Junho/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 JUNHO-2022


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

O QUE SIGNIFICA PENTECOSTES?

“TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA” Tenho a graça de todos os dias estar na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. É uma alegria poder rezar com os peregrinos e observar o quanto eles são fervorosos e confiam na misericórdia de Deus. Gosto de escutar suas histórias, saber de onde estão vindo e quais são suas dores e alegrias. Servir ao Senhor neste Santuário é uma graça e missão. Além de meditar sobre o movimento dos fiéis, também me dedico a contemplar o templo físico, essa casa divina construída há quase três séculos. Uma estrutura cheia de beleza, uma joia rara da Bahia e do Brasil. Tudo que aqui foi colocado manifesta o profundo amor dos baianos por Nosso Senhor do Bonfim. Não temos dúvidas de que esta Igreja foi edificada sobre uma boa base, com colunas capazes de lhe sustentar ao longo dos anos. Para edificar a sua Igreja, Jesus chamou os seus discípulos e discípulas. Cada batizado é uma pedra que sustenta essa Igreja, mesmo com todas as fragilidades que carregamos. Como é bonito celebrarmos, nesse mês de junho, a festa de São Pedro e São Paulo. Eles são colunas da Igreja de Cristo graças ao sim que deram a missão que receberam. Pedro e Paulo propagaram o Evangelho pelo mundo e deram a vida por amor ao Reino de Deus. Que possamos cumprir a nossa missão de batizados espalhando o amor e a misericórdia do Senhor como pedras vivas da Igreja.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Pentecostes é a terceira maior festa do cristianismo. Os cristãos celebram a descida do Espírito Santo sobre cerca de 120 pessoas: os Apóstolos, Maria, Mãe de Jesus, algumas mulheres e outros discípulos. Esse grupo havia se reunido, inicialmente, “por medo dos judeus” (Jo 20, 19), mas também para rezar e esperar um sinal do alto. A Solenidade de Pentecostes é celebrada no 50º dia depois da Páscoa – é isso que Pentecostes significa em grego, pentekostē (= 50º). Nesta festa, celebramos o nascimento da Igreja, e deve-se refletir sobre o significado de este local de nascimento ser idêntico ao local onde Cristo celebrou a Eucaristia pela primeira vez. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o Espírito Santo “é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e é da mesma grandeza divina que o Pai e o Filho”. Jesus prometeu aos discípulos que mandaria a eles outro “Paráclito” (Jo 14, 16) pouco antes de sua morte, que permaneceria com eles após sua partida. Quando os discípulos receberam o Espírito Santo, eles entenderam o que Jesus quis dizer com aquelas palavras. Eles experimentaram uma profunda alegria e uma forte sensação de proteção, e receberam carismas (dons da graça), isto é, podiam profetizar, curar e realizar milagres. “O espírito é que vivifica” (Jo 6, 63) – os cristãos, mas também toda a Igreja, que estaria completamente perdida sem o Espírito Santo. Sem os dons do Espírito Santo (1Cor 12), a Igreja é uma instituição morta. (Com informações de youcat.org)

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


ANIVERSÁRIO DA BASÍLICA

ARTIGO

OS SANTOS JUNINOS: EXEMPLOS DE FÉ, DEVOÇÃO E SEUS FESTEJOS

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, a nossa Mansão da Misericórdia, completará 268 anos de inauguração no dia 24 de junho. Neste momento de alegria, gratidão e júbilo, nos unimos a você, para celebrar essa importante ocasião. A Igreja do Bonfim é o Templo Sagrado onde estão as imagens do Glorioso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, trazidas de Portugal pelo capitão de mar e guerra Theodózio Rodrigues de Faria. Em quase três séculos, são inúmeras graças e bênçãos recebidas e testemunhadas por muitas pessoas que por aqui já passaram em algum momento de suas vidas. Parabéns, Basílica do Bonfim, pelos seus 268 anos de história!

