Presença Especial 02/2016

Page 12

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

12

INFORMAÇÃO

LUTAS FEDERAÇÃO ARQUIVO FETEESUL

Celso Woyciechowski Coordenador Geral da FeteeSul

MOVIMENTO Federação atua pela defesa de direitos e organização das entidades No segundo semestre de 2016, a FeteeSul atuou basicamente em duas áreas. Uma delas é inerente à atividade de representação sindical superior, as reuniões internas e de organização da base. A outra, é uma exigência da atual conjuntura: a participação nas mobilizações da classe trabalhadora.

A Federação dos Trabalhadores de Estabelecimento de Ensino do Rio Grande do Sul (FeteeSul) foi fundada em 1985 e reúne oito sindicatos de trabalhadores do ensino privado, entre eles, o Sinpro/Caxias. A FeteeSul é filiada à CUT e à Contee e tem o papel de articular políticas e ações conjuntas entre os sindicatos da sua base, como a campanha salarial.

Rumo à campanha salarial 2017 A partir do Seminário realizado em novembro sobre Comunicação e Negociação, a FeteeSul pretende intensificar o diagnóstico sobre o Ensino Superior. As estratégias que serão colocadas em prática, na campanha salarial do próximo ano, já estão sendo construídas, com participação coletiva e a contribuição especializada do DIEESE.

Seguindo esta linha, dois grandes momentos marcaram o semestre. O Seminário de Comunicação e Negociação, realizado nos dias 18 e 19 de novembro, contou com a participação de dirigentes sindicais e profissionais de comunicação dos sindicatos de professores, técnicos e administrativos do Ensino Privado do RS e SC, filiados à Federação. O encontro permitiu avançar em alguns pontos para chegar em março e contar com uma bagagem mais ampla para a Campanha Salarial 2017. FOTOS DIVULGAÇÃO FETEESUL

FeteeSul: presente na resistência contra a ameaça aos direitos A FeteeSul vai trabalhar para manter os sindicatos unidos e organizados, pois a perspectiva é de grandes dificuldades e desafios. As questões específicas das categorias de professores, técnicos e administrativos serão o cerne da atuação, sem perder de vista a necessidade de potencializar a presença na luta geral dos trabalhadores, na caminhada de resistência aos ataques ao conjunto dos direitos. O movimento sindical precisa ser propositivo: é necessário organizar, resistir e propor.

Encontro de Comunicação e Negociação da FeteeSul teve a participação de dirigentes do Sinpro/Caxias Em vários momentos, especialmente nos dias 11 e 29 de novembro, a FeteeSul tomou parte nos movimentos dos trabalhadores contra a PEC 55 (PEC da Morte que congela investimentos na saúde e educação), contra a Lei da Mordaça (verdadeiro nome do programa Escola Sem Partido) e contra a Reforma do Ensino Médio.

Novo ano: foco na formação Em 2017, a FeteeSul vai continuar potencializando a comunicação dos temas e movimentos das categorias e da educação nos meios próprios e junto à grande imprensa. Além disso, o foco será a formação, tanto de dirigentes sindicais como de trabalhadores. Isso porque a reflexão se faz necessária para uma melhor compreensão da crise atual e das formas de enfrentamento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.