Projeto dia da consciencia negra

Page 1


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 

Projeto para escola ciclo II PROFESSORA RONÁRIA

“O QUE PREOCUPA NÃO E O GRITO DOS MAUS. E O SILENCIO DOS BONS”. Martin Luther King


PROJETO Identificação do projeto: 

TEMA: Educação não Tem cor TEMPO: 4 aulas CARACTERÍSTICA: Projeto indisciplinar envolvendo, História, língua-Portuguesa, Geografia e Arte. Esse projeto destina ao Ciclo II – 6°Ano, 7° Ano, 8° Ano. Música do Projota: Mais do que pegadas.

BLOCO TEMÁTICO: 

História, cultura e diversidade. A influência que adquirimos com a cultura Africana. Direitos humanos, igualdade como o negro é visto na sociedade e colocado dentro do contexto histórico. Respeito à própria identidade.


CONTEÚDO Inicialmente serão mostrados fotos da cultura Africana e coisas que fazem parte de sua vida (comidas, dança, religião, vestimentas etc.) Estabelecendo a seguir um vinculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos. Mostrando a lei Federal 10.639/2003 que garante a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino, explicado como esta lei foi adquirida e conquistada. O foco e a educação voltada para consciência da importância do Negro e sua trajetória desde a África ate o Brasil, de como sua identidade foi tirada. Explicar como a escravidão foi inserida não respeitando o Negro como ser humano. Também buscando nas nossas raízes a herança biológicas e/ou cultural trazida pela influência da África. (Professora Ronaria) Na parte de Língua-Portuguesa será mostrar as musicas voltada a cultura Negra, trabalhando a Audição, Analise e ilustrações fonéticas: rimas. Os alunos poderão sugerir musicas que conheçam. (Professora Uilma) Na parte de Geografia os alunos poderão ver o caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi. (Professor Walter) Na parte de Arte trabalhar com ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari- “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia como o livro “Menina bonita do laço de fita”. (opcional) A influência da arte africana na dança, música e artes visuais: Dança: capoeira, frevo. (Professora Maristela) Cada professor poderá trabalhar com outras opções desejadas ou sugestão dos alunos.


DESENVOLVIMENTOS OBJETIVO: 

 

Valorizar a cultura negra e seus Afro-descendentes e Afrobrasileiros nas escolas e na sociedade. Entender e valorizar a identidade da cultura negra. Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura Africana. Trazer à tona, disfunções provocadas por meio de rodas de conversa para um posicionamento mais critico frente à realidade social em que vivemos.

Ações a serem desenvolvidas para a solução das fragilidades apontadas:

O desenvolvimento do projeto estará ligado aos conteúdos proposto nas áreas sugeridas, como também para outras áreas. E tem como objetivo trabalhar todo contexto histórico respeitando a igualdade, liberdade e suas conquistas adquiridas com o tempo. Mostrando que apesar de tanto preconceito ainda têm e diante disso, quais situações que temos possibilidades de mudar.


FECHAMENTO DO PROJETO:

No final, sempre com orientação dos professores e os alunos, deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registro de suas atividades. Cada aluno poderá escrever tiras com frases sobre o preconceito e racismo e será colado em uma cartolina. Será também montado um painel feito de EVA sobre a historia “menina bonita do laço de fita” com história feita por eles e durante essas atividades várias atitudes, e valores éticos e humanos poderam ser trabalhados. Montaremos uma exposição com todas as matérias feitas por eles para uma apresentação no mural da escola.


AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecera em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica. Assim criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades, levando em conta os avanços individuais de cada um dentro da coletividade.  Também observar como os alunos veem esse trabalho havendo assim sempre conversas para que percebam e aprendam a respeitar a imagem do Negro e a diversidade de nosso país. 




PORTINARI

MENINA COM TRANÇA E LAÇO

CANDIDO










PROJETO Este projeto foi realizado para a Escola Prof° Architiclino Santos.  Diretora: Sandra jaccoud  Vice-Diretor: Jorge Mera  Vice-Diretor: José Renato Ferreira  Coordenadora: Fatima Ferreira  Coordenadora: Eliana Pescuma (atual)  Coordenadora: Giane Ventura (anterior)  Coordenadora : Francine Taberti 

Um projeto gratificante pois obtive apoio de toda direção, coodernação e professores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.