sendo trafegada é sensível.

03. Verifique se o seu antivírus está atualizado. Na FEC, utilizamos o Bitdefender como software de segurança, mas a sua saúde precisa estar em dia para que tudo vá bem. Atenção! O ícone do antivírus fica localizado próximo ao relógio - apresentado em um círculo branco com a letra “B”. Orientamos que você o verifique algumas vezes ao mês. Ao clicar duas vezes no ícone, a seguinte mensagem deve ser exibida: “Você está protegido”. Caso uma mensagem diferente seja apresentada ou o ícone em si não esteja presente, acione imediatamente a ATI.

04. Acesse apenas links que você conheça.

Diariamente somos bombardeados em nossas caixas de e-mail com links falsos. Desconfie de tudo. Às vezes, uma letra em um link faz toda a diferença.

Esperamos que vocês tenham curtido essa coluna, pois ela é muito relevante para a proteção da nossa Fundação e dos nossos dados, sejam eles corporativos ou pessoais. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos acionar!

CULTURA FEC: MÊS DO ORGULHO

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ está chegando ao fim! Marcado por relevantes debates, a época que foi palco para a Revolta de Stonewall nos convida a pensar estratégias para a inclusão da minoria em áreas distintas. Frequentemente negligenciadas no campo da saúde, por exemplo, não é raro que as pessoas LGBTQIA+ sejam acometidas por questões de ordem mental. Isto porque, apesar dos avanços no que refere-se à aceitação social e aos direitos civis, o grupo enfrenta ainda estigmas prejudiciais ao bem-estar e discriminação no acesso aos cuidados médicos.

É sabido que o preconceito pode ser fonte significativa de estresse. Contextos como a rejeição familiar, a marginalização e a violência

física e verbal são experiências cotidianas para a população LGBTQIA+. Por isso, embora a orientação sexual e a identidade de gênero não sejam consideradas fatores de risco para o desenvolvimento dos transtornos de humor ou personalidade, dados da ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI) apontam que lésbicas, gays e bissexuais apresentam o dobro de chances de experimentar instabilidade quando comparados aos heterossexuais. Já ao falarmos sobre suícidio, estudos da Universidade de Columbia foram conclusivos: a minoria possui cinco vezes mais chances de tentar cometer o ato.

As barreiras para o alcance de tratamentos são também um problema. É comum que

ORGULHO LGBTQIA+

indivíduos LGBTQIA+ relatem despreparo dos profissionais disponíveis, que podem ser insensíveis às suas particularidades, recusar atendimentos ou ofertar procedimentos de cura ao que não é, sequer, doença. Em relatório técnico da Agenda Mais SUS, 74,1% da população de travestis e transexuais entrevistada afirmou ter sido maltratada ao buscar por serviços de saúde.

Cenários alarmantes como esse nos revelam que promover a saúde mental da comunidade LGBTQIA+ exige hoje, com urgência, o esforço conjunto de toda a sociedade. Apenas ao abordar os desafios específicos vivenciados pelo grupo e oferecer o apoio adequado, será possível garantir saúde e dignidade a todos(as).

FEC SUSTENTÁVEL: GÁS VERDE INAUGURA

VERDE DO

BRASIL E TRAÇA PLANOS

A Gás Verde, produtora de biometano do grupo Urca Energia, está prestes a dar um grande passo em direção à sustentabilidade com a inauguração, em março de 2025, da primeira planta de geração de CO² verde do Brasil. A unidade, localizada no aterro sanitário de Seropédica (RJ), o maior da América Latina, representa um marco importante na jornada do país rumo à descarbonização e à economia circular. Mas o que torna essa planta tão especial?

+ Transformação dos resíduos em valor: o CO² verde é um subproduto do processo de obtenção de biometano, um gás natural renovável (GNR) gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Esse CO², que seria antes liberado na atmosfera, agravando o efeito estufa, será agora capturado e vendido para clientes industriais.

+ Sustentabilidade na indústria de bebidas: a principal aplicação do CO² verde acontece na carbonatação de refrigerantes e cervejas. A Gás Verde, que já tem contratos com grandes empresas como Ambev, L'Oreal, Ternium e Saint Gobain, prevê atender mais da metade da demanda nacional de CO² verde para bebidas nos próximos cinco anos.

+ Combate às emissões do transporte pesado: a empresa também está comprometida em fornecer biometano para 100% dos caminhões que transportam a sua produção para a L'Oreal, com o primeiro posto de abastecimento de GNR do país. Essa

INAUGURA PRIMEIRA PLANTA DE CO²

PARA O FUTURO

iniciativa demonstra o potencial do biometano para descarbonizar o setor de transporte, um dos maiores emissores de gases de efeito estufa.

+ Expansão ambiciosa: A Gás Verde não se contenta em ser a maior produtora nacional de GNR. A empresa tem planos ambiciosos de expandir a sua capacidade, convertendo todas as suas 18 usinas de biogás em fábricas de biometano e almejando alcançar a produção de 500 mil m³/dia até 2026.

A planta de CO² verde da Gás Verde é mais do que apenas um novo negócio: é um símbolo da inovação e do compromisso da empresa com um futuro mais sustentável.

O modelo da Gás Verde, que utiliza aterros sanitários de terceiros para gerar biogás e CO² verde, demonstra a viabilidade de transformar resíduos em valor e contribuir para a descarbonização da economia.

A empresa está no caminho certo para tornar-se um importante player na economia circular, inspirando outras marcas a seguirem seus passos e construindo um futuro mais verde para o Brasil.

INFORME RH

Relatório de ponto do Flit: Relembramos que, a partir deste mês, a GRH fará a liberação do relatório de ponto para todas as pessoas que realizam o registro de jornada por meio do Flit. O material será disponibilizado junto ao local de marcação de horários entre os dias 26 e 29 de cada mês e deverá ser assinado por todos(as) através da mesma plataforma.

No dia da liberação do relatório, a GRH participará de uma videochamada para sanar possíveis dúvidas. Fique de olho!

recursos.humanos@somosfec.org.br

Para tratativas entre os setores, dúvidas sobre os procedimentos relacionados ao seu vínculo com a FEC ou solicitação de contracheques. beneficios@somosfec.org.br

Para solicitações de reembolsos oriundas de beneficios, pedidos de segunda via dos cartões oferecidos pela FEC ou contracheques. gestao.pessoas@somosfec.org.br

Para casos similares aos do e-mail recursos.humanos @somosfec.org.br. Fique atento(a) ao recebimento de comunicados! desenvolvimento.pessoas@somosfec.org.br

Para tratativas a respeito do desenvolvimento de pessoas. Fique atento(a) a felicitações!

AGENDA FEC

Chegou o último dia de inscrições para a 6ª edição da Roda de Conversa - FEC!

Com o objetivo de criar um espaço coletivo seguro e propício para a troca, a escuta e o acolhimento, esta edição da Roda de Conversa aborda o impacto das redes sociais para a saúde mental.

Quando: 26/06 | 16h.

Onde: Auditório da FEC | Formato presencial.

Lembramos que as vagas são limitadas. Para saber mais sobre o encontro e confirmar a sua presença, acesse https://bit.ly/6RodadeConversa-Inscrição.

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?

Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.