Revista da Riviera - Julho 2017

Page 29

© FOTOHUNTER / ISTOCK.COM © ALEXANDRE CAMPBELL / GNT

“Fiquei muito feliz ao perceber que estamos mudando não só o jeito de preparar os alimentos, mas também incentivando a comer melhor, de maneira mais saudável, e ensinando a comprar os produtos certos, no momento certo, com qualidade certa” CHEF CLAUDE TROISGROS

do aqui mesmo no Brasil e conduzido por Claude Troisgros, Masterchef Kids ou qualquer outro do

QUE MARRAVILHA PARA CRIANÇAS! Muito adulto ficou com inveja quando o bem­-sucedido programa de Claude Troisgros no canal GNT passou a receber competentes aprendizes de arte culinária entre 10 e 15 anos de idade. E o objetivo dessa garotada, como o de outros adeptos do bem comer e cozinhar, era aprender tudo o que pudesse com um dos chefs mais conhecidos e respeitados do universo da gastronomia, membro da terceira geração de chefs franceses de fama internacional – seu pai, Pierre Troisgros, foi um dos criadores da Nouvelle Cuisine Française, uma tendência que revolucionou hábitos alimentares! E não é que a meninada se saiu bem! Muito bem, na verdade, se considerarmos a sofisticação dos pratos que aprenderam com o mestre e reproduziram em seguida. Afinal, não é todo mundo que consegue

preparar, entre outras delícias, uma mousse de vieiras e lagostins com aspargos, um bife a Wellington, um magret de pato ou um civet de coelho com talharim de palmito! “No total, foram três temporadas de 13 programas cada uma”, explica Claude. “Isto significa que 39 crianças participaram! E elas estão cozinhando cada vez mais! Fiquei muito feliz ao perceber que estamos mudando não só o jeito de preparar os alimentos, mas também incentivando a comer melhor, de maneira mais saudável, e ensinando a comprar os produtos certos, no momento certo, com qualidade certa. Hoje recebo, no Que Marravilha!, meninos e meninas com talento e paixão – eles serão os grandes cozinheiros do futuro”. E quando perguntam a Claude o que ele sugere aos pais que desejam introduzir seus filhos na arte culinária, ele não hesita: “eles devem apoiar e ajudar seus filhos a se aprofundar nesse hobby ou nessa profissão, que, com certeza, vai trazer muita alegria para toda a família.”

gênero (são muitos!). A meninada esbanja criatividade, talento, inovação em pratos doces e salgados, e inspiram outros, da mesma idade, a experimentar essa espécie de alquimia que é cozinhar!

Sapatilhas, não! “Hoje, tem meninas que em vez do tradicional balé preferem aprender a cozinhar”, conta Mariana Tebet Dib, proprietária da Chefs e Chefinhos (ver quadro), que aponta outros benefícios deste aprendizado. “As crianças desenvolvem a organização e a capacidade de trabalhar em equipe, aprendem a lidar com os erros e a ter paciência, além, é claro, de experimentar novos alimentos – aliás, este era o principal objetivo dos pais algum tempo atrás: alimentar melhor seus filhos. Hoje já é bem maior o número de mães que contratam aulas para meninas e meninos simplesmente porque, segundo elas, eles gostam de cozinhar!”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.