3 minute read

NOTÍCIAS Biollonys na Final Europeia do Blue Innovation Award

BIOLLONYS NA FINAL EUROPEIA DO BLUE INNOVATION AWARD

Advertisement

A miniempresa Biolloonys, composta pelas alunas Maria Magueijo, Marta Domingos e Matilde Melo, do 12.º ano D, foi a vencedora da Competição Nacional Blue Innovation Award e, por isso, representou Portugal na Competição Europeia do Blue Challenge, que decorreu a 18 de maio. Além de representar o País nesta competição europeia, as alunas receberam um merecido troféu e participaram na cerimónia do toque do sino com a Euronext.

Esta competição está integrada no âmbito do Blue Challenge, programa com foco nas competências de Economia Azul e que resulta de uma parceria entre a JAEurope e a Euronext. Nove equipas nacionais do programa A Empresa que estão a desenvolver produtos ou serviços no âmbito da Economia Azul e das Alterações Climáticas competiram entre si com o objetivo de se apurarem para a próxima fase. O prémio europeu foi atribuído à equipa Biological Organic Action, de Itália – entre equipas da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Holanda ou Reino Unido – que revelou a ideia de negócio mais inovadora.

Explique-se que o programa Blue Challenge pretende promover a literacia financeira e a inovação como forma de limitar as mudanças climáticas e desenvolver competências nos empreendedores jovens ao nível da economia azul.

Aminiempresa Biolloonys foi criada no âmbito no Projeto A Empresa e tem por objetivo comercializar balões biodegradáveis, constituídos por materiais específicos (PLAs ou Polímeros de Amido) que minimizam o impacto negativo que os balões têm nos ecossistemas.Estes balões biodegradáveis foram criados numa parceira entre o CCF e a NOVA School of Science and Technology.

Queríamos, antes demais, enaltecer o trabalho desenvolvido pelas nossas alunas, tanto na elaboração do protótipo fora do horário escolar, como o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Foram incansáveis, resilientes e, muitas vezes, tiveram que enfrentar os seus próprios medos, como fazer apresentações públicas. Os nossos parabéns.

Queremos deixar o nosso agradecimento aos jurados da competição nacional: Luís Aguiar, presidente da JAP; Isabel Ucha, CEO da Euronext

Lisbon; Ruben Eiras, secretário-geral da Fórum Oceano, e Rui Quaresma, diretor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora. Atodos eles, o nosso muito obrigado!

Não podemos deixar de fazer um enorme agradecimento ao mentor da Euronext que acompanhou as nossas alunas nesta jornada: João Barbosa. Aqui fica o nosso “OBRIGADA”.

Finalmente, mas não menos importante, o nosso agradecimento à ANOVASchool of Science and Technology | FCT NOVA, uma das escolas públicas portuguesas mais prestigiadas no ensino de engenharia e de ciências, que se disponibilizou para acompanhar as nossas alunas na aventura que foi criar um protótipo de balões biodegradáveis. A toda a equipa da FCT o nosso “OBRIGADA”.

Um agradecimento ainda à JAP pelo facto de proporcionar estas oportunidades aos nossos alunos e pelo acompanhamento diário que é feito: tanto aos alunos como professores.

Cláudia Eduardo – Professora de Economia e Coordenadora do Programa “A Empresa”

«Participar no Euronext Blue Innovation Award foi uma experiência que nunca iremos esquecer, pois deu-nos a oportunidade de desenvolver competências em diversas áreas. Ampliámos conhecimentos sobre literacia financeira e economia sustentável do oceano, e habilidades, sobretudo a nível comunicacional, já que os vários momentos avaliativos fizeram-nos aumentar a confiança nas apresentações e na exposição de ideias em frente de júris.

O nosso projeto baseava-se na criação de balões biodegradáveis e tivemos a sorte de conseguir uma parceira com a Faculdade de Ciências e Tecnologias para produzir o nosso protótipo o que nos permitiu, entre outras coisas, conhecer de perto o ambiente universitário.

Apenas lamentamos as competições não terem sido presenciais, pois teria sido ainda melhor contactar diretamente com as outras equipas, sem termos um ecrã a separar-nos, o que teria facilitado a partilha de ideias e enriquecido ainda mais esta experiência.

Seremos eternamente gratas por esta vivência inesquecível!»

This article is from: