


![]()



A revista Santa Maria é uma publicação dirigida a colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.
Redação/Fotografia
Alexandre Esper
Vanessa Lobato
Henrique Arnicheski Dalposso
Colaboraram nesta edição
Felipe Mariotto Correa
Gente & Gestão
Jarbas Pereira Silva
Jonathan Bião
Luzia de Fátima Rosa
Marina Albuquerque
Reflorestadora São Manoel
Thais Amanda Santos
TPM
Três Capões
Diagramação
Arkétipo Comunicação
Distribuição gratuita
Tiragem
600 exemplares
Capa impressa em papel SaMa Print 240 g/m²
Miolo impresso em papel SaMa Print 120g/m²

Olá, caros leitores!
Neste editorial, quero me apresentar novamente a todos vocês e compartilhar minha visão sobre o papel estratégico da área de Finanças e como ela contribui para o sucesso da Santa Maria.
Fazem três meses que iniciei meu trabalho na Santa Maria como Head de Finanças e estou muito feliz e honrado de integrar este time vencedor. Estou gostando muito de morar em Guarapuava, essa pequena pérola do oeste do Paraná, bonita, organizada e segura.
Como Head de Finanças, meu papel é ser o maestro dessa equipe que tem quatro funções principais: i) ser um propulsor para o crescimento e rentabilidade dos negócios do grupo, ii) ser um painel de instrumentos, iii) ser seu sistema neurológico e, iv) também ser seu freio, quando necessário.
Propulsão para o Crescimento
Esse é o nosso papel de colaborar, instigar a performance e suprir recursos financeiros para os negócios. Recursos obtidos nas captações junto aos bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e, no futuro, com o mercado de capitais. Um exemplo bem recente disso é a captação de recursos para o novo Coater. A área de Finanças, com Tesouraria e Crédito, cuida dessa parte.
Painel de Instrumentos
Esse é o nosso papel de apresentar os parâmetros, a rentabilidade, a margem, o resultado, e apontar a melhor direção para que os projetos da empresa tenham sucesso. Para isso, lançamos mão de análises, simulações e estudos. Um exemplo são as análises que fazemos para os projetos na Unidade de Negócios de Energia. Também cuidamos dos tributos e da contabilidade oficial que está por trás de tudo isso. Os times de Planejamento Econômico e Financeiro, Análise de Investimentos, Orçamento, Custo, Contabilidade e Tributário cuidam dessa parte.
Freio
Esse é o nosso papel de garantir a saúde financeira da
empresa. Para isso, precisamos entender e mitigar os riscos de mercado, de crédito, de liquidez, regulatórios, tecnológicos, de governança, dentre outros. Precisamos monitorar periodicamente os riscos para controlá-los ao máximo possível e, assim, dar maior estabilidade aos nossos resultados. Um exemplo dessa atividade foi a fixação das receitas do negócio agrícola via derivativos de soja e câmbio. A área de fundos de investimento e operações de hedge entra aqui.
Sistema Neurológico
Esse é o nosso papel de coletar as informações criadas ou medidas nas diversas áreas da empresa, processa-los (nossos sistemas, servidores, bancos de dados), para ajudar na tomada de decisões e devolver os comandos, instruções e informações para toda a empresa. A atualização do sistema IFS para a versão 10 é o principal exemplo de como modernizamos nossa infraestrutura tecnológica com segurança. Aqui entra em ação o time de Tecnologia de Negócios.
Em suma, esse é o papel do time de Finanças e Tecnologia que ajudou a Santa Maria a chegar até aqui e continuará a auxiliar a alçar vôos ainda maiores no futuro, crescendo forte e próspera. Contem conosco! Também contaremos com vocês!
Um forte abraço,

Celso Rocha Head de Finanças


No dia 6 de julho, ocorreu a comemoração do Programa de Participação nos Resultados (PPR) das empresas Reflorestadora São Manoel e Três Capões Agronegócio. Este evento celebrou os esforços conjuntos e os resultados obtidos pelo agronegócio.
A celebração foi marcada por discursos que enfatizaram o comprometimento e a dedicação dos colaboradores como elementos fundamentais para o sucesso das empresas.
Durante o evento, foram entregues as premiações para as fazendas com melhor produtividade de soja e milho, assim como os destaques nos projetos TPM e 5S.
Graças ao empenho de todos os envolvidos, os resultados alcançados foram motivo de grande orgulho e satisfação.
A celebração do PPR não foi apenas uma homenagem ao sucesso passado, mas também uma motivação para os desafios futuros, reafirmando o compromisso com a excelência e a sustentabilidade.






