GABRIEL GONTIJO | JOÃO ROBERTO ANTÔNIO
Professor Costa foi sucedido pelo Professor Tancredo Furtado, que passou a ser titular das duas faculdades de medicina de Belo Horizonte e veio a cravar o seu nome como um dos grandes dermatologistas brasileiros no primeiro século da história da SBD. O Professor Tancredo Furtado, um inovador da Dermatologia, trouxe para o país conhecimentos que adquiriu em pós-graduações nos Estados Unidos. Quando voltou imprimiu vitalidade ao ensino da especialidade que, até então, era exclusivamente clínica. O Professor Furtado ampliou as áreas de interesse do ensino para campos como a micologia, cirurgia dermatológica e histopatologia, entre outras. Foi sucedido pelo Professor João Gontijo, pai do Professor Bernardo Gontijo e, depois, pelos professores Orcanda Patrús, Antonio Carlos Martins Guedes e Bernardo Gontijo.
No interior do estado, a Dermatologia também deixou marcos importantes na história entre os quais um centro pioneiro em Juiz de Fora onde destacaram-se os professores Antonio Carlos Pereira e Carlos Adolfo Pereira, entre outros. Em Juiz de Fora, durante congresso da SBD, foi realizado o primeiro exame para o TED - Título de Especialista em Dermatologia. Dermatologistas formados em Minas Gerais destacam-se por intenso intercâmbio com outros centros universitários no país e no exterior. Especialistas de visão, como os doutores Bernardo Gontijo e Antonio Carlos Martins Guedes, por exemplo, antes da criação da residência em Dermatologia na Universidade Federal de Minas Gerais, especializaram-se em centros de excelência como o serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, entre outros.
Desenvolveu sua carreira em Minas Gerais e construiu uma rede de relacionamentos baseada em suas qualidades profissionais e no imenso senso de solidariedade
Um inovador da Dermatologia, trouxe para o país conhecimentos que adquiriu em pós-graduações nos Estados Unidos.
Professor Oswaldo Costa
Professor Tancredo Furtado
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA - 113