Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 6 OUTUBRO-2021


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

AS CASAS DOS ROMEIROS AINDA EXISTEM? A MÃE NOS ORIENTA: FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER! Durante o mês de outubro, voltamos o nosso olhar e o nosso coração para a Mãe de Jesus, Nossa Senhora Aparecida. No dia 12, todo o Brasil eleva a Deus uma prece, um louvor em gratidão por ter no céu uma grande intercessora. O Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, abriga uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, encontrada no rio Paraíba do Sul por três pescadores, em 1717. A história dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora se confunde com a de milhares de brasileiros, nos dias de hoje. Eles estavam pescando, e desesperados porque não havia peixes. Era um tempo de escassez de alimentos e os pescadores tinham a obrigação de entregar os peixes a autoridade real da época ou morreriam. Mesmo em meio a tristeza e falta de esperança, eis que, do fundo das águas, surge a imagem da Mãe. Uma imagem quebrada, desgastada, como uma mãe que se doa integralmente pelos filhos. E eles entenderam que o que estava acontecendo era muito mais que simbólico, era um milagre! Os peixes apareceram e os três humildes pescadores tiveram a vida salva, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. A Mãe não abandona os seus filhos. Ela só nos pede uma coisa: tenham fé e façam tudo o que meu Filho vos disser! E o que Jesus nos diz? Todo ensinamento de Jesus está centrado na misericórdia, especialmente para com aqueles que mais precisam. Nestes tempos tão duros em que vivemos, somos convidados a sermos obedientes a Nossa Senhora, confiando que o Senhor virá ao nosso socorro. Que nossos corações estejam atentos para manter viva a esperança e a solidariedade com nossos irmãos que precisam de nossa ajuda.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Desde o nascimento da devoção ao Senhor do Bonfim, na Bahia, a fé em Jesus crucificado motivou a peregrinação de multidões de fiéis que chegam de todos os recantos até a Colina Sagrada para prestar seu culto. Peregrinos dos mais remotos rincões aportavam no cais, no sopé da colina, subiam íngremes ladeiras e procuravam se acomodar no Largo e em torno do templo. Famílias inteiras permaneciam dias ao relento, à espera dos festejos. Diante desse movimento crescente, a Irmandade sentiu a necessidade de propiciar alguma forma de acolhida para aqueles peregrinos devotos, e assim, envidaram esforços para facilitar o meio de transporte e oferecer abrigo para aquela gente. Nesse propósito, edificaram casas perto da então Capela e iniciaram a construção de estradas ou caminhos para o Bonfim. Em 1778, já existiam casas no Bonfim. Assim, os irmãos da Devoção sempre colocaram em prática o conselho dos apóstolos: “esmerai-vos na prática da hospitalidade”, “exercei a hospitalidade uns para com os outros” (Heb 13,2 e 1 Ped. 4,9). Com o passar do tempo e a urbanização do entorno da Mansão da Misericórdia, a demanda de acolhimento aos peregrinos foi sendo modificada. Atualmente, as casas que acolhiam os romeiros que vinham para os festejos cumprem um papel muito importante. Elas foram restauradas e são sede das ações de misericórdia da Basílica Santuário, através do Projeto Bom Samaritano. Ali, centenas de pessoas recebem atenção, atendimento médico e social. Muitas dessas pessoas tiveram suas vidas ressignificadas com a oportunidade que receberam de aprender uma profissão, de aperfeiçoar um talento e assim, com dignidade, ganhar o próprio sustento. As casas também abrigam a Vila Criativa, espaço gastronômico e artístico, bem como a loja oficial do Santuário e a residência dos padres que colaboram com o Santuário. (Com informações de santuariosenhordobonfim.com)


SÍMBOLO DA FÉ

ÚLTIMO MÊS DA CAMPANHA SÍMBOLO DA FÉ Chegamos ao mês de outubro, o último mês para que você possa ajudar, com algo a mais, em prol da recuperação do gradil do adro e de elementos da fachada da nossa Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Vem que ainda dá tempo de contribuir para que o nosso patrimônio histórico, cultural e religioso fique ainda mais conservado! Para doar para a ‘Campanha Símbolo da Fé: ajudando a fortalecer a tradição baiana’, acesse: www.clickdobem.com.br/doar/santuario-senhor-do-bonfim ou Click do Bem APP (disponível em Google Play e App Store).

HOMENAGEM

OUTUBRO: MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DAS CRIANÇAS Neste mês de outubro, temos duas importantes celebrações na mesma data: o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Que a Padroeira do Brasil, a Virgem Santíssima, cubra todos nós com seu manto sagrado e protetor, amparando-nos nos momentos de aflição e cuide das crianças do nosso Brasil! Parabéns a todas as crianças e viva Nossa Senhora Aparecida!


CAMPANHA

TESTEMUNHO

SUA AJUDA FORTALECE A NOSSA MISSÃO! A Campanha Devotos do Senhor do Bonfim tem a missão de ir ao encontro de todas as pessoas que amam o Senhor do Bonfim. Fazemos parte de uma família devota, missionária, sempre em saída para anunciar a Palavra. Neste Mês das Missões, reafirmamos o nosso compromisso de continuarmos cuidando e zelando pela Mansão da Misericórdia. Por isso, pedimos a você, caro (a) devoto (a), que indique mais uma pessoa para a nossa Campanha de fé! Precisamos fazer muito mais por este espaço sagrado e a ajuda de cada um fortalece a nossa missão. Gratidão!

Gostaria de compartilhar o sonho que se tornou realidade. Há dois anos, viajei para Salvador e conheci o Santuário maravilhoso do Senhor do Bonfim! Nele, fiz meu pedido e fui atendida. Moro do bairro do Bonfim, montei uma adega de bebidas, com o nome de adegabonfim151”.

Marília Aparecida Rodrigues

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

Taubaté -SP

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Informativo Senhor do Bonfim - outubro/2021  

Informativo Senhor do Bonfim - outubro/2021  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded