Page 1

informativo

ANO 4 JUL-2019


PERGUNTE AO REITOR

UM SELO PARA MARCAR O ANO JUBILAR

QUAL É A ORIGEM DAS IMAGENS DO SENHOR DO BONFIM E DE NOSSA SENHORA DA GUIA?

Um ano jubilar é um tempo de graças e de renovação da fé. É uma oportunidade de nos aproximarmos mais daquele que é o centro das nossas vidas: Nosso Senhor Jesus Cristo. Para marcar esse tempo de comemorações, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim lançou um selo comemorativo. A peça artística foi desenvolvida pelo publicitário e designer gráfico, Adielson Agrellos. A seguir, compreenda o significado dos símbolos presentes nesse selo. O selo comemorativo pelos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à cidade de São Salvador proporciona aos fiéis um encontro entre o passado e o presente, apontando para o futuro. Dessa forma, queremos trazer os princípios que nortearam a produção dessa arte. O centro de toda a composição gráfica é o Senhor do Bonfim, a imagem confunde-se com a embarcação, pois ao mesmo tempo que esse meio de transporte foi utilizado na vinda das imagens, o próprio Cristo é quem conduz a barca que é a Igreja. Em determinado momento, a imagem parece estar na parte frontal da embarcação, mas em outro parece ser o mastro que sustenta as velas, que são três, representando a Trindade Santa, mas também o tríplice múnus da vocação batismal, onde somos chamados a sermos reis, sacerdotes e profetas. Uma Igreja em saída e missionária. A Estrela-Guia vai na frente, representando Maria. Também ela, a Mãe, aponta para o Filho e continua a nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Essa é a missão de Maria, nos ensinar o caminho que leva a Jesus. Pois ela também é discípula dele. Os elementos culturais anteriores e posteriores também foram contemplados, pois se tornaram parte identitária da devoção ao Senhor do Bonfim. Por isso, as fitas são mencionadas em duas partes: na imagem e no número 275 que foi feito de forma que lembrássemos o movimento das fitas. Por fim, no topo do mastro estão as bandeiras de Portugal, origem das imagens, e da Bahia, lugar da chegada desses tesouros da fé católica em nosso país.

A devoção ao Senhor do Bonfim remonta ao século XVII, quando foi erguida em 1669, em Setúbal, Portugal, uma Ermida, que primeiro era conhecida como “Anjo da Guarda”, mas que depois passou a ser chamada de “Igreja do Senhor do Bonfim”. A devoção ao Senhor do Bonfim ganha forças quando Dom João V, diante da imagem do Senhor do Bonfim, fez promessas pelo restabelecimento da saúde de seu pai, o rei Dom Pedro II. A origem das imagens que chegaram a Salvador através do capitão de mar e guerra, Theodózio Rodrigues de Faria, se mistura com a história da devoção ao Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia na Bahia. Tudo começou com um sentimento de gratidão que tomou conta do coração de Theodózio por ter sido salvo de um naufrágio em Portugal. Ao retornar a Salvador, o capitão de mar e guerra trouxe consigo uma imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim em pinho de riga, medindo 1,06 de altura, semelhante a existente em Setúbal (Portugal), e a imagem de Nossa Senhora da Guia. Junto com elas, em si, o desejo em dar continuidade a fé que havia livrado ele do infortúnio da morte. Com a chegada das imagens em 18 de abril de 1745, iniciou-se o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia, com a criação da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim”, Irmandade de leigos reconhecida pelo então arcebispo Dom José Botelho de Matos, presente na fundação da mesma. A capela teve suas obras iniciadas em 1746, e no dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi trazida da Capela da Penha para a Colina do Bonfim a sagrada imagem, em procissão, onde o VI vice-rei esteve presente, junto da população, na celebração de missa solene. Em 1772 as obras da capela foram concluídas. Em 1773 a festa litúrgica do Bonfim passa a ser celebrada no segundo Domingo da Epifania (2º domingo de janeiro), com autorização do arcebispo Dom Sebastião Monteiro de Vide.

Pe. Edson Menezes da Silva

Pe. Edson Menezes da Silva

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


ATIVIDADES E AÇÕES PASTORAIS MARCAM JUBILEU NO BONFIM Diversas atividades e ações pastorais foram planejadas por ocasião do Jubileu dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à cidade de São Salvador da Bahia. Os eventos terão a participação da Devoção do Senhor do Bonfim, dos voluntários, funcionários da Basílica Santuário e do Projeto Bom Samaritano. Para o mês de julho, serão realizadas duas atividades: o encontro de formação para os irmãos da Devoção no dia 06 (com um dia de formação e espiritualidade sobre a Bíblia) e a peregrinação para Trindade (GO) e Aparecida (SP), de 18 a 21. Até abril de 2020, ocasião em que marcará o encerramento do Jubileu, outros eventos já estão agendados.

BASÍLICA E DEVOÇÃO SELECIONAM CANÇÕES SOBRE O SENHOR DO BONFIM Como parte das atividades do Jubileu dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à cidade de São Salvador da Bahia, a Basílica Santuário e a Devoção, com o apoio do maestro Francisco Rufino, estão selecionando canções sobre o Bonfim e o Senhor do Bonfim. “Nosso objetivo é organizar uma coletânea dessas músicas e analisarmos a possibilidade de lançarmos um CD”, conta o juiz da Devoção, Francisco José Pitanga Bastos. Entre as principais composições estão: “São Salvador” e “O que é que a baiana tem”, de Dorival Caymmi.


HORÁRIOS DE MISSAS Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h

EVANGELIZE JUNTO CONOSCO! Convidamos você, devoto (a) do Senhor do Bonfim, a evangelizar junto conosco. Você também é muito importante para nós para mantermos toda a estrutura da nossa Basílica Santuário em pleno funcionamento. Todos os dias somos chamados a evangelizar e conservar esse Templo Sagrado, que é a casa do Senhor do Bonfim. Daqui da Mansão da Misericórdia, rezamos por suas intenções e agradecemos pela sua participação e generosidade. Sabemos que podemos contar sempre com a sua ajuda! É por isso que pedimos: participe com fidelidade da nossa Campanha Devotos do Senhor do Bonfim! Ajude-nos a evangelizar!

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

@basilicasantuariodosenhordobonfim

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M CPF: Email:

Cel: F

Aniversário:

Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Largo do Bonfim nº 236 CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

@bonfimsantuario

Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês.

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Profile for Basílica Santuário Senhor do Bonfim

Julho/2019  

Julho/2019  

Advertisement