Page 1

FOLHA iNTERNA Nº 37 julho-agosto 2012

Neste Número pág. 1

pág. 6

Arquivo Plataforma ICA-AtoM Museu Projeto aprovado Gravuras Exposição de vidros

Recursos Electrónicos e Apoio ao Utilizador RIA Repositório BAES Formação interna Revistas UA

pág. 2

pág. 7

Coleção de discos de vinil

Workshop para autores Projeto A biblioteca nas tuas mãos Projeto DALI Portal em inglês

pág. 3 Atendimento e Empréstimo Encerramento de espaços Estatísticas de arrumação do depósito (abril-julho) Estatísticas de pedidos ao depósito (abriljulho) Limpeza do exterior da Biblioteca Reportagem

pág. 4 Plano de comunicação para o Núcleo de Atendimento e Empréstimo (NAE)

pág. 5 Ficha Técnica edição: Ana Bela Martins grafismo e redacção: Graça Gabriel periodicidade: bimestral

Aquisições e gestão das coleções Estudo das publicações periódicas Estudo bibliométrico Catalogação Manuais escolares de Timor-Leste Estatísticas semestrais

pág. 8 Biblioteca do ISCA Pedidos de informações e apoio a pesquisas na sala de leitura Arrumação de material devolvido ou consultado na sala de leitura Estatísticas do 1º semestre: serviço de atendimento e empréstimo Estatísticas do 1º semestre: pedidos ao depósito Conferência do depósito Mediateca Peddy paper Conferência do fundo


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Arquivo Plataforma ICA-AtoM Tendo em conta a necessidade de munir o Arquivo de uma ferramenta de tratamento, gestão e disponibilização online de coleções, foram comparadas várias plataformas, tendo o ICA-AtoM (International Council on Archives – Access to Memory) sido considerada a mais indicada. Esta plataforma assenta em software de código aberto para descrição arquivística; está desenhada para ser adaptável a normas internacionais de arquivo; possibilita a importação e exportação de descrições arquivísticas e registos de autoridade e viabiliza a disponibilização de metainformação em OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting). Exemplo de um registo no ICA-AtoM.

Museu Projeto aprovado Em julho foi aprovado o projeto Recuperação e tratamento de discos de 78 r.p.m. música popular portuguesa que foi submetido a financiamento à Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto irá incidir sobre uma vasta coleção de discos de música popular portuguesa e de fado, do século XIX ao século XX, a doar futuramente pelo colecionador José Moças.

Gravuras Foi recentemente doada à UA pelo Sr. Madeira Luís uma coleção de cerca de 200 gravuras de vários artistas portugueses, editadas pela Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses. O seu tratamento técnico terá início em setembro, embora ainda não esteja contemplada a disponibilização online das imagens.

Além da aquisição de equipamento que irá permitir o tratamento e digitalização futura deste fundo, os colaboradores que irão proceder ao tratamento do fundo irão receber formação específica por técnicos especializados do arquivo fonográfico de Viena de Áustria, deslocando-se posteriormente a este arquivo de forma a sedimentar a sua formação.

Exposição de vidros O núcleo museológico da UA vai passar a contar com um espaço próprio no edifício da antiga fábrica de moagens (Fábrica Ciência Viva de Aveiro). As coleções aí colocadas ficarão visitáveis pelo público através de visitas guiadas.

Exemplar da coleção de gravuras.

|1


em destaque

Coleção de discos de vinil

S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

História Uma das coleções do Centro de Estudos de Jazz é um conjunto de discos de vinil, oferta de José Duarte. O seu tratamento iniciou-se em 2005, na plataforma SInBAD, e incluía a criação dos registos bibliográficos (descrição física sumária), a conversão digital de cada faixa e sua disponibilização, a digitalização das capas e um trabalho de pesquisa em publicações periódicas de artigos sobre os discos de forma a enriquecer o registo .

Paralelamente a este processo de conversão é feita a descrição bibliográfica no SInBAD e no ALEPH e estabelecidas as ligações entre os dois sistemas. Posteriormente, procede-se à validação dos metadados, sendo inseridos no ficheiro de autoridades as coletividades-autor (responsabilidade principal, coresponsabilidade e responsabilidade secundária). O processo termina com o regresso dos discos à sala do Centro de Estudos de Jazz.

Workflow de trabalho Atualmente o tratamento inicia-se com a audição do disco em tempo real, ao mesmo tempo que se procede à sua conversão para uma versão digital através do editor WaveLab. O ficheiro digital resultante é depois convertido para diferentes faixas recorrendo-se ao Audacity (software em acesso livre), sendo necessário definir o início e o final de cada faixa (em alguns discos nem sempre se consegue perceber onde termina uma faixa e começa outra) e fazer a contabilização temporal (que constará no SInBAD).

Equipamentos para conversão dos discos de vinil.

Até ao momento foram já inseridos no SInBAD/ALEPH um total de 1.625 registos bibliográficos (alguns dos registos podem implicar vários discos tratados). No entanto, em agosto surgiram problemas com o SInBAD que impediram a continuação do trabalho nesta plataforma. Espera-se que, até final de 2012, os cerca de 170 registos que faltam sejam tratados e disponibilizadas as respetivas faixas musicais. Pesquisa da coleção no catálogo: http://opac.ua.pt > pesquisa por tipo de documento > audiovisuais Pesquisa da coleção no SInBAD: http://jazz.sinbad.ua.pt/Discos/ Nota: no SInBAD a audição de faixas limitase a utilizadores credenciados da UA. Registo no SInBAD (cota: CEJ-JD-VN-1113).

|2


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Atendimento e Empréstimo

A Rede de Cooperação e Conhecimento na Área do Trabalho, Emprego e Solidariedade Social Permite a pesquisa integrada em diversos catálogos das bibliotecas do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e a pesquisa de termos num tesauro. Ver: http://redtess.g ep.mtss.gov.pt

A International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres é atualmente constituída por membros de 45 países e promove as atividades de bibliotecas, arquivos e centros de documentação da área da música. Ver: www.iaml.info

Encerramento espaços

de

De forma a proceder à conferência do fundo bibliográfico e realizar operações de limpeza na Biblioteca, foi necessário proceder ao seu encerramento de 16 a 20 de Julho.

Conferência de fundos.

No período de 6 a 17 de agosto a Biblioteca, como a grande maioria dos serviços da UA, esteve encerrada. No entanto, devido à necessidade de apoio aos Serviços de Gestão Académica, mantiveram-se a funcionar, neste período, o serviço de apoio aos utilizadores do Arquivo e a Biblioteca, que esteve aberta com acesso vedado às salas de leitura, para apoio ao SGA e aos alunos que necessitaram de regularizar a sua situação (entrega de livros e pagamento de multas de empréstimo).

Estatísticas de arrumação depósito (abril-julho)

do

- Biblioteca: 3.818 unidades - Mediateca: 2.049 unidades

Estatísticas de pedidos depósito (abril-julho):

ao

Biblioteca

abr.

mai.

jun.

jul.

2º piso

197

259

241

130

3º piso

93

80

60

29

4º piso

6

6

1

1

Total de pedidos

305

345

302

160

Mediateca

abr.

mai.

jun.

jun.

Total de pedidos

64

43

30

16

Limpeza do exterior da Biblioteca Aproveitando uma falha de energia em agosto e respondendo ao desafio lançado pela Direção, uma equipa de colaboradores da Biblioteca munida de pás e vassouras realizou operações de limpeza de ervas no exterior do edifício.

Da esquerda para a direita: diretora dos SBIDM Ana Bela Martins, Anabela Teles e Ana Maria.

Reportagem Em julho o edifício da Biblioteca recebeu uma equipa da SIC para recolher imagens para uma reportagem sobre a caracterização turística e cultural da cidade de Aveiro.

|3


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

em destaque

Plano de comunicação para o Núcleo de Atendimento e Empréstimo (NAE)

Tendo em conta que o NAE é composto por um grande número de serviços onde a comunicação com o público é essencial, procedeu-se a um levantamento das estratégias de comunicação já em uso de forma a elaborar um plano de comunicação com cinco linhas estratégicas a implementar no ano letivo de 2012/2013. Linha estratégica 1: aumentar a qualidade da comunicação síncrona e assíncrona do NAE com a comunidade académica. Objetivos: • Melhorar a qualidade do atendimento ao público feito nos balcões de atendimento da rede de bibliotecas da UA; • Melhorar a comunicação e a difusão de informação nos diversos serviços proporcionados pelo NAE; • Melhorar e adequar a linguagem escrita (ex.: comunicação por e-mail); • Melhorar a comunicação com a comunidade académica estrangeira; • Promover uma maior interação com o público; • Avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo NAE através da medição periódica da satisfação dos utilizadores. Linha estratégica 2: compreender a utilização dos espaços e coleções da rede de bibliotecas da UA por parte da comunidade académica. Objetivos: • Conhecer a frequência com que a comunidade académica acede aos espaços das bibliotecas da UA; • Conhecer o uso efetivo dos espaços, bem como a satisfação com os mesmos; • Perceber o conhecimento, uso, importância e satisfação dos utilizadores relativamente às coleções bibliográficas existentes; • Perceber os aspetos a melhorar em termos de espaços, equipamentos e coleções; • Conhecer a interação que decorre nos balcões de atendimento entre os funcionários e o público. Linha estratégica 3: aumentar o conhecimento da comunidade académica acerca dos serviços oferecidos pelo NAE na

rede de bibliotecas da UA. Objetivos: • Aumentar o conhecimento dos serviços, equipamentos, espaços e coleções disponibilizados na rede de bibliotecas da UA; • Informar a comunidade académica acerca de novos serviços, equipamentos, espaços e coleções disponibilizados na rede de bibliotecas da UA; • Aumentar a interação com a comunidade académica; • Promover um melhor conhecimento das necessidades e expectativas da comunidade académica. Linha estratégica 4: aproximar a rede de bibliotecas da UA dos utilizadores externos e dos antigos alunos da UA (Rede Alumni). Objetivos: • Informar os utilizadores externos e os alunos da Rede Alumni sobre os serviços, equipamentos, espaços e coleções disponíveis na rede de bibliotecas da UA; • Aumentar a interação dos utilizadores externos e dos alunos da Rede Alumni com a rede de bibliotecas da UA; • Promover instrumentos de avaliação das necessidades e expectativas dos utilizadores externos e dos alunos da Rede Alumni; • Aumentar o número de inscrições de utilizadores externos individuais e de instituições; • Aumentar o número de serviços a que os utilizadores externos (individuais e de instituições) podem aceder; • Criar um novo tipo de utilizadores externos: os Amigos da Biblioteca. Linha estratégica 5: aumentar a dinamização cultural nas salas de leitura da rede de bibliotecas da UA. Objetivos: • Promover uma maior aproximação do público à rede de bibliotecas; • Alargar as experiências culturais do público; • Dar a conhecer aspetos importantes do acervo das bibliotecas da UA; • Aumentar a interação com os diversos núcleos dos SBIDM.

|4


Aquisições e Gestão de Coleções

S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Estudo das publicações periódicas O estudo bibliométrico sobre as assinaturas de publicações periódicas (2007-2011) revelou as revistas mais consultadas segundo vários indicadores estudados. Apresenta-se aqui apenas uma versão abreviada dos resultados. Títulos mais consultados nas salas de leitura: • Science (456 consultas) • New Scientist (433 consultas) • Scientific American (395 consultas) Títulos com maior número de empréstimos: • Exame (108 empréstimos) • Páginas a&b (61 empréstimos) • Palavras (59 empréstimos) Títulos online com maior número de downloads: • PROLA (20.895 downloads) • Physical Review B (13.951 downloads) • Physical Review Letters (8.824 downloads) Títulos com maior fator de impacto (2010) • Science (31,377) • Annual Review of Materials Research (10,333) • Oceanography and Marine Biology (8,571) Alguns dos títulos contemplados no estudo.

Estudo bibliométrico e teses presentes em repositórios, artigos científicos, e páginas Web) com predominância para a língua portuguesa. Os resultados finais serão apresentados com maior detalhe no próximo número da FI.

Está em curso um estudo bibliométrico amostral da bibliografia usada em dissertações e teses defendidas na UA no ano de 2010 com o objetivo de verificar a atualização do acervo dos SBIDM. Os resultados preliminares apontam para uma grande percentagem de referências bibliográficas disponíveis na Web (dissertações

Catalogação Manuais

escolares

de

Timor-Leste Da cooperação entre o Ministério da Educação de Timor-Leste, a Universidade de Aveiro, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e a Fundação Calouste Gulbenkian, foram editados os primeiros manuais escolares da República Democrática de Timor-Leste, tendo sido oferecidos à Mediateca os 14 manuais do aluno e os 14 guias do professor.

Estatísticas semestrais No primeiro semestre de 2012 foram catalogadas as seguintes unidades de informação: • 5.778 livros de oferta; • 735 dissertações e teses; • 2.829 livros do fundo Aldónio Gomes; • 866 CDs do fundo Carlos Martins; • 654 discos do fundo José Duarte; • 811 cartazes.

Manuais escolares.

|5


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador RIA

Repositório BAES

O RIA foi já registado em plataformas de serviços externos: DRIVER, Open Access Map, ROAR, Open DOAR, Sciverse Hub.

Encontra-se já disponível para a comunidade de utilizadores com necessidades especiais o repositório BAES-UA: um sistema de informação de carácter restrito que armazena, preserva e dá acesso a um conjunto de documentos em formato digital acessível (respeitando as diretrizes de produção de acessibilidade) e que constituem a bibliografia recomendada pelos docentes.

Foi igualmente elaborado um relatório sobre todo o percurso percorrido, de 2011 a esta parte, e desenvolvida uma apresentação sobre o RIA e os seus conteúdos. Finalmente, o RIA possui já uma página no Facebook de forma a partilhar as novidades deste repositório. Ver: http://ria.ua.pt/

Podem aceder ao repositório, mediante autenticação, os utilizadores com necessidades especiais pertencentes às seis instituições do consórcio BAES (Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora e a Universidade de Aveiro. Ver: http://baes.ua.pt

Apresentação no SlideShare: www.slideshare.net/bibliotecasUA/ria14263989

Página no Facebook: www.facebook.com/riarepositorio

Website do repositório BAES.

Formação interna Revistas UA Foi disponibilizado na plataforma de revistas da UA o último número da revista Carnets: Revista Electrónica de Estudos Franceses. Ver: http://revistas.ua.pt/index.php/Carnets/issue /current

Dando continuidade ao projeto O nosso sucesso é o vosso sucesso (formações internas para os colaboradores do serviço de Formação de Utilizadores e do serviço de Apoio à Pesquisa de Informação), realizouse, em julho, a formação À procura do contexto: a avaliação da informação científica.

|6


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Workshop autores

para

Os SBIDM e a editora Elsevier estão a organizar um seminário intitulado Estratégias para aumentar a qualidade e impacto das publicações científicas, que irá decorrer no dia 15 de outubro de 2012. Tem como objetivo apresentar aos investigadores uma série de orientações ligadas à redação de artigos científicos e à sua submissão para publicação de acordo com os critérios exigidos pela maioria das revistas académicas nacionais e internacionais.

Projeto A biblioteca nas tuas mãos Este projeto, lançado no início de 2012, tem vindo a potenciar o uso de recursos e serviços disponibilizados pelas bibliotecas da UA através da configuração de plataformas para uso por telemóvel e pela utilização de QR Codes (códigos de barras em 2D que podem ser lidos no telemóvel, fazendo a conversão para textos interativos, localização geográfica, endereços URL, etc.). Está já disponível um Website com um formato especialmente adaptado aos dispositivos móveis e uma abordagem simples e o mais direta possível. O seu objetivo principal é dar ao utilizador informação sobre os serviços, espaços e recursos disponibilizados pelas bibliotecas da UA. Ver: http://blogs.ua.pt/bibliotecamobile/

O seminário terá como oradores Adam Wheeler, Editor da Elsevier, um editor e professor da Universidade do Aveiro e Miguel Sánchez, Regional Channel Manager da Elsevier. Mais informação: www.ua.pt/sbidm/biblioteca/PageImage.as px?id=15298

Projeto DALI O LCD no hall da Biblioteca continua a ser o ponto central do serviço DALI (Divulgação, Apoio e Literacia Informacional). A sua programação foi agora revista, tendo-se elaborados novos conteúdos informativos e formativos de apoio aos utilizadores (vídeos, textos, RSS Feeds, entre outros). Foi igualmente pedida a colaboração dos restantes núcleos dos SBIDM de forma a alargar o âmbito da informação prestada. Brevemente irá ser disponibilizada uma página Web de apoio aos conteúdos do LCD no portal das Bibliotecas da UA.

Website das Bibliotecas da UA para a versão mobile.

Os blogues A Biblioteca em Forma e A Biblioteca Informa foram igualmente configurados para formato móvel. Entre setembro e outubro irão ser implementadas nas salas de leitura das bibliotecas informação e serviços com recurso à tecnologia QR Codes.

Portal em inglês As páginas Web do portal das bibliotecas estão a ser traduzidas para inglês para que a informação possa chegar a um maior número de pessoas (ícon “en” do lado esquerdo do ecrã). Ver: www.ua.pt/sbidm/biblioteca/

|7


S B I D M | FOLHA iNTERNA | nº 37 | julho-agosto| 2012

Pedidos de informações e apoio a pesquisas na sala de leitura:

Arrumação de material devolvido ou consultado na sala de leitura

Estatísticas do 1º semestre: serviço de empréstimo e atendimento:

Estatísticas 1º semestre: pedidos ao depósito:

Empréstimos

4.327

janeiro

18

Devoluções

4.333

fevereiro

10

Renovações via Web

769

março

16

Renovações

714

abril

12

Reservas

251

maio

21

junho

15

Conferência do depósito Do inventário efetuado no depósito resultou a mudança de 39 cotas danificadas e a alteração de 27 cotas. Apenas um livro se encontrava desaparecido.

Peddy paper Durante a Academia de Verão – programa de ocupação científica de alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário – foram acolhidos na Mediateca cerca de 20 alunos do secundário. Além de terem conhecido os espaços, serviços e o catálogo bibliográfico, foram preenchendo as perguntas do peddy paper relativas à Mediateca.

Conferência fundo

do

De 23 a 27 de julho foi feita a conferência de todo o fundo, tendo sido encontrados 5 livros anteriormente desaparecidos e registadas 74 faltas novas.

Mais informação: www.ua.pt/academiadeverao/

|8


Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia Universidade de Aveiro Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal Contactos Telefone: (+351) 234370997 Ext.: 22343 Fax: (+351) 234370997 sdua@doc.ua.pt www.ua.pt/sbidm

Nº37 jul-ago 2012  

Boletim interno dos SBIDM com notícias e projectos das diferentes áreas de trabalho.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you