Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 6 SETEMBRO-2021

50 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

QUEM FOI SÃO JERÔNIMO?

50 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA Para os brasileiros, o mês de setembro é um tempo de maior aproximação com a Palavra de Deus. Um tempo em que as comunidades se organizam para a realização dos Círculos Bíblicos. Neste ano, as celebrações do Mês da Bíblia completam 50 anos! Para esse jubileu de ouro, o tema escolhido é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus. Esse tema e o lema do “Mês da Bíblia 2021” estão em sintonia com o Evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Mês da Bíblia surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso e, posteriormente, a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional. Entre seus objetivos estão o de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades. Vamos celebrar a Palavra de Deus! Reúna a sua família para uma leitura diária da Bíblia. Mergulhe nessa carta de amor de Deus para a humanidade!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Sabemos que as Sagradas Escrituras levaram séculos sendo escritas. Elas nos apresentam as experiências que muitos homens e mulheres fizeram do amor de Deus e da sua misericórdia. Para que a Bíblia chegasse às nossas mãos foi preciso um trabalho minucioso realizado por São Jerônimo. Presbítero e doutor da Igreja, o santo foi o tradutor das Sagradas Escrituras. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. Certo dia, um sonho foi determinante para sua conversão. No sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade, já que ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, somente escritos pagãos. No fim da permanência em Roma, ele foi batizado. Depois disso, São Jerônimo iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o Latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja. Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.


ACONTECE NA BASÍLICA

para fotos. “A intervenção é necessária diante do péssimo estado de conservação em que se encontram os componentes construtivos da fachada e do adro. A obra deverá deter os agentes de degradação, resgatar a beleza e contribuir para a conservação da Basílica”, explica Elias José de Almeida Machado, arquiteto responsável pelo projeto. Com essa obra concluída, os fiéis, visitantes e turistas continuarão sendo acolhidos, mas de forma ainda melhor e a Basílica Santuário ficará ainda mais bonita. Quem desejar contribuir com a campanha e ajudar a concretizar essa necessidade de um dos Santuários mais queridos do Brasil, basta acessar o site https://clickdobem.com.br/doar/santuario-senhor-do-bonfim ou Click do Bem APP (disponível em Google Play e App Store), escolher o valor e a forma de doação.

CAMPANHA SÍMBOLO DA FÉ: AJUDANDO A FORTALECER A TRADIÇÃO BAIANA No mês de julho, a Devoção do Senhor do Bonfim lançou uma campanha virtual de financiamento coletivo, com o propósito de captar recursos para a restauração do gradil e de elementos da fachada da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Com a ‘Campanha Símbolo da Fé: ajudando a fortalecer a tradição baiana’, a Irmandade, que é a mantenedora da Basílica, espera arrecadar, até o mês de outubro, a quantia suficiente para recuperar o gradil do adro, restaurar os componentes em pedras da fachada e promover toda a pintura do exterior da Basílica. Constituído em sua maior parte por ferro fundido, e executado no século XIX, o gradil do adro é onde se mantém a tradição de fazer três pedidos e amarrar as fitinhas do Bonfim. O gradil compõe um colorido cartão postal, símbolo da fé de baianos e turistas e muito disputado


CAMPANHA

TESTEMUNHO

A EVANGELIZAÇÃO NÃO PODE PARAR! Neste Mês da Bíblia, temos a missão de acolher, ainda mais, em nosso coração e em nossa vida a Palavra da salvação. A evangelização não pode parar, por isso, permaneça conosco caminhando diariamente nesse firme propósito missionário. A você que faz parte da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim, muito obrigado por nos ajudar a anunciar e levar a Boa Nova a todos! Estamos sempre unidos, rezando por você e pela sua família, diretamente da Mansão da Misericórdia, o coração da nossa fé!

Meu saudoso pai (Joselito Batista Cardim) era caminhoneiro, imagine que vida difícil. Saber que irá viajar e não ter certeza do retorno em meio as estradas perigosas e precárias, violências urbanas, noites perdidas, horas de fome, as condições físicas, tendo que viajar e ter uma previsão de horário de chegada, zelando pela pontualidade e responsabilidade pelo trabalho. Sempre ao sair de casa e regressar, ele se abandonava nas mãos do Amado Senhor do Bonfim e tudo em sua vida terrena fluía, conseguiu criar e manter seus filhos e esposa, foi agraciado pela aposentadoria e me recordo bem que a primeira importância que ele recebeu deste benefício, ele foi pessoalmente oferecer no cofre da Basílica da Colina Sagrada, como singelo gesto de gratidão ao Senhor Sentinela Avançada! Hoje, eu e minha família continuamos esta tão cara devoção que nos possibilita renovarmos nossas esperanças e o fortalecimento de nossa fé Naquele que é a Guarda Imortal da Bahia”.

Joselito Santos Cardim Devoto de Valença/BA

BASÍLICA INICIA ATENDIMENTO PELO WHATSAPP Visando estar cada vez mais próxima aos devotos através dos meios de comunicação digitais, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim passou a oferecer atendimento também por meio do WhatsApp. Para os serviços exclusivos de marcação de intenção de Missa, batizado e outras informações, além dos dois números fixos (71) 3316-2196 e (71) 3207-1551, agora, você pode entrar em contato pelo WhatsApp (71) 99238-0147.

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Setembro/2021  

50 anos do Mês da Bíblia

Setembro/2021  

50 anos do Mês da Bíblia

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded