Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 6 AGOSTO-2021


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

BOM JESUS DA LAPA, SENHOR DO BONFIM, BOM JESUS DOS NAVEGANTES. POR QUE ESSES TÍTULOS PARA JESUS?

A IGREJA QUER OUVIR VOCÊ! Todas as dioceses dos países latino-americanos e caribenhos estão envolvidas num lindo processo de preparação para a Assembleia Eclesial, organizada pelo Celam (Conselho Episcopal Latino Americano), organismo de colaboração e comunhão entre as Igrejas Particulares desses países, incluindo o Brasil. A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. Ela será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. A grande novidade é que todo o povo de Deus pode participar de forma ativa dessa Assembleia. Para tornar isso possível foi aberto um processo de escuta para que a vida pastoral das comunidades pudesse ser avaliada. A participação de todo o povo de Deus foi incentivada pelo Papa Francisco em sua saudação no lançamento da Assembleia, em janeiro deste ano: “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”. Essa Assembleia é um caminho de preparação para os 500 anos da aparição de Nossa Senhora em Guadalupe, em 2031, e, para os 2000 anos da nossa Redenção, em 2033.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

No dia 6 de agosto, a Igreja celebra a festa da Transfiguração de Jesus. Aqui na Bahia, é nesta ocasião que milhares de fiéis recorrem ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, localizado no interior do Estado, para a celebração da sua grande festa. No Brasil, há vários santuários dedicados ao Senhor Bom Jesus, uma devoção de origem portuguesa. Tradicionalmente, este título remete aos mistérios da Paixão e Morte de Jesus e as imagens retratam essas cenas. São muitos os títulos acrescidos à invocação “Senhor Bom Jesus”, recordando os momentos de seu martírio: a agonia (Senhor Bom Jesus do horto, das oliveiras); a flagelação (da coluna, da pedra fria, da paciência); a sua apresentação por Pilatos ao povo com a expressão latina “Ecce homo” – “Eis o homem!” – (da cana verde, do livramento, dos aflitos, da boa sentença, da prisão, Santo Cristo dos milagres); o caminho para o Calvário (dos Passos); a crucificação (do Bonfim, da lapa, de matosinhos, da boa morte, do descimento, da pobreza, da agonia, dos remédios, dos montes) e, finalmente, o sepultamento (Senhor Morto). Os fiéis reconhecem no sofrimento que Jesus passou na cruz as suas próprias dores e angústias, e, Nele depositam toda a sua confiança. Os primeiros vestígios do culto ao Nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remontam o século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes. A devoção a Nosso Senhor do Bonfim segue esta mesma origem portuguesa, mas guarda um detalhe interessante. A imagem do nosso Amado Senhor do Bonfim retrata o momento da morte de Jesus. Que de braços abertos, através da sua morte, nos garantiu a vida eterna.


ACONTECE NA BASÍLICA

BASÍLICA DO BONFIM IMPLEMENTA AÇÃO PASTORAL EM TEMPO DE PANDEMIA A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim implementou uma nova ação pastoral, com o objetivo de estar mais próxima aos fiéis em tempo de pandemia, através das plataformas digitais. É a Pastoral Extraordinária da Consolação, da Misericórdia e da Esperança, que está realizando atendimento exclusivo pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para o WhatsApp (71) 983384364 e deixe seu pedido de oração ou necessidade de uma palavra de apoio, de conforto e de encorajamento. Divulgue essa ação entre seus amigos, familiares e outras pessoas conhecidas!

HOMENAGEM


CAMPANHA

TESTEMUNHO

Em 1986, após um ano tentando engravidar, finalmente recebi um resultado positivo, mas dois dias depois tive ameaça de aborto natural. Fiquei quinze dias em repouso e pedi ao Senhor do Bonfim que minha gravidez fosse até o fim, e que a criança nascesse saudável. Minha filha nasceu, foi batizada no Santuário do Bonfim e, em 2018, recebi a graça de ver minha neta ser batizada na mesma igreja. Uma graça concedida e que, anos depois, gerou outra graça. Gratidão sempre!”

Ana Maria Laureano Barbosa, Feira de Santana/BA

GRATIDÃO A VOCÊ QUE NOS AJUDA A EVANGELIZAR! Neste Mês das Vocações, somos chamados pelo Senhor do Bonfim a permanecermos juntos na missão de levar a Boa Nova a todos. Com a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim temos essa possibilidade, todos os meses contribuímos como podemos, com o coração repleto de alegria e fé. Continue com a sua fidelidade em nossa Campanha, pois ela é fundamental para que possamos manter a nossa rede missionária, em prol das obras estruturais e de misericórdia da nossa querida Basílica Santuário. Unidos, contemplamos o rosto misericordioso do Amado Senhor do Bonfim. Gratidão a você que nos ajuda a evangelizar!

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Agosto/2021  

Agosto/2021  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded