

Alhos Alhos Vedros Vedros

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.
Temos como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.
Pretendemos conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.
Somos a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.
Sugestão:
Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt ou sentiralhosvedros@gmail.com.


Destaque do Mês pág. 4 pág. 4

Olhar Alhos Vedros pág. 14 pág. 14

À Mesa Com pág. 16 pág. 16
Editorial Editorial
O meu nome é Ana De Araújo Graça tenho
40 anos nasci a 5 de outubro de 1983 em Lisboa.
Falar de Alhos Vedros para mim é sem dúvida falar no melhor bairro que já conheci e nas suas gentes O Bairro Quinta Fonte da Prata.
NasciemLisboaeporláviviaminhainfância. ConheciaMargemSulantesmesmodecá viver,emfériasefins-de-semanaporcá passados, antes de conhecer Alhos Ved propriamente a Arrentela, onde vive pouco te altura e a calma e pacatez de Alhos Vedros Bairro.
Enquanto passava férias jamais imaginei alg azáfamadeLisboa,ocorre-corredacidade.

QuandonosmudámosparaaQuintaFonteda osmeustrezeanos,aentrarnaadolescênciafoiumagrandemudança,noinícionão foinadafácil,masdepressaissomudou.
Foiaquiqueaprendioverdadeirosignificadodeserdobairro.
No início até mesmo a disposição dos blocos, das casas me fazia confusão, corredoresemaiscorredores,sentia-menumlabirinto.
Pessoas desconhecidas que nos olhavam com desconfiança, miúdos da minha idadequesemprealiviveramecresceram,senti-meumaintrusa.Sentiistotudo,mas rapidamentetudoistomudouemudouaminhavidaparasempre.
Fuiacolhidaemuitobemrecebidanestemundoquenãoeraomeu.
Editorial Editorial
Ali toda a gente me dizia "bom dia" toda a gente me conhecia, era extraordinário.
Conheci o Bairro ainda existia a praça do peixe, onde o peixinho era sempre fresquinho, existia ainda o ringue da bola, onde se faziam grandes partidas de futebol aos fins-desemana. E bem longe ainda estava a construção do bairro novo.
Conheci a mercearia da D. Leonor, a D. Amália, que quem bem se lembra dela sabe que nos punha sempre a par das "novidades" e o café "do meio" onde se passavam belos serões e onde o meu Pai me ensinou a jogar snooker, onde ele próprio participou nos torneios ali feitos. Belos tempos.
Aqui no bairro aprendi a união bairrista, lembro-me bem que não havia ninguém que não nos conhecesse e sempre me senti protegida neste que agora chamo meu bairro. Os mais velhos ensinavam-nos com as suas experiências de vida, os mais novos com quem partilhávamos brincadeiras e asneiras, pois faz parte do crescimento. E havia também os que sempre nos protegiam.
Aqui conheci amizades que até hoje carrego no peito. Muitos já saíram do bairro, eu mesma já lá não vivo há algum tempo, com muita pena minha, mas a vida assim nos leva por tantos caminhos.
Com o passar dos anos vi o bairro crescer e evoluir, assim como todas as suas pessoas. É engraçado olhar para miúdos com os quais andei ao colo e vê-los crescidos, hoje homens e mulheres de grandes valores, claro que é assim que percebo o porquê dos meus cabelos brancos.
Infelizmente ao ver uns crescerem vejo também os que vão partindo e tantos são os que já nos deixaram.
A evolução do bairro tem sido notória, o bairro novo apareceu e com ele coisas simples como por exemplo uma caixa multibanco, uma farmácia, entre outros que foram aparecendo para valorizar o nosso bairro e que tanta falta faziam.
Não posso deixar de falar, claro, nas festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos de Alhos Vedros e que lindas são, nas feiras medievais que me encantam todos os anos, ora não fosse Alhos Vedros ter sido considerado um dos quatro concelhos medievais entorno do século XIV e para quem não sabe foi refúgio do nosso Rei D. João I de Portugal por altura da peste.
Editorial Editorial
Como é óbvio tenho de falar nos desfiles de Carnaval da Velhinha, o esplendor, a magia, o glamour e a diversão dos desfiles de carnaval que nos transportam para um mundo mágico, que nos animam a todos, sempre com o cuidado de evoluir e inovar a cada ano que passa São eventos chave da Vila de Alhos Vedros Que levam todos até ela, onde todos do bairro se aprontam e combinam encontros para juntos festejar e partilhar esses momentos de alegria. E sendo o bairro tão pertinho fazíamos "romarias" todos juntos a caminho destes belos eventos.
Falar de Alhos Vedros e do meu bairro em especial é também falar no Grupo Desportivo da Fonte da Prata. Falo deste grupo desportivo com muito orgulho e carinho. O atletismo é o grande forte do clube e um grande incentivo para as crianças, jovens e mesmo para os adultos do bairro.
Clube este que durante muitos anos teve como um dos seus grandes dirigentes o meu Pai, Ilídio Dos Santos De Araújo, que se dedicou de alma e coração para que o mesmo continuasse, para integrar miúdos e graúdos nesta massa associativa, incutindo a paixão pelo atletismo, desporto onde o grupo se destaca. Representou esplendorosamente o associativismo e elevou o nome do grupo procurando incansavelmente incentivos para motivar e despertar nos jovens a vontade de pertencerem a esta união e sem dúvida que o conseguiu com êxito. E por isso foi reconhecido por todos dentro desta comunidade e também fora dela.
Para mim Alhos Vedros é isto, é o carinho das suas gentes, a união entre todos, é continuar a ser do bairro mesmo quando de lá já saímos, por circunstâncias da vida. É assim que sinto esta Vila que me acarinhou e tão bem me acolheu. É notória a sua evolução ao longo dos anos e assim espero que continue trazendo mais trabalho para os seus habitantes e trazendo também mais população para esta Vila maravilhosa
DestaquedoMês DestaquedoMês


