Põe na Mesa - Edição 36

Page 1

Reformas: O que vem por ai? Governo discute reformas da Previdência e Trabalhista

Revista do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte/Oeste do Estado de São Paulo Ano 16 • Edição 36 • Março de 2017

Página 4

SDE 1993 DE

Beleza

Entre em forma Página 20

Escândalo

Direitos

Página 28

Veja nesta edição

Carne fraca

Recálculo do FGTS



Palavra do Presidente

Nesta edição

Voto em branco

S

ai governo, entra outro e a corrupção continua desenfreadamente. Eles estão massacrando o trabalhador brasileiro, deixando muito a desejar ao cidadão que paga seus impostos em dia: saúde, segurança, educação, cada vez mais sucateadas. Se não bastasse isso, o governo tira um projeto da gaveta que vai acabar ainda mais com os direitos dos trabalhadores, a terceirização total da empresa, inclusive a atividade fim. Isso trará mais desemprego e escravidão, com salário reduzido e carga horária de trabalho maior. Vai ficar do jeito que os patrões querem. Tem também a reforma da previdência, chamada PEC 287, que será mais um golpe e precarização dos direitos trabalhista. A idade mínima de 65 anos não se equipara com outros países onde a expectativa de vida e bem maior que a nossa. E se todo o dinheiro pago pelo povo fosse exclusivamente para onde deveria, não estaríamos nesse beco sem saída. Está na hora do povo brasileiro

dar o troco nessa cambada de políticos corruptos, não dá mais para suportar. As eleições do ano que vem estão chegando, vamos votar em branco! Você sabia que se tiver 51% de votos em branco as eleições serão canceladas e todos os candidatos ao pleito são extintos e terão que convocar nova eleição sem a participação dos mesmos? A revolta é grande para que esse país entre nos eixos. Vamos ter que nos organizar e dizer NÃO para tanta ladroagem e corrupção que são descobertas todos os dias.

Mulher Planejamento familiar é muito importante

Saúde Saiba mais sobre os métodos contraceptivos

Beleza Entre em forma sem gastar dinheiro!

Waldir Aparecido Avanzo Presidente do Sinterc

Sumário Direitos do Trabalhador: Reformas

4

Mulher: Planejamento familiar

10

Escândalo: Operação Carne Fraca

28

FGTS Inativo: Saiba mais

8

Saúde: Métodos contraceptivos

16

Doutor Responde

31

Terceiriação: Câmara aprova projeto

9

Beleza: Entre em forma

20

Trabalho de Base

32

Descomplicando a economia

9

Logo Ali: Ourinhos

24

Receitas do Chef

34

Edição nº 36 • Março de 2017 • A revista Põe na Mesa é uma publicação do Sinterc − Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte e Oeste do Estado de São Paulo. Sede: Rua Cussy Júnior, 11-63, Centro, Bauru-SP, CEP 17015-022. Telefone/FAX: (14) 3234-9763. Diretor Presidente: Waldir Aparecido Avanzo. Suporte Administrativo: Francisco Viana. Suporte Jurídico: Dr. Sérgio Ribeiro. Jornalista responsável: Priscila Nóbrega − MTB 61545-SP. Projeto Gráfico, diagramação e arte: Bruno Gonçalves − www.brunogoncalves.com.br. Impressão e préimpressão (CTP): Grafilar − www.grafilar.com.br − Telefone: (14) 3812-5700. Tiragem: 4.500 exemplares. Todas as matérias, textos e imagens publicadas nesta revista são de estrita responsabilidade da diretoria do Sinterc.

Março de 2017

3


Direitos do trabalhador

O que esperar das reformas? Reformas da Previdência e Trabalhista são pautas recorrentes no Congresso Nacional nos últimos meses e, por esse motivo, vamos explicar o que pode mudar na vida dos brasileiros

Reforma da Previdência Idade mínima É quase um consenso entre especialistas que a idade mínima deve ser um critério para a aquisição da aposentadoria. O mais provável é que seja uma idade de 65 anos para homens e algo entre 60 e 65 anos para as mulheres. Com isso, seriam evitados os benefícios precoces, comuns entre quem escolhe se aposentar por tempo de contribuição.

Tratamento entre homens e mulheres Atualmente, as mulheres podem se aposentar cinco anos antes dos homens, optando pelo sistema por idade ou por contribuição. A reforma deve fazer com que essa diferença se reduza, podendo até ser zerada no longo prazo. Um dos argumentos é que a longevidade das mulheres é maior, o que inviabiliza a concessão de benefícios com menos tempo de contribuição.

4

Março de 2017


Regra de transição Será necessária uma regra de transição para quem já está perto da aposentadoria pelos critérios atuais. Essa é uma maneira de tornar a reforma mais palatável para o Congresso e mais justa com quem já está planejando os últimos anos de trabalho. A regra deve acrescentar alguns anos de trabalho a quem já está na ativa.

Setor público Hoje, quem entra no setor público já tem o mesmo teto de benefício que no INSS, mas a idade mínima para aposentadorias por tempo de serviço é de 60 anos para homens e 55 para mulheres. Mudar o INSS sem alterar as regras do setor público manteria um tratamento desigual sem justificativa.

Exceções Ao tocar no tema do sistema único, o governo pode acrescentar na reforma exceções, como militares, policiais militares e professores. Estes são alguns dos grupos que têm regras mais leves para conseguir uma aposentadoria, com tempo de contribuição menor, por exemplo.

Aposentadoria rural Considerada um benefício social, a aposentadoria rural também deve entrar na reforma. O governo pode exigir uma contribuição previdenciária maior de produtores rurais e endurecer as regras para a concessão dos benefícios, com recolhimento em nome do trabalhador (hoje é a empresa que compra a produção a responsável pelo pagamento ao INSS) e cobrança de empresas do agronegócio que exportam.

Março de 2017

5


Direitos do trabalhador

Reforma trabalhista

Acordo do sindicato valendo como lei

Trabalho temporário Os contratos temporários de trabalho poderão passar dos atuais 90 dias para 120 dias, prorrogáveis por mais 120 dias; Os temporários poderão ser contratados diretamente pela empresa ou, então, como é feito hoje, por meio de uma empresa de trabalho temporário; Os trabalhadores passam a ter os mesmos direitos previstos na CLT e as empresas que fornecem mão de obra temporária ficam obrigadas a fornecer aos contratantes dos serviços os comprovantes de pagamento das obrigações sociais dos trabalhadores (FGTS, INSS e certidão negativa de débitos). FotolEdhar/Fotolia

6

Março de 2017

Os acordos coletivos de trabalho definidos entre as empresas e os representantes dos trabalhadores poderão se sobrepor às leis trabalhistas definidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 11 pontos específicos, que dizem respeito a jornada de trabalho e salário. Não podem ser alteradas normas de saúde, segurança e higiene do trabalho. Não podem mexer também no pagamento do FGTS, 13º salário, seguro-emprego e salário-família, que são benefícios previdenciários, bem como o pagamento da hora-extra de 50% acima da hora normal, a licença -maternidade de 120 dias e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. A possibilidade de acordos trabalhistas terem força de lei recebe criticas de alguns setores por, em tese, permitir a redução de direitos assegurados nas leis trabalhistas. Os defensores da medida afirmam que isso garante autonomia aos trabalhadores nas negociações sindicais e contribui para a geração de empregos. O governo afirma que direitos adquiridos não serão reduzidos.


Veja o que poderá ser negociado entre empresas e trabalhadores Férias O texto prevê que as férias poderão ser divididas em três períodos de descanso.

Jornada de trabalho Um dos pontos em que as negociações coletivas poderão se sobrepor à legislação trabalhista é a jornada de trabalho. O texto fala que o cumprimento da jornada diária poderá ser negociado entre patrões e empregados, desde que respeitado o limite Maximo de 220 horas mensais e de 12 horas diárias. Hoje a jornada padrão é de 8 horas por dia, com possibilidade de haver 2 horas extras. A jornada padrão semanal é de 44 horas.

Intervalo O intervalo dentro da jornada de trabalho poderá ser negociado, desde que tenha no mínimo 30 minutos.

Deslocamento até o trabalho Empresas e representantes dos trabalhadores poderão negociar se serão remuneradas também as horas gastas no trajeto de casa até o trabalho – atualmente, elas não são pagas. Essa hipótese é mais comum nos casos em que a empresa oferece transporte aos trabalhadores que moram muito longe, como em fábricas que ficam fora da cidade, por exemplo.

Banco de horas Os acordos coletivos também poderão prever a criação de um banco de horas para contabilizar as horas extras trabalhadas, além da forma de pagamento.

Trabalho remoto A atuação do trabalhador fora da sede da empresa também é um dos pontos que poderá ser definido com força de lei pelas convenções coletivas.

Trabalho com jornada parcial O objetivo é estimular a contratação de jovens, mães, e trabalhadores mais velhos. Atualmente, prevê jornada máxima de 25 horas por semana, sendo proibidas as horas extras; a proposta é passar para 30 horas semanas, sem horas extras ou para 26 horas semanais com até 6 horas extras. Hoje, o trabalhador tem direito a férias proporcionais de no Maximo 18 dias e não pode vender dias de férias em troca de dinheiro; a proposta prevê 30 dias de férias e a possibilidade de vender dez dias.

Multas para empresas As empresas que não registrarem seus empregados terão que pagar multa de R$6.000 por empregado não registrado e de igual valor em caso de reincidência. No caso do empregador rural, microempresas e empresas de pequeno porte, a multa é de R$1.000. Março de 2017

7


FGTS irá ajudar os trabalhadores a saldarem dívidas O Governo pensando em combater a crise econômica, a partir do ano de 2017, o governo liberou os pagamentos dos FGTS Inativos em conta, os pagamentos já foram liberados a partir de fevereiro do ano de 2017. O calendário FGTS 2017 foi divulgado com as datas de saque do valor integral do Fundo de Garantia, para trabalhadores com a conta do fundo inativa desde 2015. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o calendário de pagamento do Fundo de garantia do tempo de serviço.

Quem pode sacar? O saque do FGTS pode ser feito para todos aqueles trabalhadores que possuem saldo inativo em conta desde 31 de dezembro de 2015, ou seja, para aqueles trabalhadores que não tenha carteira assinada desde dessa data, ou que os mesmos não tenham recebido nenhum deposito em conta do FGTS. Contas inativas são aquelas que não estão recebendo nenhum deposito, ou seja, trabalhadores desempregados que tenha reincididos os seus contratos ou tenham ser encostado pelo o INSS.

Qual é o valor do saque do fundo de garantia? O saque pode ser feito no valor integral, desde que se enquadre no requisito de inatividade, o contrato precisa ser reincidido no máximo em 31/12/2015 para que a sua conta tenha direito ao saque do fundo de garantia.

Caso você peça demissão é possível sacar o FGTS? Em caso de demissão, você não consegue realizar o saque, pois as contas precisam estar inativas desde do final de 2015 para obter direito em sacar o fundo de garantia. Sendo assim, ser você pedir demissão hoje, você não pode sacar o seu fundo de garantia. 8

Março de 2017

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Direitos do trabalhador

Quem pode realizar o saque do FGTS? Atualmente quem pode realizar os saques pelas as novas regras são: Quem possui FGTS inativo por mais de 3 anos; Aposentados e pensionistas; Vítimas de desastres naturais; Falecidos; Financiamento de casa própria; Doenças em estado terminal; Doenças graves (Câncer, AIDS, entre outros). Exceto a decisão feita pelo o Governo Federal: Contas do FGTS Inativas desde 31 de dezembro de 2015.

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

Calendário FGTS 2017

como é feito anualmente no calendário ΔΔAssim PIS, o FGTS foi organizado de forma semelhante, dessa maneira será evitadas as filas nas agências, agilizando assim o saque do benefício. A tabela do calendário de pagamento do fundo de garantia foi divulgada em fevereiro de 2017, essa mesma foi divulgada através da Caixa Econômica Federal.

