Page 1

ANO 1 - Nº 11 JANEIRO - 2018

Mensagem do Reitor O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um sinal concreto da graça de Deus, pelas mãos de Maria, em nossos dias. Nós que fazemos parte da Campanha Amigos de Anchieta, somos divulgadores desse local repleto das bênçãos do Pai. O ano de 2018 será um tempo de muitas realizações e concretização de sonhos. Especialmente, nos abrimos para as peregrinações ao Santuário! Traga seu grupo, caravana, romaria, sua família e toda a comunidade para visitar o Santuário, conhecer a história de São José de Anchieta, profundo devoto da Virgem Maria. Toda nova etapa deve ser comemorada. Vamos nos cercar de pensamentos positivos e continuar oferecendo o nosso melhor, sempre que possível! Somos como uma grande família que se ama e se ajuda. Por isso, oramos por você e você ore por nós, para que possamos alcançar todos os objetivos traçados para esse ano! Que 2018 seja um ano repleto de bênçãos para nós! Com meu carinho e preces, Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ Reitor do Santuário Nacional de Anchieta


Fragmentos da história de São José de Anchieta UM LEAL DEFENSOR DOS ÍNDIOS Nosso irmão José de Anchieta, juntamente com os missionários jesuítas, lutou pela liberdade e dignidade dos povos indígenas, não só por exigência da própria consciência cristã, mas também porque a posição oficial da Igreja era a favor da igualdade de todos e contra a escravização do homem. Esta realidade tornou-se pública por meio do documento de Sua Santidade, o Papa Paulo III, a bula “Sublimis Deus”, editada em 1537, que considera todas as raças iguais, inclusive os índios, em face da Redenção do Senhor. Numa ocasião, Irmão José fazia uma pregação na cidade de Santos, quando subitamente interrompeu as suas palavras, porque pelo dom da profecia teve a visão de uma expedição que capturava índios no interior de Santa Catarina. Ele revoltado, falou: “Eu sou o cão da casa do Senhor, não hei deixar de ladrar. Digo-vos, da parte de Deus, que não deixem sair deste porto dois navios, (transporte dos índios) para fazer viagem aos Patos, índios que estão de paz conosco e são nossos amigos, a cativá-los com suas costumadas e injustas traças (armadilhas). De outra sorte hão de ver, os que forem (aqueles predadores), a ira de Deus sobre si, e hão de morrer miseravelmente”. Mesmo sabendo desta advertência, os caçadores zarparam com seus navios. Alguns dias depois da partida, um dos homens importantes da expedição, acordou aos gritos. Ele teve um pesadelo, em que se sentia arrastado para o inferno. O demônio com estridentes gargalhadas se apoderava dele. Arrependido de fazer parte naquela expedição convenceu os seus companheiros a voltar e deixá-lo no porto. Ele ficou e, as duas caravelas seguiram viagem, mas não alcançaram o seu destino. Uma terrível tempestade varreu furiosamente as embarcações, e com exceção de dois tripulantes, todos morreram no naufrágio.

“A HORA DA AVE MARIA” COM O PE. BRUNO FRANGUELLI, SJ Com o coração cheio de alegria, o nosso querido Pe. Bruno Franguelli, SJ, está no ar de segunda a sexta-feira, das 17h45 às 18h15, com o programa “A Hora da Ave Maria”, por meio da Rádio 97,9 SIM FM de Anchieta.

Além da rádio, é possível acompanhar a transmissão ao vivo pela Fanpage oficial do Santuário @santuariodeanchieta. Na programação, são realizadas orações, e reflexão do Evangelho do dia com palavras de conforto, ânimo e fortaleza para todos os ouvintes sintonizados nessa hora especial de graças. Um dos momentos mais marcantes da transmissão é quando o Pe. Bruno reza a oração à São José de Anchieta, convidando a todos para pedir graças especiais através da intercessão do Apóstolo e Padroeiro do Brasil. Na ocasião, os fiéis unem-se como uma só família com fé e devoção. Ao final do programa, o Pe. Bruno suplica a bênção de Deus sobre todos com a relíquia de São José de Anchieta. Você é convidado a vivenciar uma experiência com Deus sob o olhar amoroso de São José de Anchieta, na “Hora da Ave Maria”.

