__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 6 FEVEREIRO-2021

É TEMPO DE CUIDAR DO DIÁLOGO E DA PAZ!


PALAVRA DO REITOR

É TEMPO DE CUIDAR DO DIÁLOGO E DA PAZ! Nos próximos dias vamos iniciar a Quaresma, um tempo muito especial para a vida cristã. São 40 dias de preparação para a vivência dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O caminho para a Páscoa é longo, pois durante esses dias somos convidados a mergulhar na vida de oração e de encontro com os irmãos que mais precisam. A cada ano, a Igreja no Brasil convida os católicos a participarem da Campanha da Fraternidade (CF), que tem como objetivo a reflexão sobre um tema importante para a vida em sociedade, bem como para gerar iniciativas concretas para a transformação da realidade. A Quaresma é tempo de mudança de vida e não há mudança sem gestos concretos! Em 2021, a Campanha da Fraternidade é ecumênica e tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14). A CFE 2021 nos convida a abrirmos nossos horizontes para a construção do bem comum, acolhendo as diferenças sem excluir ninguém. “Num tempo de tanta violência, polarizações, mesmo ódios e destruições, o nosso testemunho será profético quanto mais nós conseguirmos, como nos diz o conhecido texto da Carta de Pedro, ‘dar as razões da nossa esperança’, e também ‘abrir o coração para ouvir as razões da esperança de tantos irmãos e irmãs mundo afora’”, motiva dom Joel Portella, secretário geral da CNBB. Trilhemos juntos esse caminho em direção ao Bem Comum!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

PERGUNTE AO REITOR

COMO SURGIU A FITINHA DO SENHOR DO BONFIM? A Fita do Bonfim ou fitinha do Bonfim é uma lembrança típica de Salvador, criada em 1809 e que desapareceu no início da década de 1950. Era conhecida como “Medida do Bonfim”, por medir exatos 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da imagem de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim, postada no altar-mor da Basílica Santuário. A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada e usada no pescoço, como um colar, no qual se penduravam medalhas e santinhos. Ao pagar uma promessa, o fiel carregava uma foto ou uma pequena escultura de cera representando a parte do corpo curada com o auxílio do santo. Não se sabe quando a transição para a atual fita, de pulso, ocorreu, sendo fato que em meados da década de 1960 a nova fita já era comercializada nas ruas de Salvador. Atualmente, milhares de pessoas sobem a Colina Sagrada para agradecer ou pedir graças especiais e amarrar uma fita no gradil da Igreja é um rito feito por quase todos. É um ato de confiança, ao fazer os três pedidos e deixar sua fita no gradil, pois o fiel entrega sua vida e esperança em Nosso Senhor do Bonfim. Para aqueles que não podem ir à Colina Sagrada é possível, mesmo de longe, amarrar a sua fita no gradil da Igreja! Basta acessar o aplicativo Senhor do Bonfim, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. É muito fácil de instalar! Você pode também deixar o seu pedido de oração e entrar em contato com nossa equipe.


FESTA DO SENHOR DO BONFIM

CF 2021

FESTA DO SENHOR DO BONFIM: GRATIDÃO PELA SUA PARTICIPAÇÃO! No mês de janeiro celebramos a Festa do Amado Senhor do Bonfim, ocasião em que nos unimos em oração, muito trabalho e dedicação para que, mesmo de forma adaptada, por causa da pandemia, pudéssemos realizar uma das festas religiosas mais importantes da Bahia. Agradecemos a todas as pessoas que trabalharam para que a festa acontecesse e a você, querido (a) devoto (a), que acompanhou a Novena e a Missa festiva através das nossas plataformas digitais. Gratidão pela participação de todos!

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021 A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14). Essa é a quinta Campanha da Fraternidade Ecumênica e tem como objetivo principal convidar as pessoas a reflexão e identificação dos meios para superação da separação e da violência, através do diálogo e da união fraterna.

QUARESMA No dia 17 de fevereiro tem início a Quaresma, tempo especial e também favorável para a reflexão, oração, penitência e preparação para a Semana Santa e o Tríduo Pascal – Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. Neste período de 40 dias, que começa na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja nos chama a rever nossas atitudes com o nosso irmão e a fortalecer a nossa caminhada cristã.


CAMPANHA

SOMOS GRATOS PELA SUA COLABORAÇÃO MENSAL! A união da comunidade da nossa Basílica com todos os devotos do Senhor do Bonfim sempre possibilita importantes realizações em prol da Mansão da Misericórdia. Por isso, hoje, agradecemos a você por todas as manifestações de fé, concretizadas também em doações na Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Gratidão a você, caro (a) devoto (a), por toda colaboração mensal! Com sua ajuda, conseguimos continuar mantendo os equipamentos necessários para as transmissões da nossa WEB TV durante a Festa do Senhor do Bonfim.

VOCÊ SABIA?

CHAFARIZ DA PRAÇA Você sabia que o chafariz localizado na Praça do Bonfim foi inaugurado em 1863? O monumento foi construído em Gênova, na Itália, e é todo esculpido em mármore de Carrara branco. Fonte: Revista Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim Dois Séculos e Meio. Devoção de Um Povo.

EXPEDIENTE santuariosenhordobonfim.com @bonfimsantuario @basilicasantuariodosenhordobonfim bonfimsantuario

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Fevereiro/2021  

É tempo de cuidar do diálogo e da paz!

Fevereiro/2021  

É tempo de cuidar do diálogo e da paz!

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded