__MAIN_TEXT__

Page 1

informativo

BASÍLICA SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM

ANO 5 DEZEMBRO-2020

Feliz Natal!


PALAVRA DO REITOR

PERGUNTE AO REITOR

QUAL A ORIGEM DO PRESÉPIO E O SIGNIFICADO DE CADA PERSONAGEM NA CENA DO NASCIMENTO DE JESUS? JESUS É O PRÍNCIPE DA PAZ “Pois nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado. O poder de governar está nos seus ombros. Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz” (Isaías 9,5). O profeta Isaías, 700 anos antes do nascimento de Jesus, apresenta ao povo de Deus a esperança no Messias, o Filho de Deus que viria ao mundo restaurar a humanidade. Nesse trecho do livro de Isaías, temos uma descrição de um tempo muito parecido com o nosso. Tempo de dores e dificuldades, tempo em que o povo busca forças para seguir a vida. Nosso alento, nossa força e consolo estão bem pertinho de nós. Jesus se doa por nós e caminha ao nosso lado diariamente e, muitas vezes, seu amor passa por nós despercebido. Será que estamos tão presos aos nossos problemas que não somos capazes de contemplar o Amor que se fez criança? A paz que tanto sonhamos alcançar é o próprio Cristo. Que tal aproveitar esse tempo de Natal para voltar o olhar para o Menino Jesus? Convide a sua família para um momento de oração. Monte o presépio em sua casa! Permita que o Salvador encontre abrigo em seu lar!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

A origem do presépio como conhecemos nos remete a São Francisco de Assis que, em 1223, montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Seu objetivo era ajudar o povo a compreender melhor o nascimento de Jesus e contemplar esse mistério. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses, em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta. Cada figura presente na cena do nascimento de Jesus tem um significado. Conheça alguns: São José: aquele que deu ao Menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno. Maria: é aquela que disse ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus. Menino Jesus: é o Filho de Deus que se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. Os animais: representam a natureza a serviço do homem e de Deus. Pastores: os pastores simbolizam a humildade, pois naquela época eram pouco valorizados. Reis Magos: eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus. O anjo: é o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia. Estrela: é a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus. Ouro, incenso e mirra: o ouro significa a realeza, incenso significa a divindade e a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade.


FESTA DO SENHOR DO BONFIM

ACONTECEU NA BASÍLICA

PREPARAÇÃO PARA A FESTA DO SENHOR DO BONFIM Aqui em nossa Basílica Santuário do Senhor do Bonfim estamos organizando a Festa do Senhor do Bonfim, que em 2021 acontecerá de 07 a 17 de janeiro. Por conta da pandemia que ainda vivemos, a grande celebração da nossa Basílica será adaptada a essa realidade, mas com certeza viveremos esse momento com a mesma fé e devoção de sempre. Fique atento (a) a programação que divulgaremos em nossas redes sociais.

LIVE DO CORAL No dia 17 de outubro a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim promoveu a live ‘Pegadas na Areia’, apresentada pelo Coral da Basílica Santuário, sob a regência do Maestro Professor Francisco Rufino. Foi uma tarde diferente e especial, ao som de músicas religiosas. A transmissão foi realizada pelo canal oficial da Basílica no YouTube e no Facebook e contou com a audiência de devotos e admiradores em todo o Brasil.

A SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ No dia 27 de dezembro celebraremos a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José, modelo de toda família humana. A nossa família é o primeiro lugar que encontramos com Deus. Com essa solenidade somos chamados a confiar a nossa proteção a intercessão da Sagrada Família e que ela nos ajude a caminhar no espírito de Nazaré, mediante a escuta da Palavra e a serviço do bem.


CAMPANHA

GRATIDÃO POR CAMINHAR CONOSCO NESTE ANO! Estamos no último mês deste ano atípico e de muitas dificuldades. Queremos agradecer a você que caminhou conosco durante todo o ano de 2020, que contribuiu de alguma forma para que a nossa Basílica Santuário continuasse sendo mantida, pois mesmo no tempo em que precisamos fechá-la, permanecemos levando a bênção do Senhor do Bonfim a seu lar, através da nossa WEB TV e pelas redes sociais. E isso só foi possível por conta da sua participação em nossa Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Mesmo com dificuldades, com sua ajuda e a dos demais integrantes da nossa família realizamos obras pelo nosso espaço sagrado, templo vivo da fé e da devoção de um povo que ama o Senhor do Bonfim. Fizemos toda manutenção da Igreja e do seu entorno, remuneramos os nossos colaboradores, pagamos os custos fixos, adquirimos materiais que utilizamos diariamente e conseguimos manter nossos meios de comunicação. A você, a nossa eterna gratidão!

santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

bonfimsantuario

EXPEDIENTE

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3316-7550 - Campanha Devotos do Senhor do Bonfim

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Dezembro/2020  

Feliz Natal!

Dezembro/2020  

Feliz Natal!

Advertisement