Revista ASP novembro

Page 4

As novas empreendedoras do ramo alimentício Alimentação Gerando Renda é um projeto que envolve mulheres moradoras do bairro Tatuquara, em Curitiba, em três diferentes etapas. A primeira etapa do projeto incluiu 63 mulheres em capacitações relacionadas à qualificação profissional para o setor alimentício. Atualmente o projeto está em sua segunda etapa, na qual 16 participantes realizam novas capacitações, agora voltadas para o empreendedorismo, cooperativismo e associativismo. A proposta é apontar caminhos para estas mulheres aprenderem a gerir uma empresa, cooperativa ou associação do ramo alimentício. A supervisora de projetos da ASP, Daiana Sprada, explica que os temas trabalhados nestes encontros são focados na prática do empreendedorismo. “Já tivemos encontros com temas como: como iniciar um negócio, o que é ser empreendedora, primeiros passos da empreendedora, planejamento estratégico, entre outros”, comenta Daiana.

próprio negócio, pois agora já tenho muitas informações importantes para ir em frente”. Algumas participantes relatam que o sucesso do projeto é resultado da forma como a equipe leva as informações: “eu gosto muito de como os instrutores nos trazem explicações de forma engraçada. Dessa forma fica fácil para a gente entender”, diz a participante Patricia Aparecida.

Alimentação

Há o caso também de mulheres que já trabalham com alimentação e estão aproveitando a oportunidade para qualificar a sua atuação, como a participante Franciele Ferreira Pinto: “O projeto tem sido de muita impor tância para eu alavancar meus negócios. Toda semana coloco em prática os conhecimentos adquiridos” .

Gerando Renda

Para a participante Débora Cristina, os conteúdos desta etapa estão contribuindo para que as mulheres se tornem de fato gestoras de empreendimentos: “Eu estou me sentindo muito animada para montar meu

04

O Projeto Alimentação Gerando Renda é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e executado pela Ação Social do Paraná. Os encontros nesta segunda fase acontecem na Escola Municipal Oswaldo Arns aos sábados de manhã, durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2013. Após esta fase haverá nova etapa, em que as mulheres serão responsáveis por gerir um estabelecimento alimentício, recebendo consultoria para seu funcionamento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.