@ s e n t i r a l h o s v e d r o s Alhos Alhos Vedros Vedros Alhosvedrense Novo Comércio Local na Freguesia Sentir Sentir E d i ç ã o 2 7 | A b r i l 2 0 2 4 Na Primeira Pessoa Toni Peres (Re) Descobrir Alhos Vedros Oliveira situada no antigo Campo da Forca- Bairro Gouveia AAlvarte lvarte Papelaria
ç ã o , C o o r d e n a ç ã o d e E d i ç ã o , R e d a c ç ã o e F o t o g r a f i a : A n a C r i s t i n a R o s a d o , F á b i o S i l v a n o , P a u l o S é r g i o P e r e i r a , R o s a P a u l a M a r q u e s , C o l a b o r a ç ã o : C a r l o s G o n ç a l v e s , P a p e l a r i a A l v a r t e , T o n i P e r e s , R e c e i t a s d a T e l m a , M a r i a d a s D o r e s N a s c i m e n t o , F e r n a n d o P i r e s F i c h a T é c n i c a P e r i o d i c i d a d e : M e n s a l A n o 3 º
A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.
Temos como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.
Pretendemos conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.
Somos a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.
Sugestão:
Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt ou sentiralhosvedros@gmail.com.
T í t u l o : "
t
r
E d i
2 7 / 2 0 2 4 I S S N : 2 9 7 58 3 9 4
S e n
i
A l h o s V e d r o s "
Destaque do Mês pág. 3 pág. 3
Olhar Alhos Vedros pág. 12 pág. 12
À Mesa Com... pág. 14 pág. 14
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Em primeiro lugar, agradecer à equipa Sentir Alhos Vedros pelo convite para participar na revista Digital que promovem, em prol da Freguesia desde 2 anos atrás, dandolhe os meus sinceros parabéns por aquilo que fazem em prol da referida Freguesia de forma independente e promovendo o que de melhor Alhos Vedros têm.
FalardealhosVedroséfalardeumaterraond , terei nascido mas a que só em finais da déc i quando adquiri um apartamento no bairro das Morçoas, que mantive até finais de 2019.Comotempo,apesardenaépocaterumavidaprofissionalmuitoexigente,lá mefuiinserindo,porassimdizer,nasociedadeeonde,vimareencontrarcolegasde Liceuedeoutras“andanças”.
Para mim, e sem qualquer tipo de desprimor em relação às restantes freguesias do ConcelhodaMoita,esófalandode3,semepedissemparadefinirnumasópalavra asFreguesias,definiriaAlhosVedroscomoCultura,Moitacomotauromaquia,Baixa daBanheira(ondeactualmentefaçovidaequetento,nasmedidasdomeupossível participar)Futebol.
Nãoquero,comoqueafirmoacima,nemmolestarnemafirmarqueéassima100% é,nofundo,sóummododeexpressãooudepensaremtermosdevivência.
A minha passagem por Alhos Vedros, passagem essa que, apesar de viver actualmente numa Freguesia vizinha, continua a ser uma constante pois não há praticamentediaqueeunãopassealgumashorasem,tevevariadosmomentosem que, e com o espírito associativo ou que seja que me foi transmitido nos tempos a seguirao25deAbrilmelevaramaparticiparemalgumasactividadesemprolde.
Recordo,entretantasoutrascoisas,porexemploasreuniõesnacavedaS.F.R.U.A.( em que fiz parte da mesa) e manifestações consequentes, em defesa do edifício histórico da estação de Alhos Vedros. A ideia era que fosse construida o novo edifício uns metros mais abaixo, e que o que existia ficasse património Municipal onde se criaria algo ligado às artes e cultura. Perdemos a luta por razões que para aquinãointeressam.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
1
Editorial Editorial
Foi na C.A.C.A.V. que, e através do Saudoso Mestre Estiveira, entretanto falecido, melhorei a minha percepção do que é Fotografar
Foi também em Alhos Vedros, a partir de 2004/2005 se a memória não me falha, que e de forma ligeiramente anónima, comecei a participar de forma continua na chamada blogoesfera através do famoso blogue Alhos Vedros ao Poder da autoria dos AV1 ( que não vou mencionar o nome) e AV2 que era o saudoso Luís Guerreiro entretanto falecido Muita irreverencia, muita critica, sempre construtiva, e humor quanto baste.
