Outubro/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO NOSSO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 OUTUBRO-2022


PALAVRA DO REITOR

A VIDA PASTORAL DA IGREJA DO BONFIM

A INSTITUIÇÃO DA DEVOÇÃO DE NOSSO SENHOR BOM JESUS DO BONFIM Com a presença das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia em solo soteropolitano, a partir do objetivo de promover o culto ao Crucificado, foi fundada no século XVIII, a Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim. Até então, a Venerável Irmandade era composta pelo capitão-de-mar-eguerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, e por cidadãos do mesmo grupo social que se uniram a partir do desejo de propagar um dos títulos que Jesus Cristo recebeu por meio da manifestação popular e histórica. Segundo o Dossiê Festa do Bonfim, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), apesar do seu propósito, a Irmandade somente foi reconhecida como Associação Católica após 172 anos de sua fundação. Apenas em 1918, Dom Jerônimo Tomé da Silva acolheu a validação dos seus estatutos e da constituição oficial da Mesa Administrativa. Atualmente, por regência estatutária, a Devoção do Senhor do Bonfim é formada por pessoas que ingressaram na Irmandade através de uma proposta, avaliada por uma comissão que os torna participativos de todos os eventos. A cada três anos são realizadas eleições entre os devotos estatutários para formação da Mesa Administrativa mediante os Pares Dignitários: Juiz, Tesoureiro, Escrivão e Procurador — pessoas responsáveis pela execução administrativa da entidade —, juntamente com a escolha de três membros do Conselho Econômico e três para a Comissão de Sindicância.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

OS DEVOTOS MIRINS E A MOTIVAÇÃO DA FÉ NO SENHOR DO BONFIM Com o objetivo de proporcionar um espaço relacionado à fé e característico ao público infantil, fundamentado em conduzir as crianças ao encontro com Jesus e seus ensinamentos, mediante a metodologia de Brincar e Viver, a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim está em processo de implantação do projeto Devotos Mirins com a finalidade de validar o que diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “a educação para a fé [...] deve começar desde a mais tenra infância” (CIC, n° 2226). Alguns passos desta ação foram dados no dia 27 de agosto, a partir da apresentação dos novos catequizandos à comunidade local durante a realização da Santa Missa presidida pelo reitor da Igreja do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva. Na ocasião, as crianças deram início à caminhada na Iniciação na Vida Cristã por meio da Catequese que contribuirá em sua formação na preparação para o recebimento dos primeiros sacramentos da Igreja Católica: Batismo e Eucaristia — e após alguns anos, o Crisma —. Deste modo, semanalmente, através da utilização de jogos, celebrações especiais, participação da família e a prática de atividades na modalidade lúdica que os levará ao maior entendimento acerca das realidades da vida religiosa, a atividade catequética da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim visa despertar da fé dos catequizandos em suas vivências diárias, através do exercício dos valores morais e éticos, apoiados no fortalecimento da devoção ao Senhor do Bonfim.


CAMPANHA

O QUE ACONTECE NA IGREJA DO BONFIM

JANTAR BENEFICENTE EM PROL DO PROJETO BOM SAMARITANO O evento acontecerá no quarto sábado deste mês, a partir das 19h30, no Cerimonial Conceição da Praia

A NOSSA MISSÃO É PROPORCIONAR A VOCÊ O MELHOR ACOLHIMENTO Unidos a todos os devotos que fazem parte da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim, cuidamos da Mansão da Misericórdia em tudo o que é necessário para proporcionar a melhor acolhida, uma marcante experiência de fé e o encontro singular com o Senhor do Bonfim. Manter uma igreja como a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim não é uma tarefa fácil, porém é extremamente gratificante para a sua Mantenedora, a Devoção do Senhor do Bonfim, gerir cada contribuição de cada devoto, aplicando-a no que for preciso. A Devoção é muito grata a você que ajuda de forma mensal, com suas doações, e que também divulga a nossa Campanha!

No dia 22 de outubro, a obra social da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano, realizará um jantar beneficente com a finalidade de arrecadar recursos para dar continuidade ao trabalho comunitário exercido pela instituição que atende pessoas em situação de vulnerabilidade financeira ou social. De acordo com a coordenadora do projeto, Eliana de Souza, a partir desta extensão da Mansão da Misericórdia, cerca de 400 famílias baianas recebem auxílio mensal, assistência médica, apoio jurídico, espiritual, inserção no mercado de trabalho e orientação para abertura de pequenos negócios. “Nós ajudamos das mais variadas realidades: vale gás, remédios e alimentação. E para que as pessoas possam galgar novos caminhos que saiam da condição de dependência total do projeto, oferecemos cursos para que abram pequenos negócios”, disse Eliana. O Projeto Bom Samaritano sobrevive, principalmente, das doações de fiéis, por isso a ação beneficente que acontecerá no quarto sábado deste mês (22/10), a partir das 19h30, no Cerimonial Conceição da Praia (localizado na rua Conceição da Praia, bairro Comércio, nº 34), será uma oportunidade de fortalecer a prática solidária presente no coração dos devotos do Senhor do Bonfim. Os ingressos podem ser adquiridos através do site Sympla ou presencialmente na sede do Projeto Bom Samaritano, situado no Largo do Bonfim, Casa nº 49.

“GRAÇA RECEBIDA, GRAÇA TESTEMUNHADA!”

Maria Soares Salvador/BA

Agradeço ao Senhor do Bonfim pelas graças alcançadas em minha vida e minha primeira oportunidade de emprego. Há exatos três anos, descobri de uma das piores formas, um problema de saúde. Meu chão desabou. Ainda em meio a dores, estava para concluir a minha formação na Universidade, [...] me formei com muitas dificuldades. Neste tempo, conheci mais sobre o Senhor do Bonfim. Me apeguei firmemente a Ele e recebi as duas grandes bênçãos de minha vida e a esperança voltou a brilhar: tive sucesso em minha cirurgia e consegui meu primeiro emprego! Grata, Senhor do Bonfim! Aqui é só um resumo do que só Vós sabeis por tudo o que passei! Peço a Vossa bênção, proteção e que a cada dia aumente a minha fé! Amém!


FESTA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – 2022

TRÍDUO PREPARATÓRIO (13 a 15/10/2022, às 17h) TEMA: São Gonçalo do Amarante convida-nos a ouvir e praticar a Palavra de Deus. JUIZ DA FESTA: Robson Davi Vicentin 1º DIA – 13/10 – QUINTA-FEIRA • 16h30 – Hasteamento da bandeira de São Gonçalo • 17h – Missa Subtema: Importância de sermos vigilantes (Lc 12,39-48). 2º DIA – 14/10 – SEXTA-FEIRA • 17h – Missa Subtema: Importância de fazer sempre o exercício do discernimento (Lc 12, 54-59). 3º DIA – 15/10 - SÁBADO • 17h – Missa Subtema: Importância de se cultivar a humildade (Lc 18,9-14). DIA DA FESTA – 16/10/2022– DOMINGO Missas: 6h, 9h, 11h, 15h e 17h. • 7h30 – Missa Solene presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar.

Siga nossas redes sociais! santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS! santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

bonfimsantuario

EXPEDIENTE | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3838-8246 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890