Novembro/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO NOSSO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 NOVEMBRO-2022


PALAVRA DO REITOR

INFORMAÇÃO DO REITOR

FESTA DE SÃO GONÇALO A devoção a São Gonçalo do Amarante veio de Portugal e foi difundida no período colonial, espalhando-se por todo Brasil, particularmente, no Estado da Bahia. Sua imagem barroca foi colocada na Igreja do Bonfim em 3 de fevereiro de 1804, pelo devoto Leonardo Joaquim Velloso e por outros irmãos não mencionados por determinação da Devoção do Senhor do Bonfim. A partir de então, passou a ser realizada sua festa anual. Um ano por outro, rezava-se um tríduo, mas houve tempo em que a festa era precedida de novena e de uma programação intensa. Como era comum na época e até hoje continua o costume em algumas cidades do interior, havia um carro alegórico que era acompanhado de uma multidão, particularmente de mulheres, que, dançando ao som de vários instrumentos musicais e de sopro, anunciava o início das atividades festivas. Com o passar do tempo, a festa foi perdendo o brilho, resumindo-se a um tríduo preparatório, como até hoje acontece, do hasteamento da bandeira da festa e de Missa Solene com a participação dos irmãos da Devoção. Na perspectiva da religiosidade popular, São Gonçalo também é visto como santo casamenteiro. Muitas mulheres solteiras pediam sua intercessão para conseguir um bom casamento. Hoje, a referida prática não tem muita expressividade. Mesmo considerando muitas mudanças na programação e do fervor da realização, as festas da Colina continuam acontecendo, sendo agora acrescentadas a última e primeira sextas-feiras do ano, devido à grande participação dos fiéis.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

AS FESTAS DA COLINA SAGRADA A nossa Basílica Santuário, além da sua vida pastoral normal, das expressões devocionais diárias e semanais, que acontecem a cada primeira e última sextas-feiras de cada mês e de cada ano, e das celebrações do Tempo Litúrgico, cultiva a tradição de realizar as suas festas patronais em honra a São Gonçalo do Amarante, Nossa Senhora da Guia e Senhor do Bonfim. No decorrer da história, por motivos diversos e correspondentes às necessidades de adaptações de cada época, ocorreram alterações de datas para a realização das festas. Até o ano de 2014, todas aconteciam no mês de janeiro, conforme a seguinte ordem: No segundo domingo, depois do dia 06 de janeiro, a Festa do Senhor do Bonfim, e nos domingos seguintes, as festas de Nossa Senhora da Guia e de São Gonçalo do Amarante. Depois de uma cuidadosa avaliação pastoral, constatando a carga de trabalho e a dificuldade de participação dos voluntários, uma vez que janeiro é o mês que muitos tiram férias e, sobretudo, com o propósito de aproveitar a preparação das referidas festas para realizar uma ação evangelizadora mais abrangente e eficaz, ficou decidido de comum acordo com a irmandade “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim” seguir uma ordem inversa, começando pela festa menor de São Gonçalo, no mês de outubro, Nossa Senhora da Guia, no mês de novembro, e a festa maior do Senhor do Bonfim, no mês de janeiro. Assim, é feito um itinerário crescente e preparatório para realizar a festa popular mais significativa da cidade do Salvador. As festas da Colina Sagrada constituem um patrimônio imaterial, da nossa religiosidade, do calendário turístico e cultural do Estado da Bahia.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim


CAMPANHA

O QUE ACONTECE NA IGREJA DO BONFIM

IGREJA DO BONFIM SE PREPARA PARA VIVER O VI DIA MUNDIAL DOS POBRES A ação acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro, na Praça Senhor do Bonfim A partir do convite do Papa Francisco, em incentivar os cristãos a manterem os olhares fixos em Jesus que, “sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a Sua pobreza”, a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, através do Projeto Bom Samaritano, realizará pela sexta vez a Jornada do Pobre. A ação acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro, na Praça Senhor do Bonfim, mediante o objetivo de preparar os fiéis para a vivência do VI Dia Mundial dos Pobres, que será comemorado no dia 13 de novembro. O tema deste ano é “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (2 Cor 8, 9). Neste sentido, na Igreja do Bonfim, serão desenvolvidas atividades relacionadas ao âmbito religioso, social e de cuidados com a saúde, por meio da realização da Feira Informativa que contará com ações do SAC Móvel, de instituições como a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Fundação José Silveira, além da presença do Centro Espírita Mensageiro da Luz - Casa de Arapiraca e da Casa de Oração.

