Janeiro/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

QUE O SENHOR DO BONFIM ABENÇOE TODO O POVO BRASILEIRO!

ANO 7 JANEIRO-2022


PERGUNTE AO REITOR

Registro feito antes da pandemia

PALAVRA DO REITOR

ANO NOVO, TEMPO DE GRATIDÃO

O BATISMO DE JOÃO É O MESMO BATISMO QUE RECEBEMOS NA IGREJA?

Subir a Colina Sagrada na primeira sexta-feira do ano virou tradição para soteropolitanos e turistas. É um gesto de gratidão e de entrega da própria vida Àquele que é o Senhor do céu e da terra. Quem cultiva a gratidão guarda duas certezas, a primeira é a infinita bondade de Deus. A segunda certeza é a própria pequenez diante da vida e do Criador. Pessoas gratas espalham amor por onde passam porque reconhecem os sinais de Deus presentes nas pessoas e na natureza. Iniciamos 2022 com o coração agradecido a Nosso Senhor do Bonfim. Estamos vivos e cada um de nós sabe as batalhas que vem enfrentando, desde 2020, para chegar até aqui. Ainda não sabemos quando vamos comemorar o fim da pandemia. Continuamos alertas, atentos às recomendações para a prevenção. Somos solidários aos irmãos e irmãs que sofrem as consequências econômicas dessa pandemia. Estamos unidos a todos que perderam pessoas amadas para esse vírus. Se Deus nos deu a graça de chegarmos até aqui, cabe a cada um de nós seguirmos em frente, sem medo do futuro, mas confiantes de que Ele caminha à nossa frente. Esmorecer não é algo que se encaixa na vida cristã. Por isso, convido você, meu irmão, minha irmã, a erguer, junto conosco, uma prece ao Senhor: que Ele nos ajude a permanecermos firmes em nossa missão de sermos sal e luz neste mundo! Feliz Ano Novo!

A solenidade do Batismo de Jesus marca o encerramento do Ciclo do Natal e abre, na Igreja, um novo tempo litúrgico. Os evangelhos nos contam que antes de iniciar a sua vida pública, Jesus teve um encontro com João Batista e foi batizado por ele no rio Jordão. Você sabe o significado desse gesto? João Batista anunciava a vinda do Cristo, aquele que viria salvar a humanidade. Pregava a necessidade do arrependimento e da conversão do coração. “Mudai de vida, mudai”, era o grito de João para que as pessoas reconhecessem que era necessária uma vida nova para encontrar o Messias. O batismo realizado por João era o de arrependimento. Aquele que recebia esse batismo estava reconhecendo-se pecador diante de Deus. Jesus não tinha pecado, mas fez questão de dar o exemplo aos seus discípulos. Além disso, numa perspectiva teológica, Cristo devia ser batizado para que as águas fossem batizadas e pudessem servir para o batismo daqueles que devessem ser futuramente batizados. E qual é a diferença entre o batismo de João e o batismo de Jesus? O batismo de Jesus nos introduz numa vida nova, através dele recebemos o perdão do pecado original e alcançamos o dom da fé.

Pe. Edson Menezes da Silva

Pe. Edson Menezes da Silva

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2022

NOVA GESTÃO DA IRMANDADE

VENHA AGRADECER AO SENHOR DO BONFIM PELA VIDA! Chegamos ao mês mais importante para a nossa Basílica Santuário: ocasião em que celebramos a Festa do Senhor do Bonfim. É tempo de expressar, com ainda mais alegria, a nossa fé e a nossa devoção ao Amado Senhor do Bonfim. Mesmo ainda com algumas restrições por conta da pandemia da COVID-19, a maior festa religiosa da Bahia se mantém viva em nossos corações. Nos unimos também para agradecer ao Senhor do Bonfim por estarmos com saúde e ao lado das pessoas que amamos. Por isso, convidamos você para celebrar conosco a Novena em preparação para a festa, a partir do dia 07, sempre às 19h, e a Missa Solene, no dia 16, às 10h30. Transmissão: YouTube - youtube.com/bonfimsantuario Facebook - @basilicasantuariodosenhordobonfim

ELEIÇÃO DA NOVA MESA ADMINISTRATIVA DA DEVOÇÃO DO SENHOR DO BONFIM A nova Mesa Administrativa da Devoção do Senhor do Bonfim foi eleita no dia 11 de dezembro de 2021, tendo como juiz Christovão Rios de Britto. A Devoção do Senhor do Bonfim é a mantenedora da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A eleição para formação da Mesa Administrativa é realizada trienalmente entre 33 devotos estatutários da Irmandade.


CAMPANHA

ANO NOVO

FELIZ 2022! Instalação de andaimes para a pintura da fachada da Basílica

A BASÍLICA DO BONFIM É O NOSSO PATRIMÔNIO! A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim é o nosso patrimônio histórico, religioso e cultural. Dessa forma, precisamos cuidar sempre dela, com dedicação e amor, para que todos possam ser cada vez mais bem acolhidos neste espaço sagrado. Ao iniciarmos mais um ano em nossas vidas, pedimos que continue exercendo a sua generosidade, através da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Permaneça nos ajudando ao longo deste ano de 2022! Muito obrigado por acolher o nosso chamado!

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.