DestaquedoMês DestaquedoMês


DestaquedoMês DestaquedoMês


DestaquedoMês DestaquedoMês


DestaquedoMês DestaquedoMês


Grande Grandeplano plano


Café Dreamers está aberto ao público desde fevereiro de 2023.
Pedro Brotas e a sua esposa Raquel, são os proprietários desde estabelecimento e os únicos colaboradoresdesteespaço
Pedro Brotas já tinha sido proprietário de um café também em Alhos Vedros, mas vendeu e imigrou Na altura da pandemia voltou a Portugal onde regressou novamenteaAlhosVedros.
Foi à procura do seu sonho, um café, tentou comprar novamente o que tinha vendido, mas não conseguiu fazer negócio, então surgiu a oportunidade de abrir o atual "Dreamers".
O nome do Café “Dreamers”, foi escolhido pelo Sr Pedro Brotas, porque significa sonhadores e o mesmo tinha o sonho de criar um café com um conceito diferente na nossa Freguesia

Estão abertos todos os dias da semana das 16h00 às 02h00.
Os pagamentos neste café podem ser feitos por MB Way e dinheiro.
“Não temos pagamentos por multibanco.”
“Podemos encontrar neste espaço um ambiente acolhedor e familiar.”
“Temos diversos petiscos e salgados variados.”
“Fazemos entremeadas, bifanas e couratos todos os dias.”
Podemos encontrar neste espaço 15 lugares sentados, incluindo duas esplanadas na parte exterior do Café
Grande Grandeplano plano

“Temos imperial, café e WI-FI.”
“Não vendemos tabaco.”
Têm um salão para festas que alugam para a realização de jantares privados, festas de aniversário, batizados, etc., incluindo casa de banho com lavatório no exterior do salão, fogareiro grande e uma cozinha.
Este espaço dispõe de mesas e cadeiras para a realização desses eventos







+351 910 290 655
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
Olá, sou a Carla Oliveira, uma empresária apaixonada pelo mundo da moda e da estética. Desde cedo, tive um forte interesse por estas áreas, o que me levou a concretizar o sonho de abrir o meu próprio negócio. Acredito que cada pessoa merece sentir-se bem consigo mesma e, por isso, dedico-me a proporcionar experiências únicas e personalizadas aos meus clientes.
O Meu Negócio
O meu negócio, situado no coração da nossa Freguesia, é um espaço que combina o melhor da moda e da estética. Oferecemos uma ampla gama de roupas elegantes e modernas, cuidadosamente selecionadas para atender aos gostos mais exigentes. Além disso, contamos com um serviço de estética de alta qualidade, onde cada cliente pode desfrutar de tratamentos relaxantes e revitalizantes.
Serviços Oferecidos
Na nossa loja, podem encontrar:
- Roupas femininas e masculinas. Desde peças casuais a trajes formais, temos opções para todas as ocasiões. As nossas coleções são atualizadas frequentemente, garantindo que os nossos clientes tenham sempre acesso às últimas tendências.

- Serviços de estética. Oferecemos uma variedade de tratamentos, incluindo limpeza de pele, massagens relaxantes, manicure, pedicure, e maquilhagem profissional. Utilizamos produtos de alta qualidade para garantir os melhores resultados.
O Que Nos Diferencia
O que realmente nos diferencia é a atenção ao detalhe e o cuidado com que tratamos cada cliente. A nossa equipa é composta por profissionais experientes e apaixonados, prontos para oferecer aconselhamento personalizado e criar um ambiente acolhedor e relaxante. Acreditamos que a verdadeira beleza vem de dentro, e trabalhamos para realçar a melhor versão de cada pessoa que nos visita.
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
Convidamo-lo a visitar-nos e descobrir como podemos ajudar a realçar a sua beleza e estilo. A nossa missão é fazer com que cada cliente saia do nosso espaço a sentir-se mais confiante e satisfeito.






OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros











(Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros




CasasdasPassagensdeNível CasasdasPassagensdeNível
Àmesacom... Àmesacom...
Pernilassadonoforno Pernilassadonoforno
ccombatatasassadas ombatatasassadas
Ingredientes
Pernil 1. Batatas 2. Sal 3. Louro 4. Ervas de Provence 5. Massa Pimentão 6. Alho 7. Colorau 8. Azeite 9 Cerveja 10. Vinho Branco 11.


Avenida Humberto Delgado 2G, Alhos Vedros
212 043 469
Preparação
1. Colocar o pernil num tabuleiro e juntar as batatas cortadas aos cubos, cerveja, vinho branco, azeite e colorau.
Abrir o pernil ao meio, deixar o pernil temperado de um dia para o outro com sal, alhos, louro, ervas de provence e massa de pimentão.
2. Deixar no forno por volta de 3 a 4 horas (vai depender do pernil).
4.
3. Depois de cozinhado é só servir e se preferir acompanhar com uma salada de alface e tomate.
Passado&Presente Passado&Presente


Espaço exterior à sede do Grupo Recreativo Cultural e Desportivo Brejos Faria
ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros


Antiga estação de Alhos Vedros
DaraPalavra DaraPalavra
Coaching de Vida - Desenvolvimento
Pessoal - Gestão Emocional
Para que serve?
Este é uma oportunidade de ampliar o seu autoconhecimento e iniciar um processo de coaching com ferramentas e técnicas de programação neurolinguística.
O processo de Coaching é a sua oportunidade de visualização clara dos aspectos individuais, do aumento da autoconfiança, do transformar as crenças limitadoras.
Para quem?

Para quem realizou ou ainda frequenta consultas de terapia convencional e sente pouco desenvolvimento suficiente para:
Atingir os seus objetivos; 1. Melhorar a sua autoestima; 2. Desenvolver a sua motivação com foco e disciplina; 3. Gerir as suas emoções, pensamentos negativos e comportamentos reativos; 4. Comunicar com assertividade; 5. Melhorar as suas relações sociais, familiares e profissionais; 6.
Como funciona?

DaraPalavra DaraPalavra
O processo de Coaching Emocional é realizado através sessões individuais, (regime online), de 60 a 90 minutos. O espaço entre sessões, é entregue um trabalho para casa para não interromper a reflexão e assimilação dos conteúdos transmitidos.
O modelo de coaching que utilizo é baseado no respeito e compromisso mútuo, onde predomina o sigilo e o não julgamento, pelo testemunho partilhado nas sessões.
O Processo é como uma viagem, com um ponto de partida e um ponto de chegada. Portanto, é necessário traçar um Plano de Ação no início de cada sessão, para além da Meta/Objetivo do processo.

Antes de cada viagem é feita uma avaliação do contexto em que se encontra e como/quando quer chegar ao seu destino: qual é o seu objetivo? Onde quer estar e como quer lá chegar?
A minha missão e função são semelhantes ao GPS: oriento a viagem e indico as melhores soluções para chegar ao destino com sucesso, com tempo e percurso calculado.
DaraPalavra DaraPalavra
O meu papel é alertar para as suas crenças limitadoras e hábitos negativos que bloqueiam as novas experiências que tanto procura.
Assim que tomar consciência do motivo pelo qual continua a viver sempre as mesmas situações incapacitantes, vai ser capaz de assumir e tomar decisões diferentes.
Eu vou, sempre, dar feedback, ajudar nas reflexões, formular perguntas poderosas, até ao final da viagem, ou seja: a meta esteja alcançada e terminada.
Quais são as ferramentas mais utilizadas?

Roda da Vida
Linha do tempo
Hierarquia de valores
Identificação de Crenças Limitantes
Gestão de Pensamentos Negativos
Ancoragem de Recursos Emocionais
Metas SMART
Análise SWOT
DaraPalavra DaraPalavra
Quem sou eu?
Sou Life Coach com certificação internacional e Practicioner em PNL. Dou formação em regime e-learning em Inteligência e Gestão Emocional e Técnicas de Team Building.
Para além disso, sou autora de um livro de contos metafóricos e escrevo sobre a área de bem-estar para revistas e plataformas digitais.
Links úteis:

https://sandrapereiracoaching.blogspot.com/search?q=processo+de+coaching semearatitudepositiva sandralimapereira
SandraPereira


SentirLândia SentirLândia


Porque gostas de desenhar?
Gosto de desenhar porque é fixe.
O que gostas de desenhar?
Gosto de desenhar bonecas.
Beatriz Santos, 6 anos
Reside na “Fonte da Prata”
HistóriasdeAlhosVedros HistóriasdeAlhosVedros
Era uma vez um muro...
Alhos Vedros era uma terra carente de materiais de qualidade para construção civil. Assim as habitações mais antigas eram feitas de taipa. Esta forma de construção consiste em comprimir, entre dois taipais, terra com todo o tipo de residuos que depois de rebocados adquirem resistência. Em Alhos Vedros encontram-se em todas as habitações e muros mais antigos. Só em pleno século XX, Alhos Vedros conheceu essa coisa maravilhosa chamada tijolo.

Misturado com restos de rebocos, argilas, etc, um fragmento de osso humano

HistóriasdeAlhosVedros HistóriasdeAlhosVedros
A mesma situação, fragmento de azulejo do século XVIII e osso humano.

Mais um fragmento de osso humano.

Zona com imensa diversidade de materiais, muitos fragmentos cerâmicos, conchas de animais e sobretudo, escórias de ferro.

HistóriasdeAlhosVedros HistóriasdeAlhosVedros
Por toda a vila as situações de muros e habitações em taipa repetem-se.





PénaRua PénaRua
11 31 31
Junho Junho a a 111h 1h
114 4 115 5 ee
Junho Junho
114deJunho 4deJunho
119h-01h 9h-01h
115deJunho 5deJunho
110h-01h 0h-01h
Junho Junho
Exposição de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria” deLuísGuerreiro
BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS
Culturfest 2024
PARQUEURBANODAQUINTAFONTEDAPRATA PARQUEURBANODAQUINTAFONTEDAPRATA
Junho Junho
110h 0h
Junho Junho 117 7 114h 4h PROJETOTASSE PROJETOTASSE 11 31 31
Exposição “Da Resistência à Liberdade”
PALACETECONDESDESAMPAIO PALACETECONDESDESAMPAIO
Encontro de Arte Urbana com Grow Art
Oficina das Arvores e dos Avós comMarinaPalácio,Ilustradora deBandadesenhadadecinema deanimaçãoeartista-educadora
115:30h 5:30h Junho Junho 118 8
29 29
Sábados a ler em família “O Rei vai nu” 22 22
115h 5h 2ª feira do desporto
Junho Junho
BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS
PALACETECONDESDESAMPAIO PALACETECONDESDESAMPAIO
PARQUEDASSALINAS PARQUEDASSALINAS 9hàs22h 9hàs22h

Alhosvedrense Alhosvedrense
Novo Comércio Local na Novo Comércio Local na
Freguesia Freguesia






UtilidadePública UtilidadePública
ContactosTelefónicos
Farmácia Gusmão - 21 204 0020
Farmácia Tágide - 21 204 1174
Farmácia Portugal - 21 204 0250
Farmácia D'Avó - 21 585 9736
Biblioteca Municipal de Alhos Vedros – 21 081 6800
Piscina Municipal de Alhos Vedros – 21 202 5140
Junta de Freguesia de Alhos Vedros – 21 204 0256
Câmara Municipal da Moita – 21 280 6700
Resolução de Avarias (Águas e Esgotos) – 21 289 0209
GNR – Posto Territorial da Moita – 21 765 7610
PSP – Baixa da Banheira – 21 202 9010
Bombeiros Voluntários da Moita – 21 280 8170
Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro – 21 214 7300
Extensão de Saúde de Alhos Vedros – 21 202 9470
Balcão de Munícipe de Alhos Vedros – 21 081 690
Iluminação Pública - E-Redes - 800 506 506
Táxi Alhos Vedros - 910 790 112

