Maio/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 MAIO-2022


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

BUSCAI AS COISAS DO ALTO! COMO SURGIU A ORAÇÃO DA AVE MARIA?

O tempo pascal é a oportunidade para repensarmos a nossa adesão à fé cristã. São 50 dias para celebrarmos o acontecimento mais importante da história da humanidade: Cristo Ressuscitou e abriu as portas para a vida eterna. Durante esse período litúrgico, a Igreja nos oferece um itinerário bíblico que nos conta passo a passo a origem das primeiras comunidades cristãs e os encontros que Jesus teve com os seus discípulos antes de retornar aos céus. É um roteiro que nos desafia a pensarmos em nossa prática cotidiana do Evangelho. Aqueles homens e mulheres, operários da primeira hora, deram a vida para que a semente do Reino pudesse se espalhar por todo o mundo. Mesmo com suas limitações e fragilidades, eles permaneceram firmes na escuta da Palavra e no partilhar do pão. Mesmo cheio de dúvidas, como São Tomé, foram capazes de proclamar: Meu Senhor e meu Deus! Os passos dos primeiros cristãos devem inspirar os nossos. Nossa vocação cristã é para as coisas do alto. O apóstolo São Paulo, em sua Carta aos Colossenses, nos convoca: “Vós que ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde está Cristo” (Col 3,1). Essa busca dá sentido à nossa vida terrena. Trabalhamos, convivemos em sociedade, fazemos o bem e a justiça. Mas, o nosso coração está voltado para a plenitude que é Cristo. Por isso, meu irmão e minha irmã, não deixemos que as preocupações tirem de nós a paz que só o Ressuscitado nos oferece. Depositemos Nele a nossa confiança e a esperança!

Tenho certeza de que uma das primeiras orações que você aprendeu na infância foi a Ave Maria. É um louvor à Mãe de Jesus que as vezes rezamos até sem perceber, especialmente nos momentos de aflição, de perigo, de medo. Ao rezar o santo Rosário, recitamos essa oração 200 vezes! A oração da Ave Maria é um tesouro muito antigo da Igreja. Sua composição foi um processo que levou muitos anos para ficar pronta. Na Idade Medieval, era conhecida como Saudação angélica e nos primórdios da vida cristã rezava-se apenas a primeira parte. A Ave Maria é uma oração composta por um louvor e uma súplica. A sua primeira parte é tirada do Evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28b), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lc 1,42b). Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”. E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte. Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e foi surgindo aos poucos. A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do Papa Pio V.

Pe. Edson Menezes da Silva

Pe. Edson Menezes da Silva

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


MÊS MARIANO

ARTIGO

MARIA

CUIDA DE NÓS

NOSSA SENHORA DA GUIA Este mês é dedicado especialmente a Maria, Mãe de Jesus. É um tempo de alegria, em que, nos 31 dias, rendemos graças e louvores a Deus por ter nos dado uma Mãe que nos direciona para o caminho do amor e da salvação. Na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, há uma devoção especial a Nossa Senhora da Guia, cuja imagem veio de Portugal como oferta do Capitão Theodózio Rodrigues de Faria. Na imagem, Nossa Senhora da Guia traz nos braços o Menino Jesus e nas mãos uma estrela. Como filhos de Maria, nos unimos em oração, aqui em nossa Basílica, todos os dias do mês de maio, às 16h - com a recitação do terço, ladainha e outros cânticos em louvor a Nossa Senhora.

“Uma jovem chamada Maria recebeu um recado divino, por ela o amor nasceria à verdade seria um menino”. Começo este texto com esse pequeno trecho de uma canção do Padre Zezinho, para dissertar um pouco sobre a importância de Maria para todos os cristãos. Primeira cristã, Maria carregou Jesus no seu ventre e se dedicou a cumprir a vontade de Deus. Foi serva fiel e modelo de fé para todos nós. Quem está perto de Maria nunca está longe de Jesus. Maria intercede por nós, que cremos na palavra de Deus, nos defende junto a Jesus, como Mãe protetora e cuidadosa. Maria acolheu Jesus dentro de si e depois o levou para toda a humanidade. Maria nunca quis ocupar o lugar de Jesus, ela o segue. Mas acreditamos que por ser a mãe de Jesus, ela é a nossa maior intercessora. Maria é aproximadora, nos aproxima de Jesus Cristo. Como é bom saber que temos uma mãe amorosa que cuida de nós, que caminha conosco nos auxiliando, nos ajudando a enfrentar as tempestades da vida. Confiemos em sua maternal proteção.

Anderson Rios Fontes

Doutorando em Educação/UFBA Professor/ Escritor e Analista Cultural Membro da Devoção do Senhor do Bonfim


CAMPANHA

MENSAGEM DO JUIZ

NOVO MOMENTO DA DEVOÇÃO

DEVOÇÃO REALIZA MELHORIAS NAS TRANSMISSÕES DAS MISSAS O nosso coração se enche de alegria ao caminhar com você, devoto (a), nesta jornada sempre em prol da evangelização e da missão de manter a nossa Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Neste Mês de Maria, agradecemos a você por todas as suas doações para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim! É graças a sua contribuição mensal que estamos conseguindo investir mais nas transmissões das Missas, com melhorias de qualidade de vídeo e áudio e a contratação de uma empresa especializada. Com isso, avançamos na transmissão profissional. A Devoção do Senhor do Bonfim, Mantenedora da Basílica, agradece pela sua generosidade! Que Nossa Senhora da Guia interceda pela sua vida, hoje e sempre!

Assumi o cargo de Juiz da Venerável Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim no dia 16 de janeiro deste ano, concretizando um sonho acalentado em meu coração não por vaidade, mas por entender ser a forma concreta de externar minha gratidão ao Senhor do Bonfim, que sempre intercedeu e protegeu meu maior e mais valioso tesouro: minha família. De imediato, junto com a Mesa Administrativa, começamos a implementar ações contidas em nosso planejamento, sobretudo na conquista de uma mudança do pensar e agir dos membros da nossa Devoção por entender que, ao ingressar na Irmandade e vestir pela primeira vez a Opa, o irmão deve se despir dos títulos que por ventura possua, esvaziar-se de qualquer vaidade e assim contribuir no crescimento e fortalecimento tanto das ações sociais da nossa Instituição, quanto das ações voltadas à evangelização e propagação do culto ao Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia. Temos tido a coragem de implementar nestes três meses e meio de gestão as necessárias mudanças para que possamos cumprir nossa principal missão: sermos Mantenedores da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Já tivemos significativos avanços, mas precisamos avançar muito mais. Para tanto, conclamo a todos os irmãos Devocionais, para que nos unamos neste novo momento da Devoção, tendo sempre a lembrança do pregoado por Sêneca: “o trabalho constante supera todas as dificuldades”. Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia continuem a nos iluminar e proteger, para que sigamos nossa caminhada em busca dos melhores resultados, fruto do nosso trabalho.

Christovão Rios de Britto

Juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim

Em sintonia com a importância da preservação do meio ambiente, optamos por não disponibilizar mais o Informativo Senhor do Bonfim impresso. Porém, você sempre poderá acessar a versão digital em nosso site: santuariosenhordobonfim.com.

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890