__MAIN_TEXT__

Page 1

informativo

ANO 4 SET-2019


JUBILEU É TEMPO DE AGRADECER Estamos em um mês especial para a Igreja do Brasil. É o mês da Bíblia, tempo de celebrar a Palavra de Deus. Todas as comunidades intensificam o conhecimento sobre a Bíblia e a sua meditação. Aqui, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, além de festejar a Palavra de Deus também seguimos com as comemorações pelo Jubileu dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Em sua Carta Pastoral, Dom Murilo nos convida a uma reflexão sobre a gratidão. Acompanhe mais um trecho da Carta Pastoral, na qual os fiéis desta Igreja Particular são convidados a viverem o Ano Jubilar. “À medida que nossos pais na fé, no Antigo Testamento, foram tomando conhecimento do amor de Deus e seus dons, foram manifestando, também, sua gratidão. Os salmos encontram-se entre as expressões mais belas e profundas de ações de graças: “De todo coração darei graças ao Senhor” (Sl 111/110,1). Quando o apóstolo Paulo reflete sobre o comportamento dos pagãos, chama nossa atenção para um fato que considera de suma gravidade: mesmo tendo tido a possibilidade de conhecer Deus através de suas obras, eles “não o glorificaram como Deus nem lhe deram graças” (Rm 1,21). Um dia, quando ia para Jerusalém, Jesus ouviu o grito de dez leprosos: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!” Então, mandou que eles se apresentassem ao sacerdote do Templo. Enquanto estavam indo, os leprosos ficaram curados. Um deles voltou para lhe agradecer e ouviu a pergunta: “Não foram dez os curados?” (Lc 17, 11-18). A gratidão é tão importante e necessária que Jesus deu à Igreja um sacramento que nos permite, de maneira digna, agradecer ao Pai os dons recebidos: a Eucaristia. Por isso mesmo, as celebrações eucarísticas estão no centro de tudo que acontece no Santuário do Senhor do Bonfim. A história desse Santuário tem sido escrita por milhares de peregrinos. São pessoas de todas as raças e idades, soteropolitanos e visitantes, brasileiros e estrangeiros que sobem a Colina Sagrada com um pedido (geralmente, com muitos pedidos!) no coração. Quantas graças já foram derramadas sobre eles! Quantas curas, conversões e benefícios ali aconteceram. Quantas reconciliações ocorreram, através do sacramento da Penitência! Mas também quantos agradecimentos nasceram no coração dos amigos do Senhor do Bonfim! (Carta Pastoral de Dom Murilo Krieger sobre o Jubileu da chegada das imagens do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia)

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

PERGUNTE AO REITOR

COMO ESTÁ DIVIDIDA A BÍBLIA? QUAIS LIVROS A COMPÕEM? A Bíblia foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. O Antigo Testamento foi escrito maioritariamente em hebraico e algumas partes em aramaico, enquanto o Novo Testamento foi escrito em grego. A palavra Bíblia significa: Livros. O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem. Os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras - e dos próprios conhecimentos - para redigir os textos inspirados. A Bíblia foi escrita entre o ano 1250 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou mais de mil anos para ficar pronta. O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, em um determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia). Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs). A Bíblia está dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento: Que são todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como a previsão da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo. Novo Testamento: Que são todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc. I d.C. Traz a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além de documentos de formação do povo cristão.

Pe. Edson Menezes da Silva Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


CRIANÇAS PARTICIPAM DE MISSA NA BASÍLICA DO BONFIM Dezenas de crianças participaram de uma Missa, presidida pelo reitor, Pe. Edson Menezes da Silva, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim no dia 13 de julho. A ocasião reuniu as crianças da catequese da Basílica e suas famílias, outras crianças convidadas e catequistas. Foi a primeira Missa voltada especialmente para o público infantil na Mansão da Misericórdia.

BASÍLICA DO BONFIM MARCA PRESENÇA NA EXPOCATÓLICA 2019, EM SÃO PAULO A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim esteve presente na 14ª ExpoCatólica, a maior feira católica da América Latina. O evento aconteceu de 12 a 15 de julho, em São Paulo, e reuniu mais de 200 expositores. No stand dedicado à Bahia durante os quatro dias de feira, a Basílica colocou em exposição a imagem peregrina do Senhor do Bonfim, material de divulgação e artigos religiosos personalizados. Nos demais espaços, o público também conferiu diversos produtos e serviços destinados à Igreja, como livros, artigos religiosos, artes sacras, paramentos, móveis, tecnologias em áudio e vídeo, moda católica, arquitetura paroquial e sacra, lançamentos da música católica, entre outros. “Foi uma bela oportunidade para apresentarmos a todas as empresas que trabalham com o Turismo Religioso no Brasil e no mundo a realidade atual e a potencialidade do nosso querido Santuário do Senhor do Bonfim”, disse o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos.


HORÁRIOS DE MISSAS Segunda-feira a Quinta-feira 7h, 8h, 10h30 e 17h

FAÇA SUA DOAÇÃO GENEROSA! A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim é uma das igrejas mais visitadas no Brasil. Todos que aqui chegam ficam encantados com a beleza desse Templo Sagrado, a Casa do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. A Mansão da Misericórdia está aberta todos os dias para acolher você, amado (a) devoto (a) do Senhor do Bonfim! Sendo assim, os

custos com a manutenção são maiores. Por isso, precisamos de sua generosidade. Contamos com a sua fidelidade mensal! A Campanha Devotos do Senhor do Bonfim é um meio importante para que você possa contribuir com nossa obra evangelizadora. Sua doação é uma expressão de amor ao Senhor do Bonfim! Precisamos de você!

EXPEDIENTE

santuariosenhordobonfim.com

@basilicasantuariodosenhordobonfim

SenhordoBonfimSalvador

Ficha de cadastro Não deixe de indicar novos contribuintes para a Campanha Devotos do Senhor do Bonfim.

Nome: CEP:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro: Cidade:

Estado:

Tel: M CPF: Email:

Cel: F

Aniversário:

Sábado 7h, 8h, 10h30 e 17h Domingo 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA

Coordenação: Devoção do Senhor do Bonfim e Vicariato Episcopal do Bonfim Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Anna Carolina Lima (Amex) - DRT/BA 3691 Fotos: Gildo Lima e Arquivo da Basílica. Tiragem: 7.000 unid. Impressão: Gráfica Trio Largo do Bonfim nº 236 CEP 40 415 475 - Salvador - BA Tel: (71) 3312-4512

@bonfimsantuario

Sexta-feira 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 15h*, 17h e 18h30* * Apenas na primeira e na última sexta-feira de cada mês.

Amex Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Intenções de missa

Profile for Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

Setembro/2019  

Setembro/2019  

Advertisement