Issuu on Google+

Nยบ 41 marรงo - abril

2013

F O L H A iNTERNA


Neste número

pág. 7

pág. 11 pág. 5 pág. 10 pág. 4 pág. 6

pág. 2

pág. 2 Foto da capa Caneca da coleção de vidros da UA. A FOLHA iNTERNA é editada bimestralmente pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM). Tem como objetivos reforçar a comunicação interna, divulgar externamente o trabalho e os projetos desenvolvidos e contribuir para uma maior valorização dos seus recursos humanos. É disponibilizada em vários espaços dos SBIDM e todos os números podem ser encontrados em www.issuu.com/sbidm-fi e em www.ua.pt/sbidm

Ficha técnica Edição Ana Bela Martins Redação e design gráfico Graça Gabriel

01

pág. 2

Defesa de dissertação de mestrado

pág. 3

DIREÇÃO Seminário “Interoperabilidade em Instituições de memória Visita à biblioteca Projeto “Integrar a informação nas Instituições de Memória” Recursos humanos dos SBIDM

pág. 10

ÁREA DE ARQUIVO E MUSEU Museu Arte pública na UA 40 Anos da UA GaleRIA

Novo número de “A Biblioteca Informa” “VII Encontro CTDI – Informação, Ciência e Tecnologia: Fusão para a Inovação”

pág. 11

Avaliação da formação de utilizadores

pág. 12

Recursos eletrónicos Parametrização de estilos e normas Revistas UA

pág. 4

pág. 5

Arquivo Espaços do Arquivo e do Museu Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos”

pág. 6

ÁREA DE BIBLIOTECA Aquisições e Gestão de Coleções UA Editora Publicações periódicas

pág. 7

Atendimento e Empréstimo Biblioteca Palestras no âmbito do American Corner

pág. 8

Mediateca “Campanha Global pela Educação” Reorganização dos depósitos Biblioteca ISCA Dia Internacional do Livro “Livro riscado, livro apagado”

FOLHA iNTERNA | nº 40 | janeiro-fevereiro| 2013

pág. 9

ÁREA DE RECURSOS ELETRÓNICOS E APOIO AO UTILIZADOR Apoio ao Utilizador Apoio aos utilizadores na gestão de referências bibliográficas Formação interna “Places. Plataforma de Acessibilidade”


Olga Silva Defesa de dissertação de mestrado RESUMO Esta dissertação procurou refletir sobre a existência e a importância de museus ou núcleos museológicos integrados em universidades enquanto espaços de transmissão e produção de conhecimento. O objetivo da criação do Museu da Universidade de Aveiro, em termos organizacionais e de gestão, orientou um conjunto de leituras e reflexões essenciais que dão corpo ao presente trabalho. Na atualidade, na designada era da informação e do conhecimento, a internet possibilitou um aumento extraordinário de difusão da informação, de forma rápida e intensa. Este facto, aliado ao generalizado das tecnologias

da informação e da comunicação e aos avanços da ciência, favorecem o tratamento e a utilização da informação. Deste modo, as novas tecnologias e a globalização vieram estabelecer novas relações entre o passado, o presente e o futuro. Assim, e no contexto das sociedades contemporâneas, os museus não são exceção, são antes os espaços facilitadores do acesso à informação das coleções que os constituem. Atualmente, o papel da museologia, acerca do qual este trabalho procura refletir, desmultiplica-se em diversas valências, nomeadamente a nível científico, educativo,

“Museu da Universidade Aveiro. Uma proposta execução”

de de

cultural e de entretenimento. No presente caso, em contexto universitário, as vocações científica, educativa e de lazer de um museu ou núcleo museológico tornam-se evidentes. Este estudo prevê que, além da abordagem às coleções numa perspetiva científica e educativa, se refiram os doadores e os colecionadores. Sequencialmente, justifica-se que se valorize a utilização das ferramentas de gestão tanto na sua definição e implementação, como na valorização do serviço cultural que pretendem prestar a todos os públicos, a começar pela comunidade académica.

FOLHA iNTERNA | nº 40 | janeiro-fevereiro| 2013

02


DIREÇÃO Recursos humanos dos SBIDM

Seminário “Interoperabilidade em Instituições de Memória”

No âmbito da reorganização e ajustamento de trabalho e tarefas, o Núcleo de Aquisições e Gestão de Coleções passou a contar com a participação de Márcia Pessoa. Por sua vez, Olga Silva, que durante alguns anos trabalhou no Núcleo de Aquisições e Gestão de Coleções , passou agora a desempenhar funções no Núcleo de Tratamento Técnico e no Núcleo do Museu.

No âmbito do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD, dia 10 de maio Cristina Cortês (SBIDM), em colaboração com o especialista em sistemas de informação para arquivos e bibliotecas, Rafael António, irão apresentar um seminário na Biblioteca Nacional com o objetivo de descrever as normas vulgarmente adotadas pelas Instituições de Memória para organização e representação da informação; apresentar os desafios na organização e representação da informação perante o desenvolvimento dos novos modelos conceptuais e identificar os elementos divergentes e convergentes.

03

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril | 2013

Estágio na Biblioteca Durante o mês de março, a Biblioteca recebeu Nicolina Alfredo, bibliotecária na universidade moçambicana “A Politécnica” (Maputo), para um curto estágio de duas semanas. Durante este período, a bibliotecária percorreu os diversos núcleos, inteirando-se do circuito documental, das políticas e procedimentos usados e dos recursos eletrónicos disponibilizados à comunidade académica da UA.


ÁREA DE ARQUIVO E MUSEU

M U S E U Arte pública na UA O que é? Segundo Mitchell, a designação de “arte pública” refere-se, mais comumente, à “art that is commissioned, paid for, and owned by the state.” (1992, p. 2). No entanto, o termo tem adquirido uma maior abrangência. Envolve, por exemplo, o contexto de produção (contexto histórico, objetivo e visão do artista), a exibição (local, função social, relação com o espectador), a esfera pública (representação do ideal, crítica ou rotura), a questão da produção artística e a experiência do espectador.

Estátua de pedra da autoria de Paulo Neves (2001). Localização: jardim junto ao edifício da Reitoria.

Na UA O património da UA inclui uma coleção de esculturas de origens diversas e que podem ser apreciadas em diversos locais do campus como parte da exposição de Arte Pública. Bibliografia Art and the public sphere. Chicago : The University of Chicago Press, cop. 1992. 268 p. ISBN 0-226-53211-9

Mármore da autoria de Volker Schnüttgen. Localização: Alameda Central.

40 Anos da UA Para a comemoração, este ano, do 40º aniversário da UA, os SBIDM propuseram a realização de uma mostra das coleções museológicas que fazem parte do espólio existente no Núcleo Museológico destes Serviços.

GaleRIA “Calandra” feita de aço da autoria de Manuel Patinha (2000). Localização: átrio da Biblioteca.

“Tenção bio-gravítica III” feita de granito da autoria de Xico Lucena. Localização: fachada Este do complexo Pedagógico.

O blog do museu recebeu o nome de “GaleRIA” e está já disponível para consulta. Nele podem ser encontrados posts sobre as coleções museológicas e vários separadores com informação sobre as coleções e as exposições. Ver: http://blogs.ua.pt/galeria

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril| 2013

04


ÁREA DE ARQUIVO E MUSEU

ARQUIVO Espaços do Arquivo e do Museu Os funcionários do Arquivo, em colaboração com os do Museu, desenvolveram um projeto de intervenção de forma a personalizar os locais diários de trabalho com quadros pertencentes ao fundo museológico e fotografias do fundo arquivístico. O espaço à entrada do edifício foi idealizado para receber os visitantes e utilizadores de ambos os núcleos, existindo agora um sofá, uma mesa de apoio e várias vitrinas onde periodicamente serão expostas as coleções museológicas e arquivísticas.

Corredor dos quatro gabinetes de trabalho do Arquivo e do Museu, agora com vários quadros.

Jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” Dias 20 e 21 de março Dora Sousa e Isabel Marques participaram nas jornadas “Gestão de Informação e Propriedade Intelectual em Arquivos” organizadas pela BAD e o Goethe-Institut Portugal. Realizadas no Auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, as jornadas reuniram juristas, arquivistas e outros especialistas para debater as dificuldades na constituição de arquivos e a problemática específica dos direitos de autor.

05

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril | 2013

Sala de receção dos utilizadores. Da esquerda para a direita: Luís Vaz, Luísa Ribeiro, Isabel Marques e Dora Sousa


ÁREA DE BIBLIOTECA

AQUISIÇÕES E GESTÃO DE

COLEÇÕES

UA Editora Os SBIDM viram a sua atuação alargada a uma nova área. Trata-se da recente integração, nestes Serviços, da área de edições da Universidade. Outrora sediada na Fundação João Jacinto de Magalhães, a UA Editora passou a funcionar sob a responsabilidade dos SBIDM, desde fevereiro deste ano. O funcionamento da UA Editora, no que se refere aos movimentos de distribuição, vendas, loja online APEES, gestão do armazém e receção das novas obras para distribuição fica sob a coordenação do Núcleo de Aquisições e Gestão das Coleções, nomeadamente com as colaboradoras Cristina Borges e Sandra Oliveira. A fase de design e pré-print é da responsabilidade dos SCIRP. As propostas de novas edições ficam, para já, diretamente leitura com acesso às sob a coordenação da direçãoSala dosde SBIDM.

Alguns dos funcionários dos SBIDM que colaboraram na mudança de instalações da UA Editora.

estantes com monografias.

A gestão da página Web da UA Editora irá continuar a cargo da AREAU, com Cecília Reis em coordenação com Cristina Borges. De momento está a ser organizado o armazém, tendo-se ocupado, para isso, o antigo espaço do PMat, para onde já foram transportados todos os livros existentes no antigo armazém da editora.

Uma das salas disponíveis para a UA Editora.

Ver: http://www.ua.pt/uaedicoes Contactos: editora@ua.pt tel. +(351) 234 370 875 fax +351 234 370 997 ext. 22304

Publicações periódicas Estão a ser verificadas todas as publicações periódicas do fundo Padre Acúrcio e dos Reservados de forma a proceder a eventuais correções a nível de catalogação, cotas, registo de exemplares e Kardex.

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril| 2013

06


ÁREA DE BIBLIOTECA

ATENDIMENTO E EMPRÉSTIMO Biblioteca Palestras do American Corner O Programa American Corner, gerido pelos SBIDM, continua a trazer à UA especialistas americanos de várias áreas para palestras e workshops dirigidas à comunidade académica. Dia 14 de março Giuseppe Gramigna, economista-chefe da US Small Business Administration, falou no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial sobre "The Great Recession of 2008-2009, Conventional and Non-conventional U.S. Federal Government Responses and their Impact on U.S. Small Businesses“. Em análise estiveram os acontecimentos que levaram à crise financeira e à Grande Recessão de 2008-2009 nos EUA e as respostas do Governo; o impacto das medidas do Governo americano nas pequenas empresas e as realidades portuguesa e europeia face ao atual clima de tensão económica.

Palestra por Giuseppe Gramigna.

Palestra por Mamta Nagaraja.

Dia 8 de abril o Departamento de Física da UA recebeu Mamta Patel Nagaraja, engenheira espacial da NASA e treinadora dos astronautas que operam nas missões do US Space Shuttle da Estação Espacial Internacional (EEI). Durante esta palestra abordou temas como a tecnologia e as soluções de engenharia necessárias para o sucesso das explorações espaciais robóticas e humanas, a EEI, o Curiosity (o Laboratório de Ciência em Marte) e a contribuição internacional para a aventura da exploração espacial.

07

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril | 2013


ÁREA DE BIBLIOTECA

“Campanha Global pela Educação” No âmbito desta campanha, que este ano teve como tema “Todas as crianças precisam de um professor”, a Professora Doutora Rosa Madeira e suas mestrandas organizaram várias atividades para alunos de escolas do distrito de Aveiro, tendo contado com o apoio dos funcionários da Mediateca. Na zona de leitura informal foi disposto um placard informativo com o cartaz referente ao evento, brochuras da campanha e a “Carta dos Direitos e Deveres das Crianças”; foi colocada uma mesa vitrine expondo obras da Mediateca sobre o papel/ importância do professor e o direito das crianças à educação e foram escolhidos livros de literatura infanto-juvenil alusiva à temática em questão para constarem do escaparate.

Mediateca Nas salas de estudo em grupo foram desenvolvidas várias atividades tais como a visualização de um vídeo “Caminhos para a inclusão” (existente na Mediateca) com o intuito de abordar a igualdade de oportunidades na educação. Finalmente, foi feita uma breve referência ao funcionamento e valor de uma biblioteca, relembrando aqueles que não têm direito/acesso à educação e foram distribuídas lembranças (lápis, blocos, certificado de participação e oferta da merenda).

Zona de leitura informal.

Ver mais sobre esta campanha: http://www.educacaoparatod os.org/

Reorganização dos depósitos Continua em curso a movimentação das publicações periódicas tendo em conta o plano de 2010 de restruturação dos depósitos.

Vitrine com obras sobre o papel do professor.

Biblioteca ISCA Dia Internacional do Livro

“Livro riscado, livro apagado”

Para comemorar o Dia Internacional do Livro (23 de abril) a Biblioteca do ISCA promoveu, de 22 a 26 de abril, um “Especial Banca de Ofertas” com livros gratuitos para os seus utilizadores.

Em março foi desenvolvida a campanha “Livro riscado, livro apagado” em colaboração com a AEISCAA. A atividade envolveu os alunos do primeiro ano de licenciatura e pretendeu sensibilizá-los para a necessidade de preservar os livros da Biblioteca do ISCA. Para isso os alunos estiveram a apagar comentários e sublinhados feitos por outros colegas anteriormente.

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril| 2013

08


ÁREA DE RECURSOS ELETRÓNICOS E APOIO AO UTILIZADOR

APOIO AO UTILIZADOR Apoio aos utilizadores na gestão de referências bibliográficas

“Places: Plataforma Acessibilidade”

Andrea Martins esteve presente na sessão pública que decorreu na Reitoria da Universidade do Porto no dia 5 de abril onde foi apresentada a plataforma “PLACES”.

Face ao cancelamento da subscrição institucional do software de referências bibliográficas EndNote, foram analisadas funcionalidades de outros sistemas, tais como o Mendeley e o Endnote Web versão Web do Endnote, disponibilizado via b-on (Biblioteca do Conhecimento Online) para todos os membros do consórcio nacional . Para ajudar a comunidade académica da UA na transição do EndNote para um outro software de gestão de referências bibliográficas foi elaborada uma página Web e produzidos três tutoriais de apoio para o EndNote Web e Mendeley. Ver: http://www.ua.pt/sbidm/bibliot eca/PageText.aspx?id=10079 Foi ainda prestado apoio presencial, por telefone e email a nível da importação de pastas do EndNote para os novos programas e sobre os próprios programas em si. Nos dias 21 e 27 de março foram realizadas três sessões de esclarecimento no anfiteatro do Departamento de Ambiente intituladas “Gestão de referências bibliográficas: opções disponíveis e dicas”, dirigidas à comunidade académica.

09

de

Cartaz das sessões de esclarecimento.