Despertam os primeiros dias do mês de junho, e ações inspiradas na manifestação cultural e de fé como a reza da tradicional Trezena de Santo Antônio; a busca pela confecção de fogueiras para saudar São João Batista e São Pedro; a preparação de comidas típicas e a decisão entre ficar na cidade ou ir para o interior passam a estar presentes no cotidiano daqueles que, com devoção e afinco, comemoram a memória dos Santos Juninos. É inevitável falar sobre estas figuras de santidade e não destacar o que os interliga: uma vida dedicada ao anúncio do Evangelho em atos e palavras. Santo Antônio além da sua perspicaz pregação, distribuía pães aos pobres, São João foi o precursor do Messias e São Pedro — que era pescador e discípulo de Jesus — se tornou o primeiro Papa da história. Que estes admiráveis Santos roguem a Deus por nós e a partir de seus exemplos, possamos confiar na ação Divina que transforma a nossa realidade mediante a fé que possuímos. O Senhor do Bonfim nos abençoe abundantemente!

Comendador Doutor Nelson José de Carvalho Benemérito da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim


CAMPANHA

MENSAGEM DO JUIZ

PARABÉNS, BASÍLICA SANTUÁRIO SENHOR DO BONFIM!

GRATIDÃO POR SUA AJUDA NA FAMÍLIA DEVOTOS DO SENHOR DO BONFIM! Há 268 anos, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim está presente na vida de inúmeros devotos, peregrinos, fiéis e admiradores. Sem dúvida, um local de bênçãos e de graças alcançadas. A nossa Igreja do Bonfim se mantém viva ao longo do tempo, é uma das igrejas mais amadas do Brasil e está aberta todos os dias. E para permanecer em pleno funcionamento dessa forma especial, conta sempre com a ajuda da família Devotos do Senhor do Bonfim. Através de doações mensais e espontâneas que os devotos realizam, é possível cuidar de toda estrutura física deste espaço sagrado. Neste mês de aniversário da Mansão da Misericórdia, a Devoção do Senhor do Bonfim, Mantenedora da Basílica, agradece pela sua fidelidade!

Como Juiz da Venerável Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, é imensa a alegria em celebrar o aniversário da nossa Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim no dia 24 de junho. É uma honra, juntamente com a estimada Irmandade, comemorar essa data mediante o sentido da nossa existência: servir e cuidar desta Igreja que completará 268 anos. Desde o século XVIII, a presença das imagens de Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia marca profundamente a cidade de Salvador. Esta realidade apenas foi possível a partir do cumprimento da promessa do capitão-demar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria que resultou na fundação da nossa Irmandade através do objetivo de cuidar, manter e zelar este templo religioso — missão que perpetua até hoje. Parabenizar a nossa Basílica Santuário é parabenizar a cada um que por meio do seu serviço é uma extensão do Cristo crucificado na vida dos devotos baianos, brasileiros e estrangeiros, uma vez que por meio das nossas ações, a Igreja do Bonfim continua sendo a Mansão da Misericórdia da Guarda Imortal da Bahia, o lugar ideal para renovar a fé, reabastecer a esperança, fortalecer os ideais pessoais e, principalmente, agradecer pelas graças alcançadas através do consentimento Divino. Que Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim e Nossa Senhora da Guia continuem a nos iluminar e proteger a fim de conseguirmos bons resultados em nossa caminhada de fé e serviço.

Christovão Rios de Britto

Juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim

Em sintonia com a importância da preservação do meio ambiente, optamos por não disponibilizar mais o Informativo Senhor do Bonfim impresso. Porém, você sempre poderá acessar a versão digital em nosso site: santuariosenhordobonfim.com.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS! santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Foto da capa – Basílica Santuário do Senhor do Bonfim antiga: Postal Almeida & Irmão, de 1920. Link: http://www. salvador-antiga.com/bonfim/ladeira.htm Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890