3 minute read

NOTÍCIASDrogas lícitas e ilícitas

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS

A Organização Mundial de Saúde define droga como “toda a substância que, pela sua natureza química, afeta a estrutura e funcionamento do organismo”. Neste sentido. foi realizada uma sessão de esclarecimento de questões sobre as drogas lícitas e ilícitas para os 9.º anos.

Advertisement

Consideramos que esta é uma idade chave para abordar tal tema, pois a adolescência é caracterizada, entre outras coisas, pela sua curiosidade, e dela surge, muitas das vezes, a experimentação e o consumo de substâncias, denominadas de drogas, seja pela pressão dos amigos, irreverência característica desta fase ou pela necessidade de testar os seus limites.

O grande objetivo desta sessão prendeu-se com o facto de esclarecer os nossos jovens sobre os efeitos dos consumos e algumas razões da sua ocorrência, tendo-se falado sobre as drogas mais comumente consumidas, os seus efeitos, com bastante enfoque nos não desejados e na sua dependência, e as consequências físicas, mentais e sociais, que toda esta situação pode implicar no futuro.

Sílvia Carvalho - Enfermeira do Colégio

“Para mim, esta aula sobre drogas lícitas e ilícitas foi bastante importante. No futuro, podemos vir a estar expostos a drogas e é necessário aprendermos sobre as mesmas para tomarmos as decisões certas. Esta aula alertoume para os perigos das drogas que nos rodeiam e a explicação da enfermeira sobre cada uma esteve muito bem realizada. A enfermeira soube criar um ambiente em que nos sentíssemos à vontade para tirar as nossas dúvidas sobre este tema e foi algo que muito apreciei. Gostaria por último de agradecer à enfermeira Sílvia e à professora Dalila por me proporcionarem esta experiência.”

Leonor Galocha - 9.ºA

“Gostei muito desta sessão, pois ajudou-me a perceber mais sobre um tema que, para mim, ainda era desconhecido. Tive a oportunidade de ouvir mais exemplos de drogas e dos efeitos nocivos de cada uma. Assim, sinto-me mais preparado para dizer não.”

Diogo Águas - 9.ºA

“A sessão dada pela enfermeira Silvia sobre as drogas lícitas e ilícitas foi bastante importante e interessante, na minha opinião. Sinto que é um tema que devia ser mais abordado na nossa idade, para que pudéssemos ter informações para criar a nossa opinião sobre as drogas e as sua consequências e senti que, nesta aula, nos foi dada a possibilidade de ter acesso a diversas informações, desde a origem da droga até as consequências que esta traz para a nossa saúde.

A sessão realizada foi uma sessão esclarecedora e que, acima de tudo, em pouco tempo, teve como objetivo informar e alertar toda a turma, para este tema cada vez mais presente no nosso dia a dia e, a meu ver, o objetivo foi cumprido com sucesso.”

Diana Martins - 9.ºB

“Gostei da sessão. Achei muito importante haver uma sessão sobre as drogas, já que estas arruínam a vida de muitos adolescentes e também achei muito importante a enfermeira Sílvia ter explicado os efeitos das drogas e ter alertado para o perigo das mesmas.”

Henrique Abreu - 9.ºB

“Na sessão dada pela enfermeira Sílvia, aprendemos um pouco mais sobre as drogas lícitas e ilícitas e os seus efeitos no corpo humano. Nesta sessão de aprendizagem, sinto que percebi um pouco mais sobre como as drogas funcionam e atuam, mas também o impacto que podem ter na nossa vida. Descobri que as drogas quebram relações com amigos ou até mesmo família e que atingem não só a nossa vida, como também quem está presente nela. Um grande obrigada à enfermeira Sílvia, por ter dispensado parte do seu tempo para nos ajudar a compreender um pouco mais sobre o lado positivo e negativo das drogas e as suas causas.” Margarida Igrejas - 9.ºC

“Na minha opinião, esta sessão foi muito importante, pois este é um tema sobre o qual devemos estar informados, para nunca experimentarmos nenhum tipo de droga. Acho que termos esta aula com a enfermeira Sílvia fez todo o sentido e penso que deveriam continuar a fazer estas sessões para os alunos. Gostaria de agradecer à enfermeira Sílvia e à professora Dalila por nos terem dado a aula. Obrigado.”

Maria Catarino - 9.ºD

This article is from: