ComunicaFEC - Edição 118

Page 1

COMUNICA FEC - 2024 Maio/24 Edição 118
04 . Nota da Redação 06 . FEC Entrevista 08 . Eu na FEC 10 . Se Meu Projeto Falasse 12 . Cultura FEC 14 . FEC Sustentável 16 . Informe RH 18 . Aniversariantes de Maio COMUNICAFEC 03 19 . Alô, Comunica

NOTA DA REDAÇÃO

Olá, Equipe,

Esta edição do jornal interno tem o seu brilho especial: as colunas tradicionais abordam temas relevantes e dinâmicos e as aguardadas participações de nossos(as) colaboradores(as) são marcadas por muito bom humor e pelo desejo de contribuir.

Temos certeza de que são as histórias que resgatamos e as críticas e os elogios que recebemos os responsáveis pelo avanço da colcha de retalhos que tecemos com tanta alegria a cada quinzena.

Desejamos uma boa leitura!

Abraços virtuais, Jean Damasceno, Manuela Teteo e Viviane Maia

04
COMUNICAFEC

FEC ENTREVISTA

COMO TE CHAMAMOS?

Jhonata, Jhon e Sorriso.

Cargo/Setor: Analista Administrativo | SAD.

Cor favorita? Verde.

Se você fosse um personagem de desenho animado, quem seria e por quê?

Gostaria de ser o Mestre dos Magos, pois, além de ser sábio, paciente, protetor e carismático, ele ainda busca orientar e inspirar os outros com sabedoria e habilidade mágica.

Fora do contexto do trabalho, quais são as suas paixões e motivações?

Gosto de sair, conhecer novas pessoas e novos lugares, comer bem e estar em família. Construir uma trajetória de sucesso e ajudar a minha família são as minhas maiores motivações.

A realização de um desejo que só durasse 24 horas?

Poderia pedir os números da Mega Sena? Sim (rs). Mas gostaria de ter a capacidade de me teletransportar para qualquer lugar do mundo que eu desejasse, explorando diferentes culturas e paisagens durante esse tempo.

favorito Mesmo não tendo ido, que está na lista de desejos,

COMUNICAFEC
Lugar

favorito no mundo?

ido, o meu lugar favorito, desejos, é a Tailândia.

Existe algum conselho recebido dos seus familiares que você carrega consigo?

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.”

(Salmo 37:4)

Sua frase favorita de um filme?

"Se você tem uma voz, as pessoas vão ouvir", do personagem Hector, no filme Viva – A Vida é uma Festa.

rápido

Salgado ◀

Doce Verão ◀

Inverno

Presencial

Remoto ◀

Séries ou filmes ou livros ◀

Podcast ou Spotify ou rádio

07
Jogo

Olá, preciosidades!

NOME: FLAVIANE SILVA

SETOR: GAPRO

CARGO: Assistente de Administração de Projetos

TEMPO DE FEC: 03 anos

Sou a Flaviane Silva, a Viane, e trabalho na GAPRO, com os projetos PDPA, colaborando com a administração dos recursos financeiros. Hoje, também cuido dos relatórios a serem apresentados aos fiscais da Prefeitura de Niterói e da prestação de contas.

Iniciei na FEC em fevereiro de 2021, ou seja, comecei durante a pandemia, como prestadora de serviço e na modalidade de trabalho remoto. Tive que me adaptar rápido ao novo modelo de expediente, pois, para uma dona de casa, trabalhar de casa é muito “eitha atrás de vixi”, mas eu venci mais essa! (Rs). Agradeci pelo híbrido porque amo ver gente! Em maio de 2021, fui efetivada como assistente de administração de projetos.

08 COMUNICAFEC

A equipe PDPA é um capítulo à parte… como sou grata por cada um! Meus companheiros são incríveis! Somos daqueles que amam estar juntos e tudo é motivo para “juntar as panelas”.

Os desafios nos projetos PDPA são muitos e foi um início de muita troca, aprendizado e crescimento. Como os projetos abrangem áreas bem diversificadas, temos a chance de conhecer muitas ações incríveis que estão sendo promovidas em Niterói.

O evento da Prefeitura que ocorreu em maio de 2023, quando alguns projetos puderam apresentar seus resultados, fez sentir-me participante de cada ação, colaborando com a comunidade niteroiense e com a academia para a produção do conhecimento. Dessa vez, também pude ver in loco como o papel da FEC é de extrema importância

no desenvolvimento dos projetos e no apoio aos coordenadores!

Beijos doce!

Ah, sou fã do Jornal… obrigada pela

oportunidade de colaborar!

Orgulho me define: orgulho de ser FEC, orgulho de ser GAPRO, orgulho de ver que o nosso trabalho faz diferença para além das quatro paredes, transformando vidas, reforçando a produção de conhecimento no ensino público e mudando muitas realidades da cidade!

09 COMUNICAFEC

SE MEU PROJETO FALASSE

Entrevistas realizadas com coordenadores(as) dos projetos administrados pela FEC.

Nome do projeto: Mais Cultura e Integração Institucional na UFF

Qual é o impacto social gerado pelo projeto?

O projeto em desenvolvimento pelo Centro de Artes UFF procura dar efetividade à reconfiguração de seu papel enquanto Superintendência, com o objetivo de ampliar a abrangência de sua atuação na Universidade.

No contexto atual, ainda trabalhamos com o foco na cidade de Niterói, com ações integradas das diferentes linguagens artísticas.

No entanto, o desafio maior continua sendo a promoção de uma política mais ampla, na qual os diversos campi e unidades acadêmicas possam intercambiar experiências e promover conjuntamente uma circulação cultural na Universidade.

Fomos reconhecidos das seguintes formas:

Foram veiculadas na mídia divulgações de alguns dos projetos desenvolvidos pelo CEART, de amplo alcance na comunidade interna e externa.

De que forma a FEC contribui para a execução deste projeto?

A FEC desempenhou a gestão de processos de pagamento de artistas, bolsistas e palestrantes contratados para os projetos.

10 COMUNICAFEC

Nesta página, você confere algumas das vezes em que ações promovidas pelo projeto “Mais Cultura e Integração Institucional na UFF” ganharam a mídia.

11 COMUNICAFEC

CULTURA FEC: MÃES QUE MUD

O mês das mães chegou! A data, celebrada em maio, nos lembra que, durante toda a história, mulheres têm transcendido limites em nome dos seus filhos. Seja ao lutar por justiça ou ao construir iniciativas significativas para a sociedade, elas mostram-se exemplos de coragem e resiliência. Confira agora quem são algumas das mães brasileiras inspiradoras que, motivadas por amor, modificaram as realidades ao seu redor:

→ Zuzu Angel: Renomada estilista, Zuzu foi imortalizada por sua intensa oposição à ditadura militar, após o filho, Stuart, ser morto por autoridades. Dedicou a vida a denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelo regime e utilizou a influência na moda internacional para chamar a atenção para os desaparecidos políticos do Brasil.

→ Cássia Eller e Maria

Eugênia Martins: Juntas, a cantora Cássia Eller e sua companheira Maria Eugênia contribuíram para mudanças na legislação. Depois do falecimento da artista, Maria Eugênia gerou repercussão ao travar batalha legal contra os avós biológicos da criança, os pais de Cássia, por sua guarda. O caso foi primordial para o avanço dos direitos de parentalidade por casais homoafetivos e encerrou-se com a vitória da mãe.

→ Lucinha Araújo: Mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo é, hoje, ativista. A filantropa foi responsável pela fundação da ONG Viva Cazuza, criada em memória do seu único filho e dedicada à conscientização e prevenção do HIV/AIDS. Através do projeto, Lucinha promove ações de educação e apoio a pacientes, além de incentivar a realização de testes e o acesso ao

12 COMUNICAFEC

UDARAM O MUNDO

tratamento.

→ Ivanise Esperidião: Mãe da jovem Fabiana, que desapareceu em São Paulo em 1995 ao voltar da casa de sua vizinha, Ivanise é uma importante voz para o movimento de busca e defesa das crianças desaparecidas. Fundadora do Movimento Mães da Sé, o seu trabalho, voltado para a divulgação dos desaparecidos, oferece igualmente atendimento psicológico, psiquiátrico e assessoria jurídica gratuita às famílias vítimas. Atualmente, a instituição já realizou o cadastro de mais de 10.000 casos e garantiu que cerca de 4.000 deles recebessem finais felizes.

13 COMUNICAFEC

FEC SUSTENTÁVEL: NIT BIKE: NITERÓI ABRAÇA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Niterói se prepara para dar um salto em direção a um futuro mais verde e conectado: a cidade está agora lançando o Nit Bike, o seu novo sistema de bicicletas compartilhadas. As primeiras bicicletas roxas, símbolo da iniciativa, já estão tomando as ruas da cidade, prontas para oferecer uma alternativa de transporte mais sustentável, acessível e inclusiva para os cidadãos.

Com 10 estações iniciais e planos ambiciosos de expansão para 50 pontos espalhados pelo centro da cidade, o Nit Bike terá um total de 600 bicicletas disponíveis para uso gratuito, sendo 46 dos pontos voltados para os adultos e 4 deles para as crianças. Essa iniciativa, que conta com um investimento anual de R$ 8,5 milhões da Prefeitura, demonstra o compromisso da cidade com a promoção da mobilidade urbana sustentável.

Um compromisso com a mobilidade inclusiva e sustentável

O Prefeito Axel Grael destaca a importância do Nit Bike para a construção de uma Niterói mais verde e acessível a todos. "O Nit Bike é mais do que um sistema de bicicletas compartilhadas, é um símbolo do nosso compromisso com a mobilidade urbana sustentável e

14 COMUNICAFEC

inclusiva", afirma. "Através dessa iniciativa, queremos oferecer aos cidadãos uma alternativa de transporte mais saudável, econômica e amiga do meio ambiente, além de contribuir para a redução do congestionamento e da emissão de poluentes."

Mais do que bicicletas: uma rede de apoio para ciclistas

O Nit Bike vai além da simples disponibilização de bicicletas: a Prefeitura também está investindo na expansão da infraestrutura cicloviária da cidade, com a criação de novas ciclovias em áreas estratégicas, como Gragoatá, Ingá e São Francisco. Ao todo, serão adicionados 2,75km à malha cicloviária existente, que já conta com 83,75km.

Para complementar o sistema, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está implementando o Contabike, um sistema de 11 contadores de ciclistas em pontos-chave da cidade. Esses contadores fornecerão dados em tempo real sobre o uso de bicicletas na região, auxiliando no planejamento de novas políticas públicas e na otimização do sistema Nit Bike

Um convite para pedalar em direção ao futuro

O Nit Bike é mais do que um sistema de transporte, é um convite para que os niteroienses adotem um estilo de vida mais saudável, sustentável e conectado com a cidade. É uma oportunidade para reduzirmos nossa dependência do carro, diminuirmos a poluição do ar e contribuirmos para a construção de uma Niterói mais verde e agradável para todos.

15 COMUNICAFEC

INFORME RH

Semana SIPAT: Está chegando a nossa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)! Lembramos que, conforme o calendário, nossos encontros serão entre os dias 13 e 17 de maio, através de uma plataforma on-line. Não deixe de participar! Em caso de dúvidas, solicitamos aos(às) colaboradores(as) que entrem em contato através do e-mail comissao.prevencao@somosfec.org.br ou procurem diretamente pelos membros da CIPA.

16 COMUNICAFEC

recursos.humanos@somosfec.org.br

Para tratativas entre os setores, dúvidas sobre os procedimentos relacionados ao seu vínculo com a FEC ou solicitação de contracheques. beneficios@somosfec.org.br

Para solicitações de reembolsos oriundas de beneficios, pedidos de segunda via dos cartões oferecidos pela FEC ou contracheques. gestao.pessoas@somosfec.org.br

Para casos similares aos do e-mail recursos.humanos @somosfec.org.br. Fique atento(a) ao recebimento de comunicados! desenvolvimento.pessoas@somosfec.org.br

Para tratativas a respeito do desenvolvimento de pessoas. Fique atento(a) a felicitações!

17 COMUNICAFEC
FALE COM O RH!
03 – Jean (NUCON) 03 – Flaviane (GAPRO) 06 – Alcimayra (NUCON) 06 – Valeria (GAPRO) 10 – Renata (GCONT) 13 – Prof. Neliton (Direx) 15 – Prof. Alberto (Direx) 16 – Luisa (ATI) 19 – Livia (NUCON) 27 – Maria Rueb (NUCEV) 29 – Flora (INOV) ANIVERSARIANTES DE MAIO COMUNICAFEC 18

LinkedIn: /company/fec-fundacao.

Gostaria de sugerir uma pauta, uma nova coluna ou fazer uma crítica?

Envie para: comunicacao.fec@somosfec.org.br.

Instagram: @somos.fec.

ALÔ, COMUNICA
19 COMUNICAFEC
#SOMOSFEC Nos encontramos em: Rua Miguel de Frias, 123, parte – Icaraí www.somosfec.org.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
ComunicaFEC - Edição 118 by Comunicação Interna - FEC - Issuu