SANTUÁRIO SEDIA WORKSHOP “CAMINHOS DE ANCHIETA...” O Santuário Nacional recebeu nos dias 5 e 6 de dezembro, o Workshop “Caminhos de Anchieta...”. O objetivo do encontro foi organizar, por meio do Grupo Gestor, um plano de trabalho para ser implantado o turismo religioso no município de Anchieta. O Grupo Gestor é formado pela vicegovernadoria, Santuário, governos estadual e municipal e entidades relacionadas com o turismo religioso. Nos dois dias do encontro foram promovidos debates entre os grupos temáticos para definição de caminhos, e de um plano de implantação para turismo religioso, no que se refere a infraestru-

tura e ao acolhimento com foco em São José de Anchieta e o Santuário Nacional. O administrador do Santuário, Igor Lourencini Vettorazzi abriu o encontro dando as boas-vidas ao grupo de trabalho, agradecendo a participação de todos e a dedicação da vice governadoria, representada pela coordenadora de Relações Institucionais, Célia Kiefer para a construção do Workshop. Também agradeceu a participação dos secretários municipais de Anchieta. O Workshop contou com debates e o compartilhamento de conhecimento e experiências dos participantes.


CELEBRAÇÕES DE DEZEMBRO ENCANTAM FIÉIS E VISITANTES NO SANTUÁRIO O mês de dezembro foi muito especial para o Santuário, quando celebramos o nascimento de Jesus Cristo com Missas especiais e apresentações culturais como a das crianças do projeto Musical Pe. Anchieta e a da união de três corais: servidores da Prefeitura Municipal de Anchieta, alunos da Rede Municipal de Educação (Univos) e Unicanto de Iconha. O maestro Wender comandou a apresentação. Os fiéis, devotos e visitantes também puderam prestigiar a linda decoração de Natal e os presépios montados dentro da igreja e também na área externa.

TESTEMUNHO DE FÉ Quero agradecer a São José de Anchieta a graça recebida pelo emprego do meu genro Marcos de Melo Chagas. Somos do Rio de Janeiro e o trabalho é em Recife (PE). Peço, agora, a São José de Anchieta que dê tudo certo para sua família em um lugar distante. Obrigada em nome de Jesus Cristo. Amém! Valéria Moreira Cachambi (RJ)


ANO DO LAICATO Desde o dia 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, até 25 de novembro de 2018, a Igreja Católica do Brasil celebra Ano Nacional do Laicato. Uma ocasião para toda Igreja no Brasil vivenciar intensamente, por meio de orações, celebrações e reflexões, além de motivar uma participação maior dos leigos e leigas na vida da Igreja e da sociedade. O tema do Ano é “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da terra e luz do mundo” Este tempo do Laicato está sob à luz do pedido do Papa Francisco, de fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”. Além disso, o Ano do Leigo pretende dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO “Que a Igreja esteja sempre de portas abertas!” Papa Francisco

AMIGOS DE ANCHIETA

Visitação na Igreja - 7h30 às 19h30

Querido Amigo de Anchieta, a sua mão estendida tem ajudado na manutenção do Santuário Nacional. Esse local de beleza e graças, exige muitos serviços de manutenção, desde reparos diários até consertos de equipamentos e limpeza. Tudo isso para acolher com muito carinho os milhares de fiéis e peregrinos que visitam o Santuário. Indique mais uma pessoa para fazer parte da Campanha Amigos de Anchieta! Obrigado por sua ajuda!

Reitoria – Atendimento ao público: 8h às 12h | 13h30 às 18h

Expediente

SANTUÁRIO NACIONAL DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA Reitor: Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ Colaboradores: Mireli Bravin, Poliana Santos (Amex) Jornalista: Eliane Franco MTB 22842 (Amex) Fotos: Arquivo do Santuário Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Tiragem: 600 exemplares Praça do Santuário, nº 240 - Centro - Anchieta (ES) - CEP.: 29230-000 - Telefone: (28) 3536-3985

FICHA DE CADASTRO CEP:

Cidade:

Tel: M

Estado: Cel:

F

Aniversário:

CPF: Email:

Assessoria: Amex Assessoria de Marketing Executivo. Tel.: (12) 3133-2890

Queremos rezar pelas suas intenções. Envie-nos seus pedidos de oração.

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Bairro:

HORÁRIO DE MISSA Segunda a sexta - 19h Sábado - 8h (Cela) e 19h Domingo - 10h30 e 19h

INTENÇÕES DE MISSA

Envie para nós mais um amigo que possa se unir à nossa Campanha Amigos de Anchieta.

Nome:

Visitação no Museu – Diariamente: 8h às 18h

Dezembro -2017

Janeiro/2018  
Janeiro/2018  

Que 2018 seja um ano repleto de bênçãos!

Advertisement