Informação sobre a Formação de Utilizadores disponível em: http://www.ua.pt/sbidm/bibliot eca/PageText.aspx?id=4034

Formação interna A equipa responsável pela formação de utilizadores realizou duas formações internas sobre “Seleção de fontes de informação científica” e “Gerir referências bibliográficas: opções disponíveis e dicas” de forma a atualizar conhecimentos.

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril | 2013

Este projeto, levado a cabo pelo Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência da Universidade do Porto (SAEDUP), visa sistematizar e difundir práticas de produção de informação acessível, ou seja, que a informação produzida possa ser acedida por qualquer utilizador independentemente dos meios/tecnologias de apoio que possua. A plataforma disponibiliza ainda um conjunto de tutoriais acessíveis. Ver plataforma “Places”: http://www.up.pt/places Ver website do SAEDUP: http://sdi.letras.up.pt/default.as px?pg=saedup.ascx


ÁREA DE RECURSOS ELETRÓNICOS E APOIO AO UTILIZADOR

“A

“VII Encontro CTDI – Informação, Ciência e Tecnologia: Fusão para a Inovação”

A edição de primavera do boletim das Bibliotecas da UA destaca um conjunto de recursos informativos na área da Física. Pretende, também, dar a conhecer ferramentas de apoio à gestão de referências bibliográficas e promover a consulta das coleções disponíveis nas Bibliotecas da UA.

Dia 24 de abril de 2013 Diana Silva apresentou a comunicação "O acesso à informação científica e as tecnologias emergentes em meio académico: serviços e conteúdos relevantes das bibliotecas para a criação de valor”, da autoria de Ana Bela Martins e Diana Silva.

Novo número de Biblioteca Informa”

Página inicial do novo número.

Ver: http://blogs.ua.pt/bibliotecainf orma/?cat=211 Para este número foi igualmente realizada uma versão impressa, com resumos dos artigos apresentados na versão Web.

Resumo: A diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web, juntamente com os atuais processos ligados à aprendizagem e à investigação, caraterizados por meios mais participativos na construção do conhecimento e centrados em competências torna inquestionável o papel das bibliotecas de ensino superior. É fundamental a exploração de sistemas e ferramentas de uma forma eficaz para criar serviços de valor acrescentado aos processos de ensino-aprendizagem e da investigação, ao mesmo tempo que se torna acessível a biblioteca e os seus recursos, onde e quando são necessários, através de ferramentas e serviços adequados.

Nesta comunicação, tivemos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos SBIDM. Destacámos algumas das vertentes de atuação das bibliotecas da UA ao nível do apoio ao utilizador, na perspetiva da aprendizagem e investigação e que passam pela aposta em conteúdos relevantes e pela renovação de serviços com recurso às tecnologias emergentes e da Web 2.0. Ver apresentação da comunicação: http://www.slideshare.net/dia nassilva1/ctdivilaconde

Boletim no ISSUU: http://issuu.com/bibliotecasua/ docs/boletim28 Boletim em .pdf: https://www.ua.pt/ReadObject .aspx?obj=28513

Diana Silva.

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril| 2013

10


Fonte: FreeDigitalPhotos.net ©jannoon028

ÁREA DE RECURSOS ELETRÓNICOS E APOIO AO UTILIZADOR

Avaliação da formação de utilizadores Introdução Para tentar perceber se as temáticas abordadas e os planos de formação estão de acordo com as necessidades sentidas pelos utilizadores, assim como se o formador está a corresponder às exigências de cada formação, em 2012 foi solicitado aos utilizadores que preenchessem um breve questionário de avaliação sobre a sessão a que tinham assistido (sessões de formação e workshops). Amostra Ao longo do ano 2012, 1.861 formandos assistiram às 101 ações de formação das Bibliotecas da UA mas apenas 522 preencheram o questionário apresentado (não

foram distribuídos questionários em todas as formações).

corresponde a “Bom” e na “Avaliação do formador” corresponde a “Muito bom”.

Foram recebidas respostas de 268 alunos do 1º ciclo, 148 de alunos do 2º ciclo, 58 de alunos do 3º ciclo, 26 de investigadores/docentes, 6 de funcionários e 16 de formandos que se identificaram como “outro” (não se incluíram nas tipologias anteriores).

Relativamente aos tipos de públicos, os “alunos do 1º ciclo” e os que assinalaram “Outros” pontuaram com “Bom” a “Avaliação da formação” e a “Avaliação do formador”. Os restantes públicos pontuaram ambos com “Muito bom”.

Escala A escala usada foi a seguinte: 1 – “Muito fraco” 2 – “Fraco” 3 – “Médio”

Estes resultados serão tidos em conta na conceção de novas abordagens à formação de utilizadores, com a melhoria de conteúdos programáticos e a criação de novos workshops a apresentar em 2013 e 2014.

4 – “Bom” 5 – “Muito bom”

Resultados A pontuação geral obtida na “Avaliação da formação”

Tipologia de públicos

2º ciclo

3º ciclo

Outro

1. Interesse / utilidade das temáticas abordadas 2. Aquisição de novos conhecimentos 3. Aplicação dos conhecimentos adquiridos 4. Apresentação clara dos conteúdos 5. Duração da formação 1. Perceção do domínio dos conteúdos 2. Capacidade de motivar e despertar o interesse 3. Clareza na exposição e apresentação dos conteúdos

1º ciclo

Funcionário

Avaliação do formador

Avaliação da formação

Questões

Docente / investigador

Aluno

4

5

5

5

5

4

4 4 4 3 4

4 4 5 4 5

5 5 5 4 5

4 5 5 4 5

4 4 4 4 5

4 4 5 4 5

4

4

5

5

5

4

4

5

5

5

5

4

Tabela 1: Resultados dos inquéritos (média da pontuação obtida).

11

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril | 2013


ÁREA DE RECURSOS ELETRÓNICOS E APOIO AO UTILIZADOR

RECURSOS ELETRÓNICOS Parametrização de estilos e norma Está a ser parametrizada a Norma Portuguesa 405 (para referências bibliográficas) de acordo com a linguagem CSL (Citation Style Language) para uso no Mendeley e no Zotero e o formato *.enl para uso no EndNote Web. Está já disponível uma configuração especial do estilo bibliográfico APA 6th para o contexto português tanto para o gestor de referências Mendeley como para o EndNote Web. Estão a ser preparados outros estilos que são próprios para as referências bibliográficas de revistas científicos. Está em fase de estudo a parametrização para o Mendeley e o EndNote Web das normas de citação/referências usadas pelas revistas em acesso livre da UA de forma a que os autores possam ver simplificada esta tarefa aquando da submissão de artigos.

Parametrização da NP 405 no EndNote Web.

Ver normas/estilos em CLS em: http://citationstyles.org/

Revistas UA No seguimento do carregamento da revista “Eletrónica & Telecomunicações” na plataforma Revistas UA, foi disponibilizado o número mais recente (vol. 5, nº 4). Ver: http://revistas.ua.pt/index.php/revdeti/issue/vi ew/154 Na sequência de algumas alterações editoriais da revista “Estudos do ISCA” foram alterados conteúdos ligados à secção “Sobre”, modificados alguns conteúdos na configuração da revista e foi realizado o registo de utilizadores que pertencem à Comissão Científica de Avaliação e outros. Foi igualmente inserido o nº 5 (2013).

Parametrização da NP 405 no Mendeley.

Ver: http://revistas.ua.pt/index.php/estudosdoisca/i ssue/current

FOLHA iNTERNA | nº 41 | março-abril| 2013

12


Nº 41 março - abril

2013

F O L H A iNTERNA

Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal Contactos Telefone: (+351) 234370997 Ext.: 22343 Fax: (+351) 234370997 sdua@doc.ua.pt www.ua.pt/sbidm


Nº41 mar-abr 2013