
2 minute read
NOTÍCIAS9.º Ano - Viagem de Finalistas a Paris

9.º ANO: VIAGEM DE FINALISTAS A PARIS
Advertisement
Depois de um 7.º e 8.º anos em que as viagens de final de ano não se realizaram, devido à situação pandémica, pudemos concretizar a viagem de finalistas do 9.º ano.
Durante meses, vendemos rifas, organizámos bailes e fizemos de tudo para garantir que conseguíamos ter a nossa viagem e que nada nos ia tirar mais um momento destes.
Houve também outros momentos importantes como: a ida à Disneyland, onde tivemos o dia inteiro para andar em montanhas-russas e comprar recordações; a subida à Torre Eiffel; a viagem de barco pelo rio Sena, de onde pudemos ver a cidade com uma perspetiva diferente e os momentos passados no FIAP-Jean Monet, o alojamento onde passámos as noites a jogar às cartas, a conversar ou até a adormecer numa cadeira ou sofá.
Quero também aproveitar para agradecer, mais uma vez, a todos os professores que experienciaram esta viagem connosco, pois foram responsáveis por muitas das memórias, nesta que foi uma das viagens mais importantes das nossas vidas e que será recordada para sempre.
E assim foi! No dia 8 de abril, estávamos no aeroporto, a despedirmo-nos dos pais e a despachar as malas, à espera de entrar no avião e que este nos levasse onde iríamos ficar durante os dias seguintes.
Desde o momento em que aterrámos, ficámos encantados com a cidade e tivemos logo a oportunidade de a explorar, parando para almoçar na La Défense. Tal como nos outros dias, andámos de metro, o que era sempre motivo de diversão, pela nossa falta de experiência ou falta de jeito; visitámos monumentos icónicos, como o Arco do Triunfo, Notre-Dame e o Louvre; vimos jardins e praças; aprendemos um pouco mais sobre a história de edifícios e localidades com o Dr. João Rafael e percorremos muitos quilómetros, com o Prof. Vicente Pitaça sempre a relembrar-nos que tínhamos de ir mais rápido ou não íamos chegar a tempo a lado nenhum.
Desta viagem, não trouxemos apenas memórias de lugares, momentos com amigos ou com os professores. Trouxemos também ensinamentos e lições de vida. Cada viagem de metro, cada passeio que demos só com amigos, cada compra em que tivemos nós de falar, cada momento em que tivemos de ser responsáveis e autónomos foram os momentos que nos fizeram crescer.
Catarina Punilhas, 9.ºD





