1 minute read

DISFUNÇÃO COGNITIVA CANINA

Alzheimer canino, que pode comprometer a vida do cachorro, é pouco conhecido entre os pais de pets

Por: Guilherme Soares

Advertisement

A disfunção cognitiva canina ou apenas DCC é uma doença que atinge o sistema nervoso central dos cães, principalmente nos mais idosos. Faz com que muito do aprendizado de toda a vida do animal se comprometa, deixando eles mais rabugentos ou atrapalhados. Muitas das vezes é passado despercebido pelos tutores, pois justamente seus sintomas serem associados a idade avançada do animal.

Muito da sua doença ainda é pouco conhecido pela medicina veterinária. O fato de não haver cura e sua semelhança com a doença que atingem os seres humanos, o apelidaram de Alzheimer canino

Entretanto, é possível perceber sintomas que podem antecipar o diagnóstico da doença, que há cura, podendo retardá-la, fazendo com que seu cãozinho tenha uma vida mais tranquila.

Alguns dos sintomas que, por muitas vezes, acabam passando despercebidos pelos donos são;

• Alteração na rotina de sono: Quando o cão passa a dormir fora do horário que estava habituado, ou dormir menos em seu horário comum;

• Necessidades fisiológicas: Fazer xixi ou cocô fora do local que o pet aprendeu ou marcou território durante sua vida. Muitas das vezes é confundido como birra deles, mas é um dos sintomas mais comuns;

• Desorientação: Todo animal conhece bem cada canto de seu lar. Portanto, não é comum vê-los perdidos pela casa, não é mesmo?

• Mudança de comportamento: Ao perceber que o animal está mais irritado, agressivo ou ignorar seus tutores, estes sintomas podem ser confundidos com depressão, como o próprio DCC.

Portanto, é imprescindível conhecer e compreender melhor o seu bichinho, para que as ações que ele venha apresentar no futuro possam ser interpretadas com mais atenção. Ao identificar um comportamento semelhante, procure um veterinário. Realizar checkups regularmente também são necessários para se antecipar de qualquer diagnóstico.

Campanha de arrecadação foi feita em prol das famílias afetadas pelas chuvas no Litoral Norte de SP

This article is from: