Hoje, além da formação em educação infantil buscar uma maior profissionalização, há também um movimento crescente de politização dessas educadoras, que atendem a escolarização e a valorização profissional como um direito inalienável de cidadania. (MIEIB, p.90, 2002)
O Município de São José dos Pinhais na rede pública de ensino da Educação Infantil até a presente data (18 de março de 2021), segundo dados fornecidos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) contam com três cargos atuantes efetivos nessa etapa da Educação Básica, sendo destes 95 Atendentes de Creche, 411 Educadores e 1777 Professores, o último refere-se ao total do Município distribuído entre Educação Infantil e Ensino Fundamental series iniciais. Segundo o censo escolar, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) forneceu uma porcentagem no seu indicador sobre a adequação da formação do docente; para a formulação desse indicador são utilizados os dados fornecidos pelas instituições de ensino do município, considerando os dados dos profissionais acima citados. O índice separa esses profissionais em cinco grupos, mas para esse documento selecionamos as porcentagens referentes ao “Grupo 1” 19 no qual a rede municipal, pública e privada, de São José dos Pinhais encontra-se com 79,5% para o referido grupo de profissionais atuantes na Educação Infantil. Quando observamos esse índice a rede municipal pública de São José dos Pinhais tem 89,7% dos seus profissionais da Educação Infantil com formação adequada, ou seja, com formação de nível superior, é possível evidenciar que a formação dos profissionais da educação do município de São José dos Pinhais encontra-se mais adequada do que a média brasileira das escolas municipais, sendo a média nacional de 64% de profissionais com formação em nível superior. Quando aproximamos essa comparação à capital do nosso Estado é notória que o município dispara nessa porcentagem, sendo que Curitiba conta com 74,3% de seus profissionais da Educação Infantil no Grupo 1. Esses dados evidenciam a qualificação dos profissionais da educação atuantes na Educação Infantil do Município, destacando a prerrogativa de que 19
Docentes com formação superior de licenciaturas (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.
29





