Abril/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 ABRIL-2022

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

“SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO” A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim ganhou um nome muito especial: Mansão da Misericórdia. É o lugar da acolhida e fonte de bênçãos para todos os peregrinos que buscam consolo espiritual e material. A palavra misericórdia tem origem latina, sendo formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). Ter compaixão do coração. Significa aproximar o nosso coração ao coração do outro, buscar sentir o mesmo sentimento que o outro, ser próximo assim com o bom samaritano (Cf. Lc 10,30-37). O versículo que intitula esse texto foi extraído do Evangelho de Lucas 6,36. Nele contemplamos um chamado especial que o Senhor nos faz para vivermos a nossa vocação cristã. Ao fazer a experiência do amor do Ressuscitado é impossível não se sentir impelido a espalhar esse amor, um amor capaz de ser próximo do coração do outro, especialmente daqueles que mais precisam. Estar próximo, sentir a dor do outro e exercer a compaixão são práticas que nos exigem abandonar o egoísmo, a sede de ter e do consumismo. É um exercício diário para que o coração permaneça sensível mesmo vivendo num tempo de tantas crises, guerras, medo e desamor. A vida cristã só tem sentido se estivermos abertos para acolher a Cristo que vem a nós através dos nossos irmãos, especialmente aqueles que são abandonados pela sociedade. Que este tempo da Páscoa seja uma oportunidade especial para que você possa fazer a experiência da Misericórdia de Deus. Permita-se chegar pertinho de Jesus através da Eucaristia. Permita-se levar aos que estão mais próximos de você a paz e a misericórdia.

Os devotos e turistas que sobem a Colina Sagrada fazem questão de manter viva uma tradição: amarrar fitinhas coloridas no gradil do adro da igreja. É um costume antigo e cada fita simboliza a presença daquele fiel que recorre ao Senhor do Bonfim. Mas esse modelo de fita que se amarra no pulso ou no gradil não é o modelo original. A fita foi criada em 1809 pelo tesoureiro da Devoção do Senhor do Bonfim, Manoel Antônio da Silva Serva. A cor era branca, feita em algodão e bordada com fios de ouro. Estima-se que esse modelo de fita tenha desaparecido no início da década de 1950. Era conhecida como “Medida do Bonfim”, por medir exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada e usada no pescoço, como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos. Ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo. Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador.

Pe. Edson Menezes da Silva

Pe. Edson Menezes da Silva

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

QUAL O SIGNIFICADO DAS FITINHAS DO BONFIM?

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


ANIVERSÁRIO DA DEVOÇÃO

IGREJA

PARABÉNS PELOS 277 ANOS DE FÉ E AMOR AO SENHOR DO BONFIM Neste mês de abril, temos um motivo muito especial para celebrar com grande júbilo: o aniversário da Devoção do Senhor do Bonfim, Irmandade Mantenedora da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Rendemos ao Senhor do Bonfim graças e louvores pelos 277 anos dessa devoção, que teve início com o capitão Theodózio Rodrigues de Faria, e que desde então é uma das mais importantes da Bahia. Em quase três séculos, a Irmandade tem como missão propagar o culto ao Senhor do Bonfim, cuidar das sagradas imagens, manter a Basílica Santuário e gerenciar o Centro Administrativo Senhor do Bonfim e o conjunto arquitetônico do entorno do Santuário, tombado pelo Patrimônio Nacional.

SEMANA SANTA E PÁSCOA Entre os dias 10 e 17 de abril vivenciaremos um tempo em que recordamos a Paixão e a Ressurreição de Cristo. A Semana Santa, Semana Maior para o cristão católico, é uma ocasião em que voltamos o nosso olhar e o nosso coração para a conversão e para a experiência dos mistérios da vida de Cristo. A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim deseja a você, querido (a) devoto (a), uma Santa Semana e uma Feliz Páscoa!


CAMPANHA

HORÁRIOS

A DEVOÇÃO AGRADECE PELA SUA FIDELIDADE NA CAMPANHA DEVOTOS DO SENHOR DO BONFIM! Juntos, vivenciamos com alegria este tempo Pascal e de boas notícias. Compartilhamos com você, que faz parte da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim, mais uma novidade: a transmissão ao vivo das Missas das 7h30, de todos os dias, através do Instagram. A comunicação com o devoto, bem como a utilização da tecnologia é a prioridade da nova gestão da Devoção do Senhor do Bonfim, Mantenedora da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Com isso, todos damos mais um passo em prol da evangelização em todos os cantos. Conseguimos conquistar mais uma meta com a sua ajuda, querido (a) devoto (a), que contribui mensalmente em seu boleto. Pedimos que continue colaborando com o que o seu coração desejar e de acordo com suas possibilidades. Cada doação sua é de extrema importância para a nossa missão. A Devoção do Senhor do Bonfim agradece pela sua fidelidade na Campanha! Em sintonia com a importância da preservação do meio ambiente, optamos por não disponibilizar mais o Informativo Senhor do Bonfim impresso. Porém, você sempre poderá acessar a versão digital em nosso site: santuariosenhordobonfim.com.

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890