COM VOCÊ, CONCRETIZAMOS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DA BASÍLICA DO BONFIM Inspirados pelo amor e pela devoção ao Senhor do Bonfim, seguimos juntos, mês a mês, com o propósito de manter a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e levar a Santa Palavra a todos. Neste mês especial em que celebramos a Festa de Nossa Senhora da Guia e já em preparação para a grande Festa do Senhor do Bonfim, pedimos que você ajude, além da sua contribuição mensal, com uma doação a mais. São duas festas que requerem relevantes custos e só conseguimos realizá-las com a participação de todos. Gratidão por seu apoio em nossa Campanha Devotos do Senhor do Bonfim! É com você que vamos em frente, concluindo metas e assim concretizando as ações necessárias.

PROGRAMAÇÃO: 08/11, às 9h: Santa Missa de abertura 09/11, das 8h às 13h: ● Feira Informativa - Serviços: Emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, exame de DNA e orientações sobre registro civil de paternidade e pensão alimentícia; ● Consulta ginecológica, preventiva e exame de ultrassonografia; ● Concurso de Canto (Karaokê); 10/11, das 8h às 13h: Feira Informativa e Confecção de artesanatos; 11/11, das 8h às 13h: Feira Informativa; Dia de Beleza e Apresentações Musicais; 12/11, às 11h: Almoço partilhado com os moradores em situação de rua atendidos pela Irmã Violeta.

A VIDA PASTORAL DA IGREJA DO BONFIM

foto: cathopic.com

A VIVÊNCIA DO ADVENTO A Igreja Católica dará início, no próximo dia 27 de novembro, ao Tempo do Advento, como forma de preparação para a vivência do Natal do Senhor. De acordo com a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), este momento “se apresenta como um tempo de piedosa expectativa” (n° 39) e segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), esta ocasião é vivida em todos os anos pois “ao celebrar anualmente a liturgia do Advento, é atualizada a espera do Messias no contexto histórico e glorioso." (n° 524). Neste sentido, com o Advento, inicia-se o Ano Litúrgico Católico a partir da memória da história da salvação do povo de Deus diante da perspectiva da vinda do Prometido.


FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA - 2022

SEMANA PREPARATÓRIA: 07 a 12 de novembro de 2022, às 17h. TEMA: Maria nos motiva a escutar, acolher, vivenciar, testemunhar e anunciar a Palavra de Deus. LEMA: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. DIA 07/11 (SEGUNDA-FEIRA) 16h30 – Hasteamento da bandeira de Nossa Senhora da Guia 17h – 1º Subtema: A Virgem Maria motiva-nos a dar bom testemunho (Lc 17,1-6). Pregador: Pe. Rafael Araújo de Aragão Participação: Legião de Maria e Congregação Mariana da nossa forania. DIA 08/11 (TERÇA-FEIRA) 17h – 2º Subtema: A Virgem Maria nos ensina a cultivar gratidão (Lc 17,7-10). Pregador: Pe. Alexandre de Oliveira Participação: Grupos do Terço dos homens da nossa forania.

DIA 11/11 (SEXTA-FEIRA) 17h – 5º Subtema: A Virgem Maria nos motiva a sermos vigilantes (Lc 17,26-37). Pregador: Pe. Laudimar Oliveira da Silva Participação: Voluntários da nossa Basílica Santuário. DIA 12/11 (SÁBADO) 17h – 6º Subtema: A Virgem Maria, é uma referência de mulher orante (Lc 18,1-8). Pregador: Pe. Edson Menezes da Silva Participação: Familiares dos irmãos devotos estatutários da Devoção. 13/11/2022 (DOMINGO) – DIA DA FESTA Alvorada: 5h Missas: 6h, 7h30 (Missa Solene presidida pelo Pe. Edson Menezes da Silva), 9h, 11h, 15h e 17h. Após a Missa Solene, descerramento da bandeira de Nossa Senhora da Guia, encerrando a programação da festa do ano de 2022.

DIA 09/11 (QUARTA-FEIRA) 17h – 3º Subtema: A Virgem Maria nos ensina a frequentar e valorizar o Templo, como lugar sagrado (Jo 2,13-22). Pregador: Pe. Paulo Henrique Souza Participação: Ministros extraordinários da nossa forania. DIA 10/11 (QUINTA-FEIRA) 17h – 4º Subtema: A Virgem Maria nos ensina que devemos buscar encontrar o Reino de Deus (Lc 17,20-25). Pregador: Pe. Luciano Alano Bezerra Participação: Grupos do Apostolado da Oração da nossa forania.

Siga nossas redes sociais! santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS! santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

bonfimsantuario

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Colaboração: Luanne Ribeiro Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3838-8246 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890