Revista SINDIPI nº 75

Page 12

Entrevista

nhel, ocorre quando estas tentam se alimentar de iscas lançadas com o material de pesca e leva as aves ao afogamento, de modo que ao recolher o material, é inviável a soltura da ave viva. A mortalidade é inerente neste tipo de captura incidental e irreversível, sendo a principal ameaça pois acomete anualmente milhares de albatrozes e petréis no mundo inteiro. Como é muito bem conhecida esta ameaça, e ocorre nas atividades de pesca industrial em tantos países simultaneamente, há décadas diversos gestores, pesquisadores, pescadores e instituições envolvidas na conservação das aves marinhas têm trabalhado juntos para desenvolver formas para resolver o problema. Foram desenvolvidas então as medidas mitigadoras da captura incidental de albatrozes e petréis, discutidas e consensuadas tanto no ACAP ( Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis) quanto na ICCAT (Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico), e que foram atualizadas no Brasil pela Instrução Normativa Interministerial INI MMA/MPA nº 07/2014, que apresenta o uso simultâneo de três recomendações que visam evitar a captura das aves ameaçadas no momento da largada do espinhel. Sendo elas, o uso da linha espanta-aves (toriline) formado por fitas suspensas para espantar as aves na hora de lançar o espinhel; a largada do espinhel no período noturno, que é o período do dia em que há um número menor de aves marinhas à espreita; e o uso de um sistema de peso padronizado, que faz o anzol afundar mais rapidamente. Importante lembrar também, que os primeiros modelos de toriline desenvolvidos 12 | Edição 75

foram feitos por pescadores, buscando evitar o roubo de iscas pelas aves marinhas. No Brasil, o primeiro modelo de toriline foi pensado pelo senhor José Ventura, pescador de Espinhel, conhecedor da arte de pesca com que trabalha e que foi homenageado em reunião do ACAP em Florianópolis no ano de 2019. O modelo atual, proposto na IN 07/2014, é baseado em pesquisas desenvolvidas em parceria com o setor pesqueiro, condição fundamental para garantir a viabilidade do uso em condições comerciais de pesca. O toriline é utilizado independente da direção do vento, com o deslocamento da embarcação o dispositivo de arrasto que fica submerso garante a tensão para que a linha espanta-aves se mantenha esticada e que as fitas coloridas cubram a área de maior risco de captura acidental. Revista SINDIPI - Além da conservação dos albatrozes e Petréis, qual a importância do PLANACAP? Patricia Serafini: Apesar de ter sido criado com foco nas aves, desde sua primeira edição em 2006, o PLANACAP tem grande importância por trazer à tona a discussão em relação à produção pesqueira compatível com a conservação da biodiversidade dos oceanos. Como também possui foco e ações que se concentram na redução da poluição dos oceanos e outras medidas que tornam os ambientes pelágicos brasileiros mais saudáveis, tem grande importância por favorecer não apenas as aves marinhas, mas toda a biodiversidade e também as pessoas que precisam do ambiente marinho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.