Issuu on Google+

serviços de documentação

folha interna

nº3 julho 2007

Esta folha interna é um espaço de divulgação do trabalho em curso nos SDUA e dos projectos ainda no “forno”. Pode ainda ser um meio de partilha de informações relevantes para a biblioteconomia. A contribuição de cada um é sempre bem-vinda… projecto transversal análise do catálogo web Decorre um projecto de análise das funcionalidades do catálogo Web que se iniciou pela pesquisa de características de usabilidade e pela recolha de alguns dos problemas encontrados pelos colaboradores. Foi ainda distribuído um inquérito aos utilizadores com algumas questões acerca dos seus hábitos de pesquisa e opinião acerca de algumas funcionalidades.

cooperação com gabinete pedagógico

ficha técnica redacção Graça Gabriel periodicidade Mensal

grafismo Difusão de Informação recolha de informação: Até dia 28 de cada mês para ggabriel@ua.pt

catalogação analíticos Foi decidido em reunião do sector retomar catalogação dos analíticos dos CDs de jazz.

a

produção de conteúdos A colaboração dos SDUA com o Gabinete Pedagógico no apoio a alunos invisuais tem levado à conversão de muitas das obras da biblioteca para formatos lidos por software de leitura de ecrã. Tem ainda sido significativo o apoio personalizado às necessidades dos alunos invisuais através da disponibilização de espaços, equipamentos e software.

processos dos docentes De modo a permitir uma consulta mais eficiente dos processos dos concursos dos docentes da UA, irá ser iniciada a catalogação integral de todas as obras constantes nos processos mais antigos (datados de 1999 e actualmente na Mediateca).

baes

difusão da informação

Os SDUA participam ainda no projecto nacional BAES que visa a construção de repositórios institucionais em formatos acessíveis a software de leitura de ecrã e a aquisição de equipamentos de acesso/produção de conteúdos para pessoas com necessidade educativas especiais.

a biblioteca informa

tecnologias e sistemas de informação

Já se encontra disponível o número de verão do boletim informativo. Nele os utilizadores poderão encontrar informações sobre os serviços e recursos disponibilizados não só nos SDUA mas também na WWW.

reclamações periódicos Foram resolvidos os problemas levantados pela nova versão do Aleph no que toca às reclamações dos fascículos em falta a partir do módulo de aquisições.

factor de impacto Iniciou-se a actualização das listas por departamentos das revistas com maior factor de impacto. Este processo assume uma vital importância na escolha das revistas mais pertinentes às diversas áreas de estudo.

catálogo bibliográfico Foi remodelada a página relativa aos catálogos, estando agora disponível a consulta nos fundos La Roche, Padre Acúrcio, Manuel dos Reis, trabalhos de fim de curso e na biblioteca do ISCA.

leitura, atendimento e empréstimo

página do sef Já está disponível a nova página do Serviço de Encomenda de Fotocópias em http://portal.doc.ua.pt/servicos/fotocopias

aquisições e gestão de publicações periódicas url de periódicos Foi concluído o processo de actualização dos URLs das publicações periódicas e a inserção de URLs nos novos títulos.

classificação e indexação remodelação de rubrica Foi finalizada a remodelação dos livros da rubrica 681.3 para a rubrica 004 dos livros das áreas de Electrónica afectas ao 4º piso.

leituras de verão: A chuva pasmada | Mia Couto | 869.0(6)H.191 A pianista | Alfriede Jalinek | 830VIH.JLN.8.2ed Todos os nomes | José Saramago | 869.0VH.SRM.22.7ed Quantas madrugadas tem a noite | Ondjaki | 869.0(6)D.22

remodelação das estantes Fruto da remodelação da rubrica 004 foi feito um estudo do espaço das rubricas do 2º e 4º pisos de modo a planear a remodelação nos dois pisos e o trabalho a efectuar pelas várias equipas na semana de encerramento da Biblioteca. No 3º piso foi feita a movimentação de algumas rubricas para a criação de espaço. depósito Foram removidos para depósito os fascículos até ao ano 2002 dos diferentes pisos da Biblioteca. conferência Na Mediateca foi feita a conferência do acervo de monografias, periódicos e audiovisuais. Na Biblioteca conferiram-se os livros com estatuto “desaparecido”.

Repositório iniciado em 1971 e que conta actualmente com 20.000 livros electrónicos em acesso livre e em várias línguas. Ver: http://www.gutenberg.org


Nº3 Jul 2007