Dezembro/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO NOSSO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 DEZEMBRO-2022


PALAVRA DO REITOR

ACONTECEU NA IGREJA DO BONFIM

FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA A imagem de Nossa Senhora da Guia veio de Portugal, juntamente com a imagem do Senhor do Bonfim. Ambas foram entronizadas na Basílica Santuário no dia 24 de junho de 1754. As duas devoções são oriundas de Portugal, precisamente da Cidade de Setúbal, onde existem duas igrejas dedicadas aos dois santos. O Capitão de Mar e Guerra, Teodósio de Faria, foi muito sábio e sensível, uma vez que associou a devoção ao Senhor do Bonfim, a de sua mãe, Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Guia. Por esta razão, a festa acontecia sempre no mês de janeiro, logo no domingo seguinte à festa do Senhor do Bonfim, que recebeu o nome de Domingo da Guia. Inicialmente, era precedida de um tríduo que iniciava na quinta-feira, com a noite do Santíssimo Sacramento, quando a iluminação externa da igreja aumentava o seu brilho. Depois de algum tempo, passou a iniciar na segunda-feira, após a festa do Senhor do Bonfim, acontecendo a semana preparatória da festa de Nossa Senhora da Guia. Mesmo com uma movimentação menor que a festa do Senhor do Bonfim, havia quermesse, barracas de bebida e comidas típicas, música, parques com opções de lazer para crianças, hasteamento da bandeira da festa e outras atividades que favoreciam a atração de muitos fiéis vindos de vários bairros da Cidade do Salvador e de outras cidades vizinhas. A programação da festa sempre constou do tríduo e da Missa festiva, sem outras atividades religiosas. Agora, a festa que acontece em novembro e foi realizada no último dia 13, sendo precedida de uma semana preparatória.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

FIÉIS CELEBRAM FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA Como a Virgem Maria, queremos deixar que a Palavra do Senhor realize em nós maravilhas, de modo que possamos testemunhar, agradecer, escutar a Palavra proclamada no Templo; acolher o Reino de Deus; cultivar a vigilância; rezar com fidelidade e perseverança. Queremos aprender a silenciar para escutar a Palavra, acolher a Palavra no nosso coração, meditar, pôr em prática e testemunhar os aprendizados no dia a dia da nossa vida. Nisto, a partir do tema: “Maria nos motiva a escutar, acolher, vivenciar, testemunhar e anunciar a Palavra de Deus” e o lema: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, foi realizado na Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, no segundo domingo de novembro, a festa em honra a Nossa Senhora da Guia, após a preparação realizada entre os dias 7 e 12 do mesmo mês. Com a realização desta solenidade na Mansão da Misericórdia, o ciclo festivo de 2022 é finalizado na expectativa de já vivenciarmos a Festa do Senhor do Bonfim em 2023.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim


CAMPANHA

A VIDA PASTORAL DA IGREJA DO BONFIM

GRATIDÃO POR SUA PARTICIPAÇÃO EM 2022! Neste último mês do ano, só temos motivos para agradecer a você, devoto (a), por toda a sua atenção e preocupação com o cuidado por nossa Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim em 2022! É e sempre será com você que deixamos esse espaço sagrado cada vez mais acolhedor e de portas abertas. Juntos, somos a extensão dos braços do Senhor do Bonfim, que alcança muitos corações no mundo. E por falar nisso, estamos nos preparativos finais para a grande festa do Nosso Senhor do Bonfim. Após dois anos sem realizarmos a programação completa da festa, por causa da pandemia, voltaremos a nos reunir da forma habitual e celebraremos o Glorioso Senhor do Bonfim como nos anos anteriores. Por isso, continuamos pedindo que você ajude com uma doação extra, em prol dessa festividade. Gratidão pela sua participação na Campanha Devotos do Senhor do Bonfim durante este ano!

NATAL: UM DEUS QUE SE ENCARNA, TOMA A INICIATIVA E BUSCA CORAÇÕES ABERTOS O Salmo responsorial da Santa Missa da véspera do Natal do Senhor (24/12) já afirma como maneira de preparar os fiéis para a celebração de Algo aguardado entre as inúmeras gerações do povo eleito por Deus: "Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Sl 95). Em linhas gerais, a Solenidade do Natal do Senhor é a atualização do Mistério da Encarnação do Deus que se fez homem e reafirma a sua missão de Portador da paz. Nisto, considerada a segunda maior festa da Igreja Católica — perdendo somente para a Festa da Páscoa —, os festejos natalinos foram adotados pela Igreja Católica no século IV a partir do objetivo de fazer memória ao nascimento do Messias, o Cristo Jesus.


RETROSPECTIVA 2022

CONFIRA AS AÇÕES REALIZADAS NA IGREJA DO BONFIM EM 2022 NA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR AS CELEBRAÇÕES DO FINAL DESTE ANO, QUE TAL CONFERIR O QUE ACONTECEU NA IGREJA DO BONFIM DURANTE 2022? do Senhor do Bonfim, lavou os pés de quatro ucranianas — em solidariedade à guerra na Ucrânia — durante a Celebração Eucarística do Lava-Pés, na Quinta-feira Santa. ● Maio: Lançamento da moeda medalha oficial, personalizada com as imagens do Senhor do Bonfim e da Igreja do Bonfim. ● Junho: Pela primeira vez, foi realizada na Igreja do Bonfim a semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) com a presença de representantes das Igrejas Anglicana, Presbiteriana Unida de Roma, Luterana da Federação, Igreja Batista de Nazaré e Comunidade de Henrique Peregrino. ● Julho: Reinauguração da Capelinha das Almas de Santa Feliciana. ● Agosto: Imagem peregrina de Nosso Senhor do Bonfim participou dos festejos em honra a Nossa Senhora das Vitórias, na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). ● Setembro: Aconteceu no auditório da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim o Seminário direcionado aos diáconos permanentes da Arquidiocese de Salvador.

● Janeiro: Realização de homenagens às 600 mil vítimas da COVID-19 durante os festejos em honra ao Senhor do Bonfim. ● Fevereiro: Entrega da restauração dos painéis de azulejo português localizados nos corredores da Basílica.

● Outubro: Realização da primeira edição do “Sagrado Jantar para um Bom-Fim”, ação social em prol do projeto Bom Samaritano.

● Março: Realização da Via Sacra com a participação dos irmãos da Comissão das Confrarias, Ordens Terceiras, Irmandades e Devoções (COIDE).

● Novembro: Festa de Nossa Senhora da Guia com o tema: “Maria nos motiva a escutar, acolher, vivenciar, testemunhar e anunciar a Palavra de Deus”.

● Abril: Padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário

● Dezembro: Lançamento da Festa do Senhor do Bonfim 2023.

Siga nossas redes sociais! santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS! santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

bonfimsantuario

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Colaboração: Luanne Ribeiro Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3838-8246 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890