Seco_Edge-2-2012_pt-br_LR

Page 5

O DESAFIO A CURTO PRAZO com o qual se deparam

atualmente os fabricantes de carro na Europa é simples. As estatísticas mostram que até 2020 os carros movidos a combustíveis fósseis ainda responderão por mais de 90% dos veículos nas estradas. Por isso, os engenheiros estão procurando formas inovadoras de reduzir as emissões de CO2 nesses modelos, aumentando a eficiência dos motores, aprimorando a aerodinâmica e reduzindo o peso dos carros. Todavia, há vários outros fatores que a Peugeot SA (PSA) deve levar em consideração ao desenvolver novos materiais para enfrentar os desafios impostos pela legislação referente à emissão de CO2 . “Não só devemos respeitar as normas REACH da União Europeia com relação a substâncias químicas para proteger a saúde humana e o meio ambiente, mas precisamos também gerir os recursos do planeta e as matérias-primas de modo a evitar problemas geopolíticos”, diz Olivier Delcourt, Especialista em Materiais da PSA R&D. “Além disso, precisamos de fornecimento local para nossas unidades espalhadas pelo mundo, temos a constante necessidade de manter os custos em patamares baixos e seguimos também uma estratégia rígida pela qual buscamos ser mais ecologicamente corretos, o que, por sua vez, implica mais exigências. É um constante compromisso entre materiais”, explica.

1g CO2 =

10kg do carro “Será um enorme desafio, sobretudo quando se leva em consideração que para reduzir um grama de CO2 é necessário reduzir 10 kg de um carro - e os carros ficam maiores a cada dia”, diz Olivier Delcourt, Especialista em Materiais da Peugeot SA (PSA) R&D. “Desde a década de 1990, o peso dos carros da PSA vem aumentando, em média, 15 kg por ano. Isso se explica pela demanda dos próprios clientes que exigem mais segurança e melhores equipamentos”, explica.

Os fabricantes de ferramentas terão que adaptar essas mudanças técnicas ao mundo da fabricação de veículos. Eles deverão se adaptar e desenvolver soluções que lhes permitam trabalhar com os novos aços, alumínios e compostos de alta capacidade e, ao mesmo tempo, manterse competitivos. “Para nós, Olivier Delcourt, é essencial mantermos, ou Especialista em melhor ainda, aumentarmos Materiais da o alto ritmo de produção”, diz Peugeot SA R&D. Delcourt. “Empresas como a Seco Tools terão um papel fundamental, ajudando-nos a manter e reduzir nossos tempos de ciclo”, explica ele. “Seu papel também é vital em reduzir o desgaste, o que pressupõe que a superfície das peças seja ainda melhor do que antes. Precisamos de acabamentos de alta qualidade, lisos e brilhantes como um espelho, a fim de reduzir o atrito – e, por isso, contamos com a experiência dessas empresas”.

2008

154 g

Nível admissível de emissão de CO2 por quilômetro no passado e no futuro

2015

130 g 2020

95 g

65% DE AÇO

65%

Normalmente, 65% do peso de um carro PSA corresponde ao aço. Este é o material mais usado em termos da carroceria e das peças mecânicas. “Na PSA, estamos tentando reduzir o peso dos veículos aumentando a quantidade

de alumínio utilizada, tanto em peças grandes, como cabeçotes de cilindro, quanto na suspensão e na carroceria,”, explica Delcourt. “O alumínio já é usado por outros fabricantes para veículos de primeira linha, mas é mais caro e menos eficiente que o aço”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.