Uma união de programas de prevenção em uma só região
“Educar para não se Afogar”
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Em parceria com SAIBA MAIS
PORQUÊ do Programa M+RA?
15
brasileiros morrem afogados diariamente. DOIS ao tentar ajudar outro em perigo dentro da água.
70% das mortes por afogamento no Brasil ocorrem em rios, lagos e represas, locais onde não há e nunca haverá guarda-vidas em número suficiente para prover segurança adequada ao usuário de áreas de lazer na água e em seu entorno. Em locais sem Guarda-vidas o risco de morte por afogamento é 60 vezes maior e isso ocorre em todo mundo.
O afogamento é muito comum em nosso país, e ocorre em sua maioria na frente de amigos e familiares que poderiam evitar ou ajudar, mas desconhecem inteiramente como poderiam prevenir e agir.
As bacias hidrográficas necessitam ter uma atenção especial e isso passa principalmente pela educação da população em reconhecer riscos, saber como agir na solução (PREVENÇÃO), e ainda como ajudar sem se tornar um segundo afogado.
As Prefeitura tem um grande poder de fazer mudanças ao DAR ATENÇÃO as bacias hidrográficas municipais, e a segurança de sua população residente e flutuante.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
O MAIOR DESAFIO
É convencer a população que o afogamento acontece com qualquer um, permitindo abordar e trabalhar o tema, identificando o maior problema de afogamento na região (pode ser rios, piscina, praia ou outro) e implementando um programa de prevenção.
Para convencer dentre tantos problemas municipais, que o afogamento é um dos mais impactantes, sugerimos utilizar nosso Boletim Brasil que está publicado no Plano Estratégico Brasileiro de Segurança Aquática.
“Eu
sou parte da solução, e não do problema”
MOSTRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA
brasileiros morrem afogados diariamente.
Homens morrem em média 7 vezes mais. Adolescentes tem o maior risco. 47% dos óbitos ocorrem até os 29 anos.
41% ocorrem no verão.
MOSTRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA
A cada 3 dias uma criança morre afogada em casa.
3 crianças morrem afogadas diariamente.
Crianças de 4 a 12 anos que sabem nadar se afogam mais pela sucção da bomba em piscinas.
62% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências.
David Szpilman & diretoria Sobrasa 2022-26. Afogamento – Boletim epidemiológico no Brasil 2023. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático SOBRASA – Tabelas de mortalidade do DATASUS, acesso em julho 2023. Publicado on-line em http://www.sobrasa.org, julho 2023.
CONCEITOS
Município+Resiliente” é aquele que tem a capacidade de prevenir, reduzir, resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente frente a um desastre.
No Brasil à campanha "Construindo Cidades Resilientes" (Minha Cidade está Preparada) da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes.
Conscientes de que o município é quem realiza a primeira resposta em situações de crises e emergências, é fundamental que os governos locais e a sociedade civil organizada unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades. Para isso, é necessário que o município se reconheça como agente promotor e realizador da Campanha.
Em parceria com
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
AMPARO LEGAL
O plano de contingência contra afogamento deve ser elaborado utilizando informações dos históricos dos afogamentos que já ocorreram no município e região, através do mapeamento de atividades e áreas de atenção de afogamento, visando dar ênfase aos perigos regionais existentes. O plano de contingência contra afogamento deverá ser efetivado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que possui amparo na Lei Federal 12.608 em seu art. 8º, inciso XI, para implantar esse processo.
PLANO DE CONTINGÊNCIA MUNICIPAL CONTRA AFOGAMENTOS
É um plano previamente elaborado para orientar a prevenção necessária e as ações caso o evento adverso venha a se concretizar. O plano deverá ser elaborado com antecedência para: facilitar as atividades de preparação; prevenção e para otimizar as atividades de resposta. Os planos também podem ser: mais genérico, abordando a estrutura de prevenção e de resposta a qualquer desastre em uma área, ou mais específico, focalizando uma atividade ou uma área de atenção de afogamento especial.
TC BM Schinda apresentando o M+RA
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
OBJETIVO
MUNICÍPIO + RESILIENTE
Realizar ações de prevenção em afogamento utilizando diversos programas SOBRASA incluindo cenários aquáticos e idades diversas.
Com esse conhecimento o voluntário SOBRASA educa a sociedade em sua região em diferentes formas de ajudar a prevenir, salvar sem se tornar um segundo afogado e aplicar o suporte básico de vida. Desta forma multiplicamos o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país.
O M+RA entende o problema local, reúne pessoas e instituições interessadas e realiza os programas de prevenção SOBRASA, para educar a população, que se torna mais resiliente em afogamento.
MUNICÍPIO + RESILIENTE em AFOGAMENTO é propriedade intelectual da SOBRASA com registro no INPI. Só pessoas e instituições autorizadas podem usar a marca.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Como foi pensado
Elaborado em 2015, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, tem o propósito de incentivar gestores municipais no desenvolvimento de ações de prevenção de afogamento no município, como parte de processos de redução do número de afogamentos no Brasil. Veja que mesmo entidade público/privadas que cuidem de locais menores tais como uma piscina, uma travessia de barcos podem participar preenchendo apenas a ficha de avaliação de risco.
Programa
único no mundo todo, é inspirado no “Município resiliente” elaborado pela ONU, onde a SOBRASA incluiu algumas alterações, tais como, “+ resiliente”, pois nunca será totalmente resiliente e ainda acrescentamos a palavra afogamento, pois se trata de um tema específico.
O M+RA é articulado a nível nacional pela Sobrasa e executado pelo município com apoio dos Estados, padronizando procedimentos principalmente de prevenção, mas educando também na área de reação e mitigação em afogamento no Brasil.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
QUAIS OS BENEFÍCIOS AO MUNICÍPIO?
1. Permitir identificar riscos de afogamento, facilitando o planejamento antecipado da gestão, possibilitando o cumprimento das obrigações do município constantes na legislação federal;
2. Demonstrar preocupação do município com as atividades preventivas, o que facilita a percepção por parte das esferas estaduais e federais;
3. Reconhecer Nacionalmente sua política para gestão de riscos de afogamento, emitido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, por meio da certificação de Reconhecimento a adesão ao Programa Município Resiliente em Afogamento – SOBRASA.
4. Participar de um programa que salva vidas.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
PRECEITOS
1. O M+RA deve ser iniciado pela Prefeitura alinhado com a missão, visão e valores da SOBRASA.
2. É um movimento para a realização de nossos principais programas de prevenção, tais como Kim na Escola, Piscina + Segura, Surf-Salva, Emergências Aquáticas, Esporte Lifesaving e SOBRASA KIDS.
3. As ações são executadas pelos gestores e seus administrados, com suporte de nossos especialistas em cada programa de prevenção.
PROBLEMA E ATORES IDENTIFICADOS
O problema pode ser com crianças em piscina ou no entorno de casa (casa+segura e kim na escola, e piscina+segura), surfistas (surf-salva), pescadores (pesca+segura), durante transporte (navegação+segura), e assim por diante podermos aplicar mais de 15 programas se for necessário.
A proposta é que todos (stakeholders) envolvidos no problema participem e colaborem juntos para implementar um programa de prevenção por vez e ir avançando.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
ANTES DE CANDIDATAR SEU MUNICÍPIO
1. Conheça
✓ Nossa MISSÃO: Unir o Brasil para reduzir os afogamentos.
✓ Nossa VISÃO: Um mundo sem afogamentos.
✓ Nossos VALORES: Confiabilidade – Determinação - AltruísmoPróatividade e generosidade.
2. Assista o VÍDEO INSTITUCIONAL,
3. Leia o MANUAL DE AÇÕES DOS VOLUNTÁRIOS,
4. Fique por dentro do que realizamos em 2023 - REPORTER DE ACÕES,
5. Conheça o problema afogamento em nosso Boletim Anual 2024,
6. Tenha noção de prevenção, resgate e primeiros socorros em afogamento - Faça o curso gratuito.
7. Leia nosso código de ética ,
8. Conheça a jornada do Voluntário na íntegra,
9. Ainda tem dúvidas? Entre no grupo Telegram SOBRASA, e pergunte aos outros voluntários on-line.
10. Você terá como compromisso, participar do grupo WhatsAPP exclusivo de voluntários e reportar suas ações no Telegram SOBRASA.
VEJA ESPAÇO EXCLUSIVO DO VOLUNTÁRIO
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
ANTES DE CANDIDATAR SEU MUNICÍPIO
1. Se ainda não for um voluntário SOBRASA É recomendável que você seja um voluntário SOBRASA e esteja realizando um programa de prevenção antes de assumir a responsabilidade de iniciar um M+RA.
Nem todo voluntário está em programa M+RA, mas todo M+RA tem ao menos um voluntário SOBRASA.
2. Você já é um voluntário SOBRASA, e deseja iniciar um M+RA
Não precisa preencher outro “forms”, basta comunicar por email sua intenção, nossa diretoria lhe ajudará lhe respondendo em breve.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
COMO INSCREVER NO PROGRAMA?
Centenas de municípios no Brasil já executam o programa MUNICÍPIO + RESILIENTE EM AFOGAMENTO (M+RA) sem ter conhecimento do todo, já que aplicam mais de um programa de prevenção.
Elabore um Plano de Contingência Municipal Contra Afogamento – PLANCONAF, incluindo um plano as ações de gestão de riscos de afogamento oficializando a entrada do município no programa e agregue a ele as ações que já são realizadas por particulares e voluntários SOBRASA.
A estratégia para o preenchimento do PLANCONAF é iniciar por uma Ficha de avaliação por local de risco.
QUEM DEVE SE ENVOLVER?
Para se construir o programa multi-ação de prevenção Município+Resiliente em Afogamento é sugerido envolver todos ligados ao problema, tais como: SAMU, Defesa Civil, Bombeiros, Profissionais de saúde, prefeitura, e outros.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
PARA ADERIR AO M+RA
A adesão é realizada GRATUITAMENTE por meio de Ofício de Adesão do Município a SOBRASA.
Neste ato você terá de:
1. Reconhecer que o afogamento é um problema em seu município;
2. Criar o Conselho Municipal de Prevenção de Afogamento;
3. Afiliar um voluntário representante do município na SOBRASA;
“Eu
sou parte da solução, e não do problema”
RESUMO DOS PASSOS DE ADESÃO AO M+RA
A - O Prefeito compreende que o afogamento é um importante problema em sua região e cria o "Conselho Municipal de Prevenção de Afogamento", e assina com a SOBRASA o OFÍCIO DE ADESÃO de implantação do "Programa M+RA”;
ANEXO I – Detalha todo o programa - BAIXAR
B) Elabore um PLANO DE ENFRENTAMENTO CUSTOMIZADO usando o ANEXO I, mas antes Baixe a ficha de suporte individual de área de risco e análise as principais áreas e possíveis soluções.
B.1. Levantamento do perfil epidemiológico de afogamentos na região
B.2. Identificação e decisão por ordem de importância
B.3. Preparação (Educação) - escolha melhores ações em educação www.sobrasa.org
B.4. Prevenção ativa com sinalizações e redução/impedimento de acesso
B.5. Prevenção reativa com guarda-vidas em áreas turísticas de grande uso
B.6. Implantação de um programa permanente de educação de avaliação de riscos e ambientação aquática para crianças do município – Kim na escola;
B.7. Capacitar todos os integrantes do sistema de atendimento de urgência a afogamentos no atendimento a vítimas de afogamento;
B.8. Sensibilização de toda comunidade e mídia
B.9. Incluir no plano de contingência do Município todas as fichas
B.10. Reavaliar resultados de sucesso e falhas e refazer
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
EXEMPLOS DE PROBLEMAS E SOLUÇÕES PONTUAIS
QUE COLABORAM COM O PROGRAMA M+RA
Uma barco que faz uma travessia de um rio poderá aplicar estas soluções de forma pontual e restrita ao local e entregar um relatório a Defesa Civil Municipal.
Um parque aquático poderá elaborar seu plano de contingência próprio (usando uma ficha de avaliação local) e entregá-lo ao Município como colaboração ao PLANCONAF daquele Município.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
DICAS INICIAIS
✓ A forma mais eficaz de reduzir os afogamentos é através da educação –PRESENCIAL ou DIGITAL.
✓ O M+RA possui diferentes programas, conteúdos e formatos conforme o local, o tempo que será ministrado, a faixa etária e a competência aquática do aluno –RESPEITAR SIGNIFICA EDUCAR MELHOR!
✓ Ações gratuitas: não haverá custos aos participantes do programa. No máximo será repassado custos de uniforme, deslocamento e alimentação se for o caso.
✓ O gestor deve prover segurança a todos os participantes em atividades, entretanto o propósito NÃO é realizar quaisquer atividades operacionais de salvamento aquático, tais como: serviço, patrulha monitoramento de área ou de caráter associativo para fins empregatício, representatividade de classe, melhoria de condições de trabalho, e relacionados.
✓ Avise sua população com antecedência o dia da ação, o que será abordado, tempo de duração, o que trazer e como se vestir.
✓ Divulgue sua ação antes e depois em suas redes sociais marcando @sobrasa #sobrasa #afogamento para maior adesão ao seu evento.
VOLUNTÁRIO
ALERTA
Atividades realizadas dentro ou no entorno da água devem SEMPRE ter supervisão de Professor capacitado, instrutor ou guardavidas. SEGURANÇA É A NOSSA PRINCIPAL MISSÃO.
Faça seu seguro pessoal
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Os programas que o M+RA pode realizar
“Eu
sou parte da solução, e não do problema”
O M+RA participa de Campanhas de prevenção do Afogamento
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
COMO TORNAR SUA AÇÃO MAIS EFICAZ
Logística da ação Reporte e reavalie os 4 pontos anteriores
Identifique o problema afogamento
Capacite-se
Identifique os conteúdos e formatos
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Identifique
o problema afogamento em
sua região para planejar melhor
Estude o problema AFOGAMENTO e todo o Plano
Estratégico Brasileiro SOBRASA de Segurança Aquática 2024
Ambiente, faixa etária, atividades aquáticas mais comuns de afogamento.
Instituições envolvidas no problema na região (Defesa Civil, Bombeiros, Guarda-vidas, Prof. de saúde, outros)
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Veja VÍDEO de Instrução
Capacite-se para ministrar suas atividades
A – Estude nosso Manual de Ações dos Voluntários.
B – FOLDER EMERGÊNCIAS AQUÁTICAS.
C – Estude o Manual de Emergências Aquáticas.
D – Faça o curso SUPORTE BÁSICO DE VIDA EM AFOGAMENTO (gratuito).
E – Assista o vídeo Cadeia de Sobrevivência em Afogamento.
E – Estude os Tutoriais dos programas que escolheu.
Saiba mais sobre o trabalho da SOBRASA
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Ano 2023 = 22 municípios com mais de 800.000 pessoas envolvidas
Foto: Cascavel - PR
3
Identifique o conteúdo apropriado e formato
Alguns tópicos de interesse
Pode ser ministrada ao longo das práticas, alternando e tornando mais dinâmico
1. Inicie com uma introdução ao afogamento: Tamanho do problema (onde, quem, idade, sexo, relação ao esporte em questão), definição de afogamento, diferentes gravidades e como se aplica ao SURF.
2. Use a linha do tempo do afogamento para entenderem todo processo.
3. Aborde a geografia da praia ou local e a sinalização gestual em socorro.
4. Fale um resumo sobre a Cadeia de Sobrevivência em Afogamento.
5. Exercite a Prevenção em afogamento consigo e com outros.
6. Faça-os identificar os riscos nos cenários diversos, na praia, rios e na piscina.
7. Exemplifique como reconhecer um afogamento fora da água, ao entrar e dentro da água – START AQUÁTICO.
8. Como chamar por socorro e ajudar sem entrar na água.
9. Demonstre o socorro na água com uso da prancha em afogado consciente e inconsciente.
10. Fale da importância da ventilação dentro da água em afogado inconsciente
11. Ensine com o uso de materiais improvisados (consciente e inconsciente).
12. Mostre as várias opções de equipamentos profissionais de salvamento aquático.
13. Como transportar o afogado a areia.
14. Demonstre o Suporte Básico de Vida na areia.
15. Mostre casos da Classificação de gravidade e tratamento.
16. Mostre casos de Situações clínicas e traumáticas.
17. Mostre casos de como e quando chamar por ajuda
18. Termine com uma foto de todos juntos com a mão “PARE OS AFOGAMENTOS” e um cenário por trás.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Identifique o conteúdo apropriado e formato
ALGUNS TEMAS PRÁTICOS
1. Geografia da corrente de retorno na areia e demonstração;
2. Reconhecimento de afogados na praia, antes de entrar na água e dentro da água (se houver pessoas na praia);
3. Sinalização gestual de praia – demonstre e os coloque dentro da água e pratique até entenderem bem. VEJA AQUI;
4. Vítima consciente - Entrada, aproximação, abordagem, reboque e transporte à areia com uso cada um de sua própria prancha;
5. Vítima Inconsciente - Entrada, aproximação, abordagem, bocaa-boca dentro da água, reboque e transporte à areia;
6. Posição para os primeiros socorros e suporte básico;
7. Pratica em manequins;
8. Posição lateral de segurança;
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Rhalph Valverde
Identifique o conteúdo apropriado e formato
Ao ensinar, RESPEITE a faixa etária, competência aquática, e tempo proposto a ATIVIDADE.
Baixe TABELA acima em alta resolução
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Identifique o conteúdo apropriado e formato
FOCO NOS
5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável escolhidos pela SOBRASA para contribuir com a Agenda 2030 no Brasil.
EXERCITAR MEIO AMBIENTE
Cuidar do meio ambiente contribui com a a missão SOBRASA de prevenção ao afogamento!
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
ALERTA
Todos os programas SOBRASA dentro ou próximo a um espelho de água devem ter a segurança de um GUARDA-VIDAS exclusivo a essa função. SEGURANÇA É A NOSSA PRINCIPAL MISSÃO.
Logística de ações - resumo
Qual a experiência do seu público? Quanto mais homogêneo mais fácil a linguagem
O público está interessado?
Muita fala distrai a atenção
A PRAIA é adequada?
Preferência em praia com poucas ondas, tipo deslizantes. Se não houver, tente lago, represas ou piscina
Faça o melhor que puder
Você possuí material para participar?
Como conduzir a instrução
Evento na praia?
Autorizações
A arena no local
• Monte sua tenda e guarda-sol de forma a ficar em formato de U.
• Monte as beach-flags isolando a área em torno do evento.
• Coloque as pranchas ao redor da arena para chamar a atenção.
Há relação com o que propomos fazer? Respeite as limitações do grupo e aproveite seus interesses.
Crianças gostam de ação. Alterne teoria e pratica. Faça um semicírculo, os alunos de costa para o mar e use a parte central para interagir.
Você planejou falar em espaço aberto sem microfone? Cuidado com o barulho na praia, pp/ as ondas. Identifique um local na praia que seja mais seguro a todos.
O material que possui é adequado ao que está propondo?
Deixe parte dos temas teóricos para conversar entre uma prática e outra, dando tempo a todos de descansar. Não fale demais, deixe eles contarem suas experiencia e aproveite essas para falar dos temas abaixo. Cuidado com os contadores de estórias para não se perderem e tomarem o tempo de todos.
Previsão de Chuva? CANCELAR? ADIAR? Se houver trovoadas cancele
Tem autorização de imagem e atestado de saúde de todos participantes e do espaço público?
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Logística de ações - resumo
Confirme com a instituição a data, horário e tempo de duração.
Poste no Telegram SOBRASA com antecedência, aumentando a frequência e atenção a sua ação.
Estabeleça data, horário e e participação
Verifique com o organizador a estratégia que ele utilizará para divulgação.
Linguajar e número mínimo de voluntários necessários adequado para dar segurança?
Ao
Programe com antecedência. O local é o mesmo planejado ou existem variáveis diversas?
Se for um evento local, basta 1 semana antes, mas se depende de deslocamento, hospedagem, faça com um mínimo de 30 dias.
Se o evento estiver sendo organizado por outros, é importante o alinhamento com o Organizador.
Mantenha o tempo de ação adequado ao interesse, sua competência e capacidade.
finalizar o modelo do cartaz do seu evento, envie para revisão antes de postar.
Baixe a arte DOS CARTAZES dos principais programas para as mídias sociais.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Logística de ações - resumo
Planeje o ambiente e público
Use todo o material cenográfico que tiver acesso e que seja adequado a ação, tendo o OK do organizador
Atenção ao clima
Licença de imagem (todos) e atestado médico/Par-Q se envolver atividade física.
Só realize o evento se houver segurança local. SEGURANÇA É A NOSSA PRINCIPAL MISSÃO.
Tenda, guarda-sol, windbanner, cartaz, banner, pôsteres, prancha e outros
Utilize os materiais de forma concentrada para ser mais visível e impactante
Considere a possibilidade de vento e de chuva, e até cancelar a atividade. Guardar o material molhado reduz muito sua durabilidade.
Corda, fita tape, tesoura/estilete, lacre, fio de extensão e adaptadores elétricos tipo T
Avalie a necessidade de cadeira, mesa e som pequeno com microfone. Um evento sem som, é um evento apagado.
Fundamental providenciar
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Leve material extra
Logística de ações
Turmas, idade e número de instrutores/monitores
✓ Turmas de no máximo 35 alunos por evento para pelo menos 5 voluntários.
✓ Todos com autorização dos pais a participar.
✓ Relação mínima de 1 voluntário para cada 15 alunos. O foco fundamental é a segurança dos alunos. Use os próprios instrutores de surf e preofessores de escola para ajudar na segurança. Nunca exponha seus alunos!
✓ Procure uniformizar as turmas avaliando com o organizador o nível dos alunos envolvidos. Desta forma fica mais homogêneo a turma e a prática fica melhor.
Informação sobre como classificar o evento Organizadores, apoios e patrocinadores
✓ Apoio institucional significa a Sobrasa e a organização envolvida diretamente que está organizando o evento, seja o Corpo de Bombeiros ou um serviço de Salvamento Municipal ou uma Federação de Surfe ou ainda uma escola de surfe. O logo deverá ficar no cabeçalho em tamanho pequeno.
✓ Os apoios terão espaço pequeno ao final do cartaz.
✓ Os patrocinadores terão espaço ao final com tamanho relativo a sua contribuição.
✓ Qualquer novo patrocínio deverá ser autorizado previamente com a SOBRASA antes de dar prosseguimento.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Logística da ação Logística de ações - Materiais
Material do aluno
✓ Reforce para que cada aluno roupa de banho apropriada a praia e roupas secas para troca.
✓ A organização poderá providenciar uma camisa do evento se houver recursos para tal.
Material do organizador (sugerido)
✓ Uma tenda 3 x 3 m SOBRASA
✓ 2 beach flags Surf-salva
✓ Uma pocket-mask para treino.
✓ Ficha de inscrição (Sympla).
✓ Apito.
✓ Sombras e Protetor solar.
✓ Microfone e caixas de som, no caso de grande quantidade de participantes
✓ 01 manequin de RCP. É recomendável que cada aluno faça seu próprio manequim de RCP como redução de transmissão de doenças (COVID-19).
✓ Folder diversos (Piscina+Segura, Emergências Aquáticas e SURF-SALVA.
✓ Frutas, água e alimentos leves para lanches.
✓ Procure vestir as equipes de instrutores com participação igualitária entre a Sobrasa e o serviço de salvamento organizador (se este for o caso). Se tiver dúvidas entre em contato conosco.
Voluntários iniciando o programa recebem básico ação Veja
Em parceria com
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Logística de ações - Ferramentas
1. Aborde as dicas com simples linguajar.
2. Procure não tentar falar de tudo sobre o tema.
3. Aulas mais práticas, lúdicas e visuais do que discursada tem maior impacto, mesmo com adultos.
Baixe a Cadeia de Sobrevivência em alta, imprima e fale aos seus alunos
Faça seu próprio manequim de primeiros socorros e pratique individualmente com seus alunos
Baixe nossos mascotes e use em suas postagens arquivo comprimido (use o PC)
Sempre que possível, agregue mensagem de valor social, educacional e ambiental.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
5
Reportar e reavaliar os 4 pontos anteriores
ORIENTAÇÕES GERAIS APÓS A AÇÃO
• Após a ação, entregue materiais pertinentes a faixa etária e sua ação (folder, flyer - basta um por aluno).
• Para certificados aos alunos, o instrutor deverá contactar a SOBRASA previamente para alinhamento. O curso não tem custo ao aluno, mas o certificado será mediante doação a SOBRASA.
• Guarde o material SOBRASA seco, sem areia e mantenha-o bem protegido.
• Compartilhe no Telegram SOBRASA: as 3 melhores fotos e 1 vídeo (usando seu material e uniforme): Instituição organizadora: Seu nome: outros voluntario; Estado: Cidade: Evento: data: tempo da ação; e número de participantes.
• Publique em suas redes sociais nos marcando: @sobrasa #afogamento para ter maior adesão ao evento.
• Avalie pontos positivos e negativos de sua ação com outros voluntários e descreva no grupo Telegram, assim todos aprendemos em conjunto.
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
Reportar e reavaliar os 4 pontos anteriores
Como e por quê reportar sua ação?
Com o seu Termo de colaboração (TC) aprovado, e material SOBRASA recebido, ao realizar qualquer evento/ação você deve publicá-la em nosso grupo Telegram. Poste no máximo 3 fotos e 1 vídeo (com seu material e uniforme) junto as informações abaixo:
Instituição organizadora (se houver):
Seu nome:
Outros voluntários;
Estado:
Cidade:
Evento:
Data: tempo da ação;
Número de participantes:
Faixa etária:
Dúvidas? Poste no grupo Telegram para que todos participem.
O QUE VOCÊ RECEBE AO PUBLICAR SUA AÇÃO NO TELEGRAM?
1. Missão de voluntário pela VIDA cumprida;
2. Incentiva seus pares a realizarem mais ações;
3. Justifica o envio de mais material SOBRASA as suas ações;
4. Exemplifica formas de executar ações;
5. O reconhecimento da sociedade;
6. A SOBRASA consegue contabilizar sua ação;
7. Divulgá-la aos nossos 220.000 seguidores; “Eu sou parte da solução, e não do problema”
COMO CITAR A SOBRASA E SUA MARCA EM EVENTOS
Apoio: Quando a participação da Sobrasa estiver restrita a apoio. Logotipo menor do que Parceria. Não precisa inserir o patrocinador Master da SOBRASA, nem autorização para uso de outros patrocínios e parcerias.
Parceria: Quando a participação da Sobrasa se fizer presente em alguma ação para a realização do evento, mas desta não dependerá sua realização. O logotipo SOBRASA deve ser menor do que o Organizador e Realizador. Não precisa inserir o patrocinador Master da Sobrasa, nem autorização para uso de outros patrocínios e parcerias.
Organização/Realização: Quando a Sobrasa estiver organizando, coorganizando e/ou realizando o evento. Todos os eventos e programas SOBRASA estão autorizados. Logotipo no mesmo tamanho que outros organizadores e realizadores. Precisa inserir o patrocinador Master da Sobrasa, e ainda autorização para uso de outros patrocínios e parcerias.
Selo de qualidade em educação (serviço): Bronze, Prata ou Ouro tem regras específicas - consulte sobrasa@sobrasa.org.
COMO CITAR ESSSE MANUAL
David Szpilman e Alexssandro Simões, e Diretoria 2022-26.
Tutorial LIFESAVING CLUB
Sociedade Brasileira de Salvamento AquáticoSOBRASA - Publicado on-line em http://www.sobrasa.org, Março 2024.
Manual de marca SOBRASA (PDF)
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
“Eu sou parte da solução, e não do problema”
informações:
FIM
Mais
Chefe de Departamento – Sub Ten Claudenir Celestino