ΔΔ

Veja as datas de saque de cada trabalhador de acordo com a seu mês de aniversário

de março – nascidos em janeiro e ΔΔ10fevereiro de abril – nascidos em março, abril e maio ΔΔ1012 de – nascidos em setembro, ΔΔoutubrojunho e novembro julho – nascidos em dezembro ΔΔ14Osdesaques ser feitos pela a Caixa ΔΔEconômicapoderão Federal, em lotéricas ou em qualquer posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, para sacar basta estar portando o documento de identidade e o seu cartão cidadão.


Descomplicando

Câmara aprova projeto que permite terceirização irrestrita A Câmara dos Deputados aprovou no dia 22 de março por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.

Os principais pontos do projeto são os seguintes

poderá ΔΔAserterceirização aplicada a qualquer atividade da empresa. Por exemplo: uma escola poderá terceirizar faxineiros (atividade-meio) e professores (atividade-fim). A empresa terceirizada será responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores. A empresa contratante deverá garantir segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados. O tempo de duração do trabalho temporário passa de até três meses para até 180 dias, consecutivos ou não. Após o término do contrato, o trabalhador temporário só poderá prestar novamente o mesmo tipo de serviço à empresa após esperar três meses.

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

A oposição apresentou seis destaques (proposições para modificar pontos do texto), todos rejeitados. Com isso, o projeto seguirá para sanção presidencial. Dentre os 188 votos contrários à proposta, muitos foram de deputados governistas. Em sete dos principais partidos da base aliada, por exemplo, houve 56 votos contrários. Na bancada do PSDB, 11 votaram contra. No PMDB, partido do presidente Michel Temer, foram 10, além de 7 do DEM, 7 do PP, 10 do PR, 5 do PPS e 6 do PSD, todas legendas da base aliada do governo. Enviada ao Congresso pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1998, a proposta já havia sido aprovada pela Câmara e, ao passar pelo Senado, sofreu alterações. De volta à Câmara, o texto aguardava desde 2002 pela análise final dos deputados. Atualmente, não há legislação específica para regular a terceirização. O entendimento da Justiça do Trabalho é que a prática só é possível em atividades secundárias das empresas, também chamadas de atividades-meio. Atualmente, não são terceirizados trabalhadores das atividades-fim (as atividades principais das empresas).

a economia com Reinaldo Cafeo

Inflação Abaixo da meta De 2015 para cá, a inflação anual brasileira se situou acima do limite máximo fixado pelo próprio governo, que é de 6,5% ao ano. Desequilíbrio fiscal que levou ao desarranjo da economia, somado a um modelo de crescimento baseado no consumo, sem ampliar a oferta de bens e serviços, tendo ainda crise das commodities (preços elevados) resultaram em inflação preocupante. Felizmente, o País reencontrou o caminho da estabilidade e 2016 foi o ano da volta da inflação em níveis aceitáveis. Fechou dentro da banda de flutuação, encerrando o ano em 6,28%. Este ano vem aprensentando novas reduções e a projeção atual é que a inflação de 2017 (ano fechado) fique abaixo de 4,5%.

Reinaldo Cafeo Fontes

Δwww.em.com.br Δ Δwww.diariodepernambuco.com.br Δ Δebradi.jusbrasil.com.br Δ Δpis2016.org/calendario-fgts Δ Δfundacaoanfip.org.br Δ Δwww.g1.com.br/politica/ Δ

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação e doutor em economia.

Março de 2017

9


Mulher

Planejamento familiar O Governo ajuda os cidadãos a planejarem sua família para auxiliar na criação dos filhos

O

planejamento familiar é a melhor forma de auxiliar homens e mulheres a projetar a chegada de um filho e prevenir a gravidez indesejada. Essa é uma forma de assegurar aos cidadãos o acesso à informação, aos métodos de contracepção eficazes e seguros e aos serviços de saúde adequados, que permitam uma sexualidade segura e saudável, bem como uma gravidez e parto nas condições apropriadas. Desta forma, esse planejamento, entre outras coisas, é importante para aproveitar melhor esse momento tão especial que é conceber uma nova vida. É preciso estar bem preparado para assumir tamanha responsabilidade. O planejamento familiar, o pré-natal, o parto e o controle de doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de todo cidadão segundo a lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996. Prever as futuras despesas que terão com os filhos faz parte do planejamento familiar. Esses gastos vão desde o prénatal até a educação escolar da criança. É por esta razão que muitos casais têm demorado para ter o primeiro filho, preferem ter plenas condições de criá-lo e é por isso também que o número de filhos por casal tem diminuído nos últimos tempos.

10

Março de 2017


Divulgação

Março de 2017

11


Mulher

Falta de planejamento A falta de planejamento pode gerar problemas sociais, pois pessoas sem condições de criar os filhos muitas vezes recorrem às instituições de adoção, ao aborto, ou simplesmente os abandonam nas ruas. Famílias muito pobres acabam ficando ainda mais pobres quando têm muitos filhos, não tendo o que comer e nem o que vestir. A taxa de natalidade nas classes menos favorecidas é consideravelmente maior e é causada pela falta de prevenção e informação. A educação também é um dos fatores. Uma mulher com curso

Psicólogos dão dicas de perguntas sobre planejamento familiar 1. Eu quero ter uma família? 2. Como eu quero que minha família seja? 3. Tenho condições financeiras para 4.

5. 6. 7. 8. 9. 10.

12

assumir um relacionamento? E se muito logo venha um filho, eu estou preparado psicologicamente e afetivamente para educa-lo, ama-lo e ajuda-lo a trilhar seu caminho? O que eu penso sobre fidelidade? Como eu espalho carinho e amor para as pessoas? Quais são meus valores familiares? O que eu sei sobre educação financeira? 9 Como eu funciono quanto aos conflitos e tribulações do dia a dia? 10 Eu sei me colocar no lugar do outro?

Março de 2017

superior tem em média dois filhos, enquanto outra sem estudos têm em média cinco. Pesquisas mostram que, quanto menor o tempo de estudo da mulher mais filhos ela tende a ter.


Ajude seu filho adolescente! Uma vez que tenha filho adolescente, o ideal é que fale sobre sexo com seu filho e explique de maneira direta o que realmente precisa ser feito para evitar doenças e gravidez. Explique também que é preciso planejar um filho e uma família. Tomar decisões nem sempre é fácil, mas é exatamente aí que começa uma escolha de sucesso ou não. Perguntas e respostas faz parte deste planejamento. Pode fazer a seus filhos adolescentes e terá um bom resultado. Ou a si mesmo.

Fotos: Divulgação

Gravidez na Adolescência Os pais têm que entender que a adolescência é a passagem da infância para a vida adulta, e nesse momento os hormônios estão à flor da pele, as descobertas estão acontecendo e há a sensação de que tudo é definitivo. E é nessa fase que muitos adolescentes se veem na situação difícil de serem pais precocemente. É considerada precoce a gravidez que ocorre até aos 21 anos onde a pessoa ainda está em fase de desenvolvimento. Os adolescentes ainda não estão preparados psicologicamente e fisicamente para tamanha responsabilidade. Acabam tomando um susto e não sabem a quem recorrer e muitas vezes acabam procurando métodos abortivos para se livrarem do problema. Os jovens de hoje, apesar de toda a liberação sexual que há, são filhos de pais reprimidos sexualmente e que vieram de uma geração cheia de tabus. Por não abordarem esse tema de forma conveniente, os pais acabam sabendo da vida sexual dos seus filhos somente quando a gravidez já ocorreu. Por isso é importante que você converse com seu filho e explique todas as situações. Março de 2017

13


Família e gravidez Uma pesquisa aponta que o contexto familiar é muito importante na educação sexual dos filhos. A maioria das adolescentes que engravidam precocemente vem de famílias cujas mães também engravidaram muito cedo. Não podemos atribuir a gravidez precoce apenas as moças, os rapazes apesar de não carregarem a criança no ventre, têm responsabilidades iguais, pois as mulheres não têm condições de conceber os filhos sozinhas. A reação dos rapazes diante da gravidez da companheira é bastante variável. Há aqueles que negam completamente a paternidade, não querem assumir a criança e a mãe, não querem ter nenhum vínculo com elas e se recusam a assumir a responsabilidade. Outros gostam da situação como que se a gravidez da parceira provasse para todos a sua virilidade. Planejam a gravidez junto com a parceira para forçar os pais a aceitarem um namoro que não era aceito anteriormente. Quando uma filha aparece grávida em casa, muitos pais têm como reação expulsar a filha grávida de casa, ou forçar um casamento. Esse não é o momento para esse tipo de punição e o casamento não é garantia de que se tornarão responsáveis. Alguns casais resolvem morar juntos por conta própria, mas o mais comum é que o rapaz assuma a criança e a moça continue vivendo na casa dos parentes. Porém, de qualquer forma, é importante que você converse sobre sexo e métodos contraceptivos com seu filho. Basta uma conversa franca e direta para mudar os pensamos e rumo da vida deles.

Fonte

Δwww.planejamento-familiar.info Δ

14

Março de 2017


Divulgação

Março de 2017

15


Saúde

Métodos contraceptivos Conheça os contraceptivos para evitar gravidez indesejada

P

lanejar o momento certo para ter um filho faz parte da maioria dos casais, porém uma porcentagem da população acaba engravidando de forma indesejada por falta de prevenção. Além das doenças sexualmente transmissíveis que aparecem por não usar camisinha. Por esses motivos, os métodos anticonceptivos devem fazer parte da vida dos brasileiros. Os postos de saúde devem disponibilizar inúmeros métodos contraceptivos gratuitamente à população. São eles: preservativos feminino e masculinos (camisinha), pílula oral, minipílula, injetável mensal, injetável trimestral, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional de emergência (mais conhecida como pílula do dia seguinte), diafragma e anéis medidores. É preciso passar por consulta com um ginecologista para escolher o método mais adequado para suas necessidades de acordo com seu estilo de vida, e também com base no seu histórico e estado de saúde atual. No entanto, todos os métodos contraceptivos devem ser

16

Março de 2017

Existem muitos métodos anticonceptivos: procure sempre orientações médicas e adote aquele que for melhor para você

combinados com o uso de camisinha (masculina ou feminina). Desta forma, mulheres e homens evitam contrair doenças sexualmente transmissíveis. Confira as características de cada método anticoncepcional. Lembrando que é muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.


Fotos: Divulgação

Anticoncepcional injetável mensal Com aplicação mensal, normalmente nas nádegas, o anticoncepcional injetável é semelhante à pílula. É prático, pois não exige que seja administrado diariamente e possui menos efeito colaterais no estômago do que o comprimido. Por ser uma solução oleosa, é liberada a mesma quantidade de hormônios da pílula diária e a menstruação ocorre normalmente.

Dispositivo intrauterino (DIU) Trata-se de uma estrutura de metal que tem ação espermicida intrauterina, ou seja, que impede que o espermatozóide chegue ao óvulo. Pode ficar até cinco anos dentro do corpo da mulher. É necessário que um médico insira o dispositivo no útero. Sua eficácia contra a gravidez é de 99,6% e, os efeitos colaterais podem ser o aumento do sangramento menstrual, da duração da menstruação e da incidência de cólicas. Não é recomendado para mulheres com anemia severa justamente porque aumenta o fluxo menstrual, e, assim, poderia agravar a doença.

Diafragma Com uma estrutura em látex, o diafragma é um método de barreira móvel, ou seja, que pode ser colocado e retirado da vagina. Para ser eficiente, deve ser colocado duas horas antes da relação sexual e retirado entre quatro e seis horas após o sexo. É combinado com gel espermicida. Após o uso, deve ser lavado com água e sabão. Sua durabilidade é de cerca de dois anos.

Pílula oral Com percentual de 99,8% de eficácia, elas são feitas com hormônios parecidos com os que são produzidos pelo próprio corpo: o estrogênio e a progesterona. Age impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Devem ser tomadas diariamente, de preferência no mesmo horário.

Anéis medidores O Ministério da Saúde distribui anéis medidores de diafragma, que são utilizados para determinar o tamanho mais adequado para uso do diafragma por cada mulher, nas medidas 60mm, 65mm, 70mm, 80mm e 85mm. De 2011 a 2015, foram distribuídos 6,3 mil caixas de anéis medidores de diafragma. Março de 2017

17


Divulgação

Saúde Preservativos feminino e masculino São os métodos mais seguros, já que além de evitar a gravidez, também protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Fácil de manipular, a capa fina de borracha da camisinha masculina cobre o pênis durante a relação sexual e impede o contato do sêmen com a vagina, o ânus ou a boca. O esperma fica retido e os espermatozóides não entram no corpo da mulher. Deve ser descartada após o uso. Nunca use mais de uma camisinha e verifique se ela não está furada antes de usar. Já a camisinha feminina pode ser colocada até oito horas antes da relação sexual e também é um método de barreira que não deixa com que o espermatozóide entre no corpo feminino. Feita com um plástico mais fino e mais lubrificado que a camisinha masculina, o anel interno deve ser inserido na vagina, enquanto que o externo deve ficar para fora do corpo, cobrindo a parte externa da vagina. Não é recomendado o uso combinado de

camisinha feminina e masculina simultaneamente. A camisinha feminina pode ser retirada imediatamente após a saída do pênis, de preferência antes da mulher se levantar para evitar que o esperma escorra. É necessário segurar as bordas do anel externo, dar uma leve torcida na camisinha e puxá-la delicadamente para fora. Divulgação

18

Março de 2017


Philippe Huguen/AFP

Pílula anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte) Esse medicamento só deve ser usado em caso de emergência, como, por exemplo, quando a camisinha estourou ou não houve uso de preservativo na relação sexual. Jamais deve ser adotado como método usual de proteção. De acordo com os ginecologistas, o uso frequente da pílula de emergência pode causar alterações no ciclo menstrual. É preciso de receita médica para retirar esse medicamento. As duas pílulas que compõem uma dose devem ser ingeridas com intervalo de 12 horas. Elas concentram alta dose hormonal (o equivalente a oito pílulas anticoncepcionais de uso prolongado), que vai retardar a ovulação e, assim, dificultar a gestação. A ocorrência de sangramento, ou a ausência do mesmo, está ligada ao período do ciclo menstrual da mulher. Divulgação

Minipílula e injeção trimestral Para mulheres em amamentação, o Ministério da Saúde oferece dois métodos contraceptivos, que podem ser introduzidos seis semanas após o parto: a minipílula, administrada via oral, e a injeção trimestral. A combinação entre a prolactina (hormônio que estimula a produção do leite materno), com a progesterona (hormônio que prepara organismo para a fecundação) cria a barreira que impede uma nova gravidez durante a amamentação. Para as mulheres que tiveram filhos, mas que por algum motivo não podem amamentar, a recomendação é que cerca de 40 dias após o parto seja introduzida a pílula anticoncepcional comum.

Métodos definitivos Pessoas com mais de 25 anos e pelo menos dois filhos vivos, ou naqueles casos em que há risco de vida para a mulher ou para o futuro bebê, podem usar os métodos contraceptivos definitivos, como a ligadura das trompas de falópio para as mulheres, ou a vasectomia nos homens. Os dois procedimentos impedem que os espermatozóides atinjam o óvulo. É necessário aguardar 60 dias entre a manifestação da vontade de fazer a cirurgia e sua execução. Por serem métodos de difícil reversão são chamados de definitivos. Março de 2017

19


Beleza

Entre em forma sem gastar dinheiro! Confira algumas dicas de como ficar em forma de maneira econômica

E

Caminhada É indicada para os mais sedentários e também para quem já está acostumado com treinos pesados. Deixe a preguiça de lado, e comece percorrendo uma pequena distância, conforme o seu corpo for se acostumando com a atividade, caminhe por mais tempo e com um ritmo mais acelerado.

Colaboração: Isadora de Oliveira

20

Março de 2017

Li Zhongfei/Divulgação

m tempos de crise, as pessoas cortam gastos, por isso, muitas vezes, deixam de ir à academia. Por esse e outros motivos, trouxemos ideias para praticar exercícios alternativos e gratuitos e manter a boa forma. Confira algumas dicas!


Shutterstock

Subir escadas Se você mora em prédio ou tem escadas no seu trabalho, não tem desculpa! Evite usar os elevadores, opte por subir as escadas, pois a atividade acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso e gordura. Esse exercício aeróbico desenvolve resistência muscular, coordenação motora, e trabalha músculos como quadríceps, glúteos e a parte interna da coxa. Além dos benefícios para o corpo, subir escadas também faz bem à saúde, pois acelera os batimentos cardíacos e aumenta a capacidade pulmonar. A dica é: na subida, posicione o pé no centro do degrau, apoiando toda a sola. Na descida, pise com a ponta do pé e deixe o calcanhar chegar ao chão para mover a outra perna. Milan Markovic/istockphoto

Exercícios em casa Já estão disponíveis no mercado diversos aplicativos gratuitos que podem ser grandes aliados na prática de atividades físicas. Esses apps são boas opções para quem não consegue manter uma rotina de treinos com horários fixos. De casa, você pode escolher o tipo de exercício e o tempo de treino que deseja realizar. Para android existe o aplicativo 7 minutos, enquanto para IOS tem o Seven. Ambos oferecem diversos treinos para pessoas com diferentes objetivos. Teste os apps, e escolha aquele que melhor se adaptar! Março de 2017

21


Chromorange/Samot

Beleza

Pedalar Andar de bicicleta além de ser uma atividade física, também pode ser uma prática prazerosa. Aproveite os finais de semana e chame a família toda para ir ao parque pedalar. No dia a dia, a bicicleta também pode ser utilizada como um meio de transporte até o trabalho. Não se esqueça de usar capacete para se proteger!

22

Março de 2017


Dance Ondine Goldswain

Coloque vídeos de músicas na tv, computador ou celular. Escolha ritmos animados e acompanhe os passos dos artistas. Essa é uma boa maneira de se divertir e queimar muitas calorias, pois você exercita diversas partes do corpo ao mesmo tempo! A brincadeira pode ser tão animada, que você nem vai notar a hora passar.

Pular corda

Shutterstock

Além de relembrar uma brincadeira de infância, você pode se exercitar e perder peso, e o melhor de tudo, sem gastar dinheiro! Essa atividade exige fôlego, então comece com pequenas séries e depois aumente conforme for criando mais resistência física. É um exercício indicado para pessoas que querem fortalecer as pernas e o bumbum!

Orientações

uma avaliação ΔΔFaça médica antes de praticar atividades físicas; Opte por um tênis com amortecedor; Faça alongamento antes de se exercitar; Respeite seu ritmo e suas limitações, em caso de dores ou mal-estar procure um médico.

ΔΔ ΔΔ ΔΔ

Março de 2017

23


Ourinhos: memórias de uma cidade paulista! Cidade conta com parques e importante tradição cultural, graças a seu teatro municipal

C

om um pouco mais de 100 mil habitantes, Ourinhos teve sua fase econômica iniciada com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo - o colono italiano - conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado. De acordo com a história da cidade, Jacintho Ferreira de Sá veio de Santa Cruz do Rio Pardo, e adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1906 deu-se o início

24

Março de 2017

Vista aérea parcial da regição central da cidade de Ourinhos

Reprodução/Jornal Web Tablóide Ourinhos

Logo Ali

do povoado com reduzido número de casas. Em 1908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica. De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1.915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 13 de Dezembro de 1918, cuja instalação se deu a 20 de março de 1919. Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada. Dentre os primeiros moradores do município citam-se os senhores Heráclito Sândano, Francisco Lourenço, Manoel Soutello, Abuassali Abujamra, Benedito Ferreira, Angelo Christoni, José Felipe do Amaral e Isordino Cunha.


Divulgação

Tatiana Oliveira

Teatro Municipal Miguel Cury Março de 2017

25


Logo Ali

Origem do Nome

Um velho mapa de 1908 mostra a cidade de Ourinho (no singular), no Paraná, no lugar da atual Jacarezinho. Não é obra anônima ou de amador. Editado pela seção cartográfica do Estabelecimento Graphico Weiszflog Irmãos, de São Paulo, foi incluído como o Mappa da Viação Férrea de São Paulo mostrando a zona tributária da Sorocabana Railway Company no relatório da ferrovia. O mapa ainda não registra a existência de Ourinhos. Existe apenas o pontilhado vermelho indicando o trecho da estrada de ferro em construção entre Ipauçu e Salto Grande. O começo do nosso começo. Apesar do trabalho detalhado dos irmãos Weszflog, há um falso mistério e algumas polêmicas entre historiadores municipais em torno desses nomes. Na realidade, a Ourinho paranaense foi também Nova Alcântara por escolha do seu fundador, o mineiro Antonio Alcântara da Fonseca, que se fixou naquelas terras em 1888. Jacarezinho era um distrito policial do município de Tomazina. Todas elas, pequenas e perdidas povoações. Jacarezinho é, originalmente, o nome de um rio e Ourinho, o de um riacho que vai dar o ribeirão Fartura, afluente do Paranapanema. Movia então a roda d’água da serraria de João Frutuoso de Melo Coelho, por volta de 1896. Em 1926 foi represado para servir de piscina pública. Hoje está canalizado na parte central da cidade. Entre tantas denominações, o 26

Março de 2017

Divulgação

Extraído do livro: “Ourinhos, memórias de uma cidade paulista”, de Jefferson Del Rios

patrimônio de Nova Alcântara, ou Ourinho correu o risco de se chamar Costina, em homenagem ao fazendeiro e político Antonio José da Costa Junior, que recusou a discutível honraria. Sua fazenda, aliás, chamava-se Ourinhos e, atravessando o Paranapanema, chegava até o lugar conhecido como Água do Jacu, atual bairro rural ourinhense. Nunca se estudou o fato, mas há a possibilidade de a fazenda ter ajudado a determinar o nome da cidade de Ourinhos. Finalmente, a lei estadual 352, de 2 de abril de 1900, estabeleceu que Nova Alcântara (ou Ourinho) e o distrito policial de Jacarezinho fossem levados a termo (criação do judiciário) de Jacarezinho, nomeado juiz e adjunto de promotor. A Lei 525, de 9 de


Reprodução/Mais Ourinhos

Diversas praças de Ourinhos contato com academias ao ar livre, como no Parque Minas Gerais e no Jardim Tropical Catedral do Senhor Bom Jesus, no centro da imagem. Acima, o Cine Marti

Divulgação

março de 1904, criou a comarca de Jacarezinho. Deixava de existir a Ourinho paranaense, ainda que os mapas seguissem por algum tempo a antiga denominação. Os trilhos da Sorocabana oficializaram por sua vez a Ourinhos Paulista, que herdou o nome por tradição oral. Estava no caminho daquela outra, a do Paraná, e da fazenda de Costa Junior. É a hipótese mais viável. Fonte

ΔPrefeitura Δ Municipal de Ourinhos.

Lago Nova Ourinhos Março de 2017

27


Escândalo

Carne fraca D

ia 17 de março foi um dia agitado nos frigoríficos brasileiros. A operação Carne Fraca, maior da história da Polícia Federal, envolveu 1,1 mil policiais federais para cumprir 309 mandados judiciais em sete estados. Na operação foi descoberto que mediante o pagamento de propina, os fiscais facilitavam a produção de alimentos adulterados e emitiam certificados sanitários sem realizar a fiscalização de fato. Descobriram os métodos e ingredientes usados

28

Março de 2017

por mais de 40 empresas do setor alimentício. A operação investigou também supostos pagamentos de propinas e agentes federais de inspeção para aprovação de vendas e exportações, envolveu as gigantes JBS (de marcas como Friboi, Swift e Seara) e BRF (marcas como Sadia e Perdigão), as maiores produtoras de carne do mundo. Ambas negaram as acusações. Outro alvo é o frigorífico Peccin Agroindustrial Ltda., baseado em Curitiba e dono da marca Italli Alimentos. O grupo é responsável por algumas das fraudes mais graves detectadas pelos investigadores. Por causa das investigações, países que compram carne brasileira, estabeleceu limite ao abastecimento, suspendendo os pedidos.

Fotos: Reprodução

Após operação ser deflagrada, diversos países, como a China, anunciaram embargo à carne brasileira


A operação Carne Fraca, maior da história da Polícia Federal, envolveu 1,1 mil policiais federais para cumprir 309 mandados judiciais em sete estados Março de 2017

29


ThinkstockPhotos

Ao anunciar a operação, a Polícia Federal mencionou que empresas envolvidas no esquema de corrupção “usavam papelão para fazer enlatados (embutidos)”. Em uma das ligações telefônicas citadas no relatório da Polícia, funcionários da BRF falam sobre o uso de papelão na área onde produzem CMS (carne mecanicamente separada e usada na produção de salsichas). O ácido ascórbico - a popular vitamina C - também foi citado pelo delegado da PF como algo utilizado para “maquiar” o aspecto da carne.

Salsicha de peru sem peru A descoberta de que, no Paraná, alunos da rede pública estadual consumiram salsicha de peru sem carne de peru - preenchida com proteína de soja, fécula de mandioca e carne de frango - deu início à investigação de dois anos. O uso de soja e de fécula de mandioca são comuns na produção de embutidos em todo o mundo, segundo os especialistas, porém é preciso respeitar as quantidades determinadas por lei.

Injeção de água no frango Segundo a PF, fiscais teriam descoberto que frangos da empresa BRF, a maior exportadora de frango do mundo, teriam “absorção de água superior ao índice permitido”, sendo que o Ministério Público exige que o frango não tenha mais de 8% de água. A prática não chega a ser prejudicial à saúde, mas altera o peso do produto.

Presunto podre Em uma das gravações coletadas pela Polícia Federal, os sócios Idair Antonio Piccin e Normélio Peccin Filho discutem a venda de presunto 30

Março de 2017

Reprodução

Papelão e ácido

podre pelo frigorífico Peccin Agroindustrial Ltda, baseado em Curitiba e dono da marca Italli Alimentos. Em outro diálogo, entre Idair e sua mulher Nair Klein Piccin, também sócia, foi discutida a utilização de carne de cabeça de porco na produção de linguiça. Na conversa, os sócios afirmam que é possível usar o presunto, pois não há “cheiro de azedo”. Segundo a PF, o Grupo Peccin “pagava propina aos fiscais agropecuários” para ignorarem as “absurdas práticas sanitárias irregulares da empresa e facilitarem a obtenção dos documentos necessários ao seu regular funcionamento”.

Operação descobriu que mediante o pagamento de propina, fiscais facilitavam a produção de alimentos adulterados e emitiam certificados sanitários sem realizar a fiscalização de fato

Devemos nos preocupar? Os culpados serão punidos e o consumidor deve se despreocupar porque a quantidade de irregularidade não significa a totalidade dos produtos feitos no Brasil. O Ministério da Agricultura divulgou nota também para acalmar os ânimos dos consumidores. “O Serviço de Inspeção Federal é considerado um dos mais eficientes e rigorosos do mundo. Tem um quadro de 2.300 servidores e inspeciona 4.837 unidades produtoras habilitadas para exportação para 160 países. Foi com este Serviço que construímos uma reputação de excelência na agropecuária e conseguimos atender às exigências rigorosas de diferentes nações”, afirma a pasta. Para evitar problemas, especialistas afirmam que os consumidores devem conferir se os estabelecimentos de onde compram carne vendem produtos com certificação de origem e de inspeção, mesmo após as acusações de corrupção de inspetores federais.

Fonte

Δwww.bbc.com Δ Δwww.cartacapital.com.br Δ


Você sabe o que são alimentos gravídicos?

DOUTOR RESPONDE

N

ão é rara a situação em que a mulher descobre de maneira inesperada uma gravidez, em muitos casos a gestante acaba sendo abandonada por seu parceiro, exatamente no momento em que está se encontra necessitando de afeto e assistência financeira. O ordenamento jurídico, visando não deixar a gestante desamparada, por meio da lei Federal n° 11.804 de 05 de Novembro de 2008, concedeu a gravida a legitimidade para propor ação de alimentos. Muito embora a lei diga “alimentos”, esta não se restringe apenas a alimentos, ela abrange despesas como da alimentação da gravida, internações, vestuário, os exames médicos, medicamentos, inclusive o próprio parto. Desta forma, os “Alimentos Gravídicos” se destinam a assegurar ao nascituro uma gestação saudável e segura. Insta deixar o comentário feito pela autora Maria Berenice Dias em seu artigo “Alimentos para a vida”: “Enfim está garantido o direito à vida mesmo antes do nascimento. Outro não é o significado

da lei 11.804 de 5/11/2008 que acaba de ser sancionada, pois assegura à mulher grávida o direito a alimentos a lhe serem alcançados por quem afirma ser o pai do seu filho. Trata-se de um avanço que a jurisprudência já vinha assegurando. A obrigação alimentar desde a concepção estava mais do que implícita no ordenamento jurídico, mas nada como a lei para vencer a injustificável resistência de alguns juízes em deferir direitos não claramente expressos”.

Bruno Avanzo Assessor Jurídico do Sinterc - OABSP nº 383236 Março de 2017

31


Sinterc reúne trabalhadoras da Merenda Escolar No início de 2017, o Sinterc iniciou mais uma etapa de reuniões com as trabalhadoras(es) que atuam no segmento de Refeições Escolares (Merenda Escolar) em toda base territorial do sindicato. O objetivo foi passar informações a respeito dos Acordos Coletivos de Trabalho, falar sobre direitos/ deveres, tirar dúvidas e distribuir brindes. Estes encontros acontecem sempre que as empresas fazem integração e treinamentos periódicos e ou por solicitação das (os) trabalhadoras (es) ao Sindicato. As empresas sempre cedem um espaço para que o Sindicato faça esse tipo de trabalho que é extremamente gratificante para todos, e a oportunidade de juntar toda a equipe, tendo em vista que nas escolas normalmente trabalham em pequenos grupos de 3 ou 4 funcionárias. Os resultados desse trabalho tem sido sempre positivo, melhorando o relacionamento das (os) trabalhadoras (es) com o Sindicato, dando mais transparência e contatndo com participação maciça das (os) trabalhadoras (es).

