Page 1

informativo

ANO 4 JUN-2019

“Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós.”

(Oração ao Sagrado Coração de Jesus)


PERGUNTE AO REITOR

O QUE É UM JUBILEU? O QUE É UM ANO JUBILAR?

Neste mês de junho, celebramos no Brasil os santos mais populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. As famílias se reúnem para rezar e festejar a tradição recebida dos nossos antepassados. É um tempo rico de partilha, alegria e fé. Ao fechar o ciclo das solenidades do Tempo Pascal, também nos deparamos com uma preciosa celebração: a festa do Sagrado Coração de Jesus. Convido você, caro leitor, a adentrar no mistério de amor que emana do coração de Jesus. De acordo com o relato bíblico, o soldado romano para atestar a morte de Jesus transpassou o seu coração com uma lança, dali jorrou sangue e água. A água representa o Batismo, sacramento que nos torna filhos e filhas de Deus e nos abre as portas para a vida cristã. O sangue significa a Eucaristia, ponto alto da união das pessoas com Deus. Segundo o Magistério da Igreja, podemos afirmar que a Igreja nasceu da água e do sangue que jorraram do peito aberto de Jesus. Nosso Senhor Jesus Cristo doou sua vida integralmente. Somos convidados a contemplar esse Coração Sagrado, no qual temos os nossos nomes inscritos. É através desse Coração, inflamado de amor, que podemos alcançar a compreensão do que é o amor de Deus. Nossa missão, aqui na Colina Sagrada, é ser sinal desse amor misericordioso que brota do coração do nosso Amado Jesus, o Senhor do Bonfim. Todos os dias nos unimos em oração por você e por sua família. Buscamos, incansavelmente, acolher a todos que recorrem a este Santuário para apresentar suas dores e alegrias ao Senhor. Investimos nossas vidas nessa obra divina. E, graças a generosidade dos nossos doadores, essa obra não para. Que as celebrações do mês de junho nos ajudem a renovar a fé e a esperança. Que o Senhor do Bonfim derrame bênçãos especiais sobre você, meu caro irmão.

A palavra Jubileu tem uma raiz latina, iubilum, que representa um grito de alegria. Jubileu refere-se a um período de aproximadamente um ano em que se celebra um acontecimento ou um fato importante para os cristãos. Entre os hebreus, antigamente, Jubileu era uma festividade realizada de cinquenta em cinquenta anos para comemorar a remissão da servidão, das dívidas e das culpas. Para a Igreja Católica, o primeiro ano jubilar foi convocado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. Estabeleceu-se que os seguintes jubileus fossem comemorados a cada 25 anos com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos um em sua vida. O último Jubileu da Igreja foi proclamado pelo Papa São João Paulo II para comemorar os 2000 anos do nascimento de Cristo. No ano de 1965, por ocasião das comemorações dos 250 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, celebrou-se o último ano jubilar aqui, na Colina Sagrada. Na tradição católica, o Jubileu consiste em conceder, durante um ano, indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano. O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebração do Ano Santo Ordinário acontece em um intervalo de anos já estabelecido. Já o Ano Santo Extraordinário se proclama como celebração de um fato destacado. No dia 18 de abril de 2020, teremos a alegria de celebrar os 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à Bahia, provenientes da Cidade de Setúbal – Portugal, em 18 de abril de 1745. Era um domingo de Páscoa. A imagem foi trazida por um navegador da armada portuguesa, Teodósio Rodrigues de Farias, que fazia constantes viagens para vender especiarias no Brasil. No mesmo ano, ele fundou também a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim com a finalidade de dar continuidade à devoção, zelar das sagradas imagens e cuidar da preservação da igreja que seria construída para abrigar as imagens, como aconteceu nove anos depois. As referidas imagens foram acolhidas na igreja de Nossa Senhora da Penha – Ribeira, sendo entronizadas na atual Basílica no dia 24 de junho de 1754.

Pe. Edson Menezes da Silva

Pe. Edson Menezes da Silva

UM CORAÇÃO ABERTO E MISERICORDIOSO

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


Obra de Rosalvo Santana

Obra de Irlânia Mercês

EXPOSIÇÃO SANTOS JUNINOS SEGUE ATÉ O DIA 02 DE JULHO NA COLINA SAGRADA

BASÍLICA DO BONFIM COMPLETA 265 ANOS No dia 24 de junho a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim completará 265 anos de uma história marcada pela fé. A Basílica é resultado de um ex-voto de Teodósio Rodrigues de Farias, português devoto do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Ele havia feito uma promessa que se sobrevivesse a uma tempestade traria para o Brasil as imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Assim, em 18 de abril de 1745, uma réplica foi trazida de Setúbal, em Portugal, iniciando a construção da Basílica, uma das igrejas mais visitadas da Bahia. A capela teve suas obras iniciadas em 1746, e no dia 24 de junho de 1754, após a conclusão das obras internas, foi trazida da Capela da Penha para a Colina do Bonfim a sagrada imagem. Parabéns pelos seus 265 anos!

Pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Vila Criativa apresenta a Exposição Santos Juninos na Colina Sagrada, como parte do calendário de festas populares juninas, com objetivo de promover o diálogo, a tradição, a cultura popular e a cidadania através da arte. A mostra foi aberta no dia 31 de maio e seguirá até o dia 02 de julho, e apresenta trabalhos de treze artistas, entre eles, Rosalvo Santana (de Maragogipinho/BA), Luiz Paixão, Jairson Rocha, Irlânia Mercês, Neia Estevan, Prentice, Jean Marcos e outros. Este ano a exposição presta uma homenagem a Ariano Vilar Suassuna - dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro. As obras retratam a tradição e a religiosidade dos santos juninos. O público que visitar a exposição poderá contribuir com a manutenção do Projeto Social Bom Samaritano, uma obra de misericórdia da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 8h às 19h, na Casa dos Romeiros, nº 33, ao lado da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.


CONTINUE CONTRIBUINDO COM A NOSSA BASÍLICA SANTUÁRIO! Sua participação na Campanha Devotos do Senhor do Bonfim é muito importante para nós! Pois, é através de sua fidelidade que conseguimos cumprir com a nossa missão evangelizadora e manter a Basílica Santuário acolhendo diariamente todos os que nos visitam. Somos gratos pela sua generosidade! Continue contribuindo com a nossa Basílica Santuário! Conte para nós também sobre sua experiência de fé através da Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Ligue para (71) 3312-4512 ou escreva para irmandade-bonfim@hotmail. com, encaminhando uma foto. Seu depoimento poderá aparecer em nosso site e redes sociais. Que por intercessão de São João, Santo Antônio e São Pedro, desça sobre você e sua família a bênção do Senhor do Bonfim! Contamos com a sua participação!

PARTICIPE DA FESTA DE CORPUS CHRISTI NA BASÍLICA DO BONFIM! Na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo. Neste ano, a festividade será realizada no dia 20 de junho. O Papa Francisco lembra que a Festa de Corpus Christi “é um mistério de atração a Cristo e de transformação n’Ele. E é escola de amor concreto, paciente e sacrificado, como Jesus na cruz”. Na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim celebraremos essa solenidade durante as Missas nos horários normais: 7h, 8h, 10h30 e 17h. Participe!

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

@bonfimsantuario

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M CPF: Email:

Cel: F

Aniversário:

Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês. Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima Tiragem: 7.000 unid.

@basilicasantuariodosenhordobonfim

HORÁRIOS DE MISSAS

Impressão: Gráfica Trio Largo do Bonfim nº 236 CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Profile for Basílica Santuário Senhor do Bonfim

Junho/2019  

Junho/2019  

Advertisement