Abril/2023

Page 1

278 ANOS DA

CHEGADA DA IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM

informativo
ANO 7 ABRIL-2023 BASÍLICA SANTUÁRIO SENHOR BOM JESUS DO BONFIM Crédito: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França

PÁSCOA

A Páscoa é uma celebração que tem sua origem na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da décima praga do Egito. Em referência a isso, esse povo chama a sua Páscoa de “Pesach”, que significa “passagem”.

Para os cristãos, a Páscoa é a memória da ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte para nos conceder a graça da vida eterna.

Conforme a narração do Evangelho de Marcos, capítulo 16, Maria Madalena indo visitar o túmulo de Jesus, na madrugada do domingo, depois do seu sepultamento, constatou que o mesmo estava vazio. O fato foi confirmado por Pedro e João que, ao serem comunicados por ela, correram para ver o que havia acontecido. Os três, certamente, ficaram confusos naquele momento e aos poucos foram compreendendo que “ele devia ressuscitar dos mortos” (v 9).

Como Madalena, Pedro e João tornaram-se testemunhas do Cristo ressuscitado, nós também com nossa fé, confiança em Deus, persistência e corresponsabilidade devemos testemunhá-Lo hoje, procurando transmitir ânimo, coragem, comprometi-

mento com o bem, com a justiça e a paz. Páscoa, tendo o sentido de passagem, torna-se também uma oportunidade de renovação, de transformação, de experiência de vida nova. Logo, cada um de nós, tendo feito um caminho de revisão de vida, de conversão ao longo da Quaresma, pode assumir o compromisso de trilhar novos caminhos, cumprindo novos propósitos, mudando procedimentos e posturas em vista experienciar vida nova em Cristo Jesus.

A Páscoa é uma oportunidade que Deus nos oferece e a Igreja nos ajuda a aproveitar para que possamos recomeçar, renovar e reinventar para superar os obstáculos, as intempéries, os desafios do dia a dia.

A mística pascal pode também despertar em nós a consciência de que somos discípulos e missionários do Senhor. Missionários da paz, missionários da alegria do Evangelho, que deve ser contagiante e capaz de sensibilizar os que estão tristes ou desanimados.

O Papa Francisco nos convida a descobrir, no Tempo da Páscoa, que a nossa esperança tem um nome: Jesus Ressuscitado. “Ele entrou no túmulo do nosso pecado, chegou ao ponto mais distante onde andávamos perdidos, percorreu os passos emaranhados dos nossos medos, carregou o peso das nossas opressões e, dos abismos mais escuros da nossa morte, despertou-nos para a vida transformando o nosso luto em dança. Façamos Páscoa com Cristo! Ele está vivo e ainda hoje passa, transforma e liberta. Com Ele, o mal já não tem poder; o fracasso não pode impedir-nos de recomeçar; a morte torna-se passagem para o início duma nova vida, porque com Jesus, o Ressuscitado, nenhuma noite é infinita e, mesmo na escuridão mais densa, nesta escuridão brilha a estrela da manhã”.

MENSAGEM DO JUIZ

PARABÉNS, DEVOÇÃO DO NOSSO SENHOR BOM JESUS DO BONFIM!

Era um domingo de Páscoa, quando as águas da Baía de Todos os Santos traziam à cidade de Salvador um sinal de amor. Conduzida pela embarcação do capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Farias, a imagem do Senhor do Bonfim chegava em terras soteropolitanas, juntamente com a representação do título Mariano de Nossa Senhora da Guia, a fim de cumprir a promessa do capitão português de eternizar a graça de não ter morrido em um naufrágio ao partir de Portugal em direção ao Brasil.

Antes de ser entronizada na Mansão da Misericórdia, a imagem do Senhor do Bonfim permaneceu nove anos na Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, enquanto era erguida a atual Basílica no alto da Colina Sagrada. Com este fato, deu-se início à Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, fruto do movimento devocional

criado em Setúbal - Portugal, que chegou na capital baiana através de Theodózio Rodrigues, e que com a união de leigos, tem como objetivo manter o templo religioso e propagar o título designado ao Cristo crucificado.

No dia 18 de abril, a Devoção completará 278 anos de atuação na Bahia. Que alegria é para mim, como juiz desta Irmandade, fazer memória deste momento. Ter a cidade de Salvador como morada do Senhor do Bonfim é motivo de gratidão. Por isso, louvo pela vida de cada devoto que nos leva a valorizar a missão que recebemos de sermos a extensão da misericórdia Divina. Que Deus nos abençoe e fortaleça a devoção ao Senhor do Bonfim.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim
PALAVRA DO REITOR
Jorge Nunes Contreiras Juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim

GRATIDÃO POR CUIDAR DA MANSÃO DA MISERICÓRDIA!

Nesses 278 anos de uma devoção presente em nós, caminhamos lado a lado como uma igreja que vai ao encontro dos seus fiéis. A Bahia e o Brasil são privilegiados por terem tão grande graça de receberem o abraço misericordioso do Senhor do Bonfim. Como forma de gratidão por todas as bênçãos ao longo desse tempo em nossas vidas, somos anunciadores da voz do Senhor do Bonfim e de Sua Santa Palavra a todos. É uma missão de filhos de Deus e, por isso, fazemos parte da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Que possamos seguir firmes e juntos nesse propósito de ajudar a manter a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. O nosso muito obrigado a você, querido (a) devoto (a), que contribui mensalmente para que seja possível cuidar de um bem tão precioso!

PROJETO BOM SAMARITANO CELEBRA SUAS BODAS DE CRISTAL

No dia 10 de março, a obra social e de misericórdia da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o projeto Bom Samaritano (PBS), completou 15 anos de existência. Criada em 2008 a partir da motivação de amenizar a situação de vulnerabilidade socioeconômica dos pedintes que ficavam nas escadarias do templo religioso, atualmente, a entidade filantrópica atende aproximadamente 500 famílias baianas nas áreas de auxílio mensal, assistência médica, apoio jurídico, espiritual, inserção no mercado de trabalho e orientação para abertura de pequenos negócios.

O PBS é fundamentado no Evangelho segundo São Lucas, o qual Jesus nos apresenta a parábola do Bom Samaritano (cf. Lc 10, 25-37) e nos mostra a importância de agirmos com misericórdia em favor do próximo. O reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva, foi o idealizador da obra social que hoje conta com a coordenação da voluntária Eliana de Souza.

As ações do Projeto Bom Samaritano são realizadas por meio da generosidade dos devotos do Senhor do Bonfim, ou seja, o desenvolvimento de suas atividades depende das doações dos fiéis e da disposição de voluntários interessados pela responsabilidade social, que se colocam em favor dos que mais precisam. Nisto, padre Edson fortalece o pedido no que diz respeito à continuidade da obra. “Possuímos a colaboração de muitos voluntários e benfeitores, porém, continuamos esperando contar com pessoas generosas, a fim de que essa obra possa continuar sendo uma porta aberta, um porto seguro para quem vive uma realidade de vulnerabilidade”, relatou.

CAMPANHA A VIDA PASTORAL DA IGREJA DO BONFIM

FÉ E DEVOÇÃO AO SENHOR DO BONFIM

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

SEGUNDA A QUINTA E SÁBADO – 7h às 18h

SEXTA E DOMINGO – 5h30 às 18h

HORÁRIOS DE MISSAS:

SEGUNDA A QUINTA E SÁBADO: 7h30, 10h30 e 17h (transmissão ao vivo às 7h30 e 17h)

SEXTA-FEIRA: 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h e 17h (transmissão ao vivo às 7h, 11h e 17h)

DOMINGO: 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h (transmissão ao vivo às 7h30, 11h e 17h | Transmissão também pela Rádio Excelsior: 7h30 –(com exceção do 3° domingo de cada mês).

Siga nossas redes sociais!

@bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario santuariosenhordobonfim.com

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS!

santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

bonfimsantuario

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato

Episcopal do Bonfim

Diagramação: Daniel Ramos (Amex)

Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691

Colaboração: Luanne Ribeiro

Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica.

Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA

Tel: (71) 3838-8246 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Abril/2023 by Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim - Issuu