Equipe Curucaca
Uma das equipes responsáveis pelos resultados extraordinários da Santa Maria.

Na SAMA, continuamos a valorizar o empenho e a dedicação de nossas equipes através da campanha Vale Pizza. Esse programa interno é uma maneira de reconhecer e premiar o excelente trabalho de nossos colaboradores que garantem que nossos produtos cheguem aos clientes com a qualidade e pontualidade que são marcas da nossa empresa.
Como Funciona: As duplas formadas por membros das equipes comercial e SAC competem pelo maior número de embarques de produtos para os nossos clientes. A dupla que realizar o maior número de embarques na semana diante do mês vigente ganha uma pizza, com o sabor à escolha!
Neste mês, temos o prazer de anunciar que as vencedoras são Gilmara e Nancy! Parabéns a vocês pelo desempenho excepcional e pelo comprometimento em superar metas e garantir a satisfação dos nossos clientes. Aproveitem a pizza merecida!
Nosso Compromisso: A SAMA acredita no poder do trabalho em equipe e no impacto positivo que o reconhecimento pode trazer. Estamos comprometidos em criar um ambiente onde cada vitória é celebrada e cada esforço é valorizado.
Parabéns a Gilmara e Nancy, e a todos os participantes!



Em junho de 2024, a SAMA deu mais um passo importante em direção ao bem-estar e conforto de seus colaboradores, inaugurando a nova “Área de Convivência". Este espaço moderno foi cuidadosamente planejado para proporcionar um ambiente acolhedor e funcional para todos os funcionários, além de oferecer uma recepção adequada para clientes e fornecedores.
A Área de Convivência é um lugar versátil onde os colaboradores podem desfrutar de momentos de descanso, tomar um café, realizar reuniões informais e até mesmo receber visitas de parceiros de negócios. Para tornar a experiência ainda mais agradável, a sala oferece uma variedade de petiscos e bebidas para compra.
A cerimônia de inauguração contou com a presença dos heads da empresa e dos colaboradores, que
se reuniram para celebrar esta nova conquista. O evento foi marcado por momentos de descontração e integração, reforçando o espírito de união e a valorização do ambiente de trabalho.
Desde a sua inauguração, a “Área de Convivência” tem sido amplamente utilizada, demonstrando sua importância e aceitação entre os funcionários. Este espaço não apenas proporciona um local de descanso e socialização, mas também reflete o compromisso da SAMA em oferecer condições de trabalho que promovam a satisfação e o bem-estar de todos e claro, pensando sempre na entrega dos produtos aos nossos clientes.
Estamos muito felizes com a repercussão positiva e esperamos que todos aproveitem ao máximo este novo espaço, criado especialmente para vocês!

São Manoel

Distribuídas em 14 municípios da região, nossas florestas comerciais abrangem uma impressionante área de mais de 12.000 hectares. A história da Reflorestadora São Manoel começou no final da década de 60, em um momento em que a madeira nativa estava se tornando escassa. Muitas empresas da época, especialmente no Paraná, não planejaram o futuro, o que resultou no fechamento de centenas de serrarias. No entanto, os pais e avô de Marcelo e Wanderleia perceberam a importância de investir no reflorestamento.
Em 1974, fundaram a Reflorestadora São Manoel, iniciando um legado de comprometimento com a sustentabilidade e a qualidade na produção de pinus.
Com nosso vasto patrimônio florestal, temos a capacidade de produzir aproximadamente 400 mil toneladas de madeira por ano nos próximos anos. Em retrospecto, nossas florestas produziram cerca de 20 milhões de toneladas de madeira nos últimos 50 anos, o equivalente a 500 mil caminhões com 40 toneladas cada.
Nestes 50 anos de experiência, a Reflorestadora São Manoel tornou-se um exemplo de comprometimento com a sustentabilidade. Em março deste ano, registramos nossa primeira cultivar, a Santa Maria I. Esta cultivar, que apresenta excelente produção devido à sua genética superior e adaptação à região, é um testemunho de nossa dedicação à excelência. Agora, além de mudas e madeira, comercializamos também sementes de pinus de alta qualidade. E não pára por aí, o cultivo sustentável de erva mate e mel estão em desenvolvimento.



Nos últimos três anos, nossas equipes de silvicultura plantaram mais de 2.500 hectares de florestas. Além disso, trabalhamos no combate a incêndios, na conservação de estradas e na preservação ambiental, mantendo um excelente relacionamento com a comunidade local. Este esforço conjunto nos permite possuir certificações que atestam nosso compromisso com práticas florestais responsáveis.
Investimos em equipamentos de última geração e em uma equipe altamente qualificada para garantir a eficiência no corte e carregamento das árvores. Nosso programa de Manutenção Produtiva Total, focado em manutenção preventiva, nos permite alcançar mais de 90% de disponibilidade operacional, assegurando a entrega constante e segura de madeira, mesmo em condições adversas.




Para comemorar este marco histórico, realizamos um Rally Corporativo com a participação de fornecedores, clientes e parceiros. Encerrando com um jantar comemorativo, celebrando juntos este meio século de conquistas e olhando para um futuro ainda mais promissor.








A PESQUISA DE ENGAJAMENTO
estará disponível no período de 12 a 30 de agosto de 2024. Você receberá instruções mais detalhadas de como participar por meio das mídias de comunicação institucional e de seu superior imediato. Qualquer dúvida ou necessidade, entre em contato com a área de Gente & Gestão.
Conhecer a opinião dos seus colaboradores sempre foi uma preocupação dentro do Grupo Santa Maria!
Todos os anos, a empresa realiza a PESQUISA DE ENGAJAMENTO, dando oportunidade para que todos possam manifestar sua opinião a respeito dos temas que interferem no dia-a-dia do seu trabalho.
A qualidade da liderança, os aspectos da cultura organizacional, o relacionamento com colegas, as condições de trabalho, remuneração e benefícios,
segurança, enfim cada um dos diversos aspectos que fazem com que o colaborador possa se sentir confortável e satisfeito na execução de suas atividades.
É de conhecimento geral que passamos a maior parte de nosso dia, de nossas vidas, no ambiente de trabalho. Por esta razão, garantir que esse ambiente seja o mais saudável possível é uma condição que o Grupo Santa Maria faz questão de garantir.
E, para isso, a sua participação é fundamental!
Neste ano, nossa PESQUISA DE ENGAJAMENTO será realizada dentro da Plataforma de Gente & Gestão, proporcionando mais agilidade na geração dos resultados. E, com isso, a pesquisa também ficará:
simplificamos o questionário, reduzindo a quantidade de perguntas e deixando as frases mais objetivas e diretas. Eliminamos a necessidade de ter que responder duas vezes as mesmas questões (sua área e empresa), entendendo que o mais importante é a percepção de cada um em relação à empresa.
toda a estrutura da pesquisa foi remodelada para refletir exatamente a nossa realidade, usando os nossos termos e o nosso jeito de ser. Modernizamos o questionário com as principais características de nossa cultura, utilizando o nosso vocabulário e as nossas expressões.
demos um passo a mais para garantir a segurança da informação, o sigilo das respostas, eliminando qualquer tipo de possibilidade de rastrear as respostas de cada colaborador. Cada um sorteará uma senha aleatória, que será de seu próprio e único conhecimento, garantindo, assim, que somente o próprio colaborador tenha condições de acessar a pesquisa.
Todo esse esforço só faz sentido se você participar!
Dê sua opinião e contribua para que nossa empresa se torne cada vez melhor!
Fortalecendo os pontos fortes, identificando as oportunidades de melhorias e construindo uma empresa ainda melhor!

Nós sempre comemoramos eventos especiais Oportunidades de melhoria












Economia de energia

Reciclagem

Reciclagem

As árvores são essenciais para a respiração de todos os seres vivos

As árvores são essenciais para a respiração de todos os seres vivos
Pratique a coleta seletiva
Destaque essas páginas e recorte as cartinhas para criar um jogo da memória e se divertir aprendendo sobre a proteção do meio ambiente!
Pratique a coleta seletiva
Não poluir os mares, rios, lagos e oceanos
Não poluir os mares, rios, lagos e oceanos

Nunca atear fogo em florestas e terrenos baldios

Nunca atear fogo em florestas e terrenos baldios
Resíduos perigosos devem ser descartados em lixeiras laranjas
Resíduos perigosos devem ser descartados em lixeiras laranjas
Você sabia que caixas de leite e suco são recicláveis?
Descarte-as na lixeira azul
Você sabia que caixas de leite e suco são recicláveis?
Descarte-as na lixeira azul










Existe um sentimento de "família" ou de "equipe" por aqui



A organização me oferece treinamento ou outras formas de desenvolvimento para o meu crescimento profissional Crescimento






Quando vejo o que fazemos aqui, sinto orgulho Pontos fortes



Acredito que a quantia que recebo como participação nos resultados da organização é justa Oportunidades de melhoria



A liderança envolve as pessoas em decisões que afetam suas atividades e seu ambiente de trabalho

Planejamento Estratégico


Nossas instalações contribuem para um bom ambiente de trabalho

Este é um lugar psicológica e emocionalmente saudável para trabalhar


Marina Albuquerque
O meio ambiente é o conjunto de todas as coisas vivas e não-vivas que nos rodeiam, incluindo a água, o ar, o solo, as plantas, os animais e os seres humanos. Ele é essencial para a nossa sobrevivência, pois fornece os recursos naturais necessários para a vida, como o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que consumimos.
Sustentação da Vida: O meio ambiente fornece os elementos básicos para a vida. As plantas produzem oxigênio através da fotossíntese, enquanto a água é fundamental para todas as formas de vida.
Equilíbrio Ecológico: Os ecossistemas mantêm um equilíbrio natural que permite a sobrevivência de diversas espécies. A interação entre diferentes seres vivos e o seu ambiente ajuda a regular o clima, a qualidade do ar e da água.
Recursos Naturais: O meio ambiente é a fonte de recursos naturais como minerais, combustíveis fósseis, madeira e alimentos, que são indispensáveis para a economia e o bem-estar humano.

Poluição: A poluição do ar, da água e do solo é um dos maiores problemas ambientais. A emissão de gases poluentes, o despejo de resíduos industriais e o uso excessivo de pesticidas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana.
Desmatamento: A destruição de florestas resulta na perda de biodiversidade e contribui para as mudanças climáticas.
Mudanças Climáticas: O aquecimento global, causado pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa, provoca alterações no clima, como o aumento da temperatura média da Terra, derretimento das calotas polares e elevação do nível do mar.
Perda de Biodiversidade: A extinção de espécies devido à destruição de habitats, poluição e mudanças climáticas reduz a diversidade biológica, que é crucial para a saúde dos ecossistemas.
Como Podemos Preservar o Meio Ambiente?
Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Reduzir o consumo, reutilizar produtos sempre que possível e reciclar materiais como papel, plástico, vidro e metal ajudam a diminuir a quantidade de lixo e a conservar os recursos naturais.
Conservar Água e Energia: Usar a água de forma responsável e economizar energia, adotando práticas como desligar aparelhos eletrônicos quando não estão em uso, ajudam a preservar esses recursos vitais.
Plantar Árvores e Proteger Florestas: As árvores são essenciais para a produção de oxigénio e para a absorção de dióxido de carbono. Plantar árvores e proteger as florestas contribuem para a saúde do planeta.
Adotar um Estilo de Vida Sustentável: Preferir produtos orgânicos, utilizar transportes públicos, andar de bicicleta ou caminhar em vez de usar o carro são formas de reduzir a pegada ecológica e promover um meio ambiente mais saudável.
O meio ambiente é essencial para a nossa sobrevivência e bem-estar. Preservá-lo é responsabilidade de todos nós. Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença na proteção do nosso planeta.
Vamos juntos cuidar do meio ambiente para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.



Saúde ocular e trabalho:
A saúde ocular é de grande relevância no ambiente de trabalho já que muitas atividades podem oferecer riscos à visão dos trabalhadores em diferentes contextos ocupacionais.. As Normas Regulamentadoras, principalmente a NR 17 (Ergonomia) e a NR 6 (Equipamentos de Proteção Individual) estabelecem diretrizes para a proteção ocular dos trabalhadores.
Vamos abordar os principais riscos de acordo com os ambientes de trabalho administrativo e produtivo.
1. Setor administrativo:
No ambiente de trabalho administrativo o grande problema a ser considerado é o que chamamos de Síndrome da Visão Computacional (SVC). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em torno de 70% dos trabalhadores que passam mais de 3 horas diárias trabalhando no computador apresentam sintomas de SVC.
Trabalhar mais de duas horas consecutivas na frente do computador aumenta significativamente o risco de desenvolver a síndrome.
Os sintomas da SVC podem incluir:
Fadiga ocular: Cansaço nos olhos após longas horas trabalhando diante de telas digitais. Pode ser agravada por mau posicionamento de monitores, iluminação do ambiente inadequada e reflexos na tela ou na superfície de trabalho.
Olhos secos: secura ocular causada pelo foco ocular prolongado levando a diminuição da frequência de piscar.
Visão embaçada: dificuldade em focar objetos após longo tempo de uso de telas.
Dor de cabeça: especialmente causadas após longos períodos na frente do computador
Tensão muscular: não diretamente relacionada com a visão, mas a postura inadequada pode causar tensão no pescoço e nos ombros.
Caso perceba a presença desses sintomas é importante uma avaliação com oftalmologista. O diagnóstico e tratamento precoce sempre é o melhor caminho.


Algumas medidas simples que podem diminuir o risco de desenvolver a SVC:
Regra 20-20-20: a cada 20 minutos trabalhando na frente do computador, olhe para algo a 20 pés (mais ou menos 6 metros) de distância por 20 segundos para relaxar a musculatura ocular.
Ergonomia: ajuste a mesa e cadeira de trabalho para uma postura correta e mantenha a tela na altura dos olhos e a uma distância de 50-70 cm.
Iluminação: Evitar reflexos na tela e manter uma iluminação adequada no ambiente.
Lubrificação ocular: lembrar de piscar conscientemente para manter a lubrificação dos olhos.
Filtros de tela: se possível, usar filtros de tela ou mesmo óculos com lentes que filtram a luz azul.
2. Áreas produtivas.
Além dos problemas relatados acima nos trabalhadores de áreas produtivas que usam o computador com frequência, precisamos também abordar o risco de acidentes com traumas oculares.
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 15% dos acidentes de trabalho notificados no Brasil, incluem lesões oculares.
As indústrias com maior incidência de lesões são construção, metalurgia e agricultura. Isso se deve ao maior manuseio de ferramentas e presença de partículas em suspensão e produtos químicos.

A seguir uma visão sobre as principais lesões oculares:
Corpo estranho: partículas de material sólido, lascas metálicas ou de madeira podem entrar nos olhos e causar irritação ou lesões mais graves.
Lesão química: exposição desprotegida a produtos químicos industriais como solventes, ácidos, bases e até mesmo vapores podem causar lesões graves na córnea.
Trauma ocular: trauma direto por impacto de objetos, ferramentas ou materiais durante atividades laborais.
Lesão por radiação: exposição desprotegida a radiação ultravioleta, infravermelha ou laser sem proteção adequada pode causar queimaduras na retina.
Entre as principais causas das lesões acima estão:
O não uso ou uso incorreto de EPIs.
Ambiente de trabalho com grande presença de poeira e partículas em suspensão, produtos químicos e maquinário sem proteção.
Imperícia ou imprudência devido falta de treinamento adequado ou de conscientização do trabalhador quanto a observação das normas de segurança.
Impacto Econômico e Social:
Lesões oculares graves podem causar perda de visão permanente comprometendo a qualidade de vida do trabalhador e até mesmo sua capacidade para o trabalho.
Conclusão:
Doenças e lesões oculares são preveníveis com conscientização, aplicação de boas práticas de ergonomia, pausas regulares no uso de telas e cumprimento das medidas adequadas de segurança e cumprimento das regulamentações.
Cuide-se. Queremos te ver bem!

No dia 27 de julho, comemoramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É uma data importante no calendário brasileiro que visa aumentar a conscientização sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. Este dia foi instituído para lembrar e promover a necessidade de práticas e políticas eficazes de prevenção de acidentes laborais, buscando reduzir o número de incidentes que ocorrem anualmente.
Histórico
A data foi escolhida em homenagem ao dia 27 de julho de 1972, quando foi assinada a Portaria nº 3.237, que estabeleceu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e trouxe novas diretrizes para a segurança e saúde no trabalho no Brasil. Este marco legal representou um avanço significativo na proteção dos trabalhadores brasileiros.
Importância
A prevenção de acidentes de trabalho é crucial não apenas para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores, mas também para garantir a produtividade e o bom funcionamento das empresas. Acidentes de trabalho podem resultar em lesões graves, doenças ocupacionais, incapacidades temporárias ou permanentes, e, em casos extremos, a morte do trabalhador. Além disso, eles geram custos significativos para as empresas e a sociedade, como despesas médicas, afastamentos, indenizações e perda de produtividade.
∙ Realizar inspeções regulares no local de trabalho para identificar possíveis riscos.
∙ Avaliar os riscos associados a cada atividade e tomar medidas preventivas.
∙ Oferecer treinamentos periódicos sobre segurança no trabalho.
∙ Garantir que todos os trabalhadores conheçam e sigam os procedimentos de segurança.
∙ Fornecer EPIs adequados e garantir seu uso correto.
∙ Manter os EPIs em boas condições e substituí-los quando necessário.
∙ Realizar manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos.
∙ Inspecionar regularmente para identificar possíveis falhas.
∙ Desenvolver e implementar procedimentos que garantam a segurança durante a execução das tarefas.
∙ Rever e atualizar esses procedimentos conforme necessário.
∙ Implementar programas de saúde ocupacional e bem-estar.
∙ Oferecer suporte psicológico e assistência médica aos trabalhadores.
As empresas devem adotar uma postura proativa na implementação de medidas de segurança e Investir em treinamentos e na melhoria contínua das condições de trabalho.
Os trabalhadores devem seguir as normas de segurança e utilizar corretamente os EPIs e reportar imediatamente qualquer situação de risco no ambiente de trabalho.
Promover um ambiente de trabalho seguro é uma responsabilidade compartilhada que beneficia a todos, prevenindo acidentes, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentando a eficiência e a reputação das empresas.

A Santa Maria realizou uma importante ação de solidariedade ao doar mais de 200 kits de água, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza para o Rio Grande do Sul. Essa iniciativa contou com a valiosa contribuição dos nossos colaboradores, que participaram ativamente na montagem dos kits e também contribuíram na doação dos produtos.
Juntos, estamos fazendo a diferença!





No dia 18/07, foi concluída com sucesso a 5ª edição do Data Game, que contou com a participação de mais de 25 inscritos e 14 trabalhos entregues. Ao longo de 5 anos já participaram deste jogo mais de 100 pessoas e hoje a Santa Maria conta com 25 desenvolvedores nas áreas em BI.
Como diferencial, o Data Game deste ano apresentou uma base de dados unificada com o tema de VENDAS, utilizando a mesma estrutura da base oficial de vendas, porém com dados anonimizados.
Nesta edição a vencedora foi Mayara dos Santos Dziurun, do time Comercial.

Além disso, o time de dados realizou a passagem de nível de alguns Creators. Um dos promovidos foi Lucas Giordany, que recebeu o PIN de RYU. Lucas também foi premiado como o 3º colocado no Data Game. Para continuar com o rito de passagem de níveis, Lucas nomeou Marco Juliani como KAMI, em reconhecimento à sua excelente participação no Data Game, a qual levou o 2º lugar e às suas entregas para a sua área utilizando Tableau. Parabéns a todos os participantes pelo excelente trabalho!


Nos dias 21 e 28 de junho, nossa empresa dedicou-se a um importante exercício de descoberta de oportunidades de melhoria através dos dois primeiros sensos do programa 5S nas máquinas de papel. Esses dias marcaram um passo inicial crucial em nossa jornada para um ambiente de trabalho mais eficiente e organizado, onde os auditores de 5s se deslocaram até o setor operacional para explorar a metodologia.
Dia 21 de Junho: Máquina de Papel 2
Neste dia, nossa equipe de auditores concentrou-se no Seiri (Senso de Utilização) e Seiton (Senso de Organização) na Máquina de Papel 2. Este princípio envolve a identificação e eliminação de itens desnecessários na área de trabalho e organização do ambiente.
Os auditores analisaram cada item, peça e equipamento, classificando-os como essenciais ou dispensáveis. Através dessa análise minuciosa, foram identificados diversos itens que estavam ocupando espaço sem agregar valor às operações.
A descoberta dessas oportunidades abriu caminho para uma futura remoção de obsolescências, possibilitando um ambiente mais espaçoso e eficiente através da abertura de etiquetas vermelhas de manutenção para os equipamentos com anomalias.
Dia 28 de Junho: Máquina de Papel 1
Na outra Máquina, foram identificadas várias oportunidades onde a organização poderia ser aprimorada, os colaboradores inspecionaram e recolheram materiais que deveriam ser descartados nas áreas e equipamentos das máquinas de papel, identificando pontos críticos que requerem limpeza regular.
Além disso, foram observadas oportunidades para implementar práticas de limpeza que não só melhoram a aparência do local de trabalho, mas também contribuem para a manutenção preventiva dos equipamentos.
Este evento também serviu como oportunidades na

abertura de etiquetas verdes de segurança, para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável identificando, documentando e comunicando os riscos. Assim a Santa Maria pode promover uma cultura de segurança, cumprir regulamentações e buscar melhorias contínuas em suas práticas.
Os dias 21 e 28 de junho foram extremamente produtivos em termos de identificar oportunidades de melhoria. Os dias dedicados ao 5S foram um marco significativo na busca pela excelência operacional em nossa empresa.
A identificação de oportunidades através dos sensos de Utilização, Organização e Limpeza nas máquinas de papel não só nos preparou para futuras melhorias, mas também engajou nossa equipe em um processo contínuo de aprimoramento.




Chegou o novo Carregador Florestal!
Um equipamento moderno e eficiente projetado para otimizar o manejo do Pátio de Lenha e o abastecimento do Picador.
Este avanço tecnológico visa proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para nossos operadores, aumentar a disponibilidade dos recursos e otimizar os custos de produção. O novo carregador é uma demonstração clara do nosso compromisso contínuo com a melhoria dos processos e a atualização tecnológica. Com a introdução deste equipamento, a Santa Maria reafirma sua dedicação à excelência operacional e à inovação constante.



No dia 14 de junho, a Aligion, Unidade de Negócios especializada em Energia do Grupo Santa Maria, realizou um evento marcante para o lançamento do seu Planejamento Estratégico. O encontro foi uma oportunidade para delinear os objetivos para o próximo período, estabelecendo metas claras e resultados esperados que orientarão os esforços da empresa.
O evento foi prestigiado por Marcelo Vieira, CEO do grupo Santa Maria, que em seu discurso destacou a importância da Aligion no contexto da estratégia global do grupo. Sua presença reforçou o compromisso da liderança com o sucesso da unidade de negócios e a relevância das metas apresentadas. Além do CEO, estiveram presentes diversos heads, gestores de áreas e membros da equipe Aligion, demonstrando a coesão e o alinhamento de toda a organização em torno das novas diretrizes.
Durante a apresentação, foram abordados temas cruciais para o futuro da Aligion, como inovações tecnológicas, expansão de mercado e sustentabilidade. A ênfase foi colocada na necessidade de adaptar-se às mudanças do setor energético, explorando novas oportunidades e enfrentando desafios com estratégias bem definidas.
Felipe Mariotto Correa













































































Matheus
Aguiner Soares Marques
Joelson
Sidenei
Eder
Antonio Celso Luteski









































Lucas Da Silva 27
































Andressa Guimarães 24
Robson Gadomski Mikota 23



Samuel Gonçalves Dos Santos
Jose Maria De Chaves
Luiz Carlos Dos Santos Oliveira
Sirlei Aparecida Moraes
Marcelo Podolan Lacerda Vieira
Miguel Wappler
Andrio Vinicius Saldanha
Reinaldo Goncalves Golon
Claudinei Quirino Leal
Leondenis Ribeiro
Luiz Tadeu Perussolo
Janice Latchuk Dos Santos
Lucas Araújo Ribeiro
Jose Maria De Chaves
Valdecir Bandeira
Elivelton Rodrigo Cassimiro
Eliane Medeiros Fernandes
Jocemar Mariano Guimaraes
Gabriel Fernando Rizello
Renilson Jose Camilo
Keli Cristiane Carvalho
Yuri Emanuel Monteiro
Joao Pedro Dos Anjos Verlindo
Carlos Santos Nunes
Jacir Miguel Ferreira
Vanessa Wendler De Brito
Sirlei Aparecida Morais
Marcelo Podolan Lacerda Vieira

Jean Cesar Fernandes Santos Vieira




















Joniele Da Aparecida De Freitas Santana






































Andrio Vinicius Saldanha Operador de coater 09/09 2019
Lucas Nunes Assistente administrativo 09/09 2019
Lucas Alan De Oliveira Analista de p&d jr 17/09 2019
Gilson Santana Operador de desagregador 01/09 2014 anos anos anos anos
Julio Cesar Batista Ribeiro Assistente 06/08 2009
Andreia Stefaniu Analista de qualidade 02/09 1999
