__MAIN_TEXT__

Page 1

informativo

ANO 4 NOV-2019


PERGUNTE AO REITOR

JUBILEU É TEMPO DE ORAÇÃO! A Igreja nos dá como um presente a possibilidade de realizarmos o Ano Jubilar a cada 25 anos. É um tempo de graças especiais. Tempo de reconhecer a bondade de Deus em nossas vidas. A oração nos ajuda a viver bem esse Ano Jubilar convocado por ocasião dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia a Salvador. Para isso, uma oração foi elaborada para que juntos possamos manifestar a Deus a nossa gratidão por todas as graças alcançadas desde o início da devoção ao Senhor do Bonfim nesta Sagrada Colina. Reze conosco!

ORAÇÃO AO SENHOR DO BONFIM PELO JUBILEU DA CHEGADA DE SUA IMAGEM A SALVADOR Senhor Bom Jesus do Bonfim! Vossa imagem nos lembra vosso amor e nos revela o rosto misericordioso do Pai. Vossa morte na Cruz é fonte de vida e salvação para todos os povos e nações. Vossa Cruz é também um convite para vos seguirmos no caminho da santidade. Queremos, neste jubileu, celebrado aqui, na Colina Sagrada, renovar o compromisso de nossa devoção e de nossa veneração à vossa sagrada imagem. Queremos proclamar a todos que sois o Filho do Deus vivo, nosso Salvador e Redentor. Suplicamos vossa proteção e misericórdia para que sejamos guardados e protegidos de todo o mal. Ensinai-nos, Amado Jesus, Senhor do Bonfim, a cultura do encontro, a cultura da convivência com o diferente, o respeito mútuo e a certeza de que somos todos irmãos. Com Nossa Senhora da Guia, vos pedimos: "Salva, protege e alumia pelo sinal desta Cruz o coração da Bahia e do Brasil que a vossos pés o amor conduz". Amém!

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

COMO SURGIU A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA GUIA? Nossa Senhora da Guia e sua devoção surgiu, na verdade, na Igreja Ortodoxa, que é reconhecida pelo Vaticano. Entre os cristãos ortodoxos, Nossa Senhora da Guia é invocada com o nome de 'Odigitria'. Este nome significa 'Condutora' ou 'Guia'. Isso porque Maria guiou Jesus em sua infância. Tempos depois, o culto a Nossa Senhora da Guia foi incorporado na Igreja Católica. O papel de Maria, Mãe de Jesus, na história da salvação é importantíssimo. Além do seu sim a Deus, de gerar Jesus Cristo como homem e de educá-lo como filho, ela guia o ser humano, conduzindo para Deus àqueles que querem. Nas Bodas de Caná, Maria disse uma frase que é emblemática desta sua missão de guia da humanidade. Ela disse: "Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser". Esta é uma das grandes missões de Nossa Senhora: conduzir-nos até Jesus. De fato, em todas as aparições, Nossa Senhora pede mudança de vida e que todos sigam o seu Filho Jesus Cristo para a salvação eterna. A devoção a Nossa Senhora da Guia chegou ao Brasil através dos portugueses no ano de 1745. Na ocasião, o capitão Teodósio Rodrigues de Faria trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia juntamente com uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim. As duas imagens ficaram em um altar na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Salvador. Depois, o capitão, muito devoto, começou a construir a Igreja do Bonfim. Em sua empreitada, ele conseguiu conquistar vários devotos, que também se tornaram colaboradores na construção da Igreja que hoje é a nossa Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Terminada a construção, a imagem de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia foram solenemente transportadas para sua casa definitiva. A imagem de Nossa Senhora da Guia é representada assim: em um dos braços, ela segura o menino Jesus no colo. Na outra mão, ela carrega uma estrela que representa a Estrela de Belém, que guiou os magos até o menino Jesus. Essa estrela representa também a estrela que guia todos os homens até Deus. (Fonte: Academia Marial)


DEVOTOS PARTICIPAM DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA NO BONFIM Com o tema “Neste Ano Jubilar, queremos aprender com Nossa Senhora da Guia a agradecer, a assumir propósitos e iniciativas concretas para melhor servir nesta Basílica Santuário” e lema “Agradecer e servir com total disponibilidade e alegria”, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim celebrará, no dia 10 deste mês, a festa em louvor a Nossa Senhora da Guia. Antes, de 04 a 09, às 19h, acontecerá a Semana Preparatória. A cada noite os devotos serão convidados a reflexão sobre um subtema. A Missa Solene da festa, presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, será realizada no dia 10, às 9h. Venha celebrar conosco esse momento de fé e devoção!

BASÍLICA CELEBRA O DIA MUNDIAL DOS POBRES Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica “Misericordia et misera”, publicada no dia em que se concluiu o Ano Santo da Misericórdia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e o Projeto Bom Samaritano vão celebrar essa ocasião com diversas atividades na Praça do Bonfim, em Salvador, no dia 22 de novembro, a partir das 8h30. A iniciativa terá o objetivo de acolher e cuidar dos pobres, valorizando-os. A programação contará com a realização de serviços nas áreas de saúde, social e cultural, visando também a orientação e a conscientização da população. Venha participar!


CONTAMOS COM VOCÊ! Neste mês de novembro contamos com sua fidelidade na Campanha Devotos do Senhor do Bonfim. Com sua generosidade, conseguimos manter e ampliar nossa estrutura de acolhimento a todos os devotos e visitantes da nossa Basílica. Agradecemos pelo seu apoio e por suas orações! Neste ano, já alcançamos importantes realizações: a Praça do Bonfim totalmente requalificada, bem como a sinalização padronizada de seu conjunto arquitetônico, a reforma do altar mor e a inauguração da loja oficial da Basílica. Essas são algumas obras que foram concluídas com sucesso. Esperamos conquistar muito mais, inclusive na área social! Sua participação na Campanha nos ajudará também a trabalhar por nossa obra social. Contamos com você!

HORÁRIOS DE MISSAS Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês. Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Largo do Bonfim nº 236 CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

@bonfimsantuario

@basilicasantuariodosenhordobonfim

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M CPF: Email:

Cel: F

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Aniversário:

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Novembro/19  

Novembro/19  

Advertisement