4 minute read

Confluências culturais

forçado, compartilhando saberes, histórias e valores a partir da representatividade de cada uma.

Com o tema Protagonismo sem fronteiras, a edição deste ano contempla bate-papos e apresentações de teatro, dança e música, além de feiras e atividades na área da alimentação, nas unidades da capital, interior e litoral, durante todo o mês de junho. As ações buscam criar espaços de fala que tragam reflexões sobre identidades, trajetórias, direitos e dignidade humana.

Com o objetivo de criar espaços de reflexão sobre questões que envolvem a situação do refúgio pelo mundo e chamar a atenção para a migração como um direito humano, o Sesc São Paulo realiza, neste mês, a ação Culturas em Trânsito. A programação ocorre no contexto da celebração ao Dia Mundial do Refugiado (20/6) e busca trazer o protagonismo das pessoas que vivenciam condições de deslocamento

“Queremos transitar entre as culturas e permitir intercâmbios; que o deslocamento também seja pelo movimentar de saberes diversos trazidos por migrantes e refugiados. Criar, portanto, espaços para que essas pessoas possam se manifestar por suas próprias falas e ações, por meio de suas identidades, trajetórias e expressões artísticas”, afirma João Doescher, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação, o curso Refúgios Humanos para Profissionais da Saúde abrange encontros formativos em que serão compartilhadas experiências, pesquisas e saberes com pessoas em situação de refúgio e migrantes internacionais que deixaram seus países em razão da violação dos direitos humanos. O curso será realizado de 5 a 29/6, no Sesc Carmo, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde Sé, órgão da Prefeitura de São Paulo. No dia 24/6, o Sesc Bom Retiro apresenta Musisa e Luendo, performance inédita que conta com a participação de artistas africanos. E no dia 3/6, o Sesc Interlagos recebe o coral infantil Coração Jolie, projeto da organização não governamental I Know my Rights (IKMR), que reúne crianças de diferentes nacionalidades, cantando músicas brasileiras, tendo o refúgio como tema.

Confira a programação completa: sescsp.org.br/culturas_emtransito

Lente Urbana

Propor reflexões sobre a paisagem urbana e as formas de registrá-la. Esse é o objetivo do curso gratuito Fotografia e Cidade, mais novo lançamento da plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo. Com 16

Literatura na praça

O Sesc São Paulo está n’A Feira do Livro, que chega à segunda edição entre os dias 7 e 11/6, em São Paulo (SP). Com entrada gratuita, o evento é organizado pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções, combinando os formatos de videoaulas conduzidas por Cristiano Mascaro – arquiteto e um dos maiores fotógrafos do país –, o curso aborda temas como o treino da sensibilidade do olhar, a importância de não se desviar dos imprevistos do acaso e o trabalho autoral em artes visuais. Inscreva-se: sescsp.org.br/ead.

Ecos de Césaire

O Sesc Carmo realiza, desde maio, o projeto As ensinagens negras de Aimé Césaire, em homenagem aos 110 anos de nascimento do ensaísta, poeta e político martinicano (1913-2008), pensador dos conceitos de colonialismo e negritude. Em clubes de leitura, bate-papos e cursos, a programação traz discussões sobre suas teorias, bem como as possibilidades de diálogos transatlânticos que atravessam a negritude brasileira. Com a participação de personalidades como a escritora e poeta Auritha Tabajara, o pesquisador Deivison Faustino, o antropólogo e professor Kabengele Munanga e a jornalista e escritora Rosane Borges, entre outros convidados, o projeto, que vai até julho, busca uma abordagem decolonial e interseccional que ecoa as discussões de Césaire. Confira a programação completa: sescsp.org. br/aimecesaire.

feira de rua e festival literário. Montada na Praça Charles Miller, no Pacaembu, bairro da zona oeste da capital paulista, a feira reúne editoras independentes, periféricas, quilombolas e infantojuvenis, além de grupos editoriais multinacionais e atividades paralelas, como mesas de debate e bate-papos com autores brasileiros e estrangeiros.

O Sesc, apoiador cultural do evento, marca presença com programação no palco da praça, além de um espaço das Edições Sesc com livros à venda e conteúdos integrados à programação sociocultural.

Visite A Feira do Livro: instagram.com/afeiradolivro.

Jairo Goldflus (Livros Falam); Rodrigo Menezes (Molecagens)

Livros Falam

A série documental Super Libris, que neste mês estreia sua terceira temporada no SescTV, reúne escritores e profissionais da área editorial em depoimentos sobre caminhos para a criação de um livro, subjetividades do processo criativo e curiosidades sobre técnicas e estilos literários. A série, que foi

Molecagens

A palavra omodé, em iorubá, abrange os universos da criança. Seu significado percorre o início da vida humana, fase que exige cuidado e encantamento. E é a partir desse conceito que o Sesc Bom Retiro realiza Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a Molecada, uma mostra artística e educativa que, entre junho e agosto, oferece apresentações de teatro, dança e música, exibições de filmes, exposição, atividades criada em 2015, apresenta 21 novos episódios, exibidos todas as terças, às 19h30, e disponíveis sob demanda no site do canal. Entre os convidados desta temporada estão o médico e escritor Drauzio Varella, o quadrinista Mauricio de Sousa, o músico Arnaldo Antunes e a autora Amara Moira. A estreia é celebrada em dois eventos presenciais: no dia 1º/6, o diretor José Roberto físico-esportivas, ações formativas e bate-papos. O objetivo é celebrar as culturas afro-brasileiras para expandir reflexões sobre as negritudes, a ancestralidade, o antirracismo e a diversidade na infância. Para marcar a abertura do festival, o espetáculo infantojuvenil O Pequeno Herói Preto, com sessões entre 8 e 11/6, narra as aventuras de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através da ancestralidade. Confira a programação completa: sescsp.org.br/omode.

Torero conduz um bate-papo, no Sesc Consolação, sobre a chegada da série ao centésimo episódio; e no dia 15/6, no Sesc Campo Limpo, Torero se reúne com Roberta Estrela D'Alva e Sergio Vaz, convidados dos primeiros episódios da nova temporada, para uma conversa sobre movimentos literários na periferia. Assista à série em: sesctv.org.br/superlibris.