Page 1

informativo

ANO 4 AGO-2019

“Quando visito o Santuário do Senhor do Bonfim, percebo que as pessoas passam longo tempo olhando para a imagem do Crucificado.” (Carta Pastoral de Dom Murilo Krieger sobre o Jubileu da chegada das imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia)


A CELEBRAÇÃO DO JUBILEU É UMA OPORTUNIDADE DE CONTEMPLAÇÃO Avançamos na vivência do Ano Jubilar por ocasião da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Para nos ajudar nesse caminho até a grande festa que será celebrada em 2020, o nosso Arcebispo Dom Murilo Krieger, scj, publicou uma Carta Pastoral convocando todos os fiéis desta Igreja Particular a viverem o Ano Jubilar. Na Carta, Dom Murilo faz um convite a reflexão sobre o sentido de três palavras: contemplação, gratidão e compromisso. Acompanhe um trecho da Carta sobre a contemplação: “Através do profeta Zacarias (330 aC), Deus anunciou: “Derramarei sobre a casa de Davi e sobre o habitante de Jerusalém um espírito de graça e súplica e olharão para mim. Aquele a que, transpassaram, eles o lamentarão” (Zc 12, 10). Segundo o evangelista João, essa profecia se concretizou quando Jesus estava pregado na Cruz e teve seu lado aberto pela lança de um soldado, de onde saiu sangue e água. “Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: (...) Olharão para aquele a que, transpassaram” (Jo 19, 36-37). Quando visito o Santuário do Senhor do Bonfim, percebo que as pessoas passam longo tempo olhando para a imagem do Crucificado. Ficam contemplando demoradamente o Senhor do Bonfim; simplesmente contemplando. Não sei que palavras lhe dizem, se é que lhe dirigem alguma palavra. Provavelmente contentam-se em contemplá-lo e em escutá-lo. Foi isso que fez S. João Paulo II, no dia 20 de outubro de 1991, quando esteve ali. Segundo o testemunho do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, que se encontrava a seu lado, o Papa ficou um longo tempo em silenciosa e ardente oração, diante da imagem que multidões já haviam contemplado. A contemplação do Crucificado nos leva a ter “os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus” (Fl 22, 5). Contemplando-o, descobrimos que ele é Filho de Deus vivo; é Deus ele mesmo; é Deus feito homem no seio de Maria Santíssima, para nossa salvação; é a Palavra do Pai; é aquele que nos possibilita nos tornarmos filhos de Deus. Somente o seu Sangue nos redime e salva. Ele é “o caminho, verdade e a vida” (Jo 14, 6); ninguém vai ao Pai senão por ele. É o amor misericordioso (...).” (Carta Pastoral de Dom Murilo Krieger sobre o Jubileu da chegada das imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia)

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

PERGUNTE AO REITOR

COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA BASÍLICA SANTUÁRIO? A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, foi construída entre 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Portugal – Cidade de Setúbal, em 1745. Em 1927, o papa Pio XI elevou o templo à dignidade de Basílica. Foi inaugurada no dia 24 de junho de 1754. A arquitetura é em estilo neoclássico e a fachada em rococó. Segue o modelo das igrejas portuguesas dos séculos 18 e 19, com belos afrescos e azulejaria. No início, era só uma porta. O processo de construção da Basílica não acabou quando ela foi entregue em 1754. Os devotos do Senhor do Bonfim sempre desejaram que a Mansão da Misericórdia fosse um templo bonito e acolhedor. Por isso, com as doações recebidas foi possível transformar essa igreja em um dos templos mais importantes do país. Em 1804 a 1805, foram abertas as duas portas laterais, substituindo as duas janelas. O piso era de tijolo, sendo substituído pelo atual, entre 1806 e 1807. Em 1816 foi realizada uma grande reforma em toda parte interna da igreja. Abriram as quatro portas que dão acesso para os corredores, que por sua vez foram fechados com paredes e janelas com grades de ferro, as salas e corredores do primeiro andar ganharam as tribunas, feitas pelo serralheiro Domingos Correia Neves, que fez também a grade de comunhão na frente do altar. Entre 1818 e 1819, foram construídos os quatro altares da nave, frutos de vários artistas que se apresentaram. Várias intervenções foram feitas, até o ano de 1863. Ainda em 1862, realizou-se o serviço de iluminação a gás carbônico. A inauguração do chafariz na praça e colocação do gradil de ferro que contorna a igreja ocorreu no ano de 1863. Foi erguida, no Brasil, em praça pública, a primeira estátua em mármore de carrara do Cristo Redentor. Em 1902 a fachada da igreja ganhou uma instalação elétrica que perdurou até 1998, como feérico monumento de cristal. Em 1975 ocorreu a inauguração do Museu dos Ex-Votos. Inspiração e criação do irmão tesoureiro, Rubem Freire de Carvalho Tourinho.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


PROGRAMAÇÃO DO JUBILEU PARA O MÊS DE AGOSTO

PARTICIPE DAS FESTAS DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE E DE NOSSA SENHORA DA GUIA!

Desde o mês de abril deste ano estamos vivenciando a celebração do Jubileu dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à cidade de São Salvador da Bahia. Para marcar esse Jubileu, diversos eventos já estão programados até abril de 2020. Para este mês de agosto, teremos no dia 03, às 17h, uma Missa pelos 94 anos de elevação da Igreja do Bonfim a Basílica menor, em 1926, pelo Papa Pio XI; e no dia 24, a Peregrinação da Juventude, que sairá da Igreja dos Mares, às 7h.

São Gonçalo do Amarante e Nossa Senhora da Guia, padroeiros da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, serão celebrados em outubro e novembro, respectivamente. O Tríduo de São Gonçalo acontecerá de 03 a 05 de outubro, com a Missa festiva no dia 06, às 9h. Já a Semana Preparatória em louvor a Nossa Senhora da Guia será celebrada de 04 a 09 de novembro, culminando com a Missa no dia 10, às 9h. Traga sua família e venha celebrar os padroeiros da Mansão da Misericórdia!


CONTAMOS COM A SUA ORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO! Neste mês de agosto, temos um convite especial para você: divulgue a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim! Vamos levar a Palavra de Deus e a bênção do Senhor do Bonfim para aqueles que mais precisam. A evangelização não pode parar! Contamos com a sua participação, oração e generosidade neste mês em que celebramos a Transfiguração do Senhor e a Assunção de Nossa Senhora. A Capela Mor da nossa Basílica Santuário foi restaurada, mas precisamos manter a Mansão da Misericórdia e para isso pedimos o seu apoio. Seu sim missionário ajuda a transformar a Colina Sagrada em um local cada vez mais acolhedor!

COMUNIDADE DO BONFIM PARTICIPA DE PEREGRINAÇÃO PARA A TERRA SANTA A comunidade da Basílica Santuário e membros da Devoção do Senhor do Bonfim participarão da peregrinação para a Terra Santa, de 24 de novembro a 06 de dezembro. A romaria terá a direção espiritual do reitor, Pe. Edson Menezes da Silva.

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

@basilicasantuariodosenhordobonfim

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M CPF: Email:

Cel: F

Aniversário:

Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês. Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Largo do Bonfim nº 236 CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

@bonfimsantuario

HORÁRIOS DE MISSAS

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Profile for Basílica Santuário Senhor do Bonfim

Agosto/2019  

Agosto/2019  

Advertisement