Ah! Isso é fácil. É... o quê?!?

Page 89

Ah! Isso é fácil. É… O quê?!?

Paulo Ferreira

relações

mutuamente

benéficas

com

fornecedores.

O

maior

desenvolvimento deste modelo, em relação aos princípios da gestão da qualidade, é o facto de considerar a responsabilidade social como um aspecto a ter em conta pela empresa, inserindo nela a preocupação com a sociedade

e

com

questões

como

a

ética,

o

cumprimento

das

regulamentações e a satisfação das expectativas da sociedade como um todo. O modelo de excelência da EFQM é um modelo que permite a avaliação das empresas, através de nove critérios, de acordo com o esquema da Figura 4.5. Tanto os meios como os resultados têm metade do peso, na avaliação das empresas (1000 pontos no total), sendo as pontuações referentes a cada um dos critérios a que está indicada. Quanto aos meios, pretende-se verificar se a empresa tem uma base sólida, se está orientada para as necessidades de todos e se tem algumas das características identificadas como presentes em empresas de excelência (por exemplo, se é inovadora, flexível e se busca a melhoria contínua). Sobre os resultados, pretende-se verificar se estes abrangem todas as partes interessadas, verificar se as metas foram alcançadas e também se são comparáveis com outras empresas de referência do sector.

Fig. 4.5. Estrutura da avaliação do modelo de excelência da EFQM 89


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.