1 minute read

BDM CUIABÁ FAZENDO DIFERENTE

Por: Guilherme Soares

Embaixada do Mato Grosso altera a maneira de colaborar, tentando atingir o máximo de pessoas na região

Advertisement

Ajudar as pessoas em situação de rua é uma das missões do Bem da Madrugada, na capital paulista e em todas as suas embaixadas ao redor do Brasil e do mundo. Na embaixada de Cuiabá, MT, essa missão ganhou uma atualização, tendo em vista ajudar o máximo de pessoas possíveis na sua região, independentemente da situação.

Criada em novembro de 2019, a embaixada mato-grossense pouco conseguiu fazer antes do surto de Covid-19, fazendo com que acontecesse um grande hiato (pausa) entre as suas ações. Ao retornar com as ações, a equipe da BdM percebeu que havia outros grupos para ajuda humanitária, principalmente os religiosos, de paróquias da região, que auxiliavam os moradores, havendo um certo conflito na agenda dos grupos. “Nossa população em situação de rua é muito pequena e temos muitos grupos de igrejas que atendem eles. Então começou a conflitar as ações e acabar sobrando itens e sem ter pra quem doar. Foi aí que começamos a traçar um caminho mais amplo, além da população em situação de rua”, conta Ícaro, presidente da embaixada de Cuiabá.

Pensando nisso, o BdM começou a buscar outras maneiras de ajudar, sendo elas: casas de apoio, orfanatos, abrigos e regiões mais afastadas da capital como as populações ribeirinhas e indígenas, na famosa região do Pantanal, riquíssima de natureza, mas carente de ajuda. “Só no Pantanal temos mais de 100 comunidades espalhadas no meio do mato”, detalha Ícaro.

O acesso não é fácil, mas quando é para fazer o bem, nada mais é empecilho. A embaixada conta com cerca de 50 voluntários ativos, que buscam colaborar de todas as maneiras possíveis. Indo de carro, barco ou a pé, não importa como, o importante é ajudar. “Quando o assunto é ajudar, nossa comunidade é bem unida!”

Mesmo com pouco tempo de existência e tendo uma fase difícil nesse período, Ícaro já projeta os próximos passos da ONG, como trazes outros projetos da Somando Mais Ações para a região, e inclusive expandir suas ações para o interior do Cuiabá. “O agronegócio trás muito dinheiro para a nossa região, mas ao mesmo tempo nos traz muita pobreza. Queremos expandir principalmente para o interior por isso. Mas vamos primeiro inserir outros projetos da Somando. Tentamos o Veterinários nas Ruas, porém não deu certo, quem sabe em um outro momento”.

A embaixada do Bem da Madrugada de Cuiabá, nesses 3 anos, possui cerca de 13 ações realizadas e você pode acompanhar um pouco mais sobre eles através de suas redes sociais clicando aqui.

This article is from: