Maio/2021

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 6 MAIO-2021


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

A BELEZA DO TEMPO LITÚRGICO Um dos choques que tomamos no início da pandemia do coronavírus foi a interrupção brusca da nossa rotina tão agitada. De repente, fomos obrigados a rever nossos hábitos e a nos adaptarmos a um ritmo novo de vida. Penso que esse tempo tão exigente e doloroso pode nos abrir o olhar para uma reflexão sobre o tempo. De que maneira vivemos o tempo que Deus nos dá? O que estamos priorizando? A Igreja, sempre muito sábia, nos ensina a experimentar o tempo e a vida observando ciclos. Olhe a liturgia, temos um calendário muito diferente do civil. Para cada tempo litúrgico: Advento, Natal, Tempo Comum, Quaresma e Páscoa, temos um caminho a ser percorrido que nos proporciona experiências incríveis com a Palavra de Deus. Para cada tempo utilizamos cores diferentes, cantos e ritos. A experiência litúrgica não é algo vivido com a cabeça apenas, mas envolve todos os sentidos para que possamos viver com inteireza o amor de Deus. O início e o fim de um ciclo, seja o litúrgico ou da nossa vida cotidiana, são oportunidades de crescimento na fé e na maturidade. Deus nos permite sempre iniciar coisas novas e rever atitudes que não são adequadas para a nossa vida. O tempo de Deus é sempre o hoje. O que posso fazer hoje para ser melhor?

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

POR QUE NOSSA SENHORA TEM TANTOS NOMES? Essa é uma pergunta que nos deparamos com frequência. Na ladainha de Nossa Senhora, invocamos diversos títulos de Maria, Mãe de Jesus. A primeira coisa que podemos afirmar é: Maria é uma só. Ela é a Mãe de Jesus, a Virgem que disse sim e concebeu o Filho de Deus. Os diversos nomes ou títulos que Nossa Senhora recebeu ao longo desses dois mil anos são manifestações carinhosas daqueles que recorrem a sua intercessão. Outro dado importante, os títulos também estão ligados a forma como as pessoas se relacionam com a Mãe de Jesus. Por exemplo: Nossa Senhora da Guia é a crença de que ela nos aponta o caminho para Jesus ou também, os títulos podem estar relacionados ao local de suas aparições, como Nossa Senhora de Fátima (Portugal) e Nossa Senhora de Lourdes (França). Em cada cultura o povo foi se apropriando da devoção a Nossa Senhora de um modo muito particular. Isso pode ser observado não só nos títulos, mas também nas características das imagens que foram criadas para a veneração à Maria. Os traços, a cor da pele e as vestimentas variam de acordo com os costumes de cada local. Que o exemplo dos nossos antepassados nos inspire a continuar a nossa devoção a Maria, Mãe de Jesus!


HOMENAGEM

ACONTECEU NA BASÍLICA

BASÍLICA DO BONFIM INAUGURA OBRA DE ARTE EM FAVOR DA PAZ ENTRE AS RELIGIÕES FELIZ DIA DAS MÃES! Nossa mais sincera homenagem a você, mãe, escolhida por Deus, na terra, para ser a imagem e a semelhança da Mãe de Jesus. Mãe, um ser sublime, que exalta o amor, o cuidado, a perfeição de Deus. Que Nossa Senhora da Guia seja sempre a sua força! Feliz Dia das Mães a todas as mães devotas do Senhor do Bonfim!

No dia 05 de março foi instalada, na Praça do Bonfim, uma obra de arte, com a palavra paz, com o objetivo de chamar a atenção quanto à importância do diálogo interreligioso, a prática do respeito mútuo, a superação das diversas intolerâncias, dos preconceitos, das violências, das ações que geram divisão e conflitos e a necessidade de difundir a “Cultura da Paz”. A obra de arte, confeccionada em alto relevo e com símbolos de várias religiões, foi feita pelo artista plástico Ito Pedreira. A iniciativa da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim faz parte do contexto da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.


CAMPANHA

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a imagem de Nossa Senhora da Guia foi ofertada por Theodózio Rodrigues de Faria? Esculpida em madeira, a imagem está no altar da Basílica Santuário, aos pés do Senhor do Bonfim, dentro de um nicho prateado, tem nos braços o Menino Jesus, traz nas mãos uma estrela e veio de Portugal junto com a imagem do Senhor do Bonfim. Fonte: Revista Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim - Dois Séculos e Meio. Devoção de Um Povo.

Imagem registrada antes da pandemia

TESTEMUNHO

GRATIDÃO POR PERMANECER CONOSCO, PRINCIPALMENTE, EM TEMPOS DE DIFICULDADE! Neste mês dedicado a Nossa Senhora, o Senhor do Bonfim nos chama a continuarmos ajudando na propagação de Sua Santa Palavra. E, junto com você, cumprimos essa missão por meio da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Neste período delicado de incertezas, dificuldades econômicas e de muitas perdas, por causa da pandemia da COVID-19, você tem permanecido firme conosco, em oração, em uma comunhão de fé e devoção ao Senhor do Bonfim. Com o Amado Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia, somos verdadeiros instrumentos da evangelização! Gratidão pela sua fidelidade!

“Me chamo Viviane Maia Borges Americo. Tinha o grande sonho de ser mãe, passando por três gestações que não foram para frente, pois sempre perdia o bebê. Em 2019, fui com minha mãe na igreja de Nosso Senhor do Bonfim e fizemos uma promessa, pedi ajuda a Nosso Senhor do Bonfim para que engravidasse e conseguisse manter a gravidez até o nascimento. Alguns meses após o retorno, ficamos sabendo da gravidez e foi muito difícil, pois fiquei em cima da cama durante os nove meses e tive que fazer cerclagem. Foi um momento muito complicado, acompanhado de perto por muitos, mas graças a Deus e creio que ao Nosso Senhor do Bonfim, o Rafael nasceu no dia 3 de março de 2020, um menino saudável, lindo, feliz e risonho”.

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890