Page 1

freeimages.com

ANO 1 - Nº 10 DEZEMBRO - 2017

Mensagem do Reitor Mais um ano se encerra, mais uma etapa concluída! Conquistamos tudo o que Deus nos ofereceu e vamos além, em favor da evangelização sem limites. Obrigado por caminhar conosco durante o ano de 2017. Este é o tempo em que nossos corações estão abertos para fazer o bem. No Natal percebemos que há muito mais que luz e alegria: o Espírito Santo, que concebeu o Salvador no seio de Maria, continua aceso em nós e nos conduz durante o ano todo! Desejo, portanto, que possamos sempre encontrar o caminho de Deus e que seja trilhado com muita fé e, assim, conseguir transpor as barreiras e obstáculos que surgirem para sermos felizes. Por intercessão de São José de Anchieta, que o Pai nos abençoe e possamos prosseguir no ano de 2018 em paz, em harmonia, saúde e alegria. Um feliz e Santo Natal e um próspero Ano Novo! Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ Reitor do Santuário Nacional de Anchieta


Fragmentos da história de São José de Anchieta MESTRE DOS MESTRES Após a inauguração do Colégio Piratininga, os jesuítas enfrentaram muitas dificuldades, mas nosso irmão José de Anchieta superava todos os obstáculos com amor a Deus e determinação Durante dez anos, nosso irmão jesuíta ensinou aos índios, aos filhos dos colonos e aos noviços da Companhia de Jesus. Como não havia livros ele preparava e copiava as lições, de modo a atender eficientemente a todos os seus alunos. Assim, com boa vontade, superava a natural carência dos recursos necessários ao exercício do magistério. Aprendeu a língua “tupi” e como mestre de gramática começou a estudar a língua falada pelos índios, porque percebeu que os idiomas das diversas tribos indígenas tinham a mesma base linguística. Desse modo, com impressionante empenho, unificou todos aqueles idiomas num único, dialeto, o “tupi”, elaborando o “Livro de Gramática da Língua mais falada na Costa do Brasil” (o tupi) com seus princípios e regras. Esta providência ajudou de maneira considerável a comunicação entre os missionários e os nativos, e principalmente na catequese. Também compôs um “Catecismo” simples e objetivo, sob a forma de diálogo, para ensinar e educar os índios, os principais Mistérios da Fé Cristã, sem violentar as tradicionais crenças indígenas, mas amoldando o seu conteúdo a Verdade Cristã. Estas duas obras, na época foram impressas em Portugal, e representaram um auxílio inestimável a todas as Missões Jesuíticas no Brasil. Irmão José era incansável, onde se encontrasse, sempre estava disponível para atender uma solicitação ou agilizar alguma providência. Ele se desempenhou de maneira eficiente e brilhante, na função de professor, músico, enfermeiro, sapateiro, taumaturgo, construtor, conselheiro espiritual, e em muitas outras atividades.

REITOR ORIENTA RETIRO PARA DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA Entre os dias 17 e 19 de novembro, estiveram reunidos, em retiro espiritual, 29 diáconos permanentes e um transitório, da Arquidiocese de Vitoria, no Centro de Espiritualidade Padre Anchieta. O reitor do Santuário Nacional, Pe. César Augusto dos Santos, SJ, orientou os exercícios espirituais inacianos.

Os diáconos participaram de momentos celebrativos, de espiritualidade e de encontro com Deus. Este tempo de reflexão iniciou na sexta-feira à tarde, encerrando o domingo na hora do almoço. Em um dos momentos dos exercícios, os diáconos compartilharam a experiência vivida durante o retiro.

MISSA DOS PEREGRINOS A Missa dos Peregrinos, realizada no domingo,19 de novembro, às 10h30, reuniu centenas de fiéis no Santuário. Peregrinos da comunidade de São José de Anchieta, em Vila Mury, Volta Redonda (RJ), também participaram da Missa. “Este foi um dos primeiros lugares que eu levei a relíquia de São José de Anchieta para ficar. É uma comunidade muito atuante, com muitos devotos de São José de Anchieta”, disse o reitor do Santuário Pe. César Augustos dos Santos, SJ.


NATAL, TEMPO DE ALEGRIA! O Tempo do Advento é um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal! Neste dia especial, em que toda a Igreja celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhamos o testemunho da Palavra de Deus a respeito deste acontecimento que transformou a história da humanidade. Celebramos a eterna solidariedade do Pai das Misericórdias que, no seu plano de amor, quis o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo.

A simplicidade do presépio nos remete, à delicadeza do caminho para se descobrir uma nova vida em Deus e contagiar todo o povo com a humildade e servidão. O verdadeiro sentido do Natal está no amor ao próximo, nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade. Sendo assim, no Natal, tudo só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Você e sua Família são nossos convidados especiais para visitar e compartilhar a alegria deste tempo representada em nossas decorações natalinas! Teremos missas especiais para

celebrarmos o Natal: dia 24, às 19h, a grande Missa da noite de Natal. No dia 25, serão às 10h30 e 19h. Vamos comemorar a chegada do Ano Novo com a celebração no dia 31 às 19h e no dia 01 de janeiro de 2018, às 10h30 e 19h, a grandiosa “Missa Santa Maria, Mãe de Deus”. Venha, participe conosco, pois será uma honra recebê-los aqui no Santuário! O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova! A partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro. Vivamos com muita alegria este dia solidário, que o Senhor fez para nós! Tenham um Santo Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus, por intercessão do Padroeiro do Brasil, São José de Anchieta!


VISITA AO MUSEU NACIONAL DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA O Museu Nacional de São José de Anchieta oferece roteiros educativos com a finalidade de apresentar aos alunos, professores e todos os visitantes uma temática voltada para a cultura e o Patrimônio Histórico local. Neste ano, o Museu recebeu cerca de 1.300 alunos das redes Municipal e Estadual de Anchieta. As visitas são orientadas por funcionários do Museu Nacional, que apresentam todo o monumento, sítio arqueológico e coleção que compõem o acervo.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO “Que a Igreja esteja sempre de portas abertas!” Papa Francisco Visitação na Igreja - 7h30 às 19h30 No início da visita sempre é realizada uma contextualização da importância histórica de São José de Anchieta na formação do Brasil até a sua morte em terras de Rerigtiba, passando por seu legado religioso, artístico, cultural e educacional.

AS VISITAS PODEM SER AGENDADAS PELO TELEFONE: (28) 3536-3985 Expediente

SANTUÁRIO NACIONAL DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA Reitor: Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ Colaboradores: Mireli Bravin, Poliana Santos (Amex) Jornalista: Eliane Franco MTB 22842 (Amex) Fotos: Arquivo do Santuário Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Tiragem: 600 exemplares Praça do Santuário, nº 240 - Centro - Anchieta (ES) - CEP.: 29230-000 - Telefone: (28) 3536-3985

FICHA DE CADASTRO CEP:

Cidade:

Tel: M

Estado: Cel:

F

Aniversário:

CPF: Email:

HORÁRIO DE MISSA Segunda a sexta - 19h Sábado - 8h (Cela) e 19h Domingo - 10h30 e 19h Assessoria: Amex Assessoria de Marketing Executivo. Tel.: (12) 3133-2890

Queremos rezar pelas suas intenções. Envie-nos seus pedidos de oração.

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro:

Visitação no Museu – Diariamente: 8h às 18h

INTENÇÕES DE MISSA

Envie para nós mais um amigo que possa se unir à nossa Campanha Amigos de Anchieta.

Nome:

Reitoria – Atendimento ao público: 8h às 12h | 13h30 às 18h

Dezembro -2017

Dezembro/2017  
Dezembro/2017  

Um feliz e Santo Natal e um próspero Ano Novo!

Advertisement