TRABALHO DE BASE

Reunião realizada no dia 30 de janeiro com as trabalhadoras da DFA da unidade de Fernandópolis

Reunião em 31 de janeiro com as trabalhadoras da DFA da unidade de Jales

Reunião realizada em 26 de janeiro com as trabalhadoras da DFA da unidade de Olímpia

32

Março de 2017


Reunião realizada em 18 de janeiro com as trabalhadoras da JMC Politori da unidade de Taquarituba

Visita na unidade Caio/Induscar da empresa Essencial Nutrição, em Botucatu, no dia 19 de janeiro

Reunião realizada no dia 1º de fevereiro com as trabalhadoras da DFA da unidade de Santa Fé do Sul

Greve das trabalhadoras da merenda de Marília As trabalhadoras da empresa Soluções Serviços Terceirizados Eireli, que presta serviços na Merenda Escolar da rede estadual de ensino em Marília-SP, deflagraram greve em assembleia realizada no dia 15 de março, às 7h, por falta de pagamento de salário e benefícios. Na ocasião, a empresa enviou ao sindicato um relatório

de débitos da prefeitura de Marília referente às faturas emitidas entre agosto de 2016 e fevereiro de 2017. O Sinterc repassou as informações aos trabalhadores (as) reforçando ainda que tal informação não exime a empresa de suas responsabilidades contratuais com os seus empregados, conforme

Artigo 2º da CLT (o risco do negócio é do empregador). A greve foi suspensa no dia 16 de março, no período da tarde, após confirmação de pagamento dos salários e benefícios com o comprometimento da empresa em não descontar os dias parados e a manutenção do vale compras do mês de março.

Março de 2017

33


Peixe de forno Ingredientes 1 quilo de filé de merluza 1 xícara (chá) de água 2 cubo de caldo de legumes 4 batatas médias em rodelas 4 tomates médios em rodelas 1 cebola cortada em rodelas Azeite de oliva 2 ovos cozidos em rodelas Azeitonas pretas picadas

RECEITA DO CHEF

Modo de preparo 1) Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). 2) Em uma panela, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de legumes. 3) Reserve. 4) Em um refratário retangular, coloque as batatas, os filés de merluza, os tomates e a cebola. 5) Regue com o caldo reservado e misture. 6) Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. 7) Retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. 8) Decore com os ovos e as azeitonas. 9) Regue com azeite e sirva com arroz.

MOUSSE DE CHOCOLATE BRANCO E PRETO Ingredientes Chocolate escuro 180 g de chocolate meio amargo 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 envelope de gelatina sem sabor 500 ml de leite integral

Chocolate branco 180 g de chocolate branco 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 envelope de gelatina sem sabor 500 ml de leite integral

Modo de preparo 1) Prepare uma mousse de cada vez, o modo de preparo é o mesmo para as duas. 2) Prepare a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem. 3) Derreta o chocolate em banhomaria. 4) Depois bata todos os ingredientes no liquidificador, inclusive o chocolate derretido. 5) Coloque em formas de vidro individuais, ou em taças ou copos. 6) Coloque um dos mousses até a metade de cada forma e coloque para gelar, lembrando que você colocara a outra mousse por cima da primeira depois que já estiver pronta. 7) Quando estiver firme você pode preparar o outro. 8) Coloque por cima do primeiro, leve à geladeira para gelar novamente. 9) Depois que estiver firme é só servir. 10) Se você preferir pode decorar com chocolate granulado ou raspas de chocolate branco e preto. 34

Março de 2017


Recálculo do

FGTS O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito de todos os trabalhadores e corresponde ao depósito de 8% da remuneração paga no mês anterior pelo empregador. O FGTS é uma conta vinculada ao nome do trabalhador, gerida pela Caixa Econômica Federal, e funciona como uma “poupança”. A CEF remunera o FGTS do trabalhador em 3%, usando como indexador a Taxa Referencial (TR). O problema é que essa remuneração baseada na TR é muito inferior a da poupança e não acompanha a inflação da moeda, gerando uma desvalorização do saldo do trabalhador. Portanto, o trabalhador deve buscar na Justiça a atualização monetária do saldo de sua conta do

Bauru (Sede)

Rua Cussy Júnior, 11-63, Centro, Bauru-SP CEP 17015-022  (14) 3234-9763  sec@sinterc.org.br

Araçatuba

Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 55, Sala 6, 1º Andar, Edifício Siran, Centro, CEP 16010-330  (18) 3621-5810  aracatuba@sinterc.org.br

 (14) 3234-9763  www.sinterc.org.br ` www.fb.com/sinterc

FGTS para que seja aplicado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que pode significar uma atualização que, em alguns casos, chega até a 88,3% do saldo depositado. Vislumbrando a possibilidade real de poder atualizar os saldos do FGTS dos trabalhadores da categoria em até 88,3%, no período compreendido entre 1999 a 2013, o departamento jurídico do Sinterc está trabalhando para que todos trabalhadores, aposentados e pensionistas tenham direito a essa atualização! Em breve, vamos divulgar detalhes sobre a ação judicial que será proposta em busca da atualização do saldo do FGTS. Fique atento!

São José do Rio Preto Rua 15 de Novembro, 3057, Sala 106, 1º Andar, Conjunto Nagib Gabriel, Centro, CEP 15015-110  (17) 3232-3240  riopreto@sinterc.org.br

Serviço de Atendimento ao Trabalhador

0800 777 9763

Ribeirão Preto

Rua Visconde de Inhaúma, 468, Sala 56, Centro, CEP 14010-100  (16) 3625-5255  ribeirao@sinterc.org.br

Presidente Prudente

Rua Djama Dutra, 177, Sala 6, Centro, CEP 19015-040  (18) 3223-2541  prudente@sinterc.org.br


Com a Dental Uni seu sorriso é garantido!

Ampla cobertura

Planos sem coparticipação - você não paga mais nada para usar

Cuide do seu sorriso e de sua família com quem entende de saúde bucal.

4007 2525

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 603 3683 (Demais localidades)

www.dentaluni.com.br

Liberação direto do consultório

Ampla rede de dentistas em todo Brasil

Custa menos dodeque rede um tratamento Maior dentistas e iõ scirurg particular


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.