Março/2022

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 7 MARÇO-2022

QUARESMA QUARESMA QUARESMA


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

POR QUE DEVEMOS JEJUAR DURANTE A QUARESMA?

IGREJA SINODAL: O QUE É ISSO? Nos últimos meses, ao frequentar as celebrações na sua comunidade, tenho a certeza de que você passou a ouvir com frequência as expressões: “a Igreja vai realizar um Sínodo...” “Somos uma Igreja sinodal...” Mas, pergunto, você sabe o que significa sínodo e sinodalidade? Parece que são termos novos, mas são muitos antigos na vida da Igreja. De maneira simples, podemos entender que sínodo significa caminhar junto com o Povo de Deus, ou seja, a Igreja é mãe e está junto com seus filhos. Desde os primeiros séculos do cristianismo, a palavra “sínodo” sempre se referiu às assembleias da Igreja convocadas em vários níveis para discernir, à luz da Palavra de Deus, questões doutrinais, litúrgicas, canônicas e pastorais. O termo “sinodalidade”, por sua vez, indica o específico modo de viver a Igreja Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente o seu ser comunhão no caminhar juntos. Neste momento, a Igreja vive dois importantes processos de escuta. O primeiro é a preparação para o próximo Sínodo dos Bispos, que teve início em outubro de 2021. É um processo que envolve consultas a todas as dioceses, continentes e a Igreja como um todo, e terá seu ponto maior em Roma, em outubro de 2023. O segundo é a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, uma grande movimentação da Igreja para rever a própria caminhada nestas terras sul-americanas. É um tempo de riquezas. O Papa Francisco sonha com uma Igreja misericordiosa e acolhedora. Para isso precisamos ter um coração aberto para tocarmos as nossas fragilidades e celebrarmos as nossas conquistas. O sonho do Papa é o nosso sonho também!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Em seus mais de dois mil anos de existência, a Igreja nos ensina que a caminhada quaresmal deve nos levar a uma transformação da própria vida e isso só é possível quando unimos a fé com a vida. O jejum nos ajuda a perceber a nossa fragilidade como pessoa humana. Fazer jejum não é abster-se de comida apenas, o objetivo é educar os nossos sentidos para uma vida em Deus. O propósito é reconhecer a bondade de Deus conosco e partilhar o alimento, que muitas vezes é abundante em nossa mesa, com aqueles que não tem. O jejum não deve ser feito como algo obrigatório ou rotineiro. Pessoas que têm menos de 16 anos ou 18 anos e, também, aquelas maiores de 65 anos estão dispensadas de fazer o jejum. Portadores de alguma doença ou problema físico, também. TIPOS DE JEJUM Jejum da Igreja O básico é que aquele que opte pela prática, tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição (almoço ou jantar), substituindo a outra que não for feita por um lanche simples. O importante é a disciplina, e é você não comer nada além dessas refeições. Jejum a pão e água A proposta é que se coma pão quando houver fome e que se beba água quando estiver com sede. Porém não é permitido ingerir os dois itens ao mesmo tempo. É melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do dia. Jejum à base de líquidos Nesse tipo de jejum, o praticante deve passar o dia se alimentando apenas com líquidos, como sucos, chás e caldos de verduras, legumes e até carnes. Jejum completo Esse tipo de jejum implica que a pessoa não ingira qualquer tipo de alimento e apenas beba água. É recomendável que antes você faça uma avaliação médica para saber se pode praticar desta forma.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


DEVOÇÃO DO SENHOR DO BONFIM

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA IRMANDADE No dia 16 de janeiro, aconteceu a cerimônia de posse do novo juiz, Christovão Rios de Britto, do Conselho Econômico e Fiscal, do Corpo de Dignitários e da Mesa Administrativa da Devoção do Senhor do Bonfim, mantenedora da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, para o triênio 2022-2025. Confira os principais registros desse importante dia.


CAMPANHA

HORÁRIOS

NOVIDADE NA CAMPANHA DEVOTOS DO SENHOR DO BONFIM Unidos pelo amor ao Senhor do Bonfim, fazemos parte de uma rede de evangelização, que ajuda a manter a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, através da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Somos gratos por sua generosa contribuição e pedimos que continue sendo fiel à nossa Campanha. Em sintonia com a nova gestão da Devoção do Senhor do Bonfim, mantenedora da nossa Basílica Santuário, estamos realizando importantes melhorias para acolher você e todos os devotos e visitantes. Uma delas é que retomamos a implantação da Central de Atendimento da Campanha, em frente à Sacristia, para que você possa obter mais informações e ser atendido (a) sem sair da Basílica, com todo conforto e facilidade. Daqui da Mansão da Misericórdia, continuamos em oração por você e avançando em novas iniciativas neste novo tempo.

VEM AÍ A NOSSA LOJA OFICIAL! AGUARDE!

Em sintonia com a importância da preservação do meio ambiente, optamos por não disponibilizar mais o Informativo Senhor do Bonfim impresso. Porém, você sempre poderá acessar a versão digital em nosso site: santuariosenhordobonfim.com.

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890