Chegado ao ano de 2011, e notando que a Vila de Alhos Vedros não tinha aquilo que eu achava que merecia, um site, a expensas próprias criei eu próprio um site a que chamei de aliusvetus.info e que durante 2 anos de alguma forma e conforme a disponibilidade fui alimentando com artigos sobre a história de Alhos Vedros e divulgando alguns eventos. Quiça um dia não venha a criar um sub dominio no site do meu actual projecto e coloque de novo esse pequeno trabalho online novamente. O referido site, foi lançado nos saudosos Arquivos Guerreiro – Azulejaria Guerreiro com a presença de vários amigos de Alhos Vedros bem como de uma jornalista do extinto Jornal da Moita e de Brito Apolónia director do Jornal “O Rio” também ele entretanto extinto.
Foi em Alhos Vedros que, e devido a um desafio lançado pelo Luís Rosa, da AV TV, participei na mesma e em que, um grupo de Alhos Vedrenses conseguiu em 2012, levar Alhos Vedros aos “4 cantos” do mundo através da transmissão em directo do desfile Carnavalesco da S.F.R.U.A. Velhinha. Trabalho imenso para todos mas que no final, foi extremamente gratificante saber que, AlhosVedrenses emigrantes em vários pontos do globo, assistiram desde a América do Sul até a Australia passando por vários países da Europa. Se não me falha a memória, conseguiu-se, e estamos a falar de 2012, chegar a perto de 2000 pessoas.
Foi em Alhos Vedros que, em 2008, e porque tudo na época ser feito através de voluntariado, respondi ao apelo da organização da 1ª . Feira Medieval, ajudando no que me foi possível, a construir a mesma. Por falar em Feira Medieval, um dos meus orgulhos é que, uma fotografia foi capa da revista da Feira LoL.
A vida da voltas e somos obrigados a acompanhar as mesmas e, apesar de, desde uns tempos atrás já não residir em Alhos Vedros, ela continua-me no coração pois têm uma dinâmica cultural e não só, em relação a onde habito actualmente, a Baixa da Banheira, completamente diferente. É caso para escrever que, e não utilizando outro tipo de verbalização, Alhos Vedros está-me, e sempre estará, no coração
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
2
Gonçalves "O autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico"
Editorial Editorial
Carlos
DestaquedoMês DestaquedoMês
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
3
DestaquedoMês DestaquedoMês
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
4
DestaquedoMês DestaquedoMês
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
5
Grande Grandeplano plano
A papelaria Alvarte está em funcionamento desde o dia 7 de fevereiro de 2024. É uma jornada ainda recente, mas cheia de entusiasmo e dedicação.
A ideia de abrir uma papelaria aqui já estava guardada na "caixinha" algum tempo, estamos rodeados de cafés, minimercado, cabeleireiros, churrasqueira, farmácia e principalmente uma escola primária e um ATL, então tinha de ser aqui e no ano passadosurgiuaoportunidadedeficarmoscomeste espaçoqueanteriormenteeraumafrutaria
Moro aqui em Alhos Vedros há uma década, quando pensei no nome da papelaria, decidi que tinha de ter uma ligação á terra que me viu crescer Inspirado no rio Alva que serpenteia a bela aldeia de Penalva de Alva surgiu o nome Alvarte, como que uma homenagem e lembrança constante das minhas origens. O logotipo da Alvarte, algo simples e que pode parecer, nada de especial, é mais do que apenas uma imagem, é uma expressão de amor e criatividade, desenhado pelas mãos pequeninas dos meus filhos.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
6
Estamos abertos de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados até às 13h00. Queremos estar disponíveis para os nossos clientes durante a semana toda e ainda permitir que aqueles que têm horários mais apertados nos visitem aos sábados de manhã.
Encerramos aos domingos e feriados
“Atualmente sou eu própria quem gere toda a dinâmica da loja. Acredito que um toque pessoal faz toda a diferença no atendimento aos nossos clientes.”
Aceitamos uma variedade de formas de pagamento para maior comodidade dos nossos clientes. Desde dinheiro, multibanco, Visa, MB Way, estamos preparados para receber os nossos clientes de todas as formas possíveis. Não há valor mínimo, pois entendemos a importância de facilitar o processo de compra para todos os nossos clientes, especialmente considerando a falta de uma caixa multibanco nas proximidades
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 7
Grande Grandeplano plano
Na Alvarte esforçamo-nos para oferecer uma variedade de serviços que atendam às variadas necessidades dos nossos clientes. Além de produtos de papelaria tradicionais, como cadernos, canetas e artigos de escritório, também temos parceria com transportadoras, como a UPS e Vasp Express, facilitando o envio/recebimento de encomendas e estamos em contato com outras transportadoras. Além disso, oferecemos serviços de impressão de cópias simples em preto e branco e a cores. Para os clientes que gostam de um pouco de diversão, também disponibilizamos para já as raspadinhas tendo como objetivo colocar os populares jogos sociais do estado, como o Euromilhões.
Estamos a trabalhar para formalizar parcerias que nos permitam tornar-nos um ponto de Payshop e PagaAqui, onde os clientes poderão efetuar carregamentos de telemóveis, passes sociais, pagamento de faturas, aquisição de bilhetes para espetáculos, entre outros. Temos diversos cartões Epay desde a Amazon, Netflix, Google Play entre outros. Estamos a aguardar a chegada dos vouchers Odisseias oferecendo aos nossos clientes uma vasta gama de experiências e ideias para presentes.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
8
Grande Grandeplano plano
Temos sempre em mente as datas especiais colocando ao dispor mimos que os nossos clientes possam adquirir e oferecer às pessoas especiais das suas vidas, seja no Dia da Mãe, no Dia do Pai ou em qualquer outra ocasião marcante
Oferecemos também uma ampla seleção de tabaco, desde o convencional até aos vaporizadores, com ou sem nicotina, incluindo as inovadoras máquinas de tabaco aquecido IQOS ILUMA e Camel Ploom
Praça Almada Negreiros 3A, 2860-115 Alhos Vedros
+351 210 859 134
Email geral papelaria.alvarte@gmail.com
Email para cópias papelaria.alvarte+copias@gmail.com
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
9
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
Nascido nos encantadores Alpes Franceses, terra da natureza e baguetes, batizado na nossa querida e velhinha vila de Alhos Vedros e com estadia permanente nas Arroteias desde dos 7 anos.
Ora viva a todos, o meu nome é Toni Peres e sou compositor de bandas sonoras.
Apesar do gosto e interesse pelo mundo da música existir desde sempre, o caminho foi iniciado de forma muito natural algures no início do secundário. Numa escola onde era comum os alunos de guitarra às costas se juntarem nos intervalos e tocarem, o que começou com um "vamos lá experimentar isto", acabou por traçar o que queria para a minha vida. Estava o primeiro passo dado. Entre bandas de garagem e convites para projetos amadores, sempre num registo mais Rock, houve um dia que decidi amarrar as teimas do "tu não consegues fazer isto" e arrisquei em experimentar compor um tema orquestral, baseando-me num registo muito ao estilo das famosas bandas sonoras dos grandes filmes, género esse que sempre adorei. O resultado foi agradável ao meu ouvido, e desde então não voltei a parar. Foi aí que encontrei o meu lugar na música. Era especificamente isto que queria fazer o resto da minha vida.
Foram lançados até 2015, de forma independente e em formato digital, três álbuns e um EP. Um dos álbuns foi "O Silêncio dos Lugares Comuns" (versão 2010), que nasceu de um convite para criar a banda sonora para uma exposição fotográfica. Para cada foto, um tema. Surgiu também o convite para criar a banda sonora da curta-metragem "O Berço Imperfeito" do Realizador Mário Ventura, projeto que foi selecionado no concurso público "Curtas Novais Teixeira" no âmbito de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura. A parceria musical voou alémfronteiras e aterrou no Líbano, onde a Artista Rita Hokayem deu voz a um dos meus temas. Vários projetos cinematográficos universitários também contam com temas orquestrais da minha autoria.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
10
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
A ligação à Farol aconteceu com uma conversa completamente informal em Outubro de 2023, e foi de facto uma grande e agradável surpresa quando recebi a proposta deles, pois era algo que não esperava de todo, devido ao género musical do meu trabalho. Senti que foi um grande passo, não só porque tenho ao meu lado uma editora de renome em Portugal que confia e aposta no meu trabalho, como a minha música consegue agora chegar onde nunca tinha conseguido, como no caso das plataformas digitais musicais. O Reboot de "O Silêncio dos Lugares Comuns" foi escolhido para iniciar esta nova jornada épica musical e já se encontra disponível a todos! Outros reboots o seguirão em breve. Existem novos projetos em cima da mesa neste momento, mas no timing certo serão revelados.
Espetáculos?! Para já estão fora de plano, mas quem sabe num futuro próximo!
Em simultâneo com a profissão artística, trabalho na TVI, inserido no departamento de gestão de grelha. Nunca é fácil a conciliação de dois trabalhos, independentemente da área. Diria que no meu caso, o facto da composição de músicas ser um trabalho que me completa como ser humano e o da TVI ser o emprego estável que escolhi, tenho a receita para uma satisfação a nível profissional.
O futuro musical no meu imaginário é ambicioso e grande, mas tento ter sempre os pés bem assentes na terra e consciente que infelizmente nem sempre o trabalho árduo dá frutos e nos leva exatamente onde queremos ir. Vou trabalhar para tentar ter valor no mundo da indústria da música para cinema, com a ambição de rasgar velhos conceitos e criar novos, criar sensações e sentimentos no público através da música, dar intensidade através do som aos mais variados géneros cinematográficos. Se é o futuro reservado para mim? Vamos descobrir.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
11 Toni Peres
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
12 Procissão dos Passos
OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
(Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros
13
OliveirasituadanoantigoCampoda OliveirasituadanoantigoCampoda Forca-BairroGouveia Forca-BairroGouveia
Bairro Gouveia
Àmesacom... Àmesacom...
BacalhauàmodadaTelma BacalhauàmodadaTelma
Ingredientes
1 Embalagem bacalhau migado;
6 Cebolas grandes cortadas em meias luas;
4 Dentes de alhos;
Azeite para tapar as cebolas;
1 Pacote de batatas fritas às rodelas;
1 Pacote de molho bechamel.
Preparação
1.
2.
3.
Cortam-se as cebolas em meias luas e junta-se o azeite até as cobrir;
Laminam-se os alhos e juntam-se às cebolas;
Deixa-se refogar as cebolas até ficaram moles e transparentes;
Num tabuleiro, coloca-se no fundo uma camada de batatas, a seguir outra camada de bacalhau, depois cobre-se com as cebolas de forma a tapar as batatas e o bacalhau;
4. Por fim cobre-se esta mistura com o molho bechamel e levamos o tabuleiro ao forno a 200 graus até gratinar;
6.
5. Serve-se este bacalhau quente acompanhado de uma salada de alface.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
14
ONE
ReceitasdaTelma ReceitasdaTelma
Passado&Presente Passado&Presente
Antigo chafariz que existia no Largo do Descarregador perto dos Amigos do Mar
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
15
ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
16
Antigo e popular café do Júlio (Neves) em Alhos Vedros
Fonte: Página de Facebook - Gerações de Alhos Vedros
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
17
ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros
ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros
Teatro: Memórias dos anos 80
Fonte: Sfrua
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
18
DaraPalavra DaraPalavra
LIBERDADE…E TU?
Não te diminuas liberdade
Não permitas que te calem
Não deixes que te algemem
Resiste
Resiste e impõe-te que nada é definitivo nem certo Não queiras voltar aos subterrâneos, eu não deixarei
Mas que farei sozinha?
Exércitos de tentáculos perseguem-te por entre os interstícios do que é real e virtual
Paredes e muros erguem-se
Olheiros vigiam-te
Apagões ocultam-te
Orelhões espiam-te
Exércitos perseguem-te
Tratados confundem-te
Mandantes querem amordaçar-te
Os lápis azuis conspiram
Queiramos que seja em vão
Se quisermos será em vão
É preciso que carrascos e mordaças percam as batalhas. Os senhores das guerras querem cozinhar o teu fim ou degenerar-te com roupagens descartáveis para paulatinamente e nas caladas de noites sucessivas organizarem o teu enterro com carpideiras soberbamente ensaiadas e profissionalizadas e lágrimas de mil crocodilos
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
19
DaraPalavra DaraPalavra
Em passados recentes e triunfais
Palavras ditas e repetidas asseveraram que a tua rival estava arrumada.
Que não passava, que nunca mais.
Mas as palavras leva-as o vento
Se não estivermos atentos
Se não tivermos força e consciência
Se te entregarmos em mãos alheias
Tens de ter como guardião o nosso coração atento
Tens de poder voar com os pássaros em bandos infinitos
Tens de andar de mão em mão
Para que ninguém te prenda nem oprima, nem de ti seja senhor
Infinita, bela, alegre e dinâmica
Naturalmente…
Sempre, sempre por aqui e por aí e por ali.
Mas tudo isto, observador contemplativo
Também depende de ti.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
20 Abril2024-50anosdeAbril MariadasDoresNascimento
SentirLândia SentirLândia
Receita de bolachas Receita de bolachas simples e deliciosas, simples e deliciosas, para fazer com os para fazer com os ffilhos ilhos
Ingredientes
100 gr de açúcar;
100 gr de manteiga/margarina;
250 gr de farinha;
1 ovo (médio);
Cacau em pó, raspa de laranja ou limão (opcionais).
Passos
1. Dividir a massa em várias partes;
Misturar o açúcar com a manteiga ou margarina, o ovo e finalmente a farinha até obtermos uma massa que tem a consistência de plasticina;
2. Adicionar chocolate ou cacau, raspa de laranja ou limão à massa;
3. Polvilhar uma superfície com farinha e estender a massa;
4. Cortar a massa com moldes;
6.
5. Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
21
HistóriasdeAlhosVedros HistóriasdeAlhosVedros
A vida nos anos trinta. Alhos Vedros.
Na década de trinta, Alhos Vedros era uma pequena vila, onde todos se conheciam e os acontecimentos eram vividos de forma intensa. Os conflitos laborais nas fábricas do Barreiro e consequentes prisões e exílios atingiam vários alhosvedrenses que ali trabalhavam.
Em 1936 Eláudio Tarouca, assassinou com dois tiros, Sousa Correia, dono da fábrica de cortiça “corchera” Foi também a época em que as fábricas ardiam com frequência invulgar. O comércio local era diminuto. Tinha algumas lojas e mercearias, sendo a mais conhecida a do Ti Viegas, que vendia de tudo e também bacalhau fiado, depois de molhado, mas onde a água e o sabão não entravam.
Havia várias tabernas sendo as mais conhecidas a do Malagueta e a do Papa Ratos, onde se bebia bom vinho, com água quanto baste e o martelo ainda era proibido, e se jogava às cartas que, muitas vezes, acabava em desordem. Havia ainda quatro padarias, sendo a mais afamada a do senhor João Pinto, frente ao coreto, três sapateiros, a agência de seguros do senhor Pingocho e a farmácia do senhor Ezequiel.
Nas duas colectividades existentes, a Velhinha e o Cri, organizavam-se bailes abrilhantados por Virgílio Pereira e respectivos filhos, bastantes para formar uma orquestra. Realizavam-se também sessões teatrais, sempre com os mesmos actores, ou seja, o Paixão, os irmãos Gameiro e o cómico Valverde. Os papéis femininos eram todos desempenhados por Elvira Guedes, de Lisboa, pois as mulheres da terra não se atreviam a subir ao palco. O que se dizia da Elvira no rio dos Paus, onde se lavava a roupa suja e a outra, e nas tabernas, chegava para dissuadir as mais corajosas.
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
22
HistóriasdeAlhosVedros HistóriasdeAlhosVedros
Naquele ano, coube à Velhinha organizar as festas, que não incluíam programa religioso, pois, desde 1910, não se celebrava o culto na igreja. O carnaval passa com os tradicionais banhos de água aos desprevenidos, atirados de portas, janelas e esquinas, e com carroças metidas em charcos, marinhas e viveiros, pela calada da noite, causando aos donos vários embaraços para as retirar.
Inaugurou-se o Asilo da Misericórdia, e pouco depois, a maternidade, obtida pelo trabalho de várias senhoras que organizaram sorteios, festas, recolhas de donativos, etc. Inaugurou-se também a estação de telefone e telégrafo.
Clubes de futebol existiam inicialmente dois, o Graça e o Internacional, depois surgiu o União Sporting. As sedes eram simples barracas onde as direcções faziam as reuniões, que, por vezes, acabavam com uma paulada no gasómetro a carboreto, e onde os jogadores pagavam uma quota mensal para poderem jogar. Até então o campo de jogos era o largo da Graça, pouco apropriado pois tinha duas oliveiras a servir de balizas e um poço a avançado centro. Havia, no largo do Mercado, um outro campo impróprio para o jogo, por ser inclinado, não ter área suficiente e num dos lados ter um muro que os jogadores utilizavam para fintar os adversários.
É neste contexto que a Junta de Freguesia e o União Sporting decidiram construir o parque desportivo da Bela Rosa, inaugurado em 1936. O jogo de inauguração foi entre o clube local e “Os Leões do Barreiro”.
Fernando Pires
Fonte: https://alhosmoitavedros.blogspot.com/
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
23
PénaRua
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir PénaRua
23 Exposição
BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 11 31 31 Abril Abril a a 111h 1h Mergulhos de Abril Abril Abril PISCINAMUNICIPALDEALHOSVEDROS PISCINAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 07h 07h PALACETECONDESDESAMPAIO PALACETECONDESDESAMPAIO apartirde apartirde Abril Abril Exposição “Da Resistência à Liberdade” 110h 0h 25 25 “Avó,ondeéqueestavasno25de Abril” DeAnaMarkl Sábados a Ler em Família: Março Março 27 27 115:30 5:30 BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 20 20
de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria” deLuísGuerreiro
Novo Comércio Local na Novo Comércio Local na
Freguesia Freguesia
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 24
Alhosvedrense Alhosvedrense
Alhosvedrense Alhosvedrense
NovoComércioLocalna NovoComércioLocalna Freguesia Freguesia
Horário:
Terça a Domingo: 06:00h às 00:00h
Avenida Luis de Camões Bloco W Nº2
2860-267Alhos Vedros
(+351) 930 658 581
Segunda: Encerrado
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
25
Restaurante Lija Comida Africana
Alhosvedrense Alhosvedrense
NovoComércioLocalna NovoComércioLocalna Freguesia Freguesia
Rua Joly Braga Santos, Loja Nº6 2860-011 Alhos Vedros
(+351) 934 495 133
ROBBARBERR
ROBBARBERR
Horário:
Terça a Sexta: 09:00h - 13:00h
15:00h - 19:00h
Sábado: 09:00h - 13:00h
14:00h - 18:00h
Domingo e Segunda: Encerrado
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
26
UtilidadePública UtilidadePública
ContactosTelefónicos
Farmácia Gusmão - 21 204 0020
Farmácia Tágide - 21 204 1174
Farmácia Portugal - 21 204 0250
Farmácia D'Avó - 21 585 9736
Biblioteca Municipal de Alhos Vedros – 21 081 6800
Piscina Municipal de Alhos Vedros – 21 202 5140
Junta de Freguesia de Alhos Vedros – 21 204 0256
Câmara Municipal da Moita – 21 280 6700 Resolução de Avarias (Águas e Esgotos) – 21 289 0209 GNR – Posto Territorial da Moita – 21 765 7610 PSP – Baixa da Banheira – 21 202 9010
Bombeiros Voluntários da Moita – 21 280 8170
Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro – 21 214 7300
Extensão de Saúde de Alhos Vedros – 21 202 9470
Balcão de Munícipe de Alhos Vedros – 21 081 690
Iluminação Pública - E-Redes - 800 506 506
Táxi Alhos Vedros - 910 790 112
Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
27