Karmitta 37

Page 100

100

ampla, e não apenas limitada à igreja local. Sua liderança não depende de nenhum ofício. A posição de apóstolo dada aos primeiros discípulos era única e, pela sua característica, não existe mais. No entanto, o papel desempenhado por eles continua evidente até os dias de hoje em combinação com outros dons (e ofícios), sem o uso do título “apóstolo”.42

(apóstolos) aparece em conexão com duas pessoas mencionadas por Paulo: Andrônico e Júnias/Júnia. O problema surge por causa da forma de um dos nomes, masculina em alguns manuscritos gregos e feminina em outros. Sobre a forma “Iunian” (Júnias – masculina), Hendriksen considera que a maneira pela qual Paulo se refere àquelas personagens como apóstolos sugere que ambas eram homens (HENDRIKSEN, William. Comentário bíblico do Novo Testamento: Romanos, p. 665). Entretanto, sobre a forma “Iunían” (Júnia – feminina), Luise Schottroff faz um interessantíssimo comentário: “Numa lista de saudações, Paulo, com a maior naturalidade, fala da apóstola Júnia. A partir da Idade Média, e sobretudo por meio da tradução bíblica feita por Lutero, é que passou a prevalecer a opinião de que „Junia‟ não se referia a uma mulher, mas sim a um homem chamado Junias. Isto, apesar do fato de não existir documento algum que comprove a existência de tal nome de homem. Pelo fato de a pessoa ali mencionada ser chamada de „apóstolo‟ é que não deveria se tratar de uma mulher” (SCHOTTROFF, Luise. Mulheres no Novo Testamento: exegese numa perspectiva feminista, p. 86). BUGBEE, Bruce; COUSINS, Don; HYBELS, Bill. Op. Cit., p. 84. 42 BUGBEE, Bruce; COUSINS, Don; HYBELS, Bill. Op. Cit., p. 84.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.