__MAIN_TEXT__

Page 1

informativo

ANO 5 JAN-2020


VIVA O NOSSO SENHOR DO BONFIM! Chegou o tempo mais bonito do ano. O mês de janeiro não poderia ser mais especial, iniciamos 2020 com a Sexta-feira da Proteção, um dia inteiro de oração por esse ciclo que começa. E, no dia 9, realizaremos a abertura de uma das maiores festas religiosas do Brasil: a Festa do Senhor do Bonfim. Até o dia 19, nesta Colina Sagrada, viveremos momentos inesquecíveis de fé, devoção e homenagens àquele que é o Senhor da nossa vida. A cada ano, a Festa do Senhor do Bonfim ganha maiores proporções, arrastando multidões durante os dias festivos. Estima-se que, em 2019, a Lavagem reuniu mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de 8km, que vai da Basílica da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Nossa expectativa é que os festejos de 2020 sejam ainda maiores! Com a conclusão da restauração da Igreja; a requalificação do seu entorno, contemplando as duas praças; o estacionamento na base da Colina e a construção das Capelas das Velas e da Água Benta, os milhares de turistas e fiéis contam com uma estrutura segura e confortável para prestar suas homenagens. Toda a equipe da Basílica Santuário está empenhada para que cada devoto se sinta bem acolhido na Mansão da Misericórdia e para que todos aqueles que nos procuram buscando amparo material sejam atendidos pelo Projeto Bom Samaritano. E tudo isso só é possível graças a sua generosa contribuição. Fique conectado conosco! Contamos com suas orações e apoio!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

PERGUNTE AO REITOR

A FESTA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM É PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO? O registro da Festa de Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro foi aprovado no dia 05 de junho de 2013, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Realizada sem interrupção desde o ano de 1745, a festa, que atrai para a capital baiana o maior número de participantes, depois do carnaval, envolve diversas expressões da cultura e da vida social soteropolitana. Mais que uma grande manifestação religiosa da Bahia, a celebração é uma referência cultural importante na afirmação da cultura baiana, além de representar um momento significativo de visibilidade para os diversos grupos sociais. Embora se recrie a cada ano, os elementos básicos e estruturantes da Festa do Bonfim permaneceram os mesmos, ou seja, a Novena, o Cortejo, a Lavagem, os Ternos de Reis e a Missa Solene. A celebração, que integra o calendário litúrgico e o ciclo de Festas de Largo da cidade de Salvador, acontece durante onze dias do mês de janeiro, iniciando-se um dia após o Dia dos Santos Reis, e encerrando-se no segundo domingo depois da Epifania, no Dia do Senhor do Bonfim.


AÇÕES REALIZADAS EM 2019 Em 2019, diversas ações foram realizadas na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, visando a conservação e um melhor acolhimento aos devotos, visitantes e turistas. Foi um ano de muitas obras também no entorno da Colina Sagrada. A concretização dos serviços também foi possível graças a você, que contribui fielmente todos os meses em nossa Campanha Devotos do Senhor do Bonfim! Agradecemos muito por suas orações e participação! Confira os principais acontecimentos da Mansão da Misericórdia em 2019.

MARÇO A JUNHO Jornada de Veneração a Santa Cruz Original do Senhor do Bonfim.

SETEMBRO Inauguração da loja oficial da Basílica Santuário.

NOVEMBRO Inauguração da nova iluminação cênica da Basílica Santuário, com mais de 250 lâmpadas em LED.

MAIO Reforço da segurança na Basílica Santuário e no seu entorno, com a instalação de cerca de 40 câmeras de monitoramento. Entrega da Capela Mor totalmente restaurada.

OUTUBRO Entrega da segunda e última etapa de requalificação da Colina Sagrada. O Largo da Baixa do Bonfim e as Capelas das Velas e da Água Benta foram inaugurados.


SOMOS CORRESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO DA BASÍLICA DO BONFIM! Amado (a) devoto (a), sua colaboração através da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim fez com que conseguíssemos concretizar importantes sonhos em 2019, como a nossa loja oficial. Agradecemos por você nos ajudar a alcançar nossos objetivos sempre em prol da Mansão da Misericórdia! Foi um trabalho incansável, mas com as bênçãos do Senhor do Bonfim e você ao nosso lado cumprimos a nossa missão. Agora, entramos em 2020 com novas metas e esperamos contar mais uma vez com você para realizá-las! Somos corresponsáveis pela manutenção e a evangelização, afinal a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim é nossa! Portanto, temos um pedido para você que nos acompanha: Neste ano, indique mais um amigo ou alguém de sua família para fazer parte da nossa campanha missionária!

HORÁRIOS DE MISSAS Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês. Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Basílica Santuário do Senhor do Bonfim Largo do Bonfim nº 236 / CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

@bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M

Cel: F

Aniversário:

CPF: Email: Sim, aceito receber o informativo mensal com um boleto para doação espontânea. Data: ____/____/_______ Assinatura:________________________________________________

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Janeiro/2020  

Janeiro/2